Ementa:
Os objetivos das áreas de distribuição e logística dentro da estratégia de Marketing. A logística empresarial e o conceito de integração. Os conceitos de utilidade e agregação de valor na distribuição. Considerações sobre os tipos de produtos e suas demandas. Embalagens, esforços de posicionamento, estágio no ciclo de vida, valor, volume, grau de substitutibilidade e perecibilidade dos produtos no planejamento de distribuição e atividades logísticas. O papel dos intermediários no sistema de distribuição. Vantagens e desvantagens dos sistemas de distribuição direto e indireto. Administração de canais em cadeias mistas e seus conflitos. O nível do serviço logístico e sua contribuição para a competitividade das empresas. Marketing de relacionamento e as últimas tendências organizacionais em cadeias de distribuição. Técnicas logísticas para respostas de demandas. Gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Bibliografia:
Básica: -ROSENBLOOM, B. – Canais de Marketing: Uma Visão Gerencial. São Paulo: Cengage Lear-ning, 2014 (ou versão disponível mais recente). -ROCHA, André L. P. da – Introdução à Logística Empresarial. SENAC, Rio de Janeiro, 2006, Versão eletrônica. Bibliografia complementar: ALVAREZ, Francisco J. S. M. – Trade Marketing: A conquista do consumidor no ponto de venda. São Paulo: Saraiva, 2008. AMUI, Adriano Maluf – Trade Marketing – Pontos de vista expandidos. LCTE Editora, 2010. BALLOU, Ronald H. (a) – Logística Empresarial. Ed. Atlas, 1995. BALLOU, Ronald H. (b) – Gerenciamento da Cadeia de Sup… Bibliografia Completa