GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM
GESTÃO FINANCEIRA
 GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM
GESTÃO
FINANCEIRA

DURAÇÃO

3 ANOS

MENSALIDADE

R$ 1.480,00

ONDE

Campus Gávea

SECRETARIA DE GRADUAÇÃO

e-mail: graduacaoadm@iag.puc-rio.br

Telefone: (21) 2138-9210

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro

O curso TecFin tem como pilares a rápida transformação tecnológica presente nos últimos anos, a demanda da sociedade por profissionais especializados em gestão financeira e capazes de desenvolver novos produtos e serviços financeiros, e a visibilidade crescente de empresas de tecnologia voltadas a ofertas de produtos e serviços financeiros. O curso contempla 3 eixos de formação profissional – Finanças Corporativas, Mercado de Capitais e Fintechs. Para cada um dos eixos foram criadas disciplinas cujos conteúdos visam o desenvolvimento do profissional que atuará nas respectivas áreas financeiras.

INFRAESTRUTURA DO CURSO

Com o objetivo de formar profissionais capazes de aplicar técnicas e ferramentas nas decisões financeiras das organizações e instituições do mercado de capitais, bem como formar empreendedores nos ecossistemas de Fintechs, o curso TecFin PUC-Rio contará com grande parte do conteúdo ministrado em laboratórios tecnológicos de alto padrão, utilizando os mais modernos softwares aplicados a finanças, bancos de dados financeiros e equipamentos de educação interativa.

ATUAÇÃO: MERCADO FINANCEIRO, EMPRESAS E FINTECHS

Os profissionais formados terão desenvolvido sólido conhecimento quantitativo e analítico em finanças, bem como competências de desenvolvimento em negócios financeiros. Dessa forma, o egresso poderá atuar em departamentos financeiros de organizações, em áreas de tesouraria e controladoria de empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas do mercado financeiro e de investimentos, bem como pode se tornar empreendedor ou colaborador nos ecossistemas de Fintechs.

CURSO MODERNO E DIGITAL

A grade curricular do TecFin contempla, além de disciplinas tradicionais como Finanças Corporativas e Gestão de Portfolio, disciplinas modernas, atuais e tecnológicas como: Finanças Digitais com a programação de bots financeiros, Finanças Sustentáveis com uma mescla de gestão ambiental e finanças voltada para o desenvolvimento de produtos financeiros ligados à sustentabilidade e Blockchain e Criptomoedas com a criação de smartcontracts.

FINANÇAS COM PRÁTICAS E PROPÓSITO

Existem duas disciplinas de práticas em finanças, uma no meio e outra no final do curso, nas quais os alunos poderão desenvolver aplicativos, modelos de negócios, modelos financeiros e produtos financeiros. O curso também conta com formação em ética e religiosa, aspecto preponderante para a formação de um profissional integral e responsável em finanças, capaz de desenvolver empresas e negócios financeiros de impacto com o propósito de criar uma sociedade melhor.

COORDENAÇÃO

Carlos Bastian
Doutor em Administração de Empresas
carbastian@gmail.com
> Currículo Lattes

1º Período

Matemática Básica (Intervalos da reta, plano cartesiano e frações, Potenciação, radiciação, fatoração e produtos notáveis, Equações do 1º e 2º graus. Razão, proporção, regra de três, juros, porcentagem). Transcrever situações-problema para a linguagem matemática (equações e sistemas lineares). Função do 1º grau e 2º grau. Estudo qualitativo das funções (Domínio, imagem, interseção com os eixos, crescimento, decrescimento, máximos e mínimos). Estudo quantitativo e qualitativo de gráficos (Interpretação do gráfico, Taxa de variação média, Lei de formação da função e Função definida por várias sentenças). Raciocínio Lógico - proposições e conectivos; operações lógicas sobre proposições; construção de tabelas-verdade; quantificadores; tautologias, contradições e contingências; implicação lógica; equivalência lógica; validação de argumentos.

Introdução à análise exploratória de dados. Definições estatísticas básicas (tipos de variáveis, população, amostra, parâmetro, estimativa, matriz de dados, índices, escalas e indicadores estatísticos, atribuição de pontos em escalas, validade de índices). Principais indicadores estatísticos. Produção de questionários e definição de amostras (o que é um survey, tipos de surveys, estrutura do questionário, pré-teste, produção de questionário de opinião pública). Pesquisa quantitativa em fontes primárias e secundárias – meios digitais. Medidas de tendência central e variabilidade (médias, mediana, moda; Medidas de posição; coeficiente de variação, medidas de assimetria; coeficientes de correlação; coeficientes de determinação; coeficientes de correlação). Métodos de identificação de outliers. Números- Índices. Conceito de probabilidade. Distribuições de Probabilidades (Binomial e Normal).

Revisão básica de matemática e demonstrativos financeiros. Conceito de inflação, custo do dinheiro no tempo e taxa de juros. Juros simples e juros compostos. Taxa nominal, taxa efetiva e taxa equivalente. Operações de desconto. Modelos de amortização: sistema “Price”, SAC e misto. Fluxos de caixa não uniformes. Operações de leasing. Títulos públicos e privados. Títulos de renda fixa e variável. Conceito de análise de viabilidade econômica: VPL, TIR, payback e retorno econômico.

Definição, estrutura e funcionamento do mercado de capitais. Evolução e importância no Brasil. Órgãos reguladores e seus papéis. Tipos de mercado. Possibilidades de atuação profissional e carreira.

A organização como sistema. Planejamento, organização, direção e controle. Introdução às áreas funcionais de organização, marketing, finanças, gestão de pessoas e produção e suas interrelações. Funcionamento da organização. Identificação do código e das estratégias discursivas adequadas a cada situação. Tipologia, propriedades e qualidades do texto acadêmico e empresarial.

2º Período

Aplicações econômicas I (Função de Demanda, Função de Oferta e Equilíbrio de mercado). Aplicações econômicas II (Definição de derivada. Taxa de Variação Média. Taxa de Variação Instantânea. Construção de Gráficos usando Derivadas. Problemas de Otimização. Funções Exponencial e Logarítmica).

Inferência Estatística (Intervalo de confiança; hipóteses estatísticas; nível de significância). Modelos de Previsão de Séries Temporais (média móvel, ajustamento exponencial, modelo multiplicativo de decomposição clássica). Análise da Variância. Correlação. Análise de Regressão (construção do modelo, análise dos resíduos e aplicação).

Conceitos fundamentais: pessoa física e jurídica; finanças e contabilidade; patrimônio e fatos administrativos. Tipos de sociedade e responsabilidade dos sócios. Principais interessados na informação contábil. Instituições do mercado: o papel do BCB, da CVM, do IBGE, da SUSEP, da RFB, da BM&F Bovespa, do INPI e outros. Mecanismo de débito e crédito. Livros contábeis: diário geral e razão geral. Ciclo operacional, ciclo financeiro, período contábil e exercício social. Elaboração de demonstrativos financeiros essenciais: balanço patrimonial e demonstração do resultado. Demonstrativos financeiros acessórios: mutação do patrimônio líquido e demonstrativo de fluxo de caixa. Contabilizações especiais: depreciação, resultado de equivalência patrimonial e demonstrativos financeiros consolidados. Princípios contábeis internacionais (IRFS). Noções de auditoria externa e interna. Parecer do conselho fiscal e relatório anual de acionistas. Valor patrimonial, valor de mercado e valor nominal das ações. Deveres do contador e do administrador. Tributação das empresas no Brasil: tributos diretos e indiretos; Super Simples, Lucro Presumido e Lucro Real. Noções de mercado de capitais. Noções de disclosure e governança corporativa.

Estruturação de bancos digitais; Estruturação de meios de pagamento ; Finanças de criptomoedas; Criação de aplicativos descentralizados (dapps); Programação de APIs aplicada em finanças; Programação de bots de trading.

Teoria do consumidor: princípio da otimização e princípio do equilíbrio; restrição orçamentária; função de utilidade: natureza preferências, curvas de indiferença e taxa marginal de substituição; escolha ótima e demanda do consumidor; elasticidades; preferência revelada; equação de Slutsky, efeito renda e efeito substituição; oferta de trabalho; escolha intertemporal; excedente do consumidor e do produtor, demanda, oferta e equilíbrio de mercado intertemporal. Teoria da firma: tecnologia, produto marginal, taxa técnica de substituição; demanda de fatores, otimização no curto e longo prazo; maximização de lucros e minimização de custos; curvas de custo, custos médios e marginais; oferta da firma e da indústria.

Fundamentação antropológica da abertura do ser humano ao Transcendente. O fenômeno religioso no contexto atual, interpelações e novos paradigmas. Construção de conceitos fundamentais do fenômeno religioso e estudo crítico dos modelos teóricos de interpretação. Manifestações religiosas históricas e contemporâneas. Pluralismo, tolerância e o necessário diálogo inter-religioso. Os direitos humanos na perspectiva das grandes religiões.

3º Período

Revisão de matemática financeira e demonstrativos financeiros. O papel do gestor financeiro em uma empresa. Taxa de juros e avaliação de títulos de renda fixa e variável. Investimentos de capital e análise de viabilidade econômica: VPL, TIR, TIRM, payback, retorno econômico, noções de duration. Análises de sensibilidade e de cenários. O estudo do ponto de equilíbrio em modelos de análise de viabilidade de projetos. Custo de capital e CMPC. Operações de aumento de capital, política de dividendos e de retenção de lucros. Alavancagem financeira. Estrutura de capital: estrutura Ótima, proposições de Modigliani e Miller, trade-off estático, custos de falência.

Funções Matemáticas e Financeiras, Vínculos, Formatação Condicional, Gráficos, Comentários, Filtros, Tabela Dinâmica, Gráficos Dinâmicos, Subtotais, Validação de Dados, Controles de Formulários, Proteção e Bloqueio de Planilhas; Importar Dados Externos, Aplicações de Álgebra linear. Solver. Introdução Macros e ao VBA. Introdução ao Visual Basic for Applications (VBA) no Excel, Ambiente VBE (Visual Basic Editor), Criação e Gravação de Macros, Criação de Funções e Subrotinas, Introdução de Algoritmos Estruturados, Estruturas de Repetição (For-Next, Do-While-Loop, Do-Loop Until), Estruturas de Seleção (If-Then-Else, Select Case), Uso de Funções do Excel em Ambiente de Código, Criação de Interfaces (MessageBox, InputBox), Interface Userform, Elementos de Controles de Formulário.

Diferença entre Contabilidade Financeira e Gerencial. Conceitos fundamentais: dispêndio, despesa, custo e investimento. Metodologias de avaliação dos estoques: peps, ueps e custo médio ponderado. Departamentalização: conceito, critérios e aplicações. Sistema de custeio direto ou por absorção. Sistema de custeio baseado em atividades (ABC). Sistema de custeio variável. Margem de contribuição, ganho de escala e ganho de escopo. Alavancagem operacional. Análise do ponto de equilíbrio e custo-volume-lucro.

Administração financeira de curto prazo. Gestão do Caixa, do crédito e do estoque, Contas a receber e duplicatas. Necessidade de aporte financeiro, necessidade de capital de giro e administração do capital circulante. Fontes de financiamento de curto prazo. Projeções de Cenários: desenvolvimento, finalidade e construção. Administração e previsão de fluxo de caixa. Análise de Sensibilidade. Planejamento financeiro. Elaboração de plano de negócios.

Análise clássica, keynesiana e pós-keynesiana de renda e emprego. Determinação do nível de preços e da taxa de juros. Ciclos econômicos, desemprego e inflação. Macroeconomia de economias abertas. Política econômica.

Temas relevantes do Cristianismo, em diálogo com os desafios atuais. Noções bíblicas, teológicas e históricas básicas para a compreensão do Cristianismo. Jesus de Nazaré: atitudes e ações; vida/morte e Ressurreição; seguidores/discípulos. O anúncio do Reino de Deus: mensagens nucleares; o projeto da sociedade justa e fraterna; a centralidade do amor-serviço. Fé Cristã e direitos humanos. A Igreja, comunidade os discípulos, sinal do Reino; a missão profético-evangelizadora. O Ecumenismo e o diálogo inter-religioso.

4º Período

Estudo de Casos integrando as teorias acumuladas durante o curso Tecnólogo em Gestão Financeira com foco nos eixos Gestor Financeiro Corporativo, Gestor Financeiro Mercado de Capitais e Estruturador de Fintechs e Produtos.

Introdução ao R. Introdução ao Python. Operações básicas. Desenvolvimento de rotinas. Manipulação, estruturação e limpeza de bases de dados. Programação. Criação de figuras e gráficos. Reporte de resultados e criação de relatórios.

Análise de demonstrativos contábeis e múltiplos. Princípios de orçamento de capital. Avaliação de projetos. Modelos estáticos e dinâmicos. Métodos de valuation e fluxos de caixa relevantes. Custo de capital e valuation sob incerteza. Análise de risco e simulação de Monte Carlo. Avaliação de empresas. Fusões e aquisições.

Mercado acionário. Abertura de capital de empresas. Avaliação por análise fundamentalista. Avaliação por análise técnica.

A consciência ética fundada no valor da Vida e nos Direitos Humanos. A Pessoa humana em todas as suas dimensões: somática, psicoafetiva, social, ecológico-planetária e espiritual. A universalidade da proposta do Reino de Deus, anunciada e inaugurada por Jesus Cristo, como referencial mobilizador da ética: compromisso histórico práxico nas relações básico fundamentais do ser humano.

5º Período

Mecânica operacional de mercados: a termo, futuro, opções e swaps. Contratos futuros. Determinação da base de contratos futuros. Opções: relações de paridade. Valor justo de opções. Swaps. Estratégias de operações com derivativos. Opções Reais.

Determinação dos preços de ativos de renda fixa e variável. Risco, retorno e Mercado. Seleção de Carteiras e Teoria de Markowitz. Retorno e risco de um portfólio. Modelos de precificação de ativos e avaliação de risco: CAPM e APT. Análise do coeficiente Beta de ativos. Diversificação, risco diversificável e não diversificável. Administração da carteira de investimentos. Eficiência de mercado.

Mudanças climáticas e tratados ambientais; Gestão ambiental; Introdução à bioeconomia; Títulos verdes; Fundos de investimento sustentáveis; Índices de sustentabilidade das bolsas; Estruturas público-privadas de investimento em projetos sustentáveis.; O ecossistema de Cleantechs.

Elementos essenciais do contrato. Responsabilidade contratual e extracontratual. Conceito de empresa. Espécies societárias. Companhias abertas e companhias fechadas. Responsabilidade dos administradores de empresas. Noções gerais do direito público. Intervenção do estado no domínio econômico. Agências reguladoras. Sistema tributário nacional. Distribuição de competências da união federal, estados e municípios. Espécies tributárias. Incentivos fiscais. Lei de mercado de capitais. O Conselho Monetário Nacional. Financeiras. Bolsa de valores. A regulamentação do mercado de capitais através do Banco Central.

Reflexão filosófica sobre a Filosofia: suas origens, objetos, métodos e divisões em disciplinas.

6º Período

Desenvolvimento de trabalhos autorais através da aplicação do conteúdo do curso com foco em um dos três eixos - Gestor Financeiro Corporativo, Gestor Financeiro Mercado de Capitais ou Estruturador de Fintechs e Produtos.

Governança corporativa no Brasil e no mundo, Histórico da Governança e Ambientes institucionais, Teorias e práticas de Governança, Mecanismos de governança e relação esperada com performance. Pilares da Governança. Modelo de Governança do Brasil e outros países. Governança e controle do risco. Compliance e normas legais

O ecossistema de fintechs no Brasil e no mundo; Características, agentes, processos e técnicas envolvendo o mercado e a indústria de venture capital e private equity; Fontes de financiamento para empresas nascentes, investidores potenciais; Conceitos e técnicas para determinação das necessidades de financiamento da empresa; técnicas e modelos de apresentação e avaliação de fintechs. Apresentação de um projeto para um investidor potencial.

Introdução às Blockchains; Métodos de consenso; Ledgers distribuídos; Hyperledger; Estruturação de negócios financeiros em ledgers distribuídas. Consórcios privados em ledgers distribuídas. Prediction markets em blockchain; Mercados de atenção em blockchain; Bolsas descentralizadas em Blockchain.

A crise socioambiental contemporânea. Fundamentos antropológicos, históricos, filosóficos e teológicos da ética socioambiental e dos Direitos Humanos. A contribuição da perspectiva cristã para o discernimento crítico e a construção de uma nova sociedade sustentável, justa e inclusiva. Os Direitos Humanos e o Estado Democrático de Direito. Diálogo interdisciplinar e Direitos Humanos. A Igreja Católica e suas contribuições aos Direitos Humanos. Movimentos eclesiais e Direitos Humanos: identidade, diálogo e profetismo hoje.

Anna Maria Sotero da Silva Neto

Carlos Bastian

Doutor em Administração de Empresas

Glacir de Oliveira Galimberti Zapata

Graziela Fortunato

Doutora

Patrícia Ítala Ferreira

As inscrições para o processo de seleção do curso de graduação são realizadas por intermédio do DAR (Admissão e Registro) da PUC-Rio.

IR PARA O SITE

Alunos

+

Egressos

+




voltar para cursos de graduação