CURSOS ONLINE
PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETIVA NAS COMUNICAÇÕES EMPRESARIAIS
CURSOS ONLINE
PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETIVA NAS COMUNICAÇÕES EMPRESARIAIS
PRÓXIMA TURMA
Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.
CARGA HORÁRIA
30 horas
AULAS | HORÁRIOS
Segundas e quartas, das 19h às 22h.
FORMATO
Aulas por videoconferência e atividades assíncronas.
INVESTIMENTO
R$ 1.500,00 à vista ou em 12 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito.
Pagamento por boleto, à vista, favor consultar a secretaria pelo WhatsApp.
CONTATO
Informações e dúvidas, entre em contato com a Secretaria:
Email: contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756
Telefone: (21) 2138-9240
Aprenda como estruturar sua Comunicação de forma clara e objetiva e fortaleça o Relacionamento com seus Clientes.
APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROGRAMA
Fornecer ao aluno subsídios para utilizar a Linguagem Objetiva na melhoria da comunicação empresarial.
DIFERENCIAL DO CURSO
- O curso é aplicado para comunicação empresarial;
- O curso atua não somente com elementos textuais mas também outros tipos de informações (gráficas, simbólicas, processuais);
- O curso engloba também conteúdos de organização de informação, UX Writing, Comunicabilidade – Engenharia Semiótica e IHC;
- Os cases trabalham as áreas de negócio fim-a-fim (cliente, processos, normativos e regras, sites, sistemas, aplicativos, informações).
TÓPICOS ABORDADOS / PROGRAMA
- O que é a linguagem objetiva;
- Como esse movimento tem evoluído no mundo;
- O Federal Guideline;
- A definição da audiência;
- A hierarquia/organização da informação;
- Os diversos tipos de informação (textos, modelos de processo, gráficos, signos, símbolos etc.);
- Estratégias de UX writing;
- A Engenharia Semiótica – Comunicabilidade;
- Testes de usabilidade;
- Aplicação na comunicaçao interna para engajamento em ações e entendimento de informações;
- Aplicação na comunicação externa como diferencial competitivo (marketing, serviços);
- Exemplos de uso e cases de sucesso;
- Diretrizes para adoção das práticas na organização.
PÚBLICO-ALVO
- Responsáveis por comunicação com clientes, marketing, atendimento ao usuário;
- Gestores de processos, responsáveis por comunicação interna, profissionais de RH, gestores de projetos;
- Reponsáveis pela elaboração e divulgação de leis, regras de conformidades, normativos, políticas públicas, etc;
- Profissionais que atuem no desenvolvimento de sistemas com Interação Humano-Computador (IHC)/Design de Interface.
MATERIAL/METODOLOGIA
- Curso online com aulas síncronas;
- Material em vídeos gravados para futuras referências.
- Dinâmica:
- Alunos organizados idealmente em grupos de 3 realizam exercícios práticos após exposição;
- São previstas pelo menos 2 práticas por aula;
- Exercícios práticos e estudos de caso durante as aulas.
PRÉ-REQUISITOS
Não há
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO / CERTIFICADO DIGITAL
Serão oferecidos Medalha Digital registrada em Blockchain e Certificado Digital com assinatura digital para todos os participantes com pelo menos 75% de frequência. Como o debate é essencial, não há previsão de gravação das aulas síncronas. Ao final do curso, é facultado ao participante apresentar um projeto para implantação.
Imagem ilustrativa da Medalha Digital
PROFESSORA
Claudia Cappelli
Professora da UERJ. Orientadora de mestrado e doutorado na UFRJ. Pesquisadora em Linguagem Clara no LincLab. Mentora da Fábrica de Startups. Pesquisadora em Inovação no INEI. Pesquisadora em Transparência no INCT-DD. Integrante de diversos grupos de Governo Digital. Atuou recentemente em projeto de Inovação na CEF com foco em entendimento e Linguagem Objetiva.
O Curso Práticas de Linguagem Objetiva nas Comunicações Empresariais é promovido pelo NORTE, Núcleo de Organizações Relações de Trabalho e Empregabilidade do IAG PUC-Rio.
COORDENAÇÃO
Tereza Xavier
Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Londres. MBA em Management e Mestranda em Administração pelo IAG/PUC-Rio.
> Currículo Lattes
Aprenda como estruturar sua Comunicação de forma clara e objetiva e fortaleça o Relacionamento com seus Clientes.
APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROGRAMA
Fornecer ao aluno subsídios para utilizar a Linguagem Objetiva na melhoria da comunicação empresarial.
DIFERENCIAL DO CURSO
- O curso é aplicado para comunicação empresarial;
- O curso atua não somente com elementos textuais mas também outros tipos de informações (gráficas, simbólicas, processuais);
- O curso engloba também conteúdos de organização de informação, UX Writing, Comunicabilidade – Engenharia Semiótica e IHC;
- Os cases trabalham as áreas de negócio fim-a-fim (cliente, processos, normativos e regras, sites, sistemas, aplicativos, informações).
TÓPICOS ABORDADOS / PROGRAMA
- O que é a linguagem objetiva;
- Como esse movimento tem evoluído no mundo;
- O Federal Guideline;
- A definição da audiência;
- A hierarquia/organização da informação;
- Os diversos tipos de informação (textos, modelos de processo, gráficos, signos, símbolos etc.);
- Estratégias de UX writing;
- A Engenharia Semiótica – Comunicabilidade;
- Testes de usabilidade;
- Aplicação na comunicaçao interna para engajamento em ações e entendimento de informações;
- Aplicação na comunicação externa como diferencial competitivo (marketing, serviços);
- Exemplos de uso e cases de sucesso;
- Diretrizes para adoção das práticas na organização.
PÚBLICO-ALVO
- Responsáveis por comunicação com clientes, marketing, atendimento ao usuário;
- Gestores de processos, responsáveis por comunicação interna, profissionais de RH, gestores de projetos;
- Reponsáveis pela elaboração e divulgação de leis, regras de conformidades, normativos, políticas públicas, etc;
- Profissionais que atuem no desenvolvimento de sistemas com Interação Humano-Computador (IHC)/Design de Interface.
MATERIAL/METODOLOGIA
- Curso online com aulas síncronas;
- Material em vídeos gravados para futuras referências.
- Dinâmica:
- Alunos organizados idealmente em grupos de 3 realizam exercícios práticos após exposição;
- São previstas pelo menos 2 práticas por aula;
- Exercícios práticos e estudos de caso durante as aulas.
PRÉ-REQUISITOS
Não há
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO / CERTIFICADO DIGITAL
Serão oferecidos Medalha Digital registrada em Blockchain e Certificado Digital com assinatura digital para todos os participantes com pelo menos 75% de frequência. Como o debate é essencial, não há previsão de gravação das aulas síncronas. Ao final do curso, é facultado ao participante apresentar um projeto para implantação.
Imagem ilustrativa da Medalha Digital
PROFESSORA
Claudia Cappelli
Professora da UERJ. Orientadora de mestrado e doutorado na UFRJ. Pesquisadora em Linguagem Clara no LincLab. Mentora da Fábrica de Startups. Pesquisadora em Inovação no INEI. Pesquisadora em Transparência no INCT-DD. Integrante de diversos grupos de Governo Digital. Atuou recentemente em projeto de Inovação na CEF com foco em entendimento e Linguagem Objetiva.
O Curso Práticas de Linguagem Objetiva nas Comunicações Empresariais é promovido pelo NORTE, Núcleo de Organizações Relações de Trabalho e Empregabilidade do IAG PUC-Rio.
COORDENAÇÃO
Tereza Xavier
Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Londres. MBA em Management e Mestranda em Administração pelo IAG/PUC-Rio.
> Currículo Lattes
PRÓXIMA TURMA
Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.
CARGA HORÁRIA
30 horas
AULAS | HORÁRIOS
Segundas e quartas, das 19h às 22h.
FORMATO
Aulas por videoconferência e atividades assíncronas.
INVESTIMENTO
R$ 1.500,00 à vista ou em 12 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito.
Pagamento por boleto, à vista, favor consultar a secretaria pelo WhatsApp.
CONTATO
Informações e dúvidas, entre em contato com a Secretaria:
Email: contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756
Telefone: (21) 2138-9240
Aprenda como estruturar sua Comunicação de forma clara e objetiva e fortaleça o Relacionamento com seus Clientes.
APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROGRAMA
Fornecer ao aluno subsídios para utilizar a Linguagem Objetiva na melhoria da comunicação empresarial.
DIFERENCIAL DO CURSO
- O curso é aplicado para comunicação empresarial;
- O curso atua não somente com elementos textuais mas também outros tipos de informações (gráficas, simbólicas, processuais);
- O curso engloba também conteúdos de organização de informação, UX Writing, Comunicabilidade – Engenharia Semiótica e IHC;
- Os cases trabalham as áreas de negócio fim-a-fim (cliente, processos, normativos e regras, sites, sistemas, aplicativos, informações).
TÓPICOS ABORDADOS / PROGRAMA
- O que é a linguagem objetiva;
- Como esse movimento tem evoluído no mundo;
- O Federal Guideline;
- A definição da audiência;
- A hierarquia/organização da informação;
- Os diversos tipos de informação (textos, modelos de processo, gráficos, signos, símbolos etc.);
- Estratégias de UX writing;
- A Engenharia Semiótica – Comunicabilidade;
- Testes de usabilidade;
- Aplicação na comunicaçao interna para engajamento em ações e entendimento de informações;
- Aplicação na comunicação externa como diferencial competitivo (marketing, serviços);
- Exemplos de uso e cases de sucesso;
- Diretrizes para adoção das práticas na organização.
PÚBLICO-ALVO
- Responsáveis por comunicação com clientes, marketing, atendimento ao usuário;
- Gestores de processos, responsáveis por comunicação interna, profissionais de RH, gestores de projetos;
- Reponsáveis pela elaboração e divulgação de leis, regras de conformidades, normativos, políticas públicas, etc;
- Profissionais que atuem no desenvolvimento de sistemas com Interação Humano-Computador (IHC)/Design de Interface.
MATERIAL/METODOLOGIA
- Curso online com aulas síncronas;
- Material em vídeos gravados para futuras referências.
- Dinâmica:
- Alunos organizados idealmente em grupos de 3 realizam exercícios práticos após exposição;
- São previstas pelo menos 2 práticas por aula;
- Exercícios práticos e estudos de caso durante as aulas.
PRÉ-REQUISITOS
Não há
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO / CERTIFICADO DIGITAL
Serão oferecidos Medalha Digital registrada em Blockchain e Certificado Digital com assinatura digital para todos os participantes com pelo menos 75% de frequência. Como o debate é essencial, não há previsão de gravação das aulas síncronas. Ao final do curso, é facultado ao participante apresentar um projeto para implantação.
Imagem ilustrativa da Medalha Digital
PROFESSORA
Claudia Cappelli
Professora da UERJ. Orientadora de mestrado e doutorado na UFRJ. Pesquisadora em Linguagem Clara no LincLab. Mentora da Fábrica de Startups. Pesquisadora em Inovação no INEI. Pesquisadora em Transparência no INCT-DD. Integrante de diversos grupos de Governo Digital. Atuou recentemente em projeto de Inovação na CEF com foco em entendimento e Linguagem Objetiva.
O Curso Práticas de Linguagem Objetiva nas Comunicações Empresariais é promovido pelo NORTE, Núcleo de Organizações Relações de Trabalho e Empregabilidade do IAG PUC-Rio.
COORDENAÇÃO
Tereza Xavier
Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Londres. MBA em Management e Mestranda em Administração pelo IAG/PUC-Rio.
> Currículo Lattes