MBA
MANAGEMENT
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MANAGEMENT

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PRÓXIMA TURMA

06 de maio de 2025

Inscrições abertas!

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA

A carga horária mínima do programa é de 400 horas com 16 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Terças e quintas, das 19h15 às 22h30.

INVESTIMENTO

R$ 41.313,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.821,91. (Juros 0,5%).

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25% para matrículas até 12/02/25

Matrículas antecipadas para demais candidatos:

  • 15% para matrículas até 12/02/25

Segundo MBA com 50% de desconto:

  • Faça seu segundo MBA no IAG PUC-Rio com 50% de desconto3.

Inclusão:

  • 20% para pessoas negras4, transexuais ou pessoas com deficiência5.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio. Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea. Rio de Janeiro-RJ. CEP: 22451-900.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

3Confira as regras da aplicação do desconto para o segundo MBA com a secretaria acadêmica do IAG PUC-Rio através do WhatsApp (21) 99452-7756 .

4Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.

5Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.

Faça sua inscrição

O MBA em Management do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio é um curso multidisciplinar que oferece a seus participantes ampla formação em gestão.

O programa se distingue por focar no desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão estratégica nas organizações.

Especialização com foco na tomada de decisão de gestores, cobrindo áreas que são essenciais para o sucesso da organização, e o primeiro passo para o Mestrado Profissional em Administração de Empresas.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Management foi estruturado seguindo uma abordagem que explora diferentes áreas da gestão essenciais para o sucesso das empresas, como Estratégia Empresarial, Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas, a fim de preparar os participantes para a tomada de decisões estratégicas.

O curso, ministrado por profissionais com sólida formação acadêmica e extensa vivência de mercado, capacita profissionais e empreendedores para assumir novas responsabilidades e enfrentar os grandes desafios do mundo corporativo.

A PORTA DE ENTRADA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO COM A NOTA MÁXIMA DA CAPES: 5 

O aluno do MBA em Management já deu o primeiro passo para ingressar no Mestrado Profissional em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio (nota máxima – 5 – na última avaliação da CAPES, em 2017). Por meio do aproveitamento de créditos das disciplinas do Núcleo Básico (nas quais tenha obtido grau igual ou superior a 7,0), o aluno formado pelo MBA em Management, com somente mais 2 semestres de imersão, poderá concluir o Mestrado Profissional cursando apenas as matérias restantes no processo seletivo.*

Além disso, caso tenha CR igual ou superior a 9,0, o aluno formado no MBA em Management está isento de realizar o teste Anpad, podendo ir diretamente para a etapa seguinte do processo de seleção do Mestrado, a entrevista.

* Reduções financeiras do curso sujeitas às normas internas do IAG PUC-Rio, sob consulta com a secretaria acadêmica.

PÚBLICO-ALVO

Direcionado a profissionais que ocupam ou estão se preparando para ocupar posições de gerência ou de coordenação, empreendedores, empresários, profissionais liberais e consultores com experiência prévia, que tenham vivência gerencial e que sejam motivados para enfrentar desafios.

O perfil de aluno do MBA em Management é um aspirante a gestor sênior, pragmático e voltado à ação, ávido por ferramentas de gestão. Busca complemento à sua formação  que lhe confira firmeza e segurança para dialogar com seus superiores e liderar projetos mais complexos, com a chancela de uma instituição de renome que legitime seus esforços. Espera casos práticos e necessita equilibrar a ambição de aprender com a limitação de tempo para tal.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

Quer saber um pouco mais sobre o curso? Acesse aqui o vídeo da professora Flávia Cavazotte , Coordenadora Acadêmica do MBA em Management do IAG PUC-Rio. 

COORDENAÇÃO

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Doutora em Administração de Empresas
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Marcos Caiado
Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Renata Barbieri Coutinho
Mestre com especialização em gestão e governança nas empresas familiares pelo IAG PUC-Rio. Consultora associada a Cambridge Family Enterprise Group
renata.coutinho@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

NIVELAMENTO

Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Diagrama de fluxo de caixa. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Anuidades. Planos de financiamento.

DISCIPLINAS NÚCLEO BÁSICO

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Avaliação em ambiente de certeza. Fluxos de caixa, tributação e inflação. Racionamento de capital. Avaliação em ambiente de incerteza. Aplicação de teria das opções na avaliação de empresas. Custo de capital.

Princípios fundamentais de contabilidade. Balanço. Variações do patrimônio líquido. Processo contábil. DOAR e fluxo de caixa. Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras: contas a receber e a pagar, avaliação de estoques, ativo imobilizado, operações financeiras, contas do patrimônio líquido. Efeitos de flutuação de preços sobre os demonstrativos financeiros. Análise dos demonstrativos financeiros. Orçamentação. Informações gerenciais.

Definições, tipologias, teoria e modelos. Cenários estratégicos. Posicionamento estratégico e competitividade. Benchmarking. Estratégias empresariais orientadas para o cliente. Customização em massa. Planejamento- visão, missão, fatores ambientais críticos, objetivos estratégicos e metas de longo, curto e médio prazo. Implementação, monitoração e avaliação. Efetividade, alinhamento, integração.

Ambiente legal e operacional da empresa. Problema do agente. Risco, retorno e valor. Critérios para análise de investimento. Orçamento de Capital. Capital Asset Pricing Model e Arbitrage Pricing Theory. Financiamento de longo prazo. Estrutura de capital e limites de endividamento.

Visão contemporânea da pesquisa de marketing nas decisões estratégicas de Estratégias mercadológicas de preço. Custeio por contribuição versus custeio por absorção. Análise custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio e cotas de vendas. Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta. Decisão de preço para uma concorrência. Decisão de preço considerando o volume de vendas e lucro objetivado. Decisão de preço considerando o retorno sobre investimento. Decisões especiais.

Satisfação e motivação no trabalho. Conflito e stress no trabalho. Qualidade de vida no trabalho. Formação e gerenciamento de equipes. Liderança. Mudança e aprendizagem individual e organizacional. Cultura organizacional. A gerência do comprometimento no cotidiano das organizações. Inovação e criatividade organizacional. Políticas e práticas de recursos humanos em contextos de diversidade. Gerenciamento em diferentes culturas. Poder e política.

Globalização dos mercados e internacionalização das empresas. A influência da cultura nos negócios internacionais. Teorias de internacionalização. Seleção de países e de modos de entrada no exterior. Posicionamento estratégico e estrutura organizacional para a internacionalização. Blocos regionais. O processo de internacionalização das empresas brasileiras. Mensuração do desempenho das operações internacionais.

Papel e impacto do marketing nas organizações e na sociedade. Análise dos mercados consumidores e organizacionais Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Estilos de vida e comportamento de compra. Aspectos culturais e simbólicos do consumo e seu impacto no processo de gestão de marketing. Decisões de segmentação, escolha de mercados-alvo e posicionamento de marca.

Principais tendências na gestão contemporânea das organizações. Transformações sociais. Impacto social das práticas organizacionais. Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Comunicação, Imagem e Reputação Organizacional. Cultura e Identidade Organizacional. Ética e Assédios nas Organizações. Relações de Trabalho. Liderança. Empreendedorismo e Inovação. Práticas de Sustentabilidade. Estudo de casos e práticas de gestão.

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES

Assessment para autoconhecimento e autodesenvolvimento. Conhecendo suas competências gerenciais e estilo de liderança. Planejamento de carreira: business model you. Comunicação Interpessoal e relacionamento. Gestão de desempenho, feedback e feedforward. Delegação e empowement; Desenvolvimento coaching de equipes; Gestão da diversidade e conflitos; Gestão da mudança e inovação.

Novas tecnologias digitais, vantagem competitiva e digitalização; estratégias digitais, processos de transformação digital e avaliação de investimentos em tecnologias digitais.

Modelos para julgamento e tomada de decisão. Características e etapas do processo. Fatores externos intervenientes no processo. Dimensões política, organizacional, tecnológica, humana e de informação da gestão do processo. Intuição na tomada de decisão. Decisão negociada. O processo de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e fases da negociação. Objeções e impasses à negociação. Concessões como parte da negociação. Habilidade interpessoal e confiança. Negociação com pessoas diferentes.

NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO DISCIPLINAR

Simulação da realidade empresarial por meio de situações que exigem domínio e aplicação de diversos conceitos, modelagens e ferramentas de disciplinas de gestão, tais como contabilidade, economia, finanças, logística, marketing, produção e P&D. Implementação de estratégias para competir no Mercosul, Ásia e Europa. Entendimento das implicações financeiras das decisões gerenciais. Desenvolvimento de habilidades de esforço analítico, trabalho em equipe, negociação, resolução de conflitos, liderança, comunicação e persuasão.

Estrutura de um plano de negócios. Fontes de informação. Concepção do negócio. Visão e missão. Análise do ambiente externo. Análise da concorrência. Análise dos segmentos potenciais de compradores. Posicionamento estratégico. Curva de valor. Composto de marketing. Alianças e parcerias. Estratégias funcionais para a execução do plano. Objetivos, metas e indicadores de desempenho. Análise financeira e análise de sensibilidade. Fontes de financiamento.

Abelardo de Lima Puccini

M.Sc. em Engenharia Econômica
+

Alessandra Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing

Alessandra de Sá Mello da Costa

Doutora em Administração de Empresas

Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro

Doutora em Administração de Empresas

Augusto Arenaro

Doutor em Administração de Empresas
+

Carlos Felipe Guimarães Lodi

Engenheiro Eletricista e MSc. em Planejamento Energético
+

Graziela Fortunato

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio com ênfase na área de Finanças e Marketing

Henrique Pacheco

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com ênfase em Estratégia e Empreendedorismo Internacional e pesquisador de pós-doutorado no Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN)

Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer

Doutora em Administração de Empresas e Graduada em Psicologia | Talent Development Consultant - LHH

Jorge Brantes Ferreira

Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.

Leonardo Lima Gomes

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (ênfase Finanças) na PUC-Rio (2002; 1998). Graduação em Engenharia Mecânica (ênfase Produção e Materiais) na UFES (1995).

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção

Marcos Caiado

Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio

Maria Isabel Peixoto Guimarães

Doutora em Administração de Empresas

Mila Desouzart de Aquino Viana

Mestre em Administração de Empresas
+

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora e Mestre em Administração de Empresas. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Psicologia.

Sandra Regina da Rocha Pinto

Doutora em Educação

Valter de Assis Moreno Jr

Ph.D. em Business Administration pela University of Michigan (2001). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993).

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em Inglês.

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O MBA em Management do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio é um curso multidisciplinar que oferece a seus participantes ampla formação em gestão.

O programa se distingue por focar no desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão estratégica nas organizações.

Especialização com foco na tomada de decisão de gestores, cobrindo áreas que são essenciais para o sucesso da organização, e o primeiro passo para o Mestrado Profissional em Administração de Empresas.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Management foi estruturado seguindo uma abordagem que explora diferentes áreas da gestão essenciais para o sucesso das empresas, como Estratégia Empresarial, Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas, a fim de preparar os participantes para a tomada de decisões estratégicas.

O curso, ministrado por profissionais com sólida formação acadêmica e extensa vivência de mercado, capacita profissionais e empreendedores para assumir novas responsabilidades e enfrentar os grandes desafios do mundo corporativo.

A PORTA DE ENTRADA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO COM A NOTA MÁXIMA DA CAPES: 5 

O aluno do MBA em Management já deu o primeiro passo para ingressar no Mestrado Profissional em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio (nota máxima – 5 – na última avaliação da CAPES, em 2017). Por meio do aproveitamento de créditos das disciplinas do Núcleo Básico (nas quais tenha obtido grau igual ou superior a 7,0), o aluno formado pelo MBA em Management, com somente mais 2 semestres de imersão, poderá concluir o Mestrado Profissional cursando apenas as matérias restantes no processo seletivo.*

Além disso, caso tenha CR igual ou superior a 9,0, o aluno formado no MBA em Management está isento de realizar o teste Anpad, podendo ir diretamente para a etapa seguinte do processo de seleção do Mestrado, a entrevista.

* Reduções financeiras do curso sujeitas às normas internas do IAG PUC-Rio, sob consulta com a secretaria acadêmica.

PÚBLICO-ALVO

Direcionado a profissionais que ocupam ou estão se preparando para ocupar posições de gerência ou de coordenação, empreendedores, empresários, profissionais liberais e consultores com experiência prévia, que tenham vivência gerencial e que sejam motivados para enfrentar desafios.

O perfil de aluno do MBA em Management é um aspirante a gestor sênior, pragmático e voltado à ação, ávido por ferramentas de gestão. Busca complemento à sua formação  que lhe confira firmeza e segurança para dialogar com seus superiores e liderar projetos mais complexos, com a chancela de uma instituição de renome que legitime seus esforços. Espera casos práticos e necessita equilibrar a ambição de aprender com a limitação de tempo para tal.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

Quer saber um pouco mais sobre o curso? Acesse aqui o vídeo da professora Flávia Cavazotte , Coordenadora Acadêmica do MBA em Management do IAG PUC-Rio. 

COORDENAÇÃO
Flavia de Souza Costa Neves Cavazotte
Flávia de Souza
Costa Neves
Cavazotte
Lattes
Doutora em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela Virginia Commonwealth University e Mestre em Sociologia do Trabalho pela Eastern Michigan University. Professora na área de Liderança e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. Membro do conselho internacional do Center for the Advancement of Research Methods and Analysis (CARMA) e da Academy of Management.
Marcos Caiado
Marcos Caiado
Lattes
Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, instituição na qual também cursou o MBA em Management e graduação em Administração de Empresas. Advogado. É graduado em Direito, pós-graduado em Direito Imobiliário e mestre em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá . Possui pós-graduação em Filosofia. É doutorando em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. Empresário e Professor de diversos cursos de Pós-graduação no IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio. Foi Conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Atualmente possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Renata Barbieri Coutinho
Renata Barbieri
Coutinho
Lattes
Mestre em Administração e Economista pela PUC-Rio. Associada a Cambridge Family Enterprise Group, consultoria internacional especializada em gestão e governança para empresas familiares. Acionista de um grupo familiar e conselheira da ELFSM. Professora de Governança na PUC- RJ desde 2008 e coordenadora do curso Gestão Estratégica de Empresas Familiares e MBA Management. Possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro.Trabalhou no Opportunity Asset Management ocupando cargos de gerência executiva na área Comercial. Hoje é membro do conselho consultivo da Associação de Memória Empresarial (SP) e de Governança e Compliance da ACRJ. Integra também o fórum de empresas familiares do IBGC/RJ.

PRÓXIMA TURMA

06 de maio de 2025

Inscrições abertas!

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA

A carga horária mínima do programa é de 400 horas com 16 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Terças e quintas, das 19h15 às 22h30.

INVESTIMENTO

R$ 41.313,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.821,91. (Juros 0,5%).

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25% para matrículas até 12/02/25

Matrículas antecipadas para demais candidatos:

  • 15% para matrículas até 12/02/25

Segundo MBA com 50% de desconto:

  • Faça seu segundo MBA no IAG PUC-Rio com 50% de desconto3.

Inclusão:

  • 20% para pessoas negras4, transexuais ou pessoas com deficiência5.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio. Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea. Rio de Janeiro-RJ. CEP: 22451-900.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

3Confira as regras da aplicação do desconto para o segundo MBA com a secretaria acadêmica do IAG PUC-Rio através do WhatsApp (21) 99452-7756 .

4Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.

5Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.

Nivelamento

Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Diagrama de fluxo de caixa. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Anuidades. Planos de financiamento.

Núcleo Básico

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Avaliação em ambiente de certeza. Fluxos de caixa, tributação e inflação. Racionamento de capital. Avaliação em ambiente de incerteza. Aplicação de teria das opções na avaliação de empresas. Custo de capital.

Estrutura conceitual básica da Contabilidade. Balanço patrimonial. Variações do patrimônio líquido. Processo contábil. Demonstração do Resultado do Exercício, do Fluxo Financeiro, das Mutação do Patrimônio Líquido e do Demonstração do Valor Adicionado. Tópicos especiais na construção das demonstrações contábeis: Regimes de competência e de caixa, avaliação de estoques, de ativos imobilizados, de participações societárias transitórias e permanentes, dentre outros. O patrimônio líquido perante aos diferentes critérios de avaliação de ativos e de mensuração de passivos. Os "IFRS" e suas importâncias sistêmica e estratégica na qualidade informativa das demonstrações contábeis. Análise das demonstrações contábeis. Informações gerenciais.

Definições, tipologias, teoria e modelos. Cenários estratégicos. Posicionamento estratégico e competitividade. Benchmarking. Estratégias empresariais orientadas para o cliente. Customização em massa. Planejamento- visão, missão, fatores ambientais críticos, objetivos estratégicos e metas de longo, curto e médio prazo. Implementação, monitoração e avaliação. Efetividade, alinhamento, integração.

Ambiente legal e operacional da empresa. Problema do agente. Risco, retorno e valor. Critérios para análise de investimento. Orçamento de Capital. Capital Asset Pricing Model e Arbitrage Pricing Theory. Financiamento de longo prazo. Estrutura de capital e limites de endividamento.

Visão contemporânea da pesquisa de marketing nas decisões estratégicas de Estratégias mercadológicas de preço. Custeio por contribuição versus custeio por absorção. Análise custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio e cotas de vendas. Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta. Decisão de preço para uma concorrência. Decisão de preço considerando o volume de vendas e lucro objetivado. Decisão de preço considerando o retorno sobre investimento. Decisões especiais.

Liderança. Comunicação interpessoal. Motivação. Gestão participativa. Trabalho em equipe. Energização e cultura de qualidade de vida no trabalho.

Globalização dos mercados e internacionalização das empresas. A influência da cultura nos negócios internacionais. Teorias de internacionalização. Seleção de países e de modos de entrada no exterior. Posicionamento estratégico e estrutura organizacional para a internacionalização. Blocos regionais. O processo de internacionalização das empresas brasileiras. Mensuração do desempenho das operações internacionais.

Papel de marketing nas organizações e na sociedade. Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Análise dos mercados consumidores e organizacionais. Estilos de vida e comportamento de compra. Segmentação de mercado. Estratégia de produto. Ciclo de vida e desenvolvimento de produtos e serviços. Estratégia de preço. Estratégia de distribuição. Estratégia de promoção.

Paradigmas organizacionais. Processos de negócios e de apoio. Configurações organizacionais. Sistemas e processos de melhoria do desempenho organizacional. Reprojeto e reestruturação da organização.

Núcleo Complementar / Eletivas

Transformações recentes das relações entre Estados e organizações internacionais. Emergência de uma ordem mundial pós-bipolaridade. Desordem internacional, globalização, unilateralismo, (in)segurança internacional, crises contemporâneas e novos centros de poder. Novas tecnologias digitais, vantagem competitiva e digitalização; estratégias digitais, processos de transformação digital e avaliação de investimentos em tecnologias digitais.

Modelos para julgamento e tomada de decisão. Características e etapas do processo. Fatores externos intervenientes no processo. Dimensões política, organizacional, tecnológica, humana e de informação da gestão do processo. Intuição na tomada de decisão. Decisão negociada. O processo de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e fases da negociação. Objeções e impasses à negociação. Concessões como parte da negociação. Habilidade interpessoal e confiança. Negociação com pessoas diferentes.

  • Assessment para autoconhecimento e autodesenvolvimento;
  • Conhecendo suas competências gerenciais e estilo de liderança;
  • Planejamento de Carreira: business model you;
  • Comunicação interpessoal e relacionamento;
  • Gestão de desempenho, feedback e feedforward;
  • Delegação e empowerment;
  • Desenvolvimento e coaching de equipes;
  • Gestão da diversidade e conflitos;
  • Gestão da mudança e inovação.
Núcleo de Integração Disciplinar TCC

Simulação da realidade empresarial por meio de situações que exigem domínio e aplicação de diversos conceitos, modelagens e ferramentas de disciplinas de gestão, tais como contabilidade, economia, finanças, logística, marketing, produção e P&D. Implementação de estratégias para competir no Mercosul, Ásia e Europa. Entendimento das implicações financeiras das decisões gerenciais. Desenvolvimento de habilidades de esforço analítico, trabalho em equipe, negociação, resolução de conflitos, liderança, comunicação e persuasão.

Estrutura de um plano de negócios. Fontes de informação. Concepção do negócio. Visão e missão. Análise do ambiente externo. Análise da concorrência. Análise dos segmentos potenciais de compradores. Posicionamento estratégico. Curva de valor. Composto de marketing. Alianças e parcerias. Estratégias funcionais para a execução do plano. Objetivos, metas e indicadores de desempenho. Análise financeira e análise de sensibilidade. Fontes de financiamento.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Opcional
Abelardo de Lima Puccini
Abelardo de Lima Puccini
abelardo.puccini@gmail.com
M.Sc. em Engenharia Econômica pela Universidade de Stanford, Califórnia e Engenheiro Civil pela PUC/RJ. Foi Professor Associado do Departamento de Engenharia Industrial e do Rio Datacentro da PUC/RJ, em regime de tempo integral. É autor do livro Matemática Financeira Objetiva e Aplicada – 9ª Edição, publicado pela Editora Campus. Exerceu diversas funções executivas na área financeira de empresas do governo (BNDES, Vale do Rio Doce e Nuclebrás). No sistema Petrobras exerceu as funções de Diretor Financeiro da Petrobras Distribuidora e de Presidente da Liquigás Distribuidora. Na área privada atuou como Diretor Financeiro da Aracruz Celulose, Superintendente Geral da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, Diretor Financeiro das Casas Sendas e Presidente do Grupo Supergasbrás. Exerce atualmente a função de Consultor Financeiro de várias empresas privadas. Leciona a cadeira de Matemática Financeira e Análise de Investimentos em programas de pós-graduação de diversas instituições de ensino, do governo e da área privada.
Alessandra Baiocchi
Alessandra Baiocchi
abaiocchi@puc-rio.br
Professora de Marketing e Coordenadora adjunta do MBA de Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio, especializada nos Segmentos de Arte, Entretenimento e Economia Criativa. Atuou no mercado corporativo durante 15 anos, trabalhando tanto em empresas de pequeno porte quanto em multinacional. Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC-Rio. MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC-RJ. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio. É também formada no curso técnico profissional de piano na UFRJ, já trabalhou com teatro infantil, música e dança flamenca. Seu projeto de tese investigou o impacto da música ao vivo nas cidades através de um estudo comparativo entre Montréal (Canadá) e Rio de Janeiro (Brasil). Durante seu doutorado, recebeu o prêmio ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) do Global Affairs Canada e estudou um período em Montréal, na HEC (École des Hautes Études Commerciales), no Departamento de Gestão das Artes. TEDx speaker, sua área de pesquisa inclui Indústrias Criativas; Marketing para Arte, Entretenimento e Experiências; Branding Cultural de Cidades e Place Branding.
Alessandra de Sá Mello da Costa
Alessandra de Sá Mello da Costa
alessandra.costa@iag.puc-rio.br
Professora Associada da Área de Estudos Organizacionais do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Coordenadora da sua Pós-Graduação em Administração de Empresas (Programa Acadêmico e Profissional). Membro da Comissão Setorial de Carreira Docente do Centro de Ciências Sociais (CCS) da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Bolsista FAPERJ Jovem Cientista do Nosso Estado - 2020. Doutora em Administração pela EBAPE - Fundação Getulio Vargas, Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e Graduada em Administração e em História. Coordenadora eleita da Divisão de Estudos Organizacionais (EOR) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) para o triênio 2018-2020. Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica Estudos Organizacionais (EOR) da ANPAD para o triênio 2015-2017. Consultora de Projetos de Fomento da CAPES, CNPq e FAPERJ. Membro de Comitês de Avaliação da CAPES. Membro do Corpo Editorial dos periódicos Cadernos EBAPE.BR (FGV), Revista Organizações & Sociedade (UFBA), Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF) e Observatório Nacional de Turismo (FGV), também atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais tais como: Organization, Management Learning, Journal of Management History (JMH), Qualitative Research in Organizations and Management (QROM), Revista de Administração Pública (RAP), Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista de Administração de Empresas (RAE), Revista Organizações & Sociedade (UFBA), BAR (Brazilian Administration Review), entre outras. Líder do Grupo Pesquisa Histórica em Administração, possui interesse de pesquisa nas áreas de: (1) História, Memória e Organizações; (2) Comunicação, Identidade e Discursos Organizacionais; e (3) Teorias Organizacionais e Perspectivas Críticas.
Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro
Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro
ana.pinheiro@prof.iag.puc-rio.br
Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012), está fazendo o doutorado na mesma instituição. Atualmente é Coordenadora Adjunta e Professora do Curso de Administração na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e também docente na PUC Rio. Leciona as disciplinas de Contabilidade Financeira, Orçamento e Controladoria,Teoria Geral da Administração, Teoria das Organizações e Comportamento Organizacional. Atua 22 anos nas áreas de Planejamento Estratégico e Controladoria. Tem uma trajetória profissional construída em organizações como TVGlobo, Infoglobo, Sul América, Schering-Plough, Furnas e Unisys.
Augusto Arenato
Augusto Arenato
augustoarenaro@yahoo.com.br
Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Negócios Internacionais. Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Estratégia Empresarial. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua experiência profissional inclui passagens tanto na iniciativa privada (Engenheiro da Siemens de Vendas e empresário do segmento atacadista) quanto no setor público (Analista do Banco Central do Brasil e Engenheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES), onde ocupa atualmente o cargo de Gerente da Área de Comércio Exterior, bem como atua como Pesquisador Associado ao Núcleo de ­­­­­­­­­Pesquisas em Negócios Internacionais (NUPIN) . E na área acadêmica (Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação do IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio - nas disciplinas de Estratégia de Empresas, Internacionalização de Empresas e Gestão da Inovação).
Carlos Felipe Guimarães Lodi
Carlos Felipe Guimarães Lodi
cfglodi@gmail.com
M.Sc. em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ e Engenheiro Eletricista graduado pela UFRJ, além de pós-graduado em Economia Teórica e Aplicada (FGV-RJ), Administração e Marketing (COPPEAD/UFRJ) e Gestão (FDC) e possui formação executiva em escolas de negócios internacionais como INSEAD, Kellog e Wharton. Atuou no setor de petróleo e gás por mais de 35 anos, dos quais 33 anos em funções de gestão e liderança de equipes em diversas gerências da Petrobras nas Áreas de Marketing e Comercialização, Logística, Estratégia Corporativa e Gestão de Participações Societárias. Foi Conselheiro de Administração das empresas Transpetro S.A., Gaspetro S.A., Liquigás S.A, Petrobras Biocombustíveis S.A. e DETEN S.A. Atua há mais de 20 anos como professor de cursos de pós-graduação e especialização em administração e gestão e colabora com Instituto de Administração e Gestão da PUC-Rio desde 1999. É autor de artigos em publicações nacionais e internacionais e é co-autor dos livros “Gestão da Informação, Inovação e Inteligência Competitiva”, (Editora Saraiva, São Paulo, 2012) e “Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva” (Editora Saraiva, São Paulo, 2005).
Graziela Fortunato
Graziela Fortunato
graziela@prof.iag.puc-rio.br
Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio com ênfase na área de Finanças e Marketing, Mestre em Administração Financeira pelo IBMEC com ênfase em Governança Corporativa e Transparência de Informações, MBA em Mercado de Capitais pelo IBMEC, Pós-Graduada em Administração Financeira pela FGV-Rio e Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente, é professora da PUC-Rio das disciplinas: Mercado de Capitais e Investimentos, Administração de Carteiras, Economia Financeira, Gestão Econômica para Empresas, Contabilidade Gerencial e de Custos, Matemática Financeira, Engenharia Financeira e Administração Financeira, tanto na graduação como na pós-graduação. Responsável pelo intercâmbio acadêmico do departamento de Administração. Coordenadora acadêmica do curso de Gestão de Projetos da Escola de Guerra Naval. Coordenou o MBA de Negócios Imobiliários do Banco do Brasil (in company). Na área acadêmica, desenvolve pesquisa em finanças corporativas, gestão de ativos, opções reais e marketing financeiro. É especialista em Finanças Pessoais e Avaliação de Empresas (Valuation), com ampla experiência na realização de consultorias para as áreas de varejo, petróleo, mineração, TI e setor elétrico. Experiência na área de planejamento corporativo e financeiro, Relações com Investidores, Governança Corporativa e Gestão de Family Offices. Formação profissional de mais de vinte anos em diversas empresas de grande porte, tais como Jornal O Globo, Embratel, Jornal do Brasil e Fundação Roberto Marinho. Foi professora associada da Fucape Business School na área de Finanças e coordenou os cursos de MBA em Gestão de Negócios e Gerenciamento de Projetos além de cursos in Company no Sicoob e Unimed. Participação em diversos meios de comunicação (TV, Jornal, Rádio, Webinar, Podcast): O Globo, BandNews, Band, Revista Creditas, Yahoo.com, Extra, InvestNews, G1, Record, Youtube do Canal Barsi, Gazeta, Jornal DCI, portal Comunidade Scan Source, O Dia Online, CBN, portal Administradores.com, Diário do Comércio, Trevo, Portal 6 Minutos, TV Vitória, TVE, Folha Vitória, Jornal Metro, Bom Dia ES, ES Brasil, A Tribuna e ES Hoje.
Henrique Pacheco
Henrique Pacheco
henriquefpacheco@gmail.com
Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com ênfase em Estratégia e Empreendedorismo Internacional. Atualmente é CEO e fundador da CNX Global Consultoria e pesquisador de pós-doutorado no NUPIN (Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da PUC-Rio). É membro do Conselho Empresarial de Política e Comércio Exterior da ACRJ. Como consultor associado do NUPIN atuou em projetos de consultoria para empresas privadas e entidades governamentais. Entre 2016 e 2021 liderou como monitor a equipe do PEIEX Rio que preparou e qualificou mais de 400 empresas para ingressar no mercado externo.
Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer
Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer
jeane_lucena@prof.iag.puc-rio.br
Doutora e Mestre em Administração pela PUC-Rio, é Psicóloga, formada pela UFRJ e Especialista em Gestão de Recursos Humanos pelo COPPEAD/UFRJ. Pesquisadora acadêmica da área de Liderança e comportamento organizacional possui interesse em temas relacionados a: desenvolvimento da liderança, engajamento e significado do trabalho. Foi professora substituta na Universidade Federal Fluminense e atualmente é professora convidada dos seguintes programas de pós-graduação: IAG PUC-Rio, Departamento de Empreendedorismo na UFF - Universidade Federal Fluminense, Estácio de Sá e Unigranrio. Sua trajetória profissional foi adquirida em empresas brasileiras e multinacionais atuando na área de Gestão de pessoas onde foi responsável pelo desenvolvimento e implementação de programas da área com ênfase na potencialização do desempenho de lideranças e equipes. Como consultora, já prestou serviços de consultoria/facilitação de treinamentos para empresas como: Vale, Hotel Urbano, Zamboni, Banese, Zydus Nikkho, Norsul e Oi. Atualmente, é consultora|pesquisadora do Núcleo de organizações, relações do trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio.
Jorge Brantes Ferreira
Jorge Brantes Ferreira
jorge.brantes@iag.puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ (2010); Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2005); MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG PUC‐Rio (2003); Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2002); Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‐Rio, 2010 até o presente), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações ‐ editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil (2002); Consultor de Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio (2004 a 2006); Instrutor oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação (2005 a 2007), tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil, incluindo Banco Real ABN AMRO, Unibanco, Banco Itaú, Banco Ibi, Petrobrás, Golden Cross, Serasa, Telemar/Oi, TIM, Vivo, ANS, Aliança, ECAD, Universidade de Brasília etc. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós‐graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC‐Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC‐Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing na internet, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.
Leonardo Lima Gomes
Leonardo Lima Gomes
leonardolima@iag.puc-rio.br
Professor de finanças e economia da energia do IAG PUC-Rio. Foi conselheiro consultivo da QG energia e Diferencial Energia entre 2008 e 2018 e conselheiro estatutário da Lorenge SA entre 2009 e 2015. Atuou como gerente de comercialização de energia na Neoenergia até 2008, tendo também trabalhado como analista no Cepel e na IBM entre 1996 e 2001. No IAG coordenou MBA´s e cursos in-company para ONS, MME, Vale e Petrobras. Como pesquisador, é um dos coordenadores do NUPEI, Núcleo de Pesquisa e trabalha nas seguintes linhas de pesquisa: Aplicação de Opções Reais em Energia e Infraestrutura, Análise de Decisão Aplicada a Negócios de Energia e Infraestrutura, Finanças da Energia e Governança Corporativa em Empresas de Energia e Infraestrutura em Energia e Infraestrutura do Departamento de Administração – PUC-Rio, tendo sido autor e co-autor de 1 livro, 4 capítulos de livros e de mais de 100 artigos científicos em periódicos e conferências nacionais e internacionais em temas relacionados a finanças corporativas, mercados de energia e investimentos em infraestrutura; É graduado em engenharia mecânica e possui mestrado e doutorado em engenharia de produção com ênfase em finanças pela PUC-Rio.
Luiz Eduardo Brandão
Luiz Eduardo Brandão
brandao@iag.puc-rio.br
Doutor em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), MBA pela Stanford Graduate School of Business (1979), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Stanford (1977) e graduado em Engenharia Civil na PUC-Rio. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Análise e Avaliação de Projetos e Empresas, Opções Reais e Análise de Risco, É um dos coordenadores do NUPEI – Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura da PUC-Rio com atuação em projetos na área de Energia, Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas e análise de projetos em condições de risco, incerteza e flexibilidade. Foi vencedor do Prêmio ANPAD de melhor trabalho de Finanças de 2007 e orientador da tese de doutorado vencedora do Prêmio CAPES de Teses de 2011. Foi executivo financeiro de empresas e participa ativamente de treinamento e consultoria para empresas públicas e privadas.
Marcos Caiado
Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, instituição na qual também cursou o MBA em Management e graduação em Administração de Empresas. Advogado. É graduado em Direito, pós-graduado em Direito Imobiliário e mestre em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá . Possui pós-graduação em Filosofia. É doutorando em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. Empresário e Professor de diversos cursos de Pós-graduação no IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio. Foi Conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Atualmente possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Maria Isabel Peixoto Guimarães
Maria Isabel Peixoto Guimarães
belguimaraes@prof.iag.puc-rio.br
Doutora em Administração de Empresas, PUC-Rio, é graduada em Pedagogia, pela PUC-Rio, e possui mestrado em Engenharia de Produção, pela Coppe-UFRJ. Atua como consultora na área de Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento, com ênfase no diagnóstico e plano de ação para a criação de uma cultura de aprendizagem e para o desenvolvimento do Capital Humano nas organizações. É professora da disciplina Capital Humano no MBKM (Master on Business and Knowledge Management) - Crie-Coppe/UFRJ. Na PUC-Rio, é professora dos cursos de Graduação e Mestrado Profissional em Administração, de cursos de especialização nos departamentos de Artes e Design, Administração e ECOA/CCE, além de atuar como supervisora do Laboratório de Inovação Pedagógica do IAG (LIP), e consultora do NORTE - Núcleo de Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade. Algumas empresas para as quais já prestou serviços de consultoria ou coordenou programas in company são: Furnas, GE Celma (Aviation), ANAC, CVM, Ambev, Bunge, COB, Vale, SESC, Oi, Norsul, Brookfield Energia Renovável, Globo, Instituto Ayrton Senna, Brasil Brokers, BR Distribuidora, VTEX, Icatu e IRB.
Mila Desouzart de Aquino Viana
Mila Desouzart de Aquino Viana
mila.viana@prof.iag.puc-rio.br
Graduou-se em Administração de Empresas na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em 1995. Cursou MBA - IAG Management no período de 2006 a 2007 na PUC-Rio e é Mestre em Administração de Empresas pelo IAG na PUC-Rio. Trabalha há mais de vinte anos com gestão de negócios, gestão financeira e também na área de consultoria e auditoria. Atualmente ministra diversas disciplinas no curso de graduação de Administração de Empresas da PUC-Rio bem como em cursos de pós-graduação. Trabalha como consultora em diversos clientes e dá suporte como consultora na Incubadora de Empresas no Instituto Gênesis da PUC-Rio e na Incubadora Rio Criativo. É sócia da empresa de consultoria de gestão de negócios OD Consultoria Planejamento e Estratégia de Mercado Ltda e sócia da empresa TLMV Sistemas Ltda.
Renata Geórgia Motta Kurtz
Renata Geórgia Motta Kurtz
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br
Psicóloga graduada pela UFRJ possui MBA IAG Master em Gestão e RH pela PUC-Rio (2002), é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2005) e doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio (Área de pesquisa: Inovação, Conhecimento e Aprendizagem Organizacional), com conclusão prevista para 2016. Foi professora, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e mentora de novos professores do Programa FGV Online, da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora na área de Gestão de Pessoas pelo TecGraf/PUC-Rio. Atualmente, é professora em cursos de graduação e pós-graduação, supervisora das disciplinas da área de Organizações e coordenadora pedagógica do MBA à distância do Departamento de Administração/IAG, da PUC-Rio. Consultora de Recursos Humanos, com experiência em Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tem atuado na concepção e coordenação de projetos educacionais corporativos para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil e Oi. É sócia- gerente da Livre Docência Tecnologia Educacional, autora e professora do curso Teoria e Prática da Docência Online em que capacita professores de Instituições de Ensino e profissionais da área de Educação Corporativa de empresas públicas e privadas. Professora adjunta da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ; Professora e supervisora da PUC-Rio da área de Organizações e Estratégia, coordenadora pedagógica do MBA à distância do Departamento de Administração/IAG, da PUC-Rio.
Sandra Regina da Rocha Pinto
Sandra Regina da Rocha Pinto
sanpin@iag.puc-rio.br
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Administração Financeira pela FGV-RJ, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências Humanas - Educação - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tema da tese: Modelos de Competências em Educação Profissional. Atualmente é professora assistente do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio. Coordena cursos de graduação e pós-graduação. Possui ampla experiência profissional com atuação em empresas nacionais e transnacionais. Palestrante, consultora de empresas, possui livro e artigos publicados. Pesquisa temas relacionados a: configurações organizacionais; modelos de governança; desenvolvimento de competências; gestão do conhecimento e de competências organizacionais; aprendizado nas organizações.
Valter de Assis Moreno Jr
Valter de Assis Moreno Jr
valkter.moreno@gmail.com
Ph.D. em Business Administration pela University of Michigan (2001), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993), e Bacharel em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1988). Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e das Faculdades Ibmec do Rio de Janeiro, e Professor Visitante da German Graduate School of Business and Law (GGS), em Heilbronn, Alemanha. Foi Coordenador Geral de Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador da Graduação em Administração das Faculdades Ibmec do Rio de Janeiro. Tem experiência profissional nas áreas de Sistemas de Informação e Gestão de Processos. Vem lecionando e desenvolvendo pesquisas sobre a gestão estratégica de recursos e capacidades organizacionais e de TI, com foco na geração de valor e competitividade para as empresas, e a gestão de processos de negócio e sua integração à gestão do conhecimento e da inovação.

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em Inglês.

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