MBA
MANAGEMENT
 MBA
MANAGEMENT

PRÓXIMA TURMA

Abril de 2022

Inscrições abertas!

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA

400 horas-aula com aproximadamente 16 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Turma semanal: segundas e quartas, das 19h15 às 22h30

INVESTIMENTO

R$ 41.313,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.821,91. (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Ex-alunos IAG PUC-Rio*:

  • 30%  até o início das aulas

Ex-alunos PUC-Rio** e Empresas Parceiras***:

  • 30% para matrículas até 19/10/21
  • 25%  para matrículas até 06/12/21
  • 20%  para matrículas até 21/02/22
  • 15% para matrículas até 14/03/22
  • 10% para matrículas até o início das aulas

Demais Candidatos:

  • 20% para matrículas até 19/10/21
  • 15% para matrículas até 06/12/21
  • 10% para matrículas até 21/02/22
  • 5% para matrículas até 14/03/22

*Desconto para ex-aluno IAG PUC-Rio (MBA, Aperfeiçoamento e Formação, com duração mínima de 180h) válido somente para formados nos últimos 5 anos.

**Válido somente para formados nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado.

***Verifique se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

CONTATO

LOCAL
Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio | Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea | Rio de Janeiro | RJ | CEP: 22451-900

CONTATO
Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio:
21 2138-9240
contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

FOLDER DIGITAL

Faça sua inscrição

O MBA em Management do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio é um curso multidisciplinar que oferece a seus participantes ampla formação em gestão.

O programa se distingue por focar no desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão estratégica nas organizações.

Especialização com foco na tomada de decisão de gestores, cobrindo áreas que são essenciais para o sucesso da organização, e o primeiro passo para o Mestrado Profissional em Administração de Empresas.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Management foi estruturado seguindo uma abordagem que explora diferentes áreas da gestão essenciais para o sucesso das empresas, como Estratégia Empresarial, Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas, a fim de preparar os participantes para a tomada de decisões estratégicas.

O curso, ministrado por profissionais com sólida formação acadêmica e extensa vivência de mercado, capacita profissionais e empreendedores para assumir novas responsabilidades e enfrentar os grandes desafios do mundo corporativo.

A PORTA DE ENTRADA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO COM A NOTA MÁXIMA DA CAPES: 5 

O aluno do MBA em Management já deu o primeiro passo para ingressar no Mestrado Profissional em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio (nota máxima – 5 – na última avaliação da CAPES, em 2017). Por meio do aproveitamento de créditos das disciplinas do Núcleo Básico (nas quais tenha obtido grau igual ou superior a 7,0), o aluno do MBA em Management, com somente mais um semestre de imersão, poderá concluir o Mestrado Profissional cursando apenas as matérias restantes no processo seletivo.*

* Reduções financeiras do curso sujeitas às normas internas do IAG PUC-Rio, sob consulta com a secretaria acadêmica.

PÚBLICO-ALVO

Direcionado a profissionais que ocupam ou estão se preparando para ocupar posições de gerência ou de coordenação, empreendedores, empresários, profissionais liberais e consultores com experiência prévia, que tenham vivência gerencial e que sejam motivados para enfrentar desafios.

O perfil de aluno do MBA em Management é um aspirante a gestor sênior, pragmático e voltado à ação, ávido por ferramentas de gestão. Busca complemento à sua formação  que lhe confira firmeza e segurança para dialogar com seus superiores e liderar projetos mais complexos, com a chancela de uma instituição de renome que legitime seus esforços. Espera casos práticos e necessita equilibrar a ambição de aprender com a limitação de tempo para tal.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

Quer saber um pouco mais sobre o curso? Acesse aqui o vídeo da professora Flávia Cavazotte , Coordenadora Acadêmica do MBA em Management do IAG PUC-Rio. 

COORDENAÇÃO

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Doutora em Administração de Empresas
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Marcos Caiado
Marcos Caiado é doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Renata Barbieri Coutinho
Mestre com especialização em gestão e governança nas empresas familiares pelo IAG PUC-Rio. Consultora associada a Cambridge Family Enterprise Group
renata.coutinho@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Nivelamento

Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Diagrama de fluxo de caixa. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Anuidades. Planos de financiamento.

Núcleo Básico

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Avaliação em ambiente de certeza. Fluxos de caixa, tributação e inflação. Racionamento de capital. Avaliação em ambiente de incerteza. Aplicação de teria das opções na avaliação de empresas. Custo de capital.

Estrutura conceitual básica da Contabilidade. Balanço patrimonial. Variações do patrimônio líquido. Processo contábil. Demonstração do Resultado do Exercício, do Fluxo Financeiro, das Mutação do Patrimônio Líquido e do Demonstração do Valor Adicionado. Tópicos especiais na construção das demonstrações contábeis: Regimes de competência e de caixa, avaliação de estoques, de ativos imobilizados, de participações societárias transitórias e permanentes, dentre outros. O patrimônio líquido perante aos diferentes critérios de avaliação de ativos e de mensuração de passivos. Os "IFRS" e suas importâncias sistêmica e estratégica na qualidade informativa das demonstrações contábeis. Análise das demonstrações contábeis. Informações gerenciais.

Definições, tipologias, teoria e modelos. Cenários estratégicos. Posicionamento estratégico e competitividade. Benchmarking. Estratégias empresariais orientadas para o cliente. Customização em massa. Planejamento- visão, missão, fatores ambientais críticos, objetivos estratégicos e metas de longo, curto e médio prazo. Implementação, monitoração e avaliação. Efetividade, alinhamento, integração.

Ambiente legal e operacional da empresa. Problema do agente. Risco, retorno e valor. Critérios para análise de investimento. Orçamento de Capital. Capital Asset Pricing Model e Arbitrage Pricing Theory. Financiamento de longo prazo. Estrutura de capital e limites de endividamento.

Visão contemporânea da pesquisa de marketing nas decisões estratégicas de Estratégias mercadológicas de preço. Custeio por contribuição versus custeio por absorção. Análise custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio e cotas de vendas. Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta. Decisão de preço para uma concorrência. Decisão de preço considerando o volume de vendas e lucro objetivado. Decisão de preço considerando o retorno sobre investimento. Decisões especiais.

Liderança. Comunicação interpessoal. Motivação. Gestão participativa. Trabalho em equipe. Energização e cultura de qualidade de vida no trabalho.

Globalização dos mercados e internacionalização das empresas. A influência da cultura nos negócios internacionais. Teorias de internacionalização. Seleção de países e de modos de entrada no exterior. Posicionamento estratégico e estrutura organizacional para a internacionalização. Blocos regionais. O processo de internacionalização das empresas brasileiras. Mensuração do desempenho das operações internacionais.

Papel de marketing nas organizações e na sociedade. Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Análise dos mercados consumidores e organizacionais. Estilos de vida e comportamento de compra. Segmentação de mercado. Estratégia de produto. Ciclo de vida e desenvolvimento de produtos e serviços. Estratégia de preço. Estratégia de distribuição. Estratégia de promoção.

Paradigmas organizacionais. Processos de negócios e de apoio. Configurações organizacionais. Sistemas e processos de melhoria do desempenho organizacional. Reprojeto e reestruturação da organização.

Núcleo Complementar / Eletivas

Transformações recentes das relações entre Estados e organizações internacionais. Emergência de uma ordem mundial pós-bipolaridade. Desordem internacional, globalização, unilateralismo, (in)segurança internacional, crises contemporâneas e novos centros de poder. Novas tecnologias digitais, vantagem competitiva e digitalização; estratégias digitais, processos de transformação digital e avaliação de investimentos em tecnologias digitais.    

Modelos para julgamento e tomada de decisão. Características e etapas do processo. Fatores externos intervenientes no processo. Dimensões política, organizacional, tecnológica, humana e de informação da gestão do processo. Intuição na tomada de decisão. Decisão negociada. O processo de negociação. Estilos de negociadores. Etapas e fases da negociação. Objeções e impasses à negociação. Concessões como parte da negociação. Habilidade interpessoal e confiança. Negociação com pessoas diferentes.

  • Assessment para autoconhecimento e autodesenvolvimento;
  • Conhecendo suas competências gerenciais e estilo de liderança;
  • Planejamento de carreira: business model you;
  • Comunicação interpessoal e relacionamento;
  • Gestão de desempenho, feedback e feedforward;
  • Delegação e empowerment;
  • Desenvolvimento e coaching de equipes;
  • Gestão da diversidade e conflitos;
  • Gestão da mudança e inovação.

Núcleo de Integração DisciplinarTCC

Simulação da realidade empresarial por meio de situações que exigem domínio e aplicação de diversos conceitos, modelagens e ferramentas de disciplinas de gestão, tais como contabilidade, economia, finanças, logística, marketing, produção e P&D. Implementação de estratégias para competir no Mercosul, Ásia e Europa. Entendimento das implicações financeiras das decisões gerenciais. Desenvolvimento de habilidades de esforço analítico, trabalho em equipe, negociação, resolução de conflitos, liderança, comunicação e persuasão.

Estrutura de um plano de negócios. Fontes de informação. Concepção do negócio. Visão e missão. Análise do ambiente externo. Análise da concorrência. Análise dos segmentos potenciais de compradores. Posicionamento estratégico. Curva de valor. Composto de marketing. Alianças e parcerias. Estratégias funcionais para a execução do plano. Objetivos, metas e indicadores de desempenho. Análise financeira e análise de sensibilidade. Fontes de financiamento.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Opcional

Abelardo de Lima Puccini

M.Sc. em Engenharia Econômica
+

Alessandra de Sá Mello da Costa

Doutora em Administração de Empresas

Augusto Arenaro

Doutor em Administração de Empresas
+

Carlos Felipe Guimarães Lodi

Engenheiro Eletricista e MSc. em Planejamento Energético
+

Henrique Pacheco

Doutor em Administra-ção de Empresas pela PUC-Rio e pesquisador de pós-doutorado no Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN)

Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer

Doutora em Administração de Empresas e Graduada em Psicologia

Jorge Brantes Ferreira

Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.

Leonardo Lima Gomes

Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Finanças (PUC-Rio)

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Doutor em Letras

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção

Marcos Caiado

Marcos Caiado é doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio

Mila Desouzart de Aquino Viana

Mestre em Administração de Empresas
+

Nelson Jorge de Souza Dabul

Mestre em Administração de Empresas e Graduado em Engenharia Civil

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora em Administração de Empresas e Graduação em Psicologia

Sandra Regina da Rocha Pinto

Doutora em Educação

Sérgio Leal Caldas

Mestre Administração Pública
+

Valter de Assis Moreno Jr

Ph.D. em Business Administration

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal – exceto durante a pandemia -, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

Voltar para os cursos de MBA
Avise-me

Voltar para os cursos de MBA
Avise-me

Voltar para os cursos de MBA