Impacto Social do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Administração de Empresas
Nos últimos anos, docentes do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Administração de Empresas produziram diferentes produtos intelectuais, que tinham como objetivo gerar impacto para a sociedade. A seguir, são listados tais produtos e os docentes e discentes envolvidos nos mesmos.
- Relatório final do convênio entre a PUC-Rio e a Apex-Brasil
Docentes envolvidos: Clarice Kogut e Marcus Hemais
Discentes envolvidos: Henrique Fernandes Pacheco (Pós-Doutorado); Alexandre Souza da Silva; Barbara Rocha Gonzaga; Fernanda Leão Ramos (Pós-Doutorado); Fernando do Amaral Pereira; Juliana Werneck Rodrigues (Pós-Doutorado); Luíza Neves Marques da Fonseca; Paula Holanda Cavalcanti Sirimarco; Paulo Vinicius Petriz Maciel Monteiro; e Priscila Correa Franco Amaral.
Descrição: Este relatório compartilha o conjunto de ações que o Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX do Rio de Janeiro (Peiex-Rio) desenvolveu entre os meses de junho/22 a novembro/24, como resultado da assinatura do Convênio nº 37-02/2021, entre a ApexBrasil e a PUC-Rio. O documento descreve as atividades realizadas, presta contas relativas à execução de metas pré-acordadas (prospecção das empresas e respectivos termos de adesão assinados, diagnósticos de prontidão inicial, planos de trabalho concluídos até os planos de exportação), lista as 254 empresas que concluíram o processo de qualificação, detalhando os diferentes setores produtivos representados no portfólio de participantes do programa. Além disso, o relatório aborda as oportunidades proporcionadas às empresas para participar de eventos internacionais promovidos pela Apex Brasil, bem como os casos de sucesso de empresas que, após o atendimento do PEIEX, conseguiram ingressar no mercado internacional. Ainda, ao compreender a importância das parcerias para o andamento da qualificação, relata-se o número de empresas indicadas para parceiros municipais e estaduais
Impacto: O projeto Peiex-Rio qualificou à exportação 254 micro e pequenas empresas no prazo de 30 meses. Assim, destaca-se a entrega acima da meta (2%), dentro do prazo acordado (30 meses) e com altos níveis de satisfação (conforme relatos inclusos também no relatório, em anexo na Plataforma Sucupira). Muitas dessas empresas já estão exportando, e reorganizaram seus negócios baseado no que aprenderam com o programa. Os relatos de algumas dessas empresas (parte constante do documento) deixam claro como o projeto impactou seus negócios.
- Relatório de Resultados de avaliação do TOP Empreendedor SEBRAE RJ 2020-2023
Docente envolvida: Renata Peregrino de Brito
Discente envolvida: Michelle Pacheco
Descrição: O relatório traz um compilado da avaliação de impacto do programa TOP Empreendedor oferecido para o SEBRAE-RJ via uma parceria institucional. O relatório cobre os anos de 2020, 2021 e 2022 e compara a evolução do programa de treinamento gerencial para empreendedores de comunidades carentes no Rio de Janeiro.
Impacto: Desde 2020, o programa já capacitou mais de 500 microempreendedores de comunidades, sendo a maioria mulheres (67%) e os relatórios demonstram que houve melhora significante nas práticas de gestão e no aumento do faturamento dos empreendedores. Com os resultados dos relatórios, o SEBRAE-RJ tem feito revisões no programa, com a adaptação do conteúdo ao público alvo (mulheres), reforço nos temas de maior dificuldade (como planejamento financeiro) e mudanças no formato (mais mentoria) para aumentar a aplicação e o impacto das práticas.
- Curso Profissionalizante: Gestão Mercadológica para Empreendimentos Solidários (com o coletivo Mulheres do Salgueiro)
Docentes envolvidos: Marcus Hemais e Luís Alexandre Pessôa
Discentes envolvidos: Míriam Ferreira e Beatriz Hossmann
Descrição: Curso profissionalizante de gestão mercadológica para empreendimentos solidários, de 28 horas, para 16 integrantes do coletivo Mulheres do Salgueiro, localizado no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. O curso profissionalizante contou com nove encontros cujo conteúdo buscava treinar as discentes em como elaborar práticas de marketing a partir da definição de mercados-alvo; proposta de valor; desenvolvimento de produto; precificação; distribuição; e promoção. Os encontros eram presenciais, no campus da PUC-Rio, e remotos, nos quais foram tratadas discussões sobre como as integrantes do coletivo poderiam desenvolver suas atividades de marketing, a fim de impulsionar as vendas dos produtos artesanais que produzem a partir de materiais reciclados.
Impacto: Ao longo dos nove encontros, foi possível perceber mudanças nas atividades de marketing do Mulheres do Salgueiro, particularmente na forma como realizam as atividades de Promoção de seus produtos. A página do Instagram do coletivo, por exemplo, que antes era confusa a ponto de ser difícil encontrar os produtos que estavam à venda, agora está mais clara. Um site do Mulheres do Salgueiro está em processo de construção. A abordagem utilizada na comunicação direta com compradores na feira onde o Mulheres do Salgueiro vende os seus produtos também está roteirizada, de forma a ressaltar atributos dos mesmos que seriam os seus diferenciais frente a concorrentes. Vale ressaltar também que os próprios produtos produzidos pelo Mulheres do Salgueiro também passaram por modificações após o curso profissionalizante, havendo uma preocupação maior em destacar a marca do coletivo, além das embalagens nas quais os produtos são embalados para venda. Fora isto, o coletivo criou uma missão e uma visão para direcionar os seus esforços não somente na frente comercial, mas também no âmbito social, e conseguiram modificar a sua estrutura organizacional, para acomodar melhor a gestão das diferentes atividades realizadas pelo Mulheres do Salgueiro. Houve, assim, uma maior profissionalização das atividades de marketing do coletivo a partir do curso profissionalizante, evidenciando que foi possível gerar impacto no ambiente social a partir deste.
- C3 Studio: Solução de Gestão da Prestação dos Serviços Públicos de Saúde apoiado por Comando e Controle e Sistema de Inteligência Artificial
Docente envolvido: Fábio de Oliveira Paula
Discentes envolvidos: Sylvio Jorge Souza Junior (Pós-Doutorado) e Marcelo Amaral Dionísio (Pós-Doutorado)
Descrição: A solução proporciona o monitoramento e o controle do ambiente da prestação dos serviços, diminuindo o tempo de respostas às falhas, monitorando não apenas a ocorrência de falhas, mas também as soluções designadas. Consiste na implantação de uma inovação organizacional composta por um modelo de processos, de informações e de responsabilidades, decorrentes da incorporação de conceitos e funções de Comando e Controle e de Doutrina de Operações Centradas em Redes, gerida por um sistema de software desenvolvido especificamente para esse fim segundo as melhores práticas da engenharia de sistemas e disponibilizado como um serviço, em nuvem, tudo gerenciado por um Centro de Comando e Controle. O software também possui funcionalidades de inteligência artificial (IA) a saber: previsão do tempo de resposta das falhas; verificação de padrões e previsão falhas em um determinado serviço; correlação das falhas para identificar a causa raiz; quando o ator responsável for resolver uma falha em um local, sugestão de possíveis soluções já utilizadas e testadas em falhas semelhantes em outros locais.
Impacto: A redução do tempo de vida das falhas tem pelo menos duas implicações: a social, caracterizada pela melhoria da qualidade da prestação dos serviços públicos de saúde, nesta primeira versão da solução; e a econômica, decorrente de uma utilização mais eficiente dos recursos públicos. Além disso, ao oferecer o mapeamento, em tempo real, de todas as falhas e soluções em andamento, possibilita o tratamento dos problemas estruturais, melhorando o desempenho dos setores problemáticos.
- Observatório de Empregabilidade, base de dados técnico-científica
Docente envolvida: Ana Heloisa Lemos
Descrição: Observatório de Empregabilidade é uma base de dados que tem como principal objetivo acompanhar a inserção dos formandos do curso de graduação em Administração de Empresas no mercado de trabalho. A pesquisa vem sendo realizada, anualmente, desde 2008. A partir dos dados obtidos construímos séries históricas que retratam a empregabilidade dos discentes do curso de graduação. Essa base de dados está alinhada à linha de pesquisa do PPGA intitulada “Gestão de Pessoas, Liderança e Práticas de Gestão”.
Impacto: o acompanhamento da inserção no mercado de trabalho dos discentes de graduação do Departamento de Administração de Empresas permite avaliar o impacto que a formação obtida tem para a empregabilidade e mobilidade social dos discentes. Adicionalmente, essa informação fornece subsídios para ajustes e atualizações no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Administração de Empresas com vistas à ampliação da empregabilidade dos egressos.
- Turismo Esportivo e comportamento do consumidor – Corrida de Trilha na cidade de Búzios/RJ
Docente envolvida: Alessandra Baiocchi Antunes Corrêa
Discente envolvida: Viviane Mazza
Descrição: O Relatório apresenta dados da amostra e estatísticas descritivas provenientes de uma parte da coleta de dados realizada para a dissertação de mestrado “Além da competição: Analisando o comportamento do consumidor em eventos esportivos e suas implicações para o turismo” da mestranda Viviane Soares Mazza. Diferentemente da produção acadêmica, o relatório adota uma linguagem gerencial, apresentação gráfica e formatação flexível. De maneira geral, ele organiza os dados da pesquisa científica em um formato acessível, com interface e linguagem amigáveis aos gestores e profissionais do setor. O Produto foi disponibilizado e entregue aos organizadores de eventos esportivos que viabilizaram a coleta de dados junto aos consumidores participantes de suas competições. Neste caso específico, trata-se de uma competição esportiva de corrida de trilha realizada na cidade de Búzios/RJ.
Impacto: O objetivo central da entrega do relatório aos organizadores do evento é fornecer informações sobre o perfil dos consumidores e a relação desses indivíduos com a cidade anfitriã. Essas informações podem ser relevantes no planejamento de futuros eventos e expansão da área de atuação, permitindo a tomada de decisão baseada em dados.
- Avaliação de Projetos de PDI em Safety Innovation
Docentes envolvidos: Carlos Bastian e Leonardo Lima Gomes
Discentes envolvidos: Marcelo Guedes Pecly e André Martins Ismail
Descrição: O presente relatório apresenta uma versão preliminar do Referencial Teórico levantado para pesquisa. Cada seção é separada por uma metodologia aplicável ao projeto, com o respectivo referencial bibliográfico e enquadramento às exigências e objetivos propostos.
Impacto: Os levantamentos de estudos, teorias e práticas já existentes no referencial teórico objeto do presente relatório são consolidados em abordagens aplicáveis aos Projetos de PDI em Safety Innovation, desenvolvendo métodos que permitirão a avalição econômico/financeira de atividade e projetos até então sem metodologia apropriada de valoração financeira para a tomada de decisão de investimento por parte do Cenpes/Petrobras.
- Relatório de Avaliação Externa para a Universidade Federal de Uberlândia
Docente envolvida: Alessandra de Sá Mello da Costa
Descrição: O “Relatório de Avaliação Externa” é o resultado da consultoria desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O relatório foi elaborado em 2024 conforme diretrizes estabelecidas no Programa Especial de Acompanhamento aos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia – Pró-Acompanhamento – DIRPG/PROPP no. 01/2022. O Pró-Acompanhamento teve a duração de dois anos e visava apoiar os programas de pós-graduação da IES, buscando promover (1) a melhoria dos indicadores qualitativos e quantitativos dos cursos de Mestrado e Doutorado e (2) o planejamento de sua gestão.
Impacto: O “Relatório de Avaliação Externa” gera impacto de curto prazo ao modificar as práticas de produção e gestão do conhecimento pertinentes ao PPGA/FAGEN para o Quadriênio 2022-2025, tendo como parâmetros as novas demandas de excelência da CAPES, mais especificamente no que diz respeito à elaboração, implementação e acompanhamento do seu Planejamento Estratégico e da sua Autoavaliação.
- BNDES: liderança e inovação – o papel da ambidestria
Docente envolvida: Flavia Cavazotte
Discente envolvida: Marcia Penna
Descrição: Workshop sobre Liderança Ambidestra. A proposta foi encaminhada pelo RH da empresa e aprovada no nível das superintendências. Foram realizadas duas sessões do mesmo workshop com grupos diferentes de gestores. No total, cerca de 300 gestores participaram dos workshops. A base de dados levantada permitiu gerar insumos para a empresa sobre o status da liderança orientada pela ambidestria (ações combinadas de exploração e explotação) no quadro gerencial, características dos gestores associadas à ambidestria, sua relação com comportamento inovador nos times, bem como aspectos condicionantes associados às áreas de trabalho e sua natureza.
Impacto: Cerca de 300 líderes da empresa participaram dos workshops. Foi possível levantar dados sobre todas as áreas da empresa, e forma um conjunto de cerca de 150 times líder-liderado. Sobre esses dados estão sendo realizadas análises para devolutiva de observações e prescrição de ações futuras, na segunda etapa do projeto, em 2025, já com a integração de uma nova coorte de profissionais que chegaram a empresa em seu último concurso público.
- Relatório de Resultados do Núcleo de Estudos e Pesquisa ZONA SUL de Comportamento do Consumidor e Varejo
Docente envolvida: Jorge Brantes Ferreira
Descrição: O relatório apresenta os resultados alcançados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa ZONA SUL de Comportamento do Consumidor e Varejo, uma iniciativa inovadora de extensão universitária e integração com o mercado empresarial, fruto da parceria entre o IAG/PUC-Rio e o Super Mercado ZONA SUL. Este núcleo atua de maneira integrada na investigação de temas estratégicos relacionados ao comportamento do consumidor, com ênfase em CRM (Marketing de Relacionamento), análise de multicanais e o estudo das gerações Z e Y. A partir de dados reais fornecidos pelo ZONA SUL – incluindo análises de grandes volumes de dados de clientes, uso de técnicas de machine learning, segmentação avançada e modelagem preditiva – o núcleo desenvolveu metodologias e insights que contribuem para a melhoria da gestão de relacionamento com o cliente e para a otimização das estratégias de marketing no setor varejista.
Impacto: A introdução deste produto tem provocado mudanças relevantes tanto no ambiente empresarial quanto no acadêmico. No âmbito empresarial, os insights gerados possibilitaram ao ZONA SUL aprimorar suas estratégias de CRM e a comunicação multicanal, elevando a satisfação e fidelização dos clientes. Os modelos preditivos e as análises de comportamento possibilitam a identificação de clientes de alto valor, permitindo a priorização de ações que maximizem o retorno sobre o investimento. Do ponto de vista social e acadêmico, o produto evidencia a eficácia da integração entre teoria e prática, funcionando como um catalisador para a transferência de conhecimento entre universidade e mercado e contribuindo para a formação de mestres e doutores com experiência real em problemas de mercado e utilização de dados de empresas. Essa colaboração inspira a adoção de abordagens baseadas em dados no campo do marketing e do comportamento do consumidor, contribuindo para o desenvolvimento econômico e científico, além de potencializar a competitividade de empresas no mercado. Ao longo de 20 meses de atuação, o núcleo já proporcionou a defesa de três dissertações de mestrado e promoveu a disseminação do conhecimento através de diversos artigos apresentados em conferências acadêmicas de referência. Atualmente, duas teses de doutorado encontram-se em andamento, além de diversas outras pesquisas.
- Questões de nível superior do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)
Docente envolvida: Patricia Amelia Tomei
Descrição: Elaboração das questões de nível superior do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) referente ao Eixo Temático: Gestão Governamental e Governança Pública.
Impacto: O CNPU teve. 2.114.145 candidatos, divididos pelos estados do Brasil. Participaram do CNPU diversos órgãos públicos como: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI; Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC; Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ; Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI; entre outros.