MBA ON-LINE
DIGITAL BUSINESS
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DIGITAL BUSINESS

PRÓXIMA TURMA

13 de abril de 2026

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

360 horas com 13 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Todas as aulas 100% online ao vivo:

Segundas e Quartas das 19h às 23h (duas disciplinas diferentes por dia)

INVESTIMENTO

R$ 33.800,00, em até 15 parcelas de R$ 2.332,85.

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS 

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25% até 30/11/25;
  • 20% até 30/01/26;
  • 15% até 28/02/26.

Demais candidatos:

  • 15% até 30/11/25;
  • 10% até 30/01/26;
  • 5% até 28/02/26.

Inclusão:

  • 20% para pessoas negras3, transexuais ou pessoas com deficiência4.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

3Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.

4Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.

FOLDER DIGITAL

O MERCADO DIGITAL

Vivemos uma era em que a inovação digital e a Inteligência Artificial estão revolucionando todos os setores — redefinindo modelos de negócio, acelerando mudanças e criando formas de competir.

Startups surgem do zero e atingem o status de unicórnios (valuation de US$1 Bilhão) em tempo recorde, desafiando corporações gigantes consolidadas há décadas. Empresas que não se reinventam ficam para trás.

Neste cenário em constante transformação, o sucesso depende de profissionais capazes de antecipar tendências, liderar transformações e conectar estratégia, tecnologia e criatividade.

Manter-se atualizado no universo digital não é mais um diferencial — é uma necessidade vital.

Este MBA foi desenhado para quem quer estar na linha de frente dessa revolução.

 

A OPORTUNIDADE PROFISSIONAL 

Profissionais com inteligência digital são raros — e extremamente disputados. No Brasil ou no exterior, são eles os protagonistas da próxima geração de líderes empresariais.

Ser esse profissional exige mais do que dominar ferramentas: é preciso unir visão estratégica, pensamento criativo, fluência tecnológica e capacidade de liderança para resolver desafios complexos e construir o novo.

Seja qual for o setor de mercado, todos os negócios agora operam com canais digitais no centro de sua estratégia. A demanda por profissionais com inteligência digital, caracterizada pela abordagem multidisciplinar envolvendo conhecimentos de business, criação e tecnologia, só cresce.

O MBA Digital Business é a porta de entrada para essa nova elite profissional.

Se o futuro é digital, ele começa aqui.

 

EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO INOVADORA

Como você poderá obter a capacitação adequada para aproveitar as oportunidades que o mercado digital oferece?

A resposta está em uma formação feita sob medida para quem busca protagonismo no cenário digital.

O MBA Digital Business do IAG/PUC-Rio foi criado para você que quer mais do que entender o mercado — quer fazer parte dele ativamente, antecipando tendências, liderando transformações e gerando impacto real.

Com uma grade curricular inovadora, desenhada para acompanhar o ritmo veloz, dinâmico e competitivo do ecossistema digital, o curso combina negócios, criatividade e tecnologia em uma abordagem multidisciplinar e aplicada — exatamente como o mercado exige dos seus protagonistas.

Você vai aprender com um time de peso: profissionais de mercado reconhecidos e especialistas internacionais — que não apenas ensinam, mas fazem acontecer. Estamos falando de nomes por trás de projetos premiados para gigantes como Apple, Google, Globo.com, Itaú, Gol, Ipiranga, Disney e muitos outros.

Durante o curso, você vai mergulhar em cases reais diretamente com seus responsáveis, estudando a fundo os bastidores de grandes iniciativas digitais e revelando os elementos-chave que determinaram seu sucesso.

Mais do que um curso, este MBA é uma experiência transformadora.
É o seu próximo passo rumo à liderança no universo digital.

 

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

 

 

 

 

COORDENAÇÃO

Luis Fernando Hor-Meyll Alvares

Doutor em Administração de Empresas
hormeyll@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Marcello Póvoa

MSc, Managing Partner MPP
mpovoa@mppsolutions.com
> Currículo Lattes

POR QUE PARTICIPAR DESTE PROGRAMA?

Porque o futuro já começou — e pertence a quem domina o universo digital.
Este MBA foi criado para quem deseja dar um salto real em sua trajetória profissional, conquistando uma vantagem competitiva sólida e duradoura.

Profissionais com inteligência digital são escassos — e por isso, altamente valorizados. Ao longo do programa, você desenvolverá essa mentalidade rara, adquirindo uma formação multidisciplinar que integra estratégia, criatividade e tecnologia, como o mercado exige.

É mais do que uma capacitação. É a construção do seu diferencial.
É a chance de se posicionar onde estão as maiores oportunidades.

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Para quem vive — ou deseja viver — o mercado digital de forma intensa e transformadora.

O MBA Digital Business é feito para profissionais que já atuam com canais digitais em empresas ou startups, assim como para aqueles que buscam migrar ou crescer nesse universo, em qualquer setor da economia.

Se você sente que o digital é o seu caminho, este curso é o seu próximo passo.

PROJETO DE INOVAÇÃO DIGITAL

Aqui, você não aprende só com teoria — você aprende criando.
Um dos pilares do MBA Digital Business é o Projeto de Inovação Digital, no qual você e sua equipe trabalharão ao longo de dois trimestres para desenvolver uma ideia ousada e aplicável: seja uma startup criada do zero, seja uma inovação dentro de uma empresa real.

O objetivo é claro: você vai aprender sobre inovação digital praticando inovação digital.

Esse projeto será o seu laboratório de experimentação e conquista — com o apoio do ecossistema de startups da Genesis.

Apoio: Genesis [ Ecossistema de Startups ]

O PROGRAMA

O curso é 100% online e ao vivo, combinando conteúdos conceituais, debates interativos, atividades práticas e palestras com profissionais que estão transformando o mercado — agora.

O MBA Digital Business foi desenhado para ser tão dinâmico quanto o ambiente digital que você enfrentará:
Você terá contato com especialistas nacionais e internacionais, mergulhará nas principais tendências do mercado, em estratégia digital, inteligência artificial (IA), design, tecnologias emergentes, blockchain e liderança digital.

Cada módulo trará palestrantes de empresas referência e sessões exclusivas de networking estratégico, ampliando sua visão e suas conexões.

Você sairá do programa com insights valiosos, experiências práticas, network de novos contatos e, principalmente, com a confiança de quem está preparado para ocupar um novo patamar na carreira.

Esses “insights” em primeira mão irão guiá-lo(a) na evolução de sua carreira.

MÓDULOS DO CURSO:

A jornada de aprendizado está organizada em 5 módulos, compreendidos por tópicos abrangentes, para capacitar você a moldar a estratégia do negócio e a liderar iniciativas digitais.

Módulo - Estratégia Digital

Implicações da crescente aceleração do ritmo de mudanças e seus impactos para os negócios; Concepção da estratégia de adaptação de um negócio à era digital; Definição, conceitos básicos e pilares sobre transformação digital; Aprofundamento no framework dos cinco domínios da transformação digital - clientes, competição, dados, inovação e valor -, incluindo orientações para aplicação do modelo na prática; O papel do mindset e da cultura organizacional na digitalização dos negócios; Estudos de caso reais de empresas que passaram por processos de transformação digital; Open Innovation como ferramenta de transformação digital; Vantagens e desvantagens dos modelos de trabalho das startups de tecnologia frente às práticas corporativas de grandes empresas; Abordagens, metodologias e ferramentas para a construção de modelos de negócio mais ágeis e digitais.

Compreender a transformação organizacional essencial para viabilizar os negócios digitais, a partir da perspectiva da cultura e da liderança: como criar uma cultura que prospera com a disrupção provocada pelo contexto digital, por meio de líderes que constroem organizações a partir de novas abordagens; Debater e sistematizar a essência e a importância do propósito e as competências dos líderes que mudam genuinamente as organizações digitais; Ampliar o entendimento sobre novos níveis de motivação e engajamento estratégico de times de alto desempenho; Refletir sobre a necessidade de estabelecer uma nova governança organizacional: a “holocracia” como fundamento da estrutura para os negócios baseadas na Teoria da Agilidade; Ética e responsabilidade socioambiental: compreender a razão pela qual o ESG – Environmental Social Governance assume destaque nas organizações; A influência preponderante da liderança no atingimento dos indicadores de ESG que evidenciam a crescente maturidade dos negócios digitais.

Introdução ao empreendedorismo; Modelos de negócio de startups; Introdução ao valuation e modelos de precificação de startups; Relação com investidores e captação de recursos para startups; Governança em startups; Startups e modelos tecnológicos inovadores/disruptivos; Tendências tecnológicas para startups; Cases práticos e pitchs/conversas com empreendedores reais.

O que é Marketing Omnichannel. Fundamentos de Marketing Omnichannel.

Sistemas integrados de canais com o consumidor. Opções – varejo, canal direto, Marketplaces.

Cases de sucesso Omnichannel.

Módulo - Business

Conceito de marketing; principais tendências de marketing; principais forças de disrupção; uso dos diferentes canais digitais; diferentes tipos de midia; valor nas relações de troca; a organização e seus mercados; variáveis de atuação; estratégias e planos; evolução e cenário do marketing digital; fontes de disrupção; abrodagem dos profissionais de marketing; complexidade dos consumidores modernos e focados no digital.

Histórico da comunicação de massas e de redes; impactos da transformação digital na produção e distribuição de informação e na propaganda; plataformização da mídia; mídia como experiência; “creator economy” e suas características; meios de comunicação digital – formatos e modelos comerciais; conceitos de planejamento de mídia digital; teoria e prática de mídia programática e gestão dados; o futuro da comunicação; estudos de caso.

O valor do dinheiro no tempo. Taxa de juro corrente e real. Valor atual e futuro de fluxos de caixa. As perpetuidades. As principais demonstrações contabilísticas. Resultados versus fluxos de caixa. O preço e o valor. Conceito, medição e gestão do risco. A rentabilidade e o risco. O custo de oportunidade do capital. A decisão de investimento. Os principais critérios de avaliação económica dos investimentos. O investimento em intangíveis. O caso específico da avaliação financeira do investimento em marcas.

O que é NeuroMarketing: expectativas, verdades e exageros em relação ao NeuroMarketing. Os avanços tecnológicos na área da Neurociência. Formas de medição e aplicações práticas nos negócios: Biométrica e Neurométrica. Como o cérebro funciona e toma decisões no processo de compra. Os sistemas inconsciente e consciente. O efeito dos hormônios nas escolhas. O sistema de recompensa e o efeito placebo. Neurotáticas para gerar mais impacto (persuasão e influência) na divulgação, nas negociações comercial e nas vendas. A metáfora do “Escorrega da Persuasão” para trabalhar motivações e dificuldades conscientes e inconscientes dos clientes. O Design emocional dos produtos. O poder das imagens. A sensibilidade sensorial aplicada aos produtos. O receio da escassez. A confirmação social.  Apresentação de exemplos ao vivo de táticas e aplicação das Neurotáticas nos produtos digitais.

Módulo - Criação

Conceito de interface;  Evolução histórica; Linha do tempo analítica: computador pessoal e a GUI ; As interfaces de toque via proliferação em massa dos smartphones, as interfaces de voz baseadas em inteligência artificial; O futuro das interfaces; Como funcionam as redes sociais: Banco de dados e algoritmos; Conceito econômico de plataforma; Modelo de Negócio: duopólio de publicidade; Monetização dos apps de mensagem instantânea; Benéficos e Riscos sociais – privacidade; Influência política das redes sociais; O Futuro das Redes Sociais; Interfaces de Voz; Natural Language Interface; Inteligência Artificial: linhas de desenvolvimento; O Mercado das Interfaces de Voz; Smart Speakers IoT: Internet das Coisas; Ecossistema de aplicativos de Voz; Voice Commerce; O futuro das Interfaces de Voz; O consumidor digital; O novo comportamento cognitivo: características; A importância dos dados: Algoritmos, Big Data e Marketing Programático; Desafios e soluções para as Marcas no século 21;

Definição e conceitos básicos sobre experiência do usuário. Principais atividades de UX Design e suas entregas. Metodologias de pesquisa com usuários, seus resultados e implicações. Concepção estratégica da experiência do usuário, concepção detalhadas, avaliação e testes. Estudos de caso de UX em projetos reais. Elementos e metodologia da Arquitetura da Informação: tipos de organização, rótulos, estrutura, taxonomia, gestão da informação, análise do contexto de negócio, de conteúdo, usuários e tarefas. Técnicas para definir e validar agrupamentos de informação. Implicações da arquitetura da informação no design de interfaces. Metodologia e ferramentas no design de interface. Metodologia e ferramentas para criação de protótipos. Conceitos fundamentais e definições de diferentes tipos de testes de interface. Metodologias e processo para planejamento e realização de testes, compilação e análise de resultados. Conhecimento de ferramentas para testes moderados e automatizados.

Design Thinking e Design Centrado no Humano, Design Thinking aplicado a produtos digitais. Identificação de oportunidades de inovação. Ferramentas para pesquisa, análise e síntese de informações. Mapas de empatia, jornadas de usuário, mapeamento de stakeholders e mapas de experiência de clientes. Reenquadramento do problema e elaboração dos requisitos de projeto. Brainstorming: geração, combinação, avaliação, seleção e refinamento de ideias. Técnicas de criatividade, ideação e pensamento visual. Técnicas de prototipagem e validação de ideias. Planejamento do processo de projeto, etapas e iterações. Gestão do processo, entregas e documentação do projeto.

Definição e conceitos básicos sobre inovação digital; Regras e procedimentos do projeto de inovação digital; Etapas do processo de evolução projeto de inovação digital; Criação do projeto de projeto de inovação digital; Customer Discovery e validação; Apresentação do negócio e MVP; Faseamento do Produto Digital; Avaliação por banca fictícia de investidores.

Módulo - Tecnologia & Inteligência Artificial

Aplicações Web e Aplicativos. Análise de sistemas legados e recomendações na área de tecnologia. Infraestrutura On Premise, Cloud e Cloud Gerenciado. Estruturas de banco de dados: Relacional, No SQL e Blockchain. React, Angular, Flutter, Swift e Kotlin: apresentação e comparação de linguagens e frameworks de front-end populares, suas características, vantagens e desvantagens. Node, Python, Java e outras linguagens para construção de serviços. Redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado. Estrutura utilizada na programação. Analise dados: padrões e associações. Conceito de MVP e MLP. Estratégias de priorização e Quick Wins. Análise de complexidade. Estudo de impactos e perda de funcionalidades.

Conceitos de Startup; Modelo de Gartner; Conceitos de Lean; Modelo Toyota; Lean Startup; MVP; Lean Model Canvas; Manifesto Ágil; Tipos de Métodos Ágeis, Introdução ao SCRUM; Aplicação do método SCRUM na Startup.

  1. Introdução ao programa do curso - Importância da “alfabetização” em data science e ciências correlatas no nível executivo, contextualização da disrupção do negócios data-driven com estudos de caso ; 2. Fundamentação matemática – enumeração dos conceitos fundamentais de álgebra linear, probabiblidade e estatística em alto nível com exemplos aplicados; 3. Correlação e Causalidade – os riscos da abrodagem orientada a dados mal aplicada, estudos de testes de hipóteses e testes A/B; 4. Técnicas de análise exploratória de dados - estudo de casos; 5. Visualização de dados – exploração prática de como ler e quando aplicar visualizações específicas; 6. Arquiteturas de Dados – panorama de diferentes modelos de bancos de dados (porquê e quando usá-los), data warehouses, datamarts, data lakes e data meshes, pipelines e custos na nuvem; 7. Aprendizado de Máquina – técnicas supervisionadas e não supervisionadas; 8. Introdução a redes neurais e deep learning – princípios, aplicações e limitações; 9. Revisão do curso e discussão sobre ética em uso e gestão de dados.

Breve História das Tecnologias no Mundo dos Negócios; A Era da Exponencialidade e A Lei das Disrupções; Nexos de Forças e as 12 (ou mais) Forças Tecnológicas que irão transformar nosso mundo (e que estão no radar!); Agilidade e Desenvolvimento Tecnológico; Transformação Digital; Cultura Digital; Hiperconexão; Computação em Nuvem;  Inteligência Artificial e Aprendizado das Máquinas; Ciência de Dados, Big Data e Analytics; Automatização e Hibridismo; IoT; Blockchain, Criptomoedas, Web 3 e Metaversos; Longevidade e Perenidade; Economia Colaborativa; Criativa, Circular e Digital; Singularidade; Construindo Planos para um Futuro Imprevisível.

Módulo - Blockchain

Funcionamento da Blockchain, modelos de governança autônoma, introdução aos mercados de criptoativos, aplicativos descentralizados (dapps). Modelagem econômico-financeira de criptoativos.

Com o advento da tecnologia blockchain e dos contratos inteligentes, novas modalidades de financiamento e negociação de ativos de forma descentralizada estão surgindo. Nesse sentido, este curso pretende aprofundar o tema capacitando a entender o funcionamento dos diversos tipos de DeFi’s. Os seguintes temas são tratados: Tipologia das DeFi’s, DeFi’s de crédito e pools de liquidez, Stable coins, Automated Market Maker – AMM e DeFi’s de Derivativos de Criptoativos.

Com o advento da tecnologia blockchain e dos contratos inteligentes, novas modalidades de financiamento e negociação de ativos de forma descentralizada estão surgindo. Nesse sentido, este curso pretende aprofundar o tema capacitando a entender o funcionamento dos diversos tipos de DeFi’s. Os seguintes temas são tratados: Tipologia das DeFi’s, DeFi’s de crédito e pools de liquidez, Stable coins, Automated Market Maker – AMM e DeFi’s de Derivativos de Criptoativos.

Discussão aberta sobre as organizações baseadas na lógica do Blockchain, modelos de governança autônoma, uso de criptoativos, aplicativos descentralizados (dapps). Modelagem econômico-financeira de criptoativos. Microeconomia e Macroeconomia aplicadas a contextos de blockchain e criptoativos.

PROFESSORES

Abel Reis

Doutorando em Filosofia da Tecnologia na PUC-SP
+

Ana Côrte-Real

Phd ISCTE - Lisboa
+

Barbara Pagliari Levy

Doutora em Administração de Empresas
barbaralevy@prof.iag.puc-rio.br

Daniel Orlean

Founder & co-CEO na Conta Voltz | Grupo Energisa | Transformando a Inclusão Digital e Financeira | Fintech | Estratégia, Inovação, Liderança e Empreendedorismo | Diretoria | Membro de Conselho | Investidor

Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Administração (PUC-Rio), Graduação em Psicologia (UERJ), Management/Kellogg/Northwestern (Chicago). The Leadership Challenge -Sonoma Leadership – CA/EUA.
eliane.leite@prof.iag.puc-rio.br

Fernando Wagner da Silva

Bacharel em Matemática pela UFRJ e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ com co-orientação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, IMPA
+

Franco Pieragnoli

Economista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestrando em Reconhecimento de Padrões pela EACH/USP.
+

Frederico Lacerda

Mestre em Administração de Empresas pelo IAG PUC-Rio. Reconhecido como um dos pioneiros no tema de Employee Experience no Brasil. Co-fundador e CEO da Pin People, plataforma de gestão de Employee Experience e People Analytics.
+

Guilherme Toledo

Pós-graduação em Desenvolvimento Estratégico Sustentável (BTH/Suécia), Mestrando em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ)
guilherme.toledo@puc-rio.br
+

Leonardo Lima Gomes

Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio.
leonardolima@iag.puc-rio.br

Luis Fernando Hor-Meyll Alvares

Doutor em Administração de Empresas
hormeyll@iag.puc-rio.br

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção
brandao@iag.puc-rio.br

Marcantonio Fabra

Doutor em Administração pela Universidade Nacional de Misiones (UNAM) - Argentina. Mestre em Logística. É consultor em Gerenciamento de Projetos e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio.
fabra@prof.iag.puc-rio.br

Marcello Póvoa

MSc, Managing Partner MPP
mpovoa@mppsolutions.com

Marcio Leibovitch

Engenheiro eletrônico pela PUC-Rio. Sócio e CEO da Work & Co no Brasil, liderando projetos para clientes como Itaú, Globo, Amazon, BR e Go
+

Newton Rodrigues Lima

Pós-Doutor em Bussiness Administration, Especialista em Negociação por Harvard | Sócio e Fundador da BLUEWAY Consultoria
nrodrigueslima@gmail.com

Nuno Côrte-Real

MSc em Economia Internacional ISCA/UT, Lisboa
+

Paulo de Lencastre

PhD Universidade Católica de Louvain, Bélgica

Pedro Argento

Mestre em Administração de Empresas – Finanças – pela PUC-Rio.
pedro.argento@gmail.com

Rafael Nasser

Doutor em Ciência da Computação. Coordenador do IAPUC. Fundador do ECOA PUC-Rio. Referência em Blockchain e Contratos Inteligentes.
nasser@puc-rio.br

Rodrigo Senra

Doutor Computação pelo IC-Unicamp, Mestre Computação pelo IC-Unicamp e Engenheiro de Computação pelo IC-Unicamp
+

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou Zoom) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

 

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O MERCADO DIGITAL

Vivemos uma era em que a inovação digital e a Inteligência Artificial estão revolucionando todos os setores — redefinindo modelos de negócio, acelerando mudanças e criando formas de competir.

Startups surgem do zero e atingem o status de unicórnios (valuation de US$1 Bilhão) em tempo recorde, desafiando corporações gigantes consolidadas há décadas. Empresas que não se reinventam ficam para trás.

Neste cenário em constante transformação, o sucesso depende de profissionais capazes de antecipar tendências, liderar transformações e conectar estratégia, tecnologia e criatividade.

Manter-se atualizado no universo digital não é mais um diferencial — é uma necessidade vital.

Este MBA foi desenhado para quem quer estar na linha de frente dessa revolução.

 

A OPORTUNIDADE PROFISSIONAL 

Profissionais com inteligência digital são raros — e extremamente disputados. No Brasil ou no exterior, são eles os protagonistas da próxima geração de líderes empresariais.

Ser esse profissional exige mais do que dominar ferramentas: é preciso unir visão estratégica, pensamento criativo, fluência tecnológica e capacidade de liderança para resolver desafios complexos e construir o novo.

Seja qual for o setor de mercado, todos os negócios agora operam com canais digitais no centro de sua estratégia. A demanda por profissionais com inteligência digital, caracterizada pela abordagem multidisciplinar envolvendo conhecimentos de business, criação e tecnologia, só cresce.

O MBA Digital Business é a porta de entrada para essa nova elite profissional.

Se o futuro é digital, ele começa aqui.

 

EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO INOVADORA

Como você poderá obter a capacitação adequada para aproveitar as oportunidades que o mercado digital oferece?

A resposta está em uma formação feita sob medida para quem busca protagonismo no cenário digital.

O MBA Digital Business do IAG/PUC-Rio foi criado para você que quer mais do que entender o mercado — quer fazer parte dele ativamente, antecipando tendências, liderando transformações e gerando impacto real.

Com uma grade curricular inovadora, desenhada para acompanhar o ritmo veloz, dinâmico e competitivo do ecossistema digital, o curso combina negócios, criatividade e tecnologia em uma abordagem multidisciplinar e aplicada — exatamente como o mercado exige dos seus protagonistas.

Você vai aprender com um time de peso: profissionais de mercado reconhecidos e especialistas internacionais — que não apenas ensinam, mas fazem acontecer. Estamos falando de nomes por trás de projetos premiados para gigantes como Apple, Google, Globo.com, Itaú, Gol, Ipiranga, Disney e muitos outros.

Durante o curso, você vai mergulhar em cases reais diretamente com seus responsáveis, estudando a fundo os bastidores de grandes iniciativas digitais e revelando os elementos-chave que determinaram seu sucesso.

Mais do que um curso, este MBA é uma experiência transformadora.
É o seu próximo passo rumo à liderança no universo digital.

 

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

 

 

 

 

COORDENAÇÃO

Luis Fernando Hor-Meyll Alvares

Doutor em Administração de Empresas
hormeyll@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Marcello Póvoa

MSc, Managing Partner MPP
mpovoa@mppsolutions.com
> Currículo Lattes

POR QUE PARTICIPAR DESTE PROGRAMA?

Porque o futuro já começou — e pertence a quem domina o universo digital. Este MBA foi criado para quem deseja dar um salto real em sua trajetória profissional , conquistando uma vantagem competitiva sólida e duradoura.

Profissionais com inteligência digital são escassos — e por isso, altamente valorizados. Ao longo do programa, você desenvolverá essa mentalidade rara, adquirindo uma formação multidisciplinar que integra estratégia, criatividade e tecnologia, como o mercado exige.

É mais do que uma capacitação. É a construção do seu diferencial. É a chance de se posicionar onde estão as maiores oportunidades.

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Para quem vive — ou deseja viver — o mercado digital de forma intensa e transformadora. O MBA Digital Business é feito para

profissionais que já atuam com canais digitais em empresas ou startups , assim como para aqueles que buscam migrar ou crescer nesse universo , em qualquer setor da economia. Se você sente que o digital é o seu caminho, este curso é o seu próximo passo.
PROJETO DE INOVAÇÃO DIGITAL

Aqui, você não aprende só com teoria — você aprende criando. Um dos pilares do MBA Digital Business é o Projeto de Inovação Digital , no qual você e sua equipe trabalharão ao longo de dois trimestres para desenvolver uma ideia ousada e aplicável: seja uma startup criada do zero , seja uma inovação dentro de uma empresa real.

O objetivo é claro: você vai aprender sobre inovação digital praticando inovação digital.

Esse projeto será o seu laboratório de experimentação e conquista — com o apoio do ecossistema de startups da Genesis .

Apoio: Genesis [ Ecossistema de Startups ]

O PROGRAMA

O curso é 100% online e ao vivo , combinando conteúdos conceituais, debates interativos, atividades práticas e palestras com profissionais que estão transformando o mercado — agora.

O MBA Digital Business foi desenhado para ser tão dinâmico quanto o ambiente digital que você enfrentará: Você terá contato com especialistas nacionais e internacionais , mergulhará nas principais tendências do mercado , em estratégia digital , inteligência artificial (IA) , design , tecnologias emergentes, blockchain e liderança digital .

Cada módulo trará palestrantes de empresas referência e sessões exclusivas de networking estratégico , ampliando sua visão e suas conexões.

Você sairá do programa com insights valiosos, experiências práticas, network de novos contatos e, principalmente, com a confiança de quem está preparado para ocupar um novo patamar na carreira.

Esses “insights” em primeira mão irão guiá-lo(a) na evolução de sua carreira.

PRÓXIMA TURMA

13 de abril de 2026

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

360 horas com 13 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Todas as aulas 100% online ao vivo:

Segundas e Quartas das 19h às 23h (duas disciplinas diferentes por dia)

INVESTIMENTO

R$ 33.800,00, em até 15 parcelas de R$ 2.332,85.

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS 

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25% até 30/11/25;
  • 20% até 30/01/26;
  • 15% até 28/02/26.

Demais candidatos:

  • 15% até 30/11/25;
  • 10% até 30/01/26;
  • 5% até 28/02/26.

Inclusão:

  • 20% para pessoas negras3, transexuais ou pessoas com deficiência4.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

3Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.

4Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.

FOLDER DIGITAL

MÓDULOS DO CURSO:

A jornada de aprendizado está organizada em 5 módulos, compreendidos por tópicos abrangentes, para capacitar você a moldar a estratégia do negócio e a liderar iniciativas digitais.

Módulo - Estratégia Digital

Implicações da crescente aceleração do ritmo de mudanças e seus impactos para os negócios; Concepção da estratégia de adaptação de um negócio à era digital; Definição, conceitos básicos e pilares sobre transformação digital; Aprofundamento no framework dos cinco domínios da transformação digital - clientes, competição, dados, inovação e valor -, incluindo orientações para aplicação do modelo na prática; O papel do mindset e da cultura organizacional na digitalização dos negócios; Estudos de caso reais de empresas que passaram por processos de transformação digital; Open Innovation como ferramenta de transformação digital; Vantagens e desvantagens dos modelos de trabalho das startups de tecnologia frente às práticas corporativas de grandes empresas; Abordagens, metodologias e ferramentas para a construção de modelos de negócio mais ágeis e digitais.

Compreender a transformação organizacional essencial para viabilizar os negócios digitais, a partir da perspectiva da cultura e da liderança: como criar uma cultura que prospera com a disrupção provocada pelo contexto digital, por meio de líderes que constroem organizações a partir de novas abordagens; Debater e sistematizar a essência e a importância do propósito e as competências dos líderes que mudam genuinamente as organizações digitais; Ampliar o entendimento sobre novos níveis de motivação e engajamento estratégico de times de alto desempenho; Refletir sobre a necessidade de estabelecer uma nova governança organizacional: a “holocracia” como fundamento da estrutura para os negócios baseadas na Teoria da Agilidade; Ética e responsabilidade socioambiental: compreender a razão pela qual o ESG – Environmental Social Governance assume destaque nas organizações; A influência preponderante da liderança no atingimento dos indicadores de ESG que evidenciam a crescente maturidade dos negócios digitais.

Introdução ao empreendedorismo; Modelos de negócio de startups; Introdução ao valuation e modelos de precificação de startups; Relação com investidores e captação de recursos para startups; Governança em startups; Startups e modelos tecnológicos inovadores/disruptivos; Tendências tecnológicas para startups; Cases práticos e pitchs/conversas com empreendedores reais.

O que é Marketing Omnichannel. Fundamentos de Marketing Omnichannel.

Sistemas integrados de canais com o consumidor. Opções – varejo, canal direto, Marketplaces.

Cases de sucesso Omnichannel.

Módulo - Business

Conceito de marketing; principais tendências de marketing; principais forças de disrupção; uso dos diferentes canais digitais; diferentes tipos de midia; valor nas relações de troca; a organização e seus mercados; variáveis de atuação; estratégias e planos; evolução e cenário do marketing digital; fontes de disrupção; abrodagem dos profissionais de marketing; complexidade dos consumidores modernos e focados no digital.

Histórico da comunicação de massas e de redes; impactos da transformação digital na produção e distribuição de informação e na propaganda; plataformização da mídia; mídia como experiência; “creator economy” e suas características; meios de comunicação digital – formatos e modelos comerciais; conceitos de planejamento de mídia digital; teoria e prática de mídia programática e gestão dados; o futuro da comunicação; estudos de caso.

O valor do dinheiro no tempo. Taxa de juro corrente e real. Valor atual e futuro de fluxos de caixa. As perpetuidades. As principais demonstrações contabilísticas. Resultados versus fluxos de caixa. O preço e o valor. Conceito, medição e gestão do risco. A rentabilidade e o risco. O custo de oportunidade do capital. A decisão de investimento. Os principais critérios de avaliação económica dos investimentos. O investimento em intangíveis. O caso específico da avaliação financeira do investimento em marcas.

O que é NeuroMarketing: expectativas, verdades e exageros em relação ao NeuroMarketing. Os avanços tecnológicos na área da Neurociência. Formas de medição e aplicações práticas nos negócios: Biométrica e Neurométrica. Como o cérebro funciona e toma decisões no processo de compra. Os sistemas inconsciente e consciente. O efeito dos hormônios nas escolhas. O sistema de recompensa e o efeito placebo. Neurotáticas para gerar mais impacto (persuasão e influência) na divulgação, nas negociações comercial e nas vendas. A metáfora do “Escorrega da Persuasão” para trabalhar motivações e dificuldades conscientes e inconscientes dos clientes. O Design emocional dos produtos. O poder das imagens. A sensibilidade sensorial aplicada aos produtos. O receio da escassez. A confirmação social.  Apresentação de exemplos ao vivo de táticas e aplicação das Neurotáticas nos produtos digitais.

Módulo - Criação

Conceito de interface;  Evolução histórica; Linha do tempo analítica: computador pessoal e a GUI ; As interfaces de toque via proliferação em massa dos smartphones, as interfaces de voz baseadas em inteligência artificial; O futuro das interfaces; Como funcionam as redes sociais: Banco de dados e algoritmos; Conceito econômico de plataforma; Modelo de Negócio: duopólio de publicidade; Monetização dos apps de mensagem instantânea; Benéficos e Riscos sociais – privacidade; Influência política das redes sociais; O Futuro das Redes Sociais; Interfaces de Voz; Natural Language Interface; Inteligência Artificial: linhas de desenvolvimento; O Mercado das Interfaces de Voz; Smart Speakers IoT: Internet das Coisas; Ecossistema de aplicativos de Voz; Voice Commerce; O futuro das Interfaces de Voz; O consumidor digital; O novo comportamento cognitivo: características; A importância dos dados: Algoritmos, Big Data e Marketing Programático; Desafios e soluções para as Marcas no século 21;

Definição e conceitos básicos sobre experiência do usuário. Principais atividades de UX Design e suas entregas. Metodologias de pesquisa com usuários, seus resultados e implicações. Concepção estratégica da experiência do usuário, concepção detalhadas, avaliação e testes. Estudos de caso de UX em projetos reais. Elementos e metodologia da Arquitetura da Informação: tipos de organização, rótulos, estrutura, taxonomia, gestão da informação, análise do contexto de negócio, de conteúdo, usuários e tarefas. Técnicas para definir e validar agrupamentos de informação. Implicações da arquitetura da informação no design de interfaces. Metodologia e ferramentas no design de interface. Metodologia e ferramentas para criação de protótipos. Conceitos fundamentais e definições de diferentes tipos de testes de interface. Metodologias e processo para planejamento e realização de testes, compilação e análise de resultados. Conhecimento de ferramentas para testes moderados e automatizados.

Design Thinking e Design Centrado no Humano, Design Thinking aplicado a produtos digitais. Identificação de oportunidades de inovação. Ferramentas para pesquisa, análise e síntese de informações. Mapas de empatia, jornadas de usuário, mapeamento de stakeholders e mapas de experiência de clientes. Reenquadramento do problema e elaboração dos requisitos de projeto. Brainstorming: geração, combinação, avaliação, seleção e refinamento de ideias. Técnicas de criatividade, ideação e pensamento visual. Técnicas de prototipagem e validação de ideias. Planejamento do processo de projeto, etapas e iterações. Gestão do processo, entregas e documentação do projeto.

Definição e conceitos básicos sobre inovação digital; Regras e procedimentos do projeto de inovação digital; Etapas do processo de evolução projeto de inovação digital; Criação do projeto de projeto de inovação digital; Customer Discovery e validação; Apresentação do negócio e MVP; Faseamento do Produto Digital; Avaliação por banca fictícia de investidores.

Módulo - Tecnologia & Inteligência Artificial

Aplicações Web e Aplicativos. Análise de sistemas legados e recomendações na área de tecnologia. Infraestrutura On Premise, Cloud e Cloud Gerenciado. Estruturas de banco de dados: Relacional, No SQL e Blockchain. React, Angular, Flutter, Swift e Kotlin: apresentação e comparação de linguagens e frameworks de front-end populares, suas características, vantagens e desvantagens. Node, Python, Java e outras linguagens para construção de serviços. Redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado. Estrutura utilizada na programação. Analise dados: padrões e associações. Conceito de MVP e MLP. Estratégias de priorização e Quick Wins. Análise de complexidade. Estudo de impactos e perda de funcionalidades.

Conceitos de Startup; Modelo de Gartner; Conceitos de Lean; Modelo Toyota; Lean Startup; MVP; Lean Model Canvas; Manifesto Ágil; Tipos de Métodos Ágeis, Introdução ao SCRUM; Aplicação do método SCRUM na Startup.

  1. Introdução ao programa do curso - Importância da “alfabetização” em data science e ciências correlatas no nível executivo, contextualização da disrupção do negócios data-driven com estudos de caso ; 2. Fundamentação matemática – enumeração dos conceitos fundamentais de álgebra linear, probabiblidade e estatística em alto nível com exemplos aplicados; 3. Correlação e Causalidade – os riscos da abrodagem orientada a dados mal aplicada, estudos de testes de hipóteses e testes A/B; 4. Técnicas de análise exploratória de dados - estudo de casos; 5. Visualização de dados – exploração prática de como ler e quando aplicar visualizações específicas; 6. Arquiteturas de Dados – panorama de diferentes modelos de bancos de dados (porquê e quando usá-los), data warehouses, datamarts, data lakes e data meshes, pipelines e custos na nuvem; 7. Aprendizado de Máquina – técnicas supervisionadas e não supervisionadas; 8. Introdução a redes neurais e deep learning – princípios, aplicações e limitações; 9. Revisão do curso e discussão sobre ética em uso e gestão de dados.

Breve História das Tecnologias no Mundo dos Negócios; A Era da Exponencialidade e A Lei das Disrupções; Nexos de Forças e as 12 (ou mais) Forças Tecnológicas que irão transformar nosso mundo (e que estão no radar!); Agilidade e Desenvolvimento Tecnológico; Transformação Digital; Cultura Digital; Hiperconexão; Computação em Nuvem;  Inteligência Artificial e Aprendizado das Máquinas; Ciência de Dados, Big Data e Analytics; Automatização e Hibridismo; IoT; Blockchain, Criptomoedas, Web 3 e Metaversos; Longevidade e Perenidade; Economia Colaborativa; Criativa, Circular e Digital; Singularidade; Construindo Planos para um Futuro Imprevisível.

Módulo - Blockchain

Funcionamento da Blockchain, modelos de governança autônoma, introdução aos mercados de criptoativos, aplicativos descentralizados (dapps). Modelagem econômico-financeira de criptoativos.

Com o advento da tecnologia blockchain e dos contratos inteligentes, novas modalidades de financiamento e negociação de ativos de forma descentralizada estão surgindo. Nesse sentido, este curso pretende aprofundar o tema capacitando a entender o funcionamento dos diversos tipos de DeFi’s. Os seguintes temas são tratados: Tipologia das DeFi’s, DeFi’s de crédito e pools de liquidez, Stable coins, Automated Market Maker – AMM e DeFi’s de Derivativos de Criptoativos.

Com o advento da tecnologia blockchain e dos contratos inteligentes, novas modalidades de financiamento e negociação de ativos de forma descentralizada estão surgindo. Nesse sentido, este curso pretende aprofundar o tema capacitando a entender o funcionamento dos diversos tipos de DeFi’s. Os seguintes temas são tratados: Tipologia das DeFi’s, DeFi’s de crédito e pools de liquidez, Stable coins, Automated Market Maker – AMM e DeFi’s de Derivativos de Criptoativos.

Discussão aberta sobre as organizações baseadas na lógica do Blockchain, modelos de governança autônoma, uso de criptoativos, aplicativos descentralizados (dapps). Modelagem econômico-financeira de criptoativos. Microeconomia e Macroeconomia aplicadas a contextos de blockchain e criptoativos.

Abel Reis

Doutorando em Filosofia da Tecnologia na PUC-SP
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Ana Côrte-Real

Phd ISCTE - Lisboa
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Barbara Pagliari Levy

Doutora em Administração de Empresas
barbaralevy@prof.iag.puc-rio.br

Daniel Orlean

Founder & co-CEO na Conta Voltz | Grupo Energisa | Transformando a Inclusão Digital e Financeira | Fintech | Estratégia, Inovação, Liderança e Empreendedorismo | Diretoria | Membro de Conselho | Investidor

Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Administração (PUC-Rio), Graduação em Psicologia (UERJ), Management/Kellogg/Northwestern (Chicago). The Leadership Challenge -Sonoma Leadership – CA/EUA.
eliane.leite@prof.iag.puc-rio.br

Fernando Wagner da Silva

Bacharel em Matemática pela UFRJ e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ com co-orientação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, IMPA
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Franco Pieragnoli

Economista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestrando em Reconhecimento de Padrões pela EACH/USP.
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Frederico Lacerda

Mestre em Administração de Empresas pelo IAG PUC-Rio. Reconhecido como um dos pioneiros no tema de Employee Experience no Brasil. Co-fundador e CEO da Pin People, plataforma de gestão de Employee Experience e People Analytics.
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Guilherme Toledo

Pós-graduação em Desenvolvimento Estratégico Sustentável (BTH/Suécia), Mestrando em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ)
guilherme.toledo@puc-rio.br
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Leonardo Lima Gomes

Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio.
leonardolima@iag.puc-rio.br

Luis Fernando Hor-Meyll Alvares

Doutor em Administração de Empresas
hormeyll@iag.puc-rio.br

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção
brandao@iag.puc-rio.br

Marcantonio Fabra

Doutor em Administração pela Universidade Nacional de Misiones (UNAM) - Argentina. Mestre em Logística. É consultor em Gerenciamento de Projetos e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio.
fabra@prof.iag.puc-rio.br

Marcello Póvoa

MSc, Managing Partner MPP
mpovoa@mppsolutions.com

Marcio Leibovitch

Engenheiro eletrônico pela PUC-Rio. Sócio e CEO da Work & Co no Brasil, liderando projetos para clientes como Itaú, Globo, Amazon, BR e Go
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Newton Rodrigues Lima

Pós-Doutor em Bussiness Administration, Especialista em Negociação por Harvard | Sócio e Fundador da BLUEWAY Consultoria
nrodrigueslima@gmail.com

Nuno Côrte-Real

MSc em Economia Internacional ISCA/UT, Lisboa
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Paulo de Lencastre

PhD Universidade Católica de Louvain, Bélgica

Pedro Argento

Mestre em Administração de Empresas – Finanças – pela PUC-Rio.
pedro.argento@gmail.com

Rafael Nasser

Doutor em Ciência da Computação. Coordenador do IAPUC. Fundador do ECOA PUC-Rio. Referência em Blockchain e Contratos Inteligentes.
nasser@puc-rio.br

Rodrigo Senra

Doutor Computação pelo IC-Unicamp, Mestre Computação pelo IC-Unicamp e Engenheiro de Computação pelo IC-Unicamp
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SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou Zoom) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

 

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