O NUPIN, Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da Escola de Negócios da PUC-Rio, teve projeto aprovado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX), um edital conjunto do CNPQ/FAPERJ. Essa edição do PRONEX selecionou 47 projetos no Rio de Janeiro, de dez diferentes instituições, sendo o projeto do NUPIN o único contemplado na área de Administração, Economia e Contabilidade.

O projeto contemplado, intitulado “Internacionalização de Serviços: tipologias, modos de entrada, estratégias e políticas públicas”, é liderado por três pesquisadores 1A do CNPq: Profa. Angela da Rocha (coordenadora do projeto, PUC-Rio), Prof. Jorge Ferreira da Silva (PUC-Rio) e Prof. Ricardo Leal (Coppead/UFRJ). Participam ainda do projeto vários pesquisadores e alunos de doutorado da PUC-Rio, dois pesquisadores do Instituto Coppead/UFRJ e um pesquisador da Universidade de Fortaleza.

O projeto tem por objetivos:

1. Desenvolver novas tipologias e taxonomias do setor de serviços úteis para o entendimento de seu processo de internacionalização.
  2. Identificar barreiras e facilitadores no processo de internacionalização de diferentes setores de serviços.
  3. Estudar os modos de entrada e estabelecimento adotados por empresas do setor de serviços e as vantagens e desvantagens a eles associadas.
  4. Estudar as estratégias empresariais desenvolvidas por firmas líderes do setor de serviços, tanto do Brasil quanto de outros países.
  5. Propor políticas públicas, nos planos municipal, estadual e nacional, que possam estimular a internacionalização de empresas de serviços.

Para atingir esses objetivos a equipe de pesquisadores, multidisciplinar, adotará diversas metodologias de pesquisa, de modo a examinar os temas pesquisados sob variadas óticas e abordagens.

Este projeto permitirá ao NUPIN aprofundar o conhecimento teórico e empírico sobre o tema e desenvolver aplicações práticas para apoiar empresas do setor de serviços e organismos públicos e privados preocupados em estimular a expansão de empresas de serviços brasileiras para o exterior.