Impacto do Programa Acadêmico em Administração de Empresas da PUC-Rio

Repercussão da Produção Intelectual dos Docentes Permanentes do Programa Acadêmico

Os docentes do PPG Acadêmico em Administração de Empresas da PUC-Rio buscam aumentar a sua esfera de impacto para além das formas tradicionais associadas às suas atividades acadêmicas. Assim, é comum que aceitem conceder entrevistas a diferentes veículos da mídia, disseminem conhecimento em redes sociais por meio da participação em webinars, entre outras ações desse tipo. A seguir, são listadas as atividades dessa natureza realizadas durante o quadriênio:

  • Alessandra Costa – Participação no Webinar “História e Memória nas Ciências Sociais e nos Estudos Organizacionais”, em conjunto com o prof. Amon Barros (EAESP/FGV), como parte do Ciclo de Palestras NUEVO 2020, em 2020;
  • Fabio Paula – Participação no Webinar “Laboratório Binacional Brasil-Portugal para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (LBCTIS)”, oferecido pela Fiocruz e a Universidade de Aveiro, em 2020;
  • Fabio Paula – Entrevista para o jornal Valor Econômico sobre o tema “Soluções contribuem para inclusão financeira”, em 2020;
  • Fabio Paula – Entrevista para o site Administradores.com sobre o tema “Retomada será mais longa (e difícil) para os pequenos”, em 2020;
  • Fabio Paula – Participação no Podcast Café com ADM sobre o tema “O poder da colaboração: como formatar parcerias de sucesso”, oferecido pelo site Administradores.com, em 2019;
  • Flavia Cavazotte – Participação no Webinar “Como gerenciar conflitos nas empresas familiares”, oferecido pelo Departamento de Administração da PUC-Rio, em 2020;
  • Henrique Martins – Entrevista ao Blog Certo Website, em 2020;
  • Henrique Martins – Entrevista ao Jornal Contábil sobre o tema “Pandemia – Três problemas a lidar na gestão financeira das empresas”, em 2020;
  • Henrique Martins – Entrevista ao jornal Estado de São Paulo sobre o tema “O futuro da governança corporativa”, em 2020;
  • Henrique Martins – Entrevista para o site Administradores.com sobre o tema “Retomada será mais longa (e difícil) para os pequenos”, em 2020;
  • Henrique Martins – possui um site para divulgar e discutir diversos temas relacionados à sua linha de pesquisa – henriquemartins.net, em 2020;
  • Luís Alexandre Pessôa – Participação no Webinar “Mudança de Carreira: entre os mundos corporativos e acadêmicos”, oferecido pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, em 2020;
  • Luís Alexandre Pessôa – Participação no Webinar “Desafios da interdisciplinaridade: formação e pesquisa nas Letras”, oferecido pela Universidade Mackenzie, em 2020;
  • Luiz Brandão – Participação no Webinar “Acessando o Mercado de Capitais Norte Americano”, oferecido pelo Departamento de Administração da PUC-Rio, em 2020.

A repercussão da produção intelectual do NDP do PPG também vem sendo acompanhada a partir de métricas associadas às citações na plataforma social Research Gate. A seguir, são apresentadas as principais métricas medidas a partir de tal plataforma:

* OBS.: Informações atualizadas em março de 2021

Contribuições do PPG para o ensino ou pesquisa pedagógica, nos vários níveis de formação

 

Cursos de Extensão (MBAs e Cursos de Aperfeiçoamento):

Ao todo, 11 professores do PPG Acadêmico em Administração de Empresas da PUC-Rio vêm ministrando aulas nos cursos de extensão do Departamento de Administração, entre eles MBAs e Cursos de Aperfeiçoamento.

 

Graduação:

A integração entre a Pós-Graduação e a Graduação tem como viabilizar atividades de ensino e pesquisa de ambos os Programas e se concretizou por meio das ações listadas a seguir:

  • Entre 2017 e 2020, a profa. Sandra Regina da Rocha-Pinto, docente permanente do Programa, manteve o cargo de Coordenadora da Graduação;
  • Entre 2019 e 2020, a profa. Flavia Cavazotte, docente permanente do Programa, manteve o cargo de Coordenadora da Educação Empreendedora da PUC-Rio (abrange todos os cursos de Graduação da Universidade);
  • Entre 2017 e 2018, a profa. Alessandra Costa, docente permanente do Programa, manteve o cargo de Coordenadora da Educação Empreendedora da PUC-Rio (abrange todos os cursos de Graduação da Universidade);
  • Em 2020, 16 dos 17 professores do NDP ministraram aulas na graduação. Em 2019, 16 dos 19 professores ministraram aulas na graduação. Em 2018, 16 dos 17 professores ministraram aulas na graduação. Em 2017, 12 dos 16 professores ministraram aulas na graduação;
  • Em 2020, 8 professores do NDP orientaram 30 trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de graduação. Em 2019, 10 docentes orientaram 26 TCCs de graduação. Em 2018, 8 docentes orientaram 21 TCCs de graduação. Em 2017, 10 docentes orientaram 25 TCCs de graduação;
  • Em 2020, 5 professores do NDP orientaram 6 discentes com 4 bolsas PIBIC/CNPq. Em 2019, 4 professores orientaram 4 discentes com 4 bolsas PIBIC/CNPq. Em 2018, 5 professores orientaram 6 discentes com 4 bolsas PIBIC/CNPq e 1 bolsa PUC-Rio e uma aluna realizou o PIBIC voluntariamente. Em 2017, 5 professores orientaram 6 discentes com 5 bolsas PIBIC/CNPq e 1 bolsa PUC-Rio.

É comum que doutorandos ministrem disciplinas e orientem trabalhos de conclusão de curso da graduação, entre eles:

  • Alessandra Baiocchi: em 2020, ministrou 5 disciplinas na graduação e orientou 6 TCCs. Em 2019, ministrou 4 disciplinas na graduação e orientou 4 TCCs. Em 2018, ministrou 5 disciplinas na graduação e orientou 5 TCCs. Em 2017, ministrou 2 disciplinas na graduação e orientou 6 TCCs.
  • Marcelo Ghiaroni: em 2020, ministrou 1 disciplina na graduação. Em 2019, ministrou 1 disciplina na graduação. Em 2018, ministrou 1 disciplina na graduação. Em 2017, ministrou 3 disciplinas na graduação.
  • Ana Claudia Pinheiro: em 2020, ministrou 4 disciplinas na graduação e orientou 1 TCC. Em 2019, ministrou 4 disciplinas na graduação. Em 2018, ministrou 3 disciplinas na graduação e orientou 1 TCC. Em 2017, ministrou 1 disciplinas na graduação e orientou 1 TCC.
  • Vivian Sardon: em 2020, ministrou 1 disciplinas na graduação e orientou 15 TCCs. Em 2019, ministrou 2 disciplinas na graduação e orientou 16 TCCs. Em 2018, ministrou 4 disciplinas na graduação e orientou 8 TCCs. Em 2017, ministrou 2 disciplinas na graduação e orientou 5 TCCs.

 

Estágios de Docência

São promovidos estágios de docência em disciplinas do Programa de Graduação para alunos do PPG. Em 2020, 8 doutorandos e 12 mestrandos participaram de tais estágios. Em 2019, 10 doutorandos e 14 mestrandos participaram de tais estágios. Em 2018, 8 doutorandos e 12 mestrandos participaram de tais estágios. Em 2017, 9 doutorandos e 6 mestrandos participaram de tais estágios.

 

Interface com a educação básica:

O PPG possui interface com a educação básica, especialmente por meio de seus bolsistas FAPERJ, que realizam anualmente palestras em escolas públicas do Rio de Janeiro sobre seus temas de pesquisa.

 

 

Contribuições do PPG para o desenvolvimento local, regional ou nacional

  • O PPG, por meio do NUPIN, foi apoiado pelo SEBRAE (2009-2012) e, atualmente, vem sendo apoiado pela APEX-Brasil (desde 2013) para a execução do PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) na região metropolitana do Rio de Janeiro visando capacitar empresas fluminenses. Ambos os projetos têm como propósito desenvolver materiais e métodos de apoio à expansão das exportações de pequenas e médias empresas brasileiras.
  • O PPG abrigou, sem ônus, desde a década de 1990 até o final de 2018, o escritório da ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.
  • O Departamento de Administração, em geral, e o PPG, em particular, têm apoiado fortemente o Instituto Gênesis, que opera a incubadora de empresas da PUC-Rio. O Instituto Gênesis tem como objetivo transferir conhecimento da Universidade para a Sociedade por meio da formação de empreendedores e da geração de empreendimentos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da região onde está inserido. A participação do Departamento de Administração se dá por meio de apoio a cursos a empreendedores.
  • A partir de 2014, o Departamento de Administração passou a ser o responsável pelo Ensino de Empreendedorismo na Graduação da PUC-Rio por meio da Coordenação do Domínio Adicional de Empreendedorismo e que conta, atualmente, com mais de 1.200 alunos inscritos a cada semestre. A profa. Alessandra Costa foi a Coordenadora do Empreendedorismo até 2018, quando a profa. Flavia Cavazotte assumiu o cargo. Ambas são docentes do NDP.
  • Desde 2013, o Departamento de Administração da PUC-Rio é membro do PRME – Principles for Responsible Management Education. Esta seção da ONU foi criada durante o UN Global Compact Leaders Summit de 2007 em Genebra e é a maior iniciativa organizada das Nações Unidas para aproximação de Escolas de Negócios. Ao se tornar membro do PRME, o Departamento de Administração avigorou seu compromisso com a transformação da educação em gestão, pesquisa e liderança em linha com os princípios e valores do PRME sobre direitos humanos, direitos dos trabalhadores, proteção ambiental e iniciativas anticorrupção, temas que têm ganhado destaque nas pesquisas e atividades de ensino do Departamento.
  • Há ainda uma forte atuação do Departamento junto ao NIMA – Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente, que é responsável por ações de sustentabilidade no âmbito da Universidade e ao estímulo à pesquisa científica sobre temas relacionados.
  • O Consórcio Educacional – Diversidade e Inclusão, realizado em 2018, foi uma iniciativa do PPG com a Vale, a Fundação Vale, o Instituto Coca-Cola e a IBM, que buscou estimular o intercâmbio entre conceitos acadêmicos e experiências práticas de negócios. A profa. Ana Heloisa Lemos esteve envolvida com a organização do consórcio, que contou ainda com representantes das demais organizações parceiras, além de Organizações Não-Governamentais. Ao longo de seis dias, diferentes temas relacionados a diversidade e inclusão, tanto em âmbito empresarial, quanto em um contexto social, foram debatidos a partir de palestras e mesas-redondas com profissionais especialistas.

 

 

Integração e cooperação do PPG da PUC-Rio com demais PPGs e organizações e/ou instituições setoriais relacionados à área de formação do programa

 

Programa DINTER/IFSMG/UFJF

O PPG firmou, entre 2012 e 2017 (ano de início do quadriênio), um programa DINTER com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSMG). O DINTER buscou formar doutores em Administração vinculados ao quadro de servidores do IFSMG, visando a qualificação de profissionais especializados, docentes e pesquisadores para atuarem nos diferentes níveis de ensino da instituição, especialmente com a nova vocação derivada da lei de criação dos Institutos Federais, qual seja: oferta de Licenciaturas e Pós-Graduação. Além disso, o programa buscava formar docentes capazes de: a) desenvolver pesquisas e formar pesquisadores na área de administração para atuar nos diferentes eixos de ensino do IFSMG; b) formar professores-pesquisadores para o ensino superior; c) potencializar a oferta de cursos de Pós-Graduação nas áreas correlatas aos cursos de graduação; d) ampliar a formação de Grupos de Pesquisa em Administração. Além da IFSMG, participaram também deste DINTER a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Do total de 15 alunos admitidos no programa, 10 eram do IFSMG e 5 da UFJF.

Programa DINTER/UCP/LaSalle

Em 2020, o PPG firmou um programa DINTER com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP). O DINTER tem como objetivo formar doutores em Administração vinculados ao quadro de servidores da UCP, a fim de atuarem nos diferentes níveis de ensino da instituição. Além disso, o programa busca oferecer aos docentes capacidade para: a) desenvolverem pesquisas e formar pesquisadores na área de administração para atuar nos diferentes eixos de ensino da UCP; b) formar professores-pesquisadores para o ensino superior; c) potencializar a oferta de cursos de Pós-Graduação nas áreas correlatas aos cursos de graduação; d) ampliar a formação de Grupos de Pesquisa em Administração. Além da UCP, participaram também deste programa a Universidade LaSalle. Do total de 8 alunos admitidos, 6 eram do UCP e 2 da LaSalle.

Intercâmbio de Discentes:

No PPG, há um acordo de cooperação com outros PPGs, para viabilizar a participação de discentes externos em suas disciplinas.

Em 2020, 16 discentes de outros PPGs frequentaram aulas de Mestrado e Doutorado do PPG. Os discentes de outras universidades são de Unigranrio (2) e UFRJ (1). Os demais 13 são de PPGs da PUC-Rio.

Em 2019, 21 discentes de outros PPGs frequentaram aulas de Mestrado e Doutorado do PPG. Os discentes de outras Universidades são de USP, (1), UFF (2), UFRJ (3) e UERJ (1). Os demais 14 são de PPGs da PUC-Rio.

Em 2018, 40 discentes de outros PPGs frequentaram aulas de Mestrado e de Doutorado. Os discentes de outras Universidades são da UFRJ (9). Os demais 31 são de PPGs da PUC-Rio.

Em 2017, 16 discentes de outros PPGs frequentaram aulas de Mestrado e de Doutorado do PPG. Os discentes de outras Universidades são de UFRRJ (2) e UERJ (1). Os demais 13 são de PPGs da PUC-Rio.

Organização de Eventos:

O PPG organizou, em parceria com diferentes PPGs, os seguintes eventos:

Em 2019:

  • 10ª edição do Congresso Nacional de Administração e Contabilidade – AdCont 2019 e o III Environmental and Sustainability Management Accounting Network Brasil (em parceria com o PPG em Ciências Contábeis da UFRJ).

Em 2018:

  • 2ª edição do Encontro de Cultura e Consumo Brasil – CCB 2018 (em parceria com o Instituto Coppead de Administração da UFRJ).

Em 2017:

  • 8ª edição do Congresso Nacional de Administração e Contabilidade – AdCont 2017 e o I Environmental and Sustainability Management Accounting Network Brasil (em parceria com o PPG em Ciências Contábeis da UFRJ);
  • III Simpósio Internacional Brasil: da Ditadura à Democracia – Novos estudos, novas perspectivas (em parceria com a Brown University, o Departamento de História da PUC-Rio e o CPDOC/FGV).