MBA
MANAGEMENT
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PRÓXIMA TURMA

06 de maio de 2025

Inscrições abertas!

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA

A carga horária mínima do programa é de 400 horas com 16 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Terças e quintas, das 19h15 às 22h30.

INVESTIMENTO

R$ 41.313,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.821,91. (Juros 0,5%).

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 15% para matrículas até 10/04/25

Matrículas antecipadas para demais candidatos:

  • 5% para matrículas até 10/04/25

Segundo MBA com 50% de desconto:

  • Faça seu segundo MBA no IAG PUC-Rio com 50% de desconto.

Desconto válido para portadores de diplomas de MBAs na área de Gestão/Negócios. Verifique junto à secretaria, através do WhatsApp (21) 99452-7756, se seu curso atende os pré-requisitos.

Inclusão:

  • 20% para pessoas negras3, transexuais ou pessoas com deficiência4.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio. Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea. Rio de Janeiro-RJ. CEP: 22451-900.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

3Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.

4Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.

Faça sua inscrição

O MBA em Management do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio é um curso multidisciplinar que oferece a seus participantes ampla formação em gestão.

O programa se distingue por focar no desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão estratégica nas organizações.

Especialização com foco na tomada de decisão de gestores, cobrindo áreas que são essenciais para o sucesso da organização, e o primeiro passo para o Mestrado Profissional em Administração de Empresas.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Management foi estruturado seguindo uma abordagem que explora diferentes áreas da gestão essenciais para o sucesso das empresas, como Estratégia Empresarial, Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas, a fim de preparar os participantes para a tomada de decisões estratégicas.

O curso, ministrado por profissionais com sólida formação acadêmica e extensa vivência de mercado, capacita profissionais e empreendedores para assumir novas responsabilidades e enfrentar os grandes desafios do mundo corporativo.

A PORTA DE ENTRADA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO COM A NOTA MÁXIMA DA CAPES: 5 

O aluno do MBA em Management já deu o primeiro passo para ingressar no Mestrado Profissional em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio (nota máxima – 5 – na última avaliação da CAPES, em 2017). Por meio do aproveitamento de créditos das disciplinas do Núcleo Básico (nas quais tenha obtido grau igual ou superior a 7,0), o aluno formado pelo MBA em Management, com somente mais 2 semestres de imersão, poderá concluir o Mestrado Profissional cursando apenas as matérias restantes no processo seletivo.*

Além disso, caso tenha CR igual ou superior a 9,0, o aluno formado no MBA em Management está isento de realizar o teste Anpad, podendo ir diretamente para a etapa seguinte do processo de seleção do Mestrado, a entrevista.

* Reduções financeiras do curso sujeitas às normas internas do IAG PUC-Rio, sob consulta com a secretaria acadêmica.

PÚBLICO-ALVO

Direcionado a profissionais que ocupam ou estão se preparando para ocupar posições de gerência ou de coordenação, empreendedores, empresários, profissionais liberais e consultores com experiência prévia, que tenham vivência gerencial e que sejam motivados para enfrentar desafios.

O perfil de aluno do MBA em Management é um aspirante a gestor sênior, pragmático e voltado à ação, ávido por ferramentas de gestão. Busca complemento à sua formação  que lhe confira firmeza e segurança para dialogar com seus superiores e liderar projetos mais complexos, com a chancela de uma instituição de renome que legitime seus esforços. Espera casos práticos e necessita equilibrar a ambição de aprender com a limitação de tempo para tal.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

Quer saber um pouco mais sobre o curso? Acesse aqui o vídeo da professora Flávia Cavazotte , Coordenadora Acadêmica do MBA em Management do IAG PUC-Rio. 

COORDENAÇÃO

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Doutora em Administração de Empresas
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Marcos Caiado
Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Renata Barbieri Coutinho
Mestre com especialização em gestão e governança nas empresas familiares pelo IAG PUC-Rio. Consultora associada a Cambridge Family Enterprise Group
renata.coutinho@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

NIVELAMENTO

Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Diagrama de fluxo de caixa. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Anuidades. Planos de financiamento.

DISCIPLINAS NÚCLEO BÁSICO

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Avaliação em ambiente de certeza. Fluxos de caixa, tributação e inflação. Racionamento de capital. Avaliação em ambiente de incerteza. Aplicação de teria das opções na avaliação de empresas. Custo de capital.

Princípios fundamentais de contabilidade. Balanço. Variações do patrimônio líquido. Processo contábil. DOAR e fluxo de caixa. Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras: contas a receber e a pagar, avaliação de estoques, ativo imobilizado, operações financeiras, contas do patrimônio líquido. Efeitos de flutuação de preços sobre os demonstrativos financeiros. Análise dos demonstrativos financeiros. Orçamentação. Informações gerenciais.

Definições, tipologias, teoria e modelos. Cenários estratégicos. Posicionamento estratégico e competitividade. Benchmarking. Estratégias empresariais orientadas para o cliente. Customização em massa. Planejamento- visão, missão, fatores ambientais críticos, objetivos estratégicos e metas de longo, curto e médio prazo. Implementação, monitoração e avaliação. Efetividade, alinhamento, integração.

Ambiente legal e operacional da empresa. Problema do agente. Risco, retorno e valor. Critérios para análise de investimento. Orçamento de Capital. Capital Asset Pricing Model e Arbitrage Pricing Theory. Financiamento de longo prazo. Estrutura de capital e limites de endividamento.

Visão contemporânea da pesquisa de marketing nas decisões estratégicas de Estratégias mercadológicas de preço. Custeio por contribuição versus custeio por absorção. Análise custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio e cotas de vendas. Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta. Decisão de preço para uma concorrência. Decisão de preço considerando o volume de vendas e lucro objetivado. Decisão de preço considerando o retorno sobre investimento. Decisões especiais.

Satisfação e motivação no trabalho. Conflito e stress no trabalho. Qualidade de vida no trabalho. Formação e gerenciamento de equipes. Liderança. Mudança e aprendizagem individual e organizacional. Cultura organizacional. A gerência do comprometimento no cotidiano das organizações. Inovação e criatividade organizacional. Políticas e práticas de recursos humanos em contextos de diversidade. Gerenciamento em diferentes culturas. Poder e política.

Globalização dos mercados e internacionalização das empresas. A influência da cultura nos negócios internacionais. Teorias de internacionalização. Seleção de países e de modos de entrada no exterior. Posicionamento estratégico e estrutura organizacional para a internacionalização. Blocos regionais. O processo de internacionalização das empresas brasileiras. Mensuração do desempenho das operações internacionais.

Papel e impacto do marketing nas organizações e na sociedade. Análise dos mercados consumidores e organizacionais Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Estilos de vida e comportamento de compra. Aspectos culturais e simbólicos do consumo e seu impacto no processo de gestão de marketing. Decisões de segmentação, escolha de mercados-alvo e posicionamento de marca.

Principais tendências na gestão contemporânea das organizações. Transformações sociais. Impacto social das práticas organizacionais. Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Comunicação, Imagem e Reputação Organizacional. Cultura e Identidade Organizacional. Ética e Assédios nas Organizações. Relações de Trabalho. Liderança. Empreendedorismo e Inovação. Práticas de Sustentabilidade. Estudo de casos e práticas de gestão.

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES

Assessment para autoconhecimento e autodesenvolvimento. Conhecendo suas competências gerenciais e estilo de liderança. Planejamento de carreira: business model you. Comunicação Interpessoal e relacionamento. Gestão de desempenho, feedback e feedforward. Delegação e empowement; Desenvolvimento coaching de equipes; Gestão da diversidade e conflitos; Gestão da mudança e inovação.

Novas tecnologias digitais, vantagem competitiva e digitalização; estratégias digitais, processos de transformação digital e avaliação de investimentos em tecnologias digitais.

Modelos para julgamento e tomada de decisão. Características e etapas do processo. Fatores externos intervenientes no processo. Dimensões política, organizacional, tecnológica, humana e de informação da gestão do processo. Intuição na tomada de decisão. Decisão negociada. O processo de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e fases da negociação. Objeções e impasses à negociação. Concessões como parte da negociação. Habilidade interpessoal e confiança. Negociação com pessoas diferentes.

NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO DISCIPLINAR

Simulação da realidade empresarial por meio de situações que exigem domínio e aplicação de diversos conceitos, modelagens e ferramentas de disciplinas de gestão, tais como contabilidade, economia, finanças, logística, marketing, produção e P&D. Implementação de estratégias para competir no Mercosul, Ásia e Europa. Entendimento das implicações financeiras das decisões gerenciais. Desenvolvimento de habilidades de esforço analítico, trabalho em equipe, negociação, resolução de conflitos, liderança, comunicação e persuasão.

Estrutura de um plano de negócios. Fontes de informação. Concepção do negócio. Visão e missão. Análise do ambiente externo. Análise da concorrência. Análise dos segmentos potenciais de compradores. Posicionamento estratégico. Curva de valor. Composto de marketing. Alianças e parcerias. Estratégias funcionais para a execução do plano. Objetivos, metas e indicadores de desempenho. Análise financeira e análise de sensibilidade. Fontes de financiamento.

Abelardo de Lima Puccini

M.Sc. em Engenharia Econômica
+

Alessandra Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing

Alessandra de Sá Mello da Costa

Doutora em Administração de Empresas

Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro

Doutora em Administração de Empresas

Augusto Arenaro

Doutor em Administração de Empresas
+

Carlos Bastian

Doutor em Administração de Empresas

Carlos Felipe Guimarães Lodi

Engenheiro Eletricista e MSc. em Planejamento Energético
+

Graziela Fortunato

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio com ênfase na área de Finanças e Marketing

Henrique Pacheco

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com ênfase em Estratégia e Empreendedorismo Internacional e pesquisador de pós-doutorado no Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN)

Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer

Doutora em Administração de Empresas e Graduada em Psicologia | Talent Development Consultant - LHH

Jorge Brantes Ferreira

Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.

Leonardo Lima Gomes

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (ênfase Finanças) na PUC-Rio (2002; 1998). Graduação em Engenharia Mecânica (ênfase Produção e Materiais) na UFES (1995).

Marcos Caiado

Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio

Maria Isabel Peixoto Guimarães

Doutora em Administração de Empresas

Mila Desouzart de Aquino Viana

Mestre em Administração de Empresas
+

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora e Mestre em Administração de Empresas. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Psicologia.

Valter de Assis Moreno Jr

Ph.D. em Business Administration pela University of Michigan (2001). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993).

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em Inglês.

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O MBA em Management do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio é um curso multidisciplinar que oferece a seus participantes ampla formação em gestão.

O programa se distingue por focar no desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão estratégica nas organizações.

Especialização com foco na tomada de decisão de gestores, cobrindo áreas que são essenciais para o sucesso da organização, e o primeiro passo para o Mestrado Profissional em Administração de Empresas.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Management foi estruturado seguindo uma abordagem que explora diferentes áreas da gestão essenciais para o sucesso das empresas, como Estratégia Empresarial, Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas, a fim de preparar os participantes para a tomada de decisões estratégicas.

O curso, ministrado por profissionais com sólida formação acadêmica e extensa vivência de mercado, capacita profissionais e empreendedores para assumir novas responsabilidades e enfrentar os grandes desafios do mundo corporativo.

A PORTA DE ENTRADA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO COM A NOTA MÁXIMA DA CAPES: 5 

O aluno do MBA em Management já deu o primeiro passo para ingressar no Mestrado Profissional em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio (nota máxima – 5 – na última avaliação da CAPES, em 2017). Por meio do aproveitamento de créditos das disciplinas do Núcleo Básico (nas quais tenha obtido grau igual ou superior a 7,0), o aluno formado pelo MBA em Management, com somente mais 2 semestres de imersão, poderá concluir o Mestrado Profissional cursando apenas as matérias restantes no processo seletivo.*

Além disso, caso tenha CR igual ou superior a 9,0, o aluno formado no MBA em Management está isento de realizar o teste Anpad, podendo ir diretamente para a etapa seguinte do processo de seleção do Mestrado, a entrevista.

* Reduções financeiras do curso sujeitas às normas internas do IAG PUC-Rio, sob consulta com a secretaria acadêmica.

PÚBLICO-ALVO

Direcionado a profissionais que ocupam ou estão se preparando para ocupar posições de gerência ou de coordenação, empreendedores, empresários, profissionais liberais e consultores com experiência prévia, que tenham vivência gerencial e que sejam motivados para enfrentar desafios.

O perfil de aluno do MBA em Management é um aspirante a gestor sênior, pragmático e voltado à ação, ávido por ferramentas de gestão. Busca complemento à sua formação  que lhe confira firmeza e segurança para dialogar com seus superiores e liderar projetos mais complexos, com a chancela de uma instituição de renome que legitime seus esforços. Espera casos práticos e necessita equilibrar a ambição de aprender com a limitação de tempo para tal.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

Quer saber um pouco mais sobre o curso? Acesse aqui o vídeo da professora Flávia Cavazotte , Coordenadora Acadêmica do MBA em Management do IAG PUC-Rio. 

COORDENAÇÃO
Flavia de Souza Costa Neves Cavazotte
Flávia de Souza
Costa Neves
Cavazotte
Lattes
Doutora em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela Virginia Commonwealth University e Mestre em Sociologia do Trabalho pela Eastern Michigan University. Professora na área de Liderança e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. Membro do conselho internacional do Center for the Advancement of Research Methods and Analysis (CARMA) e da Academy of Management.
Marcos Caiado
Marcos Caiado
Lattes
Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, instituição na qual também cursou o MBA em Management e graduação em Administração de Empresas. Advogado. É graduado em Direito, pós-graduado em Direito Imobiliário e mestre em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá . Possui pós-graduação em Filosofia. É doutorando em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. Empresário e Professor de diversos cursos de Pós-graduação no IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio. Foi Conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Atualmente possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Renata Barbieri Coutinho
Renata Barbieri
Coutinho
Lattes
Mestre em Administração e Economista pela PUC-Rio. Associada a Cambridge Family Enterprise Group, consultoria internacional especializada em gestão e governança para empresas familiares. Acionista de um grupo familiar e conselheira da ELFSM. Professora de Governança na PUC- RJ desde 2008 e coordenadora do curso Gestão Estratégica de Empresas Familiares e MBA Management. Possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro.Trabalhou no Opportunity Asset Management ocupando cargos de gerência executiva na área Comercial. Hoje é membro do conselho consultivo da Associação de Memória Empresarial (SP) e de Governança e Compliance da ACRJ. Integra também o fórum de empresas familiares do IBGC/RJ.
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