PROGRAMA
Atlântico
MBA INTERNACIONAL EM GESTÃO
PROGRAMA
Atlântico

PRÓXIMA TURMA

Setembro de 2023

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa e de 400 horas com 18 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Bloco 1 – Aulas híbridas na PUC-Rio – Segundas e Quartas, das 19h às 22h

Bloco 2 – Aulas Online Simultâneas (3 países) – 2 dias da semana, das 18h às 20h

Períodos de Imersão – 10 dias em cada uma das 3 cidades, datas a definir

INVESTIMENTO

R$ 39.900,00 à vista ou 15 parcelas de R$ 2.753,87. (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matriculas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio* e Empresas Parceiras**:

  • 20% até 11/04/23
  • 15% até 13/06/23
  • 10% a partir de 14/06/23

Matriculas antecipadas para demais candidatos:

  • 10% até 11/04/23
  • 5% até 13/06/23

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

CONTATO 

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

*Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

**Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

Faça sua inscrição

VISÃO GERAL

O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão, em sua 9ª (nona) edição, é um programa de gestão empresarial, generalista, para formação avançada de executivos. O Programa resulta da cooperação entre Universidades Católicas de países de expressão portuguesa – Angola, Brasil e Portugal.

Lecionado exclusivamente em Português, aproveita a experiência e a presença dos parceiros em três continentes – África, América e Europa – colocando-se a serviço da formação executiva para empresas e outras organizações públicas e privadas, pretendendo reforçar a competitividade e os laços de diplomacia econômica entre os três países. De forma mais ampla, tem como objetivo estratégico reforçar a cooperação das Escolas de Negócios das três Universidades Católicas em projetos comuns, com forte articulação com o tecido empresarial, para o que conta com a decisiva colaboração de um Clube de Empresas, e em ligação com as sociedades locais.

O curso é dividido em 3 blocos distintos:

  • o primeiro, na modalidade presencial ou híbrida, é composto de disciplinas lecionadas por professores de cada Escola, exclusivamente para alunos de seu país;
  • na segunda etapa, as aulas são online, simultâneas para os alunos das 3 geografias, com disciplinas de temática transversal, cada qual lecionada por professor de uma das 3 Escolas;
  • a terceira etapa envolve 3 períodos de imersão, de 10 dias cada um, um em cada país, com a presença de todos os alunos, quando são realizadas visitas a empresas e seminários com seus gestores. Nessa etapa, os participantes vivenciam as realidades econômica, social e cultural de cada uma das 3 geografias.

Por fim, o programa ainda inclui 44 horas de seminários a serem apresentados por personalidades convidadas, de diferentes nacionalidades e de reconhecido mérito. Esses seminários acontecem de forma online e simultânea para todos os alunos.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Programa Atlântico – MBA Internacional em Gestão tem como objetivos:

  • Estimular a formação internacional e o networking entre empresários, profissionais, executivos e professores de países de língua portuguesa, abrindo possibilidades globais de interação entre os participantes;
  • Formar líderes competentes e humanistas para as organizações dos países de língua portuguesa e/ou com interesses no desenvolvimento dos negócios nesse espaço;
  • Proporcionar formação intercultural, flexível e diversificada, capaz de levar o participante a exercer funções de gestão e administração que respeitem e privilegiem a diversidade cultural, o meio-ambiente, a ética e a estética, contribuindo desta forma para o aprofundamento da diplomacia econômica no espaço da língua portuguesa;
  • Reconhecer a importância das pessoas e da preservação ambiental como parâmetros indispensáveis ao desenvolvimento das organizações e nações;
  • Preparar os participantes para as inevitáveis transformações digitais que estão a caminho, proporcionando o domínio dos conceitos teóricos e das ferramentas de excelência na gestão e administração contemporâneas;
  • Proporcionar aos alunos, em equipe e individualmente, a capacidade de integrarem os conhecimentos adquiridos de forma a obterem visão global e sistêmica da gestão das organizações;
  • Valorizar a cultura de expressão portuguesa como espaço de formação e de negócios.

PÚBLICO-ALVO

Candidatos que:

  • dominem a língua portuguesa;
  • tenham um mínimo de 2 anos de experiência profissional;
  • pretendam complementar a sua formação com sólidos conhecimentos e visão internacional na área da Gestão, aumentando seu networking e empregabilidade;
  • sejam profissionais com nível superior em qualquer área de conhecimento ou que possuam currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.

CRONOGRAMA

AVALIAÇÕES E CERTIFICADOS

O regime de frequência do Programa Atlântico é presencial e on-line, sendo exigida assiduidade mínima de 80% a todas as disciplinas e seminários, e de 100% dos períodos de imersão.

Além disso, os participantes devem realizar um trabalho final que consiste na elaboração individual de um plano de negócios, a ser apresentado no final do programa.

Ao concluir o programa Atlântico, os participantes que já possuírem diploma de graduação no momento da inscrição no curso obterão três diplomas, um de cada parceiro, em função da legislação específica de cada país:

  • Diploma de Especialização conferido pela Católica de Luanda Business School;
  • Diploma de Especialização a nível de pós-graduação lato sensu pelo IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio;
  • Diploma de pós-graduação pela Católica do Porto Business School.

Os demais participantes, que não tiverem diploma de graduação, receberão um Certificado de Curso de Aperfeiçoamento pelo IAG PUC-Rio.

 

COORDENAÇÃO

Luis Fernando Hor-Meyll Alvares
Doutor em Administração de Empresas
hormeyll@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Aulas presenciais - Disciplinas base

Conceitos fundamentais: Contabilidade Financeira vs. Contabilidade Gerencial ou de Gestão; Normalização contabilística; Demonstrações financeiras em geral; Demonstrações financeiras em geral; Balanço Patrimonial; Demonstrações financeiras: Demonstração dos Resultados; Demonstração das Alterações no Capital Próprio (ou Mutações do Património Líquido); Demonstração dos Fluxos de Caixa; Notas Explicativas; Conceitos e indicadores de Análise econômico-financeira: EBITDA e EBIT vs Cash-Flow; Noções de liquidez, de rentabilidade e de lucratividade; Outras considerações pertinentes.

Renda Nacional, Sistema Financeiro e Monetário, Inflação, Economia Aberta, Demanda e Oferta Agregada, Política Monetária e Fiscal e outros conceitos de microeconomia.

O conceito de estratégia; A envolvente; A organização; Estratégia de negócio; Estratégia empresarial;

Caracterização das Finanças Empresariais; Análise e Previsão Financeira; Avaliação de Investimentos; Decisão de Financiamento; Custo de capital.

Introdução à Gestão de Operações; Estratégia de Operações; Gestão de processos Capacidade; Lean Thinking e Gestão da Qualidade; Gestão da Supply Chain (SCM).

Conceitos basilares sobre Liderança; Liderança e motivação 3.0; Desafios do desenvolvimento humano: Action learning e coaching; O contexto atual e os ODS; Liderança autêntica e lideranças conscientes: características; Mindfulness e Liderança; Gestão do Ego e vulnerabilidade; Autocuidado e Autocompaixão; Compaixão e Liderança; Inteligência Sistêmica e Interdependência; Responsabilidade Universal: ação positiva no mundo.

Cálculo Financeiro (10 horas): Enquadramento. Juro: tempo, capital e juro. O valor do dinheiro no tempo: capitalização e atualização. Relação entre taxa de juro. Inflação: taxa de juro corrente e real. Valor atual e futuro de um cash-flow. As rendas: de amortização e de capitalização. O valor atualizado líquido, a taxa interna de rendibilidade e o período de recuperação do investimento.

Estatística (6 horas): Conceitos básicos de análise de dados. População e amostra. Classificação dos dados e escalas de medida. Séries seccionais e temporais. Variações absolutas e relativas. Números índices: simples e agregados. Noções básicas de estatística descritiva. Frequências absolutas e relativas. Medidas de localização ou tendência central. Medidas de dispersão. Análise de correlação. Uma aplicação: o risco de uma carteira e a diversificação (Markowitz, H).

Modelo de Marketing; Insights dos consumidores; Insights da Empresa; Insights dos concorrentes; Segmentação; Posicionamento; Criação de Valor; Modelo da Marca; Marketing Mix.

Aulas on-line - Disciplinas de especialização

Conceito de Valor; Criação de Valor para o Acionista; Métodos de Avaliacao de Investimento: Regras de Decisao e Avaliação de Investimento de Capital; Fluxo de Caixa Relevante: Fluxo de Caixa de Projetos; Casos particulares; Análise de Risco: Análise de Cenários; Análise de Sensibilidade; Outras métricas de risco; Custo de Capital: Custo de capital próprio e de terceiros; Custo médio ponderado de capital.

Controle de Gestão e Execução Estratégica; Desempenho Financeiro e Criação de Valor; Contabilidade de Gestão e Tomada de Decisão.

Crise socioambiental global, Desenvolvimento Sustentável e ODS; Sustentabilidade corporativa e ESG (Enviroment, Social and Governance); A dimensão ambiental da Sustentabilidade; A dimensão social da Sustentabilidade; A dimensão econômica da Sustentabilidade e a Governança Corporativa; A incorporação da Sustentabilidade / ESG nos planos de negócios e projetos empresariais.

Estratégias digitais; processos de transformação digital; Conceito de interface; Conceito de User Experience (UX); Estratégias de negócio das redes sociais; O mercado das Interfaces de Voz.

Semiótica da Marca; Identidade da Marca; Objeto da Marca; Resposta à Marca; Avaliação de Marketing da Marca; Avaliação Financeira da Marca.

Fundamentos da indústria petrolífera; Fundamentos do setor elétrico; Fundamentos dos biocombustíveis: Fatos, tendências e mitos; Negócio e operação em mercado de energia: Estrutura organizacional e controlo de gestão. Mercado de energia.

Introdução a Inteligência Artificial e Computacional; Lógica Fuzzy, Redes Neurais e Algoritmos Genéticos; Reazoning Systems; Machine Learning; Deep Learning.

Liderança: Núcleos de competências de um/a líder: a importância da inteligência emocional; Influência interpessoal para alinhamento estratégico, construção de identidade social, criação de dinâmica de projeto, formação/reforço de atitudes; Avaliação, acompanhamento e desenvolvimento dos colaboradores da equipe; Promoção da reflexão coletiva e condução da mudança: erros a evitar e práticas de referência a considerar. Negociação: Prevenção e gestão de conflitos; Leitura e análise de situações negociais; Estratégias e táticas negociais.Comunicação na negociação e gestão de conflitos.

Globalização e o Ambiente Internacional de Negócios; Motivações para a Internacionalização; Riscos da Internacionalização; Análise do Ambiente Competitivos; Seleção de mercados; Modos de entrada no mercado internacional; Teorias de comércio internacional e Investimento Direto; Empreendedorismo Internacional e Born Global; Processo de internacionalização de empresas brasileiras; Internacionalização de empresas de países emergentes; Mensuração do desempenho de operações internacionais; Associação entre grau de internacionalização e desempenho.

Ciclo de seminários - Sugestões de temas

Augusto Ferreira da Costa Neto

Doutor em Administração

Carlos Bastian

Doutor em Administração de Empresas

Fábio de Oliveira Paula

Doutor em Administração de Empresas

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Doutora em Administração de Empresas

Francisco Dutra

Engenheiro de Sistemas COPPE/UFRJ
+

Frederico Martins Correia

Pós graduado em Marketing
+

Henrique Pacheco

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com ênfase em Estratégia e Empreendedorismo Internacional e pesquisador de pós-doutorado no Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN)

Luis Fernando Hor-Meyll Alvares

Doutor em Administração de Empresas

Luis Marques

Doutor UCP
+

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção

Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva

Mestre em Administração de Empresas

Marcello Póvoa

MSc, Managing Partner MPP

Marcos Cohen

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.

Miguel Soares

MSc em Ciências Empresariais UCP
+

Paulo de Lencastre

PhD Universidade Católica de Louvain, Bélgica

Rui Lourenço Gil

MSc em Psicologia do Trabalho e das Emp
+

Sérgio Leal Caldas

Mestre Administração Pública
+

SELEÇÃO

A seleção é realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso.

Após realizar a inscrição, você será contatado para envio do currículo e agendamento da entrevista. Durante a entrevista, você poderá tirar dúvidas sobre o programa e conversar sobre sua experiência, sua formação e seus objetivos profissionais. Sendo aprovado para ingresso no curso, você receberá as informações necessárias para finalizar sua matrícula junto à secretaria do IAG PUC-Rio.

 

PRÉ-REQUISITOS

Mínimo de 2 anos de experiência profissional. Caso o candidato não tenha nível superior, deve possuir currículo que comprove vivência necessária para contribuir com as discussões e usufruir da experiência oferecida pelo programa.

CONTATO

Telefone: (21) 2138-9240

E-mail: contato@iag.puc-rio.br

WhatsApp: 21 99452-7756

Voltar para os cursos de MBA

Voltar para os cursos de MBA

Voltar para os cursos de MBA