CURSOS ONLINE
MERCADO DO LIVRO: DA GESTÃO EDITORIAL À GRÁFICA
 CURSOS ONLINE
MERCADO DO LIVRO: DA GESTÃO EDITORIAL À GRÁFICA

Avise-me

PRÓXIMA TURMA

07 de outubro de 2024

Inscrições abertas!

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

30 horas

AULAS | HORÁRIOS

Segundas, das 19h às 22h.

FORMATO 

Aulas Síncronas (ao vivo, por videoconferência)

INVESTIMENTO 

R$ 1.900,00 à vista ou em até 8 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito.

Pagamento por boleto, à vista, favor consultar a secretaria pelo WhatsApp.

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Ex-alunos PUC-Rio*:
  • 25% até 27/08;
  • 20% de 17/09;
  • 10% até o início das aulas.
Matrículas antecipadas para demais candidatos:
  • 15% até 27/08;
  • 10% até 17/09.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações e dúvidas, entre em contato com a Secretaria:

Email: contato@iag.puc-rio.br

WhatsApp: 21 99452-7756

Telefone: (21) 2138-9240

*Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado;
  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínima de 180h).

Faça sua inscrição

Uma imersão na indústria gráfica junto a gestores das mais destacadas editoras comerciais.

APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROGRAMA

A proposta é oferecer uma visão atualizada dos principais desafios do mercado editorial a partir da visão de gestores que atuam nas mais destacadas editoras comerciais. Tópicos como direitos autorais, aquisição de obras, formação de catálogo, marketing do livro e eventos literários serão abordados por professores em conversas esclarecedoras com convidados especiais. Este curso é lançado num momento propício para atualização profissional visando ao mercado editorial, uma vez que o Rio de Janeiro receberá em 2025 o título de capital mundial do livro pela Unesco e uma programação extensa de eventos literários é esperada

DIFERENCIAL

Este curso permite uma imersão completa na indústria gráfica. Ao final do curso, o participante pode optar entre fazer uma imersão de 10h na Editora Vozes, em Petrópolis, ou fazer 10h de aula ao vivo sobre a produção de livros digitais.

PROGRAMA

  • Cenários do mercado editorial;
  • Edição-executiva;
  • Aquisição de títulos e construção de catálogo;
  • Gestão de direitos autorais;
  • Gestão de produção editorial;
  • Marketing editorial;
  • Gestão de produção gráfica;
  • Logística e gestão comercial do livro;
  • Eventos e lançamentos.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais do mercado editorial com foco em aperfeiçoamento, autores, profissionais de áreas afins (Letras, Design, Comunicação), alunos de graduação e pós com interesse em trabalhar na área, assim como profissionais em transição de carreira para a área editorial.

PRÉ-REQUISITOS

Não há pré-requisitos.

METODOLOGIA / TIPOS DE ATIVIDADES:

Aulas teóricas e práticas, com participação de profissionais do mercado convidados.

CRONOGRAMA

  • 07/10, segunda-feira, das 19h às 22h – Cenários do mercado editorial
  • 14/10, segunda-feira, das 19h às 22h – Edição-executiva
  • 21/10, segunda-feira, das 19h às 22h – Aquisição de títulos e construção de catálogo
  • 28/10, segunda-feira, das 19h às 22h – Gestão de direitos autorais
  • 04/11, segunda-feira, das 19h às 22h – Gestão de produção editorial
  • 11/11, segunda-feira, das 19h às 22h – Marketing editorial
  • Semana de 18 a 22/11: o participante opta entre:
    • Gestão de produção gráfica – visita guiada à Editora Vozes, Petrópolis ou
    • Produção de livros digitais – 10h de aulas remotas ao vivo com profissionais de mercado
  • 25/11, segunda-feira, das 19h às 22h – Logística e gestão comercial do livro
  • 02/12, segunda-feira, das 19h às 22h – Eventos e lançamentos

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO / CERTIFICADO DIGITAL

Serão oferecidos Medalha Digital registrada em Blockchain e Certificado Digital com assinatura digital para todos os participantes com pelo menos 75% de frequência. Como o debate é essencial, não há previsão de gravação das aulas síncronas.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

PROFESSORES

Aline Carneiro

Formada em Letras, com especialização em Psicologia Analítica. Atua há 20 anos no mercado editorial, pela Editora Vozes. Desde 2016, trabalha como editora, na captação e preparação de livros de Ciências Humanas.

 

Linkedin

 

Felipe Gomberg

Professor de Jornalismo e Editoração na PUC-Rio. Diretor da Editora PUC-Rio, onde trabalha desde a fundação, em 2000. Doutor e mestre em Comunicação, jornalista (PUC-Rio). Líder do Grupo de Pesquisa Editoração Acadêmica: políticas e comunicação – em parceria com a PUCRS, desenvolve pesquisas em Produção Editorial e Gestão em Editoras. É membro do Grupo de Pesquisa em Produção Editorial da Intercom.
                                                                                                                                                                    Linkedin

 

Nina Lua de Freitas Ferreira

Formada em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-Rio), especialização em Publishing Management (FGV) e pós-graduação em Técnicas, Práticas e Estudos da Tradução (PUC-Rio). Foi produtora editorial e editora em grandes casas editoriais do país e tem experiência em avaliação de originais, revisão, preparação e tradução de textos. Trabalha com planejamento criativo e tradução de livros inglês-português.
                                                                                                                                                                                     Linkedin

 

Tatiana Helich

Doutoranda em Comunicação Social (PUC-Rio). Mestre em Comunicação Social (PUC-Rio). Foi editora de conteúdo do portal Gshow. Trabalhou com Comunicação Corporativa em empresas de engenharia, inteligência de mercado e desenvolvimento de Software. É gestora/editora de Comunicação e de Projetos Especiais da Editora PUC-Rio. Co-coordenadora do EdiLab – Laboratório de Editoração da PUC-Rio.
                                                                                                                                                                                    Linkedin

 

Teobaldo Heidemann

Formado em Administração e Filosofia, possui quarenta anos de experiência no mercado editorial, atuando na área comercial. Desde 2006, é responsável pela gestão da área comercial e de marketing da Editora Vozes. Também participa ativamente do Conselho Editorial, da elaboração do Planejamento Estratégico e orçamentário da empresa e do treinamento e desenvolvimento de equipes.
                                                                                                                                                                       Linkedin

 

 

COORDENAÇÃO

Felipe Gomberg
Doutor em Comunicação | Diretor Editorial da Editora PUC-Rio | Professor de Jornalismo e Editoração, PUC-Rio
gomberg@puc-rio.br
> Currículo Lattes

Nina Lua de Freitas Ferreira
Pós-graduada em Técnicas, Práticas e Estudos da Tradução | Especialista em Publishing Management
ninaluaff@gmail.com
> Currículo Lattes

voltar para cursos online

Avise-me

PRÓXIMA TURMA

07 de outubro de 2024

Inscrições abertas!

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

30 horas

AULAS | HORÁRIOS

Segundas, das 19h às 22h.

FORMATO 

Aulas Síncronas (ao vivo, por videoconferência)

INVESTIMENTO 

R$ 1.900,00 à vista ou em até 8 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito.

Pagamento por boleto, à vista, favor consultar a secretaria pelo WhatsApp.

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Ex-alunos PUC-Rio*:
  • 25% até 27/08;
  • 20% de 17/09;
  • 10% até o início das aulas.
Matrículas antecipadas para demais candidatos:
  • 15% até 27/08;
  • 10% até 17/09.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações e dúvidas, entre em contato com a Secretaria:

Email: contato@iag.puc-rio.br

WhatsApp: 21 99452-7756

Telefone: (21) 2138-9240

*Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado;
  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínima de 180h).


Avise-me

PRÓXIMA TURMA

07 de outubro de 2024

Inscrições abertas!

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

30 horas

AULAS | HORÁRIOS

Segundas, das 19h às 22h.

FORMATO 

Aulas Síncronas (ao vivo, por videoconferência)

INVESTIMENTO 

R$ 1.900,00 à vista ou em até 8 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito.

Pagamento por boleto, à vista, favor consultar a secretaria pelo WhatsApp.

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Ex-alunos PUC-Rio*:
  • 25% até 27/08;
  • 20% de 17/09;
  • 10% até o início das aulas.
Matrículas antecipadas para demais candidatos:
  • 15% até 27/08;
  • 10% até 17/09.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações e dúvidas, entre em contato com a Secretaria:

Email: contato@iag.puc-rio.br

WhatsApp: 21 99452-7756

Telefone: (21) 2138-9240

*Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado;
  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínima de 180h).

voltar para cursos online