Eventos recentes: Workshop Microempreendedorismo Pesquisa e Prática – link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=UTUx7axgBxg
Núcleo de Estudos sobre Microempreendedorismo (NUME)
SOBRE O NUME
Núcleo de Estudos sobre Microempreendedorismo (NUME) foi fundado em 2020 e tem como missão estimular pesquisas, acadêmica e prática, que produzam novos conhecimentos sobre microempreendedores (empreendedores individuais, ou com até cinco colaboradores).
Visando o desenvolvimento humano e crescimento sustentável dos negócios e das comunidades, nosso objetivo é desenvolver tecnologia e suporte para o Microempreendedorismo.
Para tanto, o NUME atua tanto no desenvolvimento de pesquisa como no apoio a projetos de parceria técnica tendo como principal foco sete dos dezessete objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável adotada por todos os Estados Membros da ONU. São eles:
Os principais temas abordados pelo NUME são:
- Avaliação de impacto: estudo dos efeitos de mudanças e intervenções, como por exemplo a oferta de capacitação, para este público;
- Resiliência e adaptação: estudo da capacidade dos microempreendedores em criar saídas e soluções para adversidades;
- Empreendedorismo & mulheres: estudo de como a interseccionalidade (gênero / raça / distribuição geográfica) afeta o processo empresarial e seus resultados, e dos desafios específicos de mulheres empreendedoras;
- Comportamento empreendedor e crescimento: como características individuais, gênero e o contexto influenciam no desempenho e capacidade de criar e desenvolver um negócio;
- Microfinanças e criptomoedas: estudo de tecnologias e plataformas abertas que possibilitem trocas econômicas entre os atores e a inclusão financeira.
Parcerias e Colaboração
- O NUME tem uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae – RJ) para pesquisas de avaliação de impacto (exemplo: Programa TOP Empreendedor), resiliência, gênero e comportamento empreendedor.
- O NUME tem uma parceria com o Instituto DOM (ONG que busca ajudar Microempreendedores de favelas) para pesquisas voltadas principalmente para avaliação de impacto e gênero.
- O NUME está aberto a parcerias com universidades, centros de pesquisa, empresas e ONGs que possuam objetivos convergentes com os nossos;
PROJETOS & ATIVIDADES
- Workshop Microempreendedorismo Pesquisa e Prática
No dia 23 de março de 2023 foi realizado, pelo NUME, o primeiro Workshop de Microempreendedorismo Pesquisa e Prática. No nosso evento contamos com a participação de empreendedores e pesquisadores nacionais e internacionais que por meio dos painéis sobre Resiliência, adaptação, transição de mercado e crescimento; Gênero e interseccionalidade; Informalidade, crescimento e gênero; e Empreendedorismo social e envolvimento comunitário, foi possível discutir ideias que permitam novas pesquisas e colaboração entre academia e prática.
Segue o link do vídeo do nosso evento, com todos os painéis e discussão de ideias: https://www.youtube.com/watch?v=UTUx7axgBxg
- Projeto de avaliação de impacto – Programa TOP Empreendedor Sebrae-RJ (desde 2020)
Análise dos efeitos da capacitação no desenvolvimento de habilidades gerenciais e a interação com aspectos sócio demográfico e comportamentais, com base em survey aplicado antes e depois do treinamento. Acompanhamento dos empreendedores e da curva de aprendizado e aplicação das técnicas. O TOP Empreendedor Sebrae-RJ atente em média 100 microempreendedores por ano.
Parceria: Sebrae RJ – https://www.sebrae.com.br/
- Projeto Empreender e Crescer – Instituto DOM (desde 2022)
Análise dos efeitos da capacitação no desenvolvimento de habilidades gerenciais para mulheres microempreendedoras na Rocinha. Projeto Empreender e Crescer beneficia mais de 50 mulheres em 2022.
Parceria: Instituto DOM – https://www.institutodom.org.br
- Orientação empreendedora em Pequenas e Médias Empresas (PME´s)
Análise do efeito da orientação empreendedora no desempenho financeiro e operacional de pequenas empresas.
Parceria: Sebrae RJ – https://www.sebrae.com.br/
PUBLICAÇÕES & WORKING PAPERS
- Microempreendedorismo no Brasil: Mind the Gap
Neste capítulo, chamamos a atenção para as lacunas de pesquisa que contornam o microempreendedorismo no Brasil e que motivam a pesquisa aplicada no Núcleo de Microempreendedorismo (NUME) da PUC-Rio. Fundado em 2019, os objetivos do NUME são entender o potencial de crescimento e os facilitadores de crescimento para os microempreendedores promoverem o desenvolvimento econômico sustentável e a mudança social. Entre os temas de pesquisa, destacamos: o processo de construção da resiliência, o resultado das desigualdades de capital humano, o impacto do gênero, as restrições de recursos e as condições limítrofes sob as quais a atividade empreendedora emerge e pode prosperar em diferentes condições e contextos regionais no Brasil.
Lenz, A., & Brito, R. P. de. (2022). Microentrepreneurship in Brazil – Mind the gap. In J. Leitão, V. Ratten, & V. Braga (Eds.), Brazilian Entrepreneurship – New Perspectives and Ideologies (1st ed., p. 159). Retrieved from https://link.springer.com/book/9783031093913
- Resilience building among small businesses in low-income neighborhoods
Resumo: The purpose of this article is to investigate the drivers of static and dynamic resilience as a response to the COVID-19-induced crisis among small business entrepreneurs in Brazil. This study explores the role of human, social, and financial capital in the building of resilience responses based on 38 longitudinal case studies. Our interviews indicate that small businesses with lower levels of human capital and social capital were associated with static resilience responses. However, those with higher levels of human capital and higher levels of family social capital had a higher likelihood of developing a richer resource repertoire associated with stronger social media and financial management capabilities, which were associated with dynamic resilience responses. Our study helps in the theoretical understanding of reasons entrepreneurs at times fail to develop novel responses to the crises.
Brito, R. P. De, Lenz, A., & Pacheco, M. G. M. (2022). Resilience building among small businesses in low-income neighborhoods. Journal of Small Business Management, 60(5), 1166–1201. https://doi.org/10.1080/00472778.2022.2041197
- Business training for microentrepreneurs: a comparative analysis
Resumo: The economic recession scenario and rising unemployment has driven millions to entrepreneurship around the world. These microentrepreneurs, are known for their lack of resources and capabilities, making them more vulnerable to environmental vicissitudes. Business training comes as ways to improve managerial skills and overall performance. This study brings an impact analysis before-after of a training intervention with microentrepreneurs from low-income communities. With the application of a World Bank business practices survey, we analyzed the evolution of business skills and the interaction with sociodemographic aspects. This study discusses necessity entrepreneurship, poverty alleviation and growth.
Oliveira, B. B.; Brito, R. P.; Pacheco, M. G. M. Business training for microentrepreneurs: a comparative analysis. SMLA – 2022, Buenos Aires.
- Capacitação Gerencial no Microempreendedorismo: Diagnóstico Comparativo
Resumo: No Brasil, tanto o número de microempreendedores individuais (MEI) como o de microempresas (ME) vêm apresentando um crescimento. Um fator que explica isso é o microempreendedorismo de necessidade – na base da pirâmide social – como forma de alívio à pobreza, constituindo uma parcela importante na renda desses indivíduos. Um grande problema apresentado para o desenvolvimento de seus negócios diz respeito à falta de habilidades gerenciais. Portanto, capacitar-se pode ser essencial para os efeitos sobre as habilidades do empreendedor e sobre a performance de seus negócios. Como um dos grandes apoiadores às micro e pequenas empresas, o SEBRAE oferece diversos treinamentos e capacitações para estes indivíduos, sendo, um deles, o programa TOP Empreendedor, oferecido pelo SEBRAE-RJ para microempreendedores localizados em comunidades da capital do estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, este estudo busca fazer uma análise exploratória e descritiva a partir do diagnóstico do contexto de inserção dos microempreendedores do programa de capacitação TOP Empreendedor no ano de 2020 a partir de seus aspectos sociodemográficos e habilidades gerenciais.
Oliveira, B. B.; Brito, R. P. Capacitação Gerencial no Microempreendedorismo: Diagnóstico Comparativo. XXV SemeAd, 2022, São Paulo.
- Ecossistema de apoio ao microempreendedor: mapeamento dos atores no Rio de Janeiro
Resumo: Este estudo traz o levantamento das organizações que fornecem auxílio para microempreendedores brasileiros no desenvolvimento de técnicas e competências empreendedoras e na continuidade de seus negócios. A partir da pesquisa sobre as organizações e seus projetos e forma de atuação, foi possível mapear os atores e entender melhor sobre o ecossistema de serviços e apoio para microempreendedores.
Miranda, K. P. M. Ecossistema de apoio ao microempreendedor: mapeamento dos atores no Rio de Janeiro, Trabalho de conclusão de PIBIC, 2022.
- Avaliando o Comportamento Empreendedor
Resumo: O empreendedorismo é um importante tema de pesquisa e possui contribuições das diversas áreas do conhecimento, como a economia e a psicologia. Na perspectiva da literatura de psicologia comportamental o indivíduo empreendedor é um dos principais objetos da pesquisa sobre empreendedorismo. Assim o crescimento econômico, a inovação de produtos e de serviços passa também a ser observado a partir da influência das características comportamentais do indivíduo empreendedor. Afim de explorar o campo do comportamento empreendedor este ensaio destaca as principais definições e características comportamentais empreendedoras e identifica os pontos de divergência e convergência entre estes temas na literatura. Com isso visa contribuir para o esclarecimento entre os pontos de divergência e convergência e melhorar o entendimento sobre quem é o empreendedor e quais são características comportamentais mais comuns que estes podem apresentar ao exercer uma atividade empreendedora.
Pacheco, M. G. M.; Brito, R. P. Avaliando o Comportamento Empreendedor In: 3Es – IX Encontro de Estudos em Estratégia, 2020, online.
- Orientação empreendedora, network e o desempenho de pequenas empresas brasileiras
Resumo: A Orientação Empreendedora (OE) reflete a propensão de uma empresa a se engajar em comportamentos inovadores, proativos e de correr riscos para atingir seus objetivos. Em um contexto cada vez mais competitivo, este tema tem atraído o interesse de investigação sobre os efeitos da os antecedentes da OE e os efeitos da mesma no desempenho das empresas. Dentro do contexto de PMEs a OE pode ser usada para a superação de dificuldades do ambiente e falta de recursos. Em vista disso, a presente pesquisa se propôs a analisar empiricamente o impacto da OE no desempenho financeiro e operacional de pequenas empresas, avaliando também o efeito da moderação da rede de relacionamento (network) nessa relação. Para tanto, foram analisados dados de 155 pequenas empresas do Rio de Janeiro cadastradas no SEBRAE/RJ. Os resultados do estudo demonstraram que a OE contribui para melhorias tanto no desempenho financeiro quanto no operacional. Além disso, verificou-se que o network não teve papel moderador significante nas relações. Com base nestes achados, contribuições acadêmicas e implicações gerenciais foram elaboradas, assim como limitações e sugestões para pesquisas futuras.
Penna, B. T. P. F.; Brito, R. P. Orientação empreendedora, network e o desempenho de pequenas empresas brasileiras In:EnANPAD2020, 2020, online.
EQUIPE
Prof. Dr. Renata Peregrino de Brito – renata.brito@iag.puc-rio.br
Co-fundadora e coordenadora
Currículo Lattes
Professora e pesquisadora na área de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas do IAG – PUC-Rio. Pós-doutorado na Universidade de St. Gallen, Suíça. Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas-EAESP. MBA pela RSM Rotterdam School of Management – Universidade Erasmus Holanda e graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – EAESP. Professora.
Prof. Dr. Anna-Katharina Lenz – annakatharinalenz@gmail.com
Co-fundadora e coordenadora
Currículo Lattes
Professora assistente Empreendedorismo na Universidade Miami University Farmer School of Business. Pós-doutorado na Fundação Getulio Vargas- EBAPE. Doutora em Administração de Empresas pela FGV- EBAPE, e Mestrado pela mesma instituição. Mestrado (MSc) em International Business and Politics pela Copenhagen Business School, CBS, Dinamarca.
Prof. Dr. Leonardo Lima Gomes – leonardolima@iag.puc-rio.br
Professor e pesquisador
Currículo Lattes
Leonardo Lima é professor de finanças e economia da energia do IAG PUC-Rio. Foi conselheiro consultivo da QG energia e Diferencial Energia entre 2008 e 2018 e conselheiro estatutário da Lorenge SA entre 2009 e 2015. Atuou como gerente de comercialização de energia na Neoenergia até 2008, tendo também trabalhado como analista no Cepel e na IBM entre 1996 e 2001. No IAG coordenou MBA´s e cursos in-company para ONS, MME, Vale e Petrobras. Como pesquisador, é um dos coordenadores do NUPEI, Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do Departamento de Administração – PUC-Rio, tendo sido autor e co-autor de 1 livro, 4 capítulos de livros e de mais de 100 artigos científicos em periódicos e conferências nacionais e internacionais em temas relacionados a finanças corporativas, mercados de energia e investimentos em infraestrutura; É graduado em engenharia mecânica e possui mestrado e doutorado em engenharia de produção com ênfase em finanças pela PUC-Rio.
Dr. Chris Sutter – sutterc@miamioh.edu
Professor e pesquisador
CV
Professor Chris Sutter é professor associado de empreendedorismo na Universidade de Miami, Ohio, Estados Unidos da América. Ele concluiu o seu doutorado em 2013 na Ohio State University. Sua se concentra no empreendedorismo e alívio à pobreza. Prof. Chris está particularmente interessado em barreiras institucionais e aspectos facilitadores para a atividade empreendedora entre os pobres. Ele tem projetos de pesquisa no Brasil, Guatemala, Índia e Nicarágua. Chris é fluente em espanhol e viajou amplamente na América Latina.
Ruth Espínola Soriano de Mello
Professora e Pesquisadora
Currículo Lattes
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ (2006), especialista em Políticas Públicas e Governo pelo IUPERJ (2003) e graduada em Ciências econômicas pela UFRJ (2000). Desde 2012, é professora (atualmente como Prof. Agregada nível 2) do Departamento de Administração e Gestão da PUC-Rio em disciplinas ligadas à inovação social, empreendedorismo de impacto socioambiental desenvolvimento local e planejamento de negócios.
Jack Igor Richter
Professora e Pesquisadora
Orcid ID
Empreendedor nas áreas agrícola e de tecnologia e professor/pesquisador nas áreas de Empreendedorismo, grupos Marginalizados de Empreendedores, Estratégia de Negócios e Inovação. Doutorado em Business Administration pela Florida State University com foco em Strategy (Dissertação: Entrepreneurship in marginalized groups). Preocupado e focado em conduzir pesquisas de relevância prática e que possa ajudar a sociedade a sua volta. Atuou como executivo de TI em diversas multinacionais antes de entrar na área Acadêmica.
Pesquisadores Colaboradores
Michelle Pacheco
Pesquisadora e coordenadora adjunta
Currículo Lattes
Beatriz Bonato
Pesquisadora
Currículo Lattes
Juliana Pôrto
Pesquisadora
Currículo Lattes
Vinicius Alves de Luna
Pesquisador
Currículo Lattes
Thayslene Marques Oliveira
Pesquisadora
Currículo Lattes
CONTATO
IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22541-900 – Rio de Janeiro, RJ
Telefone: +55 (21) 2138-9200
e-mail: renata.brito@iag.puc-rio.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/nume/