MBA
MANAGEMENT
 MBA
MANAGEMENT

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA

400 horas-aula com aproximadamente 16 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

• Turma semanal: terças e quintas, das 19h15 às 22h30

PRÓXIMA TURMA
Maio de 2020

INVESTIMENTO
R$ 41.313,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.821,91. (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS

Público geral Ex-alunos PUC-Rio / Empresas conveniadas* Período
15% 25% Até 19/12
10% 20% De 20/12 a 10/03
5% 15% De 11/03 a 10/04
0 10% A partir de 11/04
30% desconto para o 2º curso de MBA/Aperf/Formação do IAG/PUC-Rio – Formado nos últimos 5 anos

*Verifique se sua empresa está cadastrada como conveniada
entrando em contato conosco.

*Desconto de ex-aluno válido somente para graduação e pós-graduação PUC-Rio.

LOCAL
Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea | Rio de Janeiro | RJ
CEP: 22451-900

CONTATO
Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio:
21 2138-9240
contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

FOLDER DIGITAL

O MBA em Management do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio é um curso multidisciplinar que oferece a seus participantes ampla formação em gestão.

O programa se distingue por focar no desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão estratégica nas organizações.

Especialização com foco na tomada de decisão de gestores, cobrindo áreas que são essenciais para o sucesso da organização, e o primeiro passo para o Mestrado Profissional em Administração de Empresas.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Management foi estruturado seguindo uma abordagem que explora diferentes áreas da gestão essenciais para o sucesso das empresas, como Estratégia Empresarial, Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas, a fim de preparar os participantes para a tomada de decisões estratégicas.

O curso, ministrado por profissionais com sólida formação acadêmica e extensa vivência de mercado, capacita profissionais e empreendedores para assumir novas responsabilidades e enfrentar os grandes desafios do mundo corporativo.

A PORTA DE ENTRADA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO COM A NOTA MÁXIMA DA CAPES: Nota máxima – 5 estrelas

O aluno do MBA em Management já deu o primeiro passo para ingressar no Mestrado Profissional em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio (nota máxima – 5 estrelas – na última avaliação da CAPES, em 2017). Por meio do aproveitamento de créditos das disciplinas do Núcleo Básico (nas quais tenha obtido grau igual ou superior a 7,0), o aluno do MBA em Management, com somente mais um semestre de imersão, poderá concluir o Mestrado Profissional cursando apenas as matérias restantes no processo seletivo.*

* Reduções financeiras do curso sujeitas às normas internas do IAG PUC-Rio, sob consulta com a secretaria acadêmica.

PÚBLICO-ALVO

Direcionado a profissionais que ocupam ou estão se preparando para ocupar posições de gerência ou de coordenação, empreendedores, empresários, profissionais liberais e consultores com experiência prévia, que tenham vivência gerencial e que sejam motivados para enfrentar desafios.

O perfil de aluno do MBA em Management é um aspirante a gestor sênior, pragmático e voltado à ação, ávido por ferramentas de gestão. Busca complemento à sua formação  que lhe confira firmeza e segurança para dialogar com seus superiores e liderar projetos mais complexos, com a chancela de uma instituição de renome que legitime seus esforços. Espera casos práticos e necessita equilibrar a ambição de aprender com a limitação de tempo para tal.

Conheça mais sobre o MBA em Management:

http://https://www.youtube.com/watch?v=jEc4d90zcrM

COORDENAÇÃO

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Doutora em Administração
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Marcos Caiado
Mestre em Administração de Empresas e Direito
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Renata Barbieri Coutinho
Mestre em Administração de Empresas
renata.coutinho@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Nivelamento

Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Diagrama de fluxo de caixa. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Anuidades. Planos de financiamento.

Núcleo Básico

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Avaliação em ambiente de certeza. Fluxos de caixa, tributação e inflação. Racionamento de capital. Avaliação em ambiente de incerteza. Aplicação de teria das opções na avaliação de empresas. Custo de capital.

Princípios fundamentais de contabilidade. Balanço. Variações do patrimônio líquido. Processo contábil. DOAR e fluxo de caixa. Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras: contas a receber e a pagar, avaliação de estoques, ativo imobilizado, operações financeiras, contas do patrimônio líquido. Efeitos de flutuação de preços sobre os demonstrativos financeiros. Análise dos demonstrativos financeiras. Orçamentação. Informações gerenciais.

Definições, tipologias, teoria e modelos. Cenários estratégicos. Posicionamento estratégico e competitividade. Benchmarking. Estratégias empresariais orientadas para o cliente. Customização em massa. Planejamento- visão, missão, fatores ambientais críticos, objetivos estratégicos e metas de longo, curto e médio prazo. Implementação, monitoração e avaliação. Efetividade, alinhamento, integração.

Ambiente legal e operacional da empresa. Problema do agente. Risco, retorno e valor. Critérios para análise de investimento. Orçamento de Capital. Capital Asset Pricing Model e Arbitrage Pricing Theory. Financiamento de longo prazo. Estrutura de capital e limites de endividamento.

Visão contemporânea da pesquisa de marketing nas decisões estratégicas de Estratégias mercadológicas de preço. Custeio por contribuição versus custeio por absorção. Análise custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio e cotas de vendas. Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta. Decisão de preço para uma concorrência. Decisão de preço considerando o volume de vendas e lucro objetivado. Decisão de preço considerando o retorno sobre investimento. Decisões especiais.

Liderança. Comunicação interpessoal. Motivação. Gestão participativa. Trabalho em equipe. Energização e cultura de qualidade de vida no trabalho.

Globalização dos mercados e internacionalização das empresas. A influência da cultura nos negócios internacionais. Teorias de internacionalização. Seleção de países e de modos de entrada no exterior. Posicionamento estratégico e estrutura organizacional para a internacionalização. Blocos regionais. O processo de internacionalização das empresas brasileiras. Mensuração do desempenho das operações internacionais.

Papel de marketing nas organizações e na sociedade. Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Análise dos mercados consumidores e organizacionais. Estilos de vida e comportamento de compra. Segmentação de mercado. Estratégia de produto. Ciclo de vida e desenvolvimento de produtos e serviços. Estratégia de preço. Estratégia de distribuição. Estratégia de promoção.

Paradigmas organizacionais. Processos de negócios e de apoio. Configurações organizacionais. Sistemas e processos de melhoria do desempenho organizacional. Reprojeto e reestruturação da organização.

Núcleo Complementar / Eletivas

Transformações recentes das relações entre Estados e organizações internacionais. Emergência de uma ordem mundial pós-bipolaridade. Desordem internacional, globalização, unilateralismo, (in)segurança internacional, crises contemporâneas e novos centros de poder. Novas tecnologias digitais, vantagem competitiva e digitalização; estratégias digitais, processos de transformação digital e avaliação de investimentos em tecnologias digitais.    

Modelos para julgamento e tomada de decisão. Características e etapas do processo. Fatores externos intervenientes no processo. Dimensões política, organizacional, tecnológica, humana e de informação da gestão do processo. Intuição na tomada de decisão. Decisão negociada. O processo de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e fases da negociação. Objeções e impasses à negociação. Concessões como parte da negociação. Habilidade interpessoal e confiança. Negociação com pessoas diferentes.

  • Assessment para autoconhecimento e autodesenvolvimento;
  • Conhecendo suas competências gerenciais e estilo de liderança;
  • Planejamento de carreira: business model you;
  • Comunicação interpessoal e relacionamento;
  • Gestão de desempenho, feedback e feedforward;
  • Delegação e empowerment;
  • Desenvolvimento e coaching de equipes;
  • Gestão da diversidade e conflitos;
  • Gestão da mudança e inovação.

Núcleo de Integração DisciplinarTCC

Simulação da realidade empresarial por meio de situações que exigem domínio e aplicação de diversos conceitos, modelagens e ferramentas de disciplinas de gestão, tais como contabilidade, economia, finanças, logística, marketing, produção e P&D. Implementação de estratégias para competir no Mercosul, Ásia e Europa. Entendimento das implicações financeiras das decisões gerenciais. Desenvolvimento de habilidades de esforço analítico, trabalho em equipe, negociação, resolução de conflitos, liderança, comunicação e persuasão.

Estrutura de um plano de negócios. Fontes de informação. Concepção do negócio. Visão e missão. Análise do ambiente externo. Análise da concorrência. Análise dos segmentos potenciais de compradores. Posicionamento estratégico. Curva de valor. Composto de marketing. Alianças e parcerias. Estratégias funcionais para a execução do plano. Objetivos, metas e indicadores de desempenho. Análise financeira e análise de sensibilidade. Fontes de financiamento.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Opcional

M.Sc. em Engenharia Econômica pela Universidade de Stanford, Califórnia e Engenheiro Civil pela PUC/RJ. Foi Professor Associado do Departamento de Engenharia Industrial e do Rio Datacentro da PUC/RJ, em regime de tempo integral. É autor do livro Matemática Financeira Objetiva e Aplicada – 9ª Edição, publicado pela Editora Campus. Exerceu diversas funções executivas na área financeira de empresas do governo (BNDES, Vale do Rio Doce e Nuclebrás). No sistema Petrobras exerceu as funções de Diretor Financeiro da Petrobras Distribuidora e de Presidente da Liquigás Distribuidora. Na área privada atuou como Diretor Financeiro da Aracruz Celulose, Superintendente Geral da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, Diretor Financeiro das Casas Sendas e Presidente do Grupo Supergasbrás. Exerce atualmente a função de Consultor Financeiro de várias empresas privadas. Leciona a cadeira de Matemática Financeira e Análise de Investimentos em programas de pós-graduação de diversas instituições de ensino, do governo.

> Currículo Lattes
abelardo.puccini@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Negócios Internacionais. Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Estratégia Empresarial. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua experiência profissional inclui passagens tanto na iniciativa privada (Engenheiro da Siemens e empresário do segmento atacadista) quanto no setor público (Analista do Banco Central do Brasil). Atualmente, trabalha no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde ocupa o cargo de Gerente da Área de Comércio Exterior, bem como atua como Professor Convidado e Pesquisador Associado ao Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais (NUPIN) do IAG Escola de Negócios da PUC-Rio.

> Currículo Lattes

Mestre em Ciências e Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ. Pós-Graduado em Marketing pelo COPPEAD/UFRJ e em Economia Teórica Aplicada pela FGV/RJ. Atua como executivo na área de marketing e estratégia corporativa da Petrobras.

> Currículo Lattes

Doutorando em Administração de Empresas

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católico do Rio de Janeiro (2014) e é doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católico do Rio de Janeiro. Atualmente é assistente de pesquisa no Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais do IAG da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais.

> Currículo Lattes

Doutorado em Administração de Empresas - Marketing

Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ (2010); Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2005); MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG PUC‐Rio (2003); Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2002); Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‐Rio, 2010 até o presente), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações ‐ editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil (2002); Consultor de  Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio (2004 a 2006); Instrutor oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação (2005 a 2007), tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós‐graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC‐Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC‐Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing na internet, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

> Currículo Lattes
jorge.brantes@iag.puc-rio.br

Doutor em Engenharia de Produção com Ênfase em Finanças

Leonardo Lima é professor de finanças e economia da energia do IAG PUC-Rio. Foi conselheiro consultivo da QG energia e Diferencial Energia entre 2008 e 2018 e conselheiro estatutário da Lorenge SA entre 2009 e 2015. Atuou como gerente de comercialização de energia na Neoenergia até 2008, tendo também trabalhado como analista no Cepel e na IBM entre 1996 e 2001. No IAG coordenou MBA´s e cursos in-company para ONS, MME, Vale e Petrobras. Como pesquisador, é um dos coordenadores do NUPEI, Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do Departamento de Administração – PUC-Rio, tendo sido autor e co-autor de 1 livro, 4 capítulos de livros e de mais de 100 artigos científicos em periódicos e conferências nacionais e internacionais em temas relacionados a finanças corporativas, mercados de energia e investimentos em infraestrutura; É graduado em engenharia mecânica e possui mestrado e doutorado em engenharia de produção com ênfase em finanças pela PUC-Rio.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
leonardolima@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Letras

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio. Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios. (Texto informado pelo autor)

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
lpessoa@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Mestre em Administração de Empresas e Direito

Marcos Caiado é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, instituição na qual também cursou o MBA em Management e graduação em Administração de Empresas. Advogado, mestre em Direito e pós-graduado em Direito Imobiliário. Possui pós-graduação em Filosofia. É doutorando em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. É empresário e professor de diversos cursos de pós-graduação no IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio.  Foi conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Atualmente possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

> Currículo Lattes
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br

Graduou-se em Administração de Empresas na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em 1995. Cursou MBA - IAG Management no período de 2006 a 2007 na PUC-Rio e é Mestre em Administração de Empresas pelo IAG na PUC-Rio. Trabalha há mais de vinte anos com gestão de negócios, gestão financeira e também na área de consultoria e auditoria. Atualmente ministra diversas disciplinas no curso de graduação de Administração de Empresas da PUC-Rio bem como em cursos de pós-graduação. Trabalha como consultora em diversos clientes e dá suporte como consultora na Incubadora de Empresas no Instituto Gênesis da PUC-Rio e na Incubadora Rio Criativo. É sócia da empresa de consultoria de gestão de negócios OD Consultoria Planejamento e Estratégia de Mercado Ltda e sócia da empresa TLMV Sistemas Ltda.

> Currículo Lattes
mila.viana@prof.iag.puc-rio.br

Doutora em Educação

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Administração Financeira pela FGV-RJ, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências Humanas - Educação - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tema da tese: Modelos de Competências em Educação Profissional. Atualmente é professora assistente do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio. Coordena cursos de graduação e pós-graduação. Possui ampla experiência profissional com atuação em empresas nacionais e transnacionais. Palestrante, consultora de empresas, possui livro e artigos publicados. Pesquisa temas relacionados a: configurações organizacionais; modelos de governança; desenvolvimento de competências; gestão do conhecimento e de competências organizacionais; aprendizado nas organizações. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
sanpin@iag.puc-rio.br

Mestre em Administração Pública-FGV, Contador, Economista com 34 anos de experiência em funções técnicas/executivas Ex Cia Telefônica Brasileira - CTB, Bco de Desenvolvimento do ex Estado da Guanabara, CSN, Directa-DO Aud.Cons., PETROBRAS. Presidente do Centro Interamericano de Parcerias Empresariais-CIPE. Membro Assoc. Dipl. Escola Superior de Guerra. Professor dos cursos de pós-graduação da PUC-Rio/IAG.  Obras publicadas Ed. Atlas-SP.

> Currículo Lattes
sergiocaldas@prof.iag.puc-rio.br

Ph.D. em Business Administration

Ph.D. em Business Administration pela University of Michigan (2001), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993), e Bacharel em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1988). Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e das Faculdades Ibmec do Rio de Janeiro, e Professor Visitante da German Graduate School of Business and Law (GGS), em Heilbronn, Alemanha. Foi Coordenador Geral de Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador da Graduação em Administração das Faculdades Ibmec do Rio de Janeiro. Tem experiência profissional nas áreas de Sistemas de Informação e Gestão de Processos. Vem lecionando e desenvolvendo pesquisas sobre a gestão estratégica de recursos e capacidades organizacionais e de TI, com foco na geração de valor e competitividade para as empresas, e a gestão de processos de negócio e sua integração à gestão do conhecimento e da inovação.

> Currículo Lattes

Mestre em Administração de Empresas

Mestre em Administração pela PUC-Rio e doutoranda na mesma Universidade, é Psicóloga, formada pela UFRJ e Especialista em Gestão de Recursos Humanos pelo COPPEAD/UFRJ. Pesquisadora acadêmica da área de Liderança e comportamento organizacional possui interesse em temas relacionados a: desenvolvimento da liderança, engajamento e significado do trabalho. Foi professora substituta na Universidade Federal Fluminense e atualmente é professora convidada dos seguintes programas de pós-graduação: IAG PUC-Rio, Departamento de Empreendedorismo na UFF - Universidade Federal Fluminense, Estácio de Sá e Unigranrio. Sua trajetória profissional foi adquirida em empresas brasileiras e multinacionais atuando na área de Gestão de pessoas. Como consultora, já prestou serviços de consultoria/facilitação de treinamentos para empresas como: Vale, Hotel Urbano, Zamboni, Banese, Zydus Nikkho, Norsul e Oi. Atualmente, é consultora|pesquisadora do Núcleo de organizações, relações do trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. 

> Currículo Lattes
jeane_lucena@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Engenharia de Produção

Doutor em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), MBA pela Stanford Graduate School of Business (1979), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Stanford (1977) e graduado em Engenharia Civil na PUC-Rio. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Análise e Avaliação de Projetos e Empresas, Opções Reais e Análise de Risco, É um dos coordenadores do NUPEI – Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura da PUC-Rio com atuação em projetos na área de Energia, Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas e análise de projetos em condições de risco, incerteza e flexibilidade. Foi vencedor do Prêmio ANPAD de melhor trabalho de Finanças de 2007 e orientador da tese de doutorado vencedora do Prêmio CAPES de Teses de 2011. Foi executivo financeiro de empresas e participa ativamente de treinamento e consultoria para empresas públicas e privadas.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
brandao@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Professora Alessandra de Sá Mello da Costa é doutora em Administração pela EBAPE/FGV, mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e graduada em Administração e História. Professora Adjunta do Departamento de Administração da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade da PUC-Rio e da FAPERJ (Jovem Cientista do Nosso Estado). Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais (EOR) da ANPAD. Coordenadora do Programa de Iniciação Científica do IAG PUC-Rio, com interesse de pesquisa nas áreas de (1) História, Memória e Organizações; (2) Comunicação e Discursos Organizacionais; e (3) Teorias Organizacionais (perspectivas reflexivas sobre organizações e dinâmica organizacional; novas epistemologias e perspectivas críticas).

> Currículo Lattes
alessandra.costa@iag.puc-rio.br

Psicóloga graduada pela UFRJ possui MBA IAG Master em Gestão e RH pela PUC-Rio (2002), é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2005) e doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio (Área de pesquisa: Inovação, Conhecimento e Aprendizagem Organizacional), com conclusão prevista para 2016. Foi professora, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e mentora de novos professores do Programa FGV Online, da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora na área de Gestão de Pessoas pelo TecGraf/PUC-Rio. Atualmente, é professora em cursos de graduação e pós-graduação, supervisora das disciplinas da área de Organizações e coordenadora pedagógica do MBA à distância do Departamento de Administração/IAG, da PUC-Rio. Consultora de Recursos Humanos, com experiência em Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tem atuado na concepção e coordenação de projetos educacionais corporativos para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil e Oi. É sócia- gerente da Livre Docência Tecnologia Educacional, autora e professora do curso Teoria e Prática da Docência Online em que capacita professores de Instituições de Ensino e profissionais da área de Educação Corporativa de empresas públicas e privadas.

 

> Currículo Lattes
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone, WhatsApp ou Skype) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

Voltar para os cursos de MBA

FOLDER DIGITAL

Voltar para os cursos de MBA

FOLDER DIGITAL

Voltar para os cursos de MBA