MBA
GESTÃO DE
RECURSOS HUMANOS
MBA
GESTÃO DE
RECURSOS HUMANOS
PRÓXIMA TURMA
06 de maio de 2025
Inscrições abertas!
PRÉ-REQUISITO
Curso de graduação em qualquer área
CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO
A carga horária mínima do programa é de 360 horas online ao vivo com 16 meses de duração
AULAS/HORÁRIOS
Terças e quintas, das 19h às 22h. Aulas online, ao vivo.
INVESTIMENTO
R$ 30.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.340,64 (Juros 0,5%)
CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS
Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:
- 25% para matrículas até 12/02/25
Matrículas antecipadas para demais candidatos:
- 15% para matrículas até 12/02/25
Inclusão:
- 20% para pessoas negras3, transexuais ou pessoas com deficiência4.
Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.
LOCAL
Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea. Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900
CONTATO
Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756
1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:
-
Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado
-
Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo 180h)
2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.
3Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.
4Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea. Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900
WhatsApp: 21 99452-7756
Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado
Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo 180h)
O MBA Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio foi elaborado a partir de recentes demandas de qualificação profissional das empresas, assim como da percepção de executivos, conselheiros e stakeholders de grandes organizações.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
O programa do MBA em Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio foi elaborado a partir de recentes demandas de qualificação profissional das empresas, assim como da percepção de executivos, conselheiros e stakeholders de grandes organizações.
- Desenvolver o pensamento estratégico e ampliar a visão sistêmica no ambiente corporativo.
- Liderar mudanças, conduzir a transformação digital e a implantar a cultura de agilidade.
- Gerenciar equipes diversas, garantindo equidade, flexibilidade, adaptabilidade e inclusão.
- Fortalecer a marca empregadora e aprimorar os processos de atração e seleção das novas competências.
- Adotar práticas contemporâneas de desenvolvimento de liderança: Líder-Coach, Mentoria Reversa e Diversity Mentoring.
- Gerenciar conflitos, obter comprometimento e garantir engajamento das equipes nas novas relações de trabalho.
- Tomar decisões sobre pessoas orientadas por dados e aumentar a assertividade dos investimentos.
- Proporcionar uma cultura de confiança, segurança, equilíbrio e saúde mental na organização.
- Enfrentar as demandas ambientais, sociais, de sustentabilidade e governança corporativa, trazendo valor e vantagem competitiva para a organização.
- Atrair e desenvolver os talentos da organização, proporcionando desafios e oportunidades de desenvolvimento de carreira.
- Liderar equipes de alta performance.
O MBA em Gestão de Recursos Humanos objetiva instrumentar você para atuar em todos os subsistemas de Recursos Humanos das organizações aprofundando conhecimentos teóricos (estado da arte) por meio de uma metodologia de aprendizagem que estimula a participação de todos, priorizando a troca de experiências entre seus participantes.
MEDALHA E CERTIFICADO
Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.
Imagem ilustrativa da Medalha Digital
COORDENAÇÃO
Eliane Leite
Coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Administração (PUC-Rio), Graduação em Psicologia (UERJ), Management/Kellogg/Northwestern (Chicago). The Leadership Challenge -Sonoma Leadership – CA/EUA.
eliane.leite@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
Denise Mathias Viana
Mestre em Gestão Executiva, Graduada em Administração, Pós-Graduada em Análise de Sistemas/PUC-Rio, MBA Executivo.
denise.viana@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
Núcleo Básico |
---|
TCC |
---|
Alessandra Nogueira
Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro
Carolina Losicer
Daniel Kamlot
Denise Mathias Viana
Eliane Leite
Fernanda Magalhães
Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer
Juliana Bracks
Marcelo Carpilovsky
Marcos Caiado
Maria Fatima Ludovico de Almeida
Maria Isabel Peixoto Guimarães
Renata Geórgia Motta Kurtz
Renato Cuenca
SELEÇÃO
A seleção será realizada com base em entrevista, por telefone ou por aplicativo de videoconferência, com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.
PRÉ-REQUISITOS
Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês, ainda que por meio do uso de tradutores eletrônicos.
O MBA Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio foi elaborado a partir de recentes demandas de qualificação profissional das empresas, assim como da percepção de executivos, conselheiros e stakeholders de grandes organizações.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
O programa do MBA em Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio foi elaborado a partir de recentes demandas de qualificação profissional das empresas, assim como da percepção de executivos, conselheiros e stakeholders de grandes organizações.
- Desenvolver o pensamento estratégico e ampliar a visão sistêmica no ambiente corporativo.
- Liderar mudanças, conduzir a transformação digital e a implantar a cultura de agilidade.
- Gerenciar equipes diversas, garantindo equidade, flexibilidade, adaptabilidade e inclusão.
- Fortalecer a marca empregadora e aprimorar os processos de atração e seleção das novas competências.
- Adotar práticas contemporâneas de desenvolvimento de liderança: Líder-Coach, Mentoria Reversa e Diversity Mentoring.
- Gerenciar conflitos, obter comprometimento e garantir engajamento das equipes nas novas relações de trabalho.
- Tomar decisões sobre pessoas orientadas por dados e aumentar a assertividade dos investimentos.
- Proporcionar uma cultura de confiança, segurança, equilíbrio e saúde mental na organização.
- Enfrentar as demandas ambientais, sociais, de sustentabilidade e governança corporativa, trazendo valor e vantagem competitiva para a organização.
- Atrair e desenvolver os talentos da organização, proporcionando desafios e oportunidades de desenvolvimento de carreira.
- Liderar equipes de alta performance.
O MBA em Gestão de Recursos Humanos objetiva instrumentar você para atuar em todos os subsistemas de Recursos Humanos das organizações aprofundando conhecimentos teóricos (estado da arte) por meio de uma metodologia de aprendizagem que estimula a participação de todos, priorizando a troca de experiências entre seus participantes.
MEDALHA E CERTIFICADO
Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.
Imagem ilustrativa da Medalha Digital
COORDENAÇÃO
Eliane Leite
Coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Administração (PUC-Rio), Graduação em Psicologia (UERJ), Management/Kellogg/Northwestern (Chicago). The Leadership Challenge -Sonoma Leadership – CA/EUA.
eliane.leite@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
Denise Mathias Viana
Mestre em Gestão Executiva, Graduada em Administração, Pós-Graduada em Análise de Sistemas/PUC-Rio, MBA Executivo.
denise.viana@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
PRÓXIMA TURMA
06 de maio de 2025
Inscrições abertas!
PRÉ-REQUISITO
Curso de graduação em qualquer área
CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO
A carga horária mínima do programa é de 360 horas online ao vivo com 16 meses de duração
AULAS/HORÁRIOS
Terças e quintas, das 19h às 22h. Aulas online, ao vivo.
INVESTIMENTO
R$ 30.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.340,64 (Juros 0,5%)
CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS
Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:
- 25% para matrículas até 12/02/25
Matrículas antecipadas para demais candidatos:
- 15% para matrículas até 12/02/25
Inclusão:
- 20% para pessoas negras3, transexuais ou pessoas com deficiência4.
Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.
LOCAL
Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea. Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900
CONTATO
Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756
1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:
-
Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado
-
Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo 180h)
2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.
3Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.
4Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.
Núcleo Básico |
---|
TCC |
---|
Alessandra Nogueira
Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro
Carolina Losicer
Daniel Kamlot
Denise Mathias Viana
Eliane Leite
Fernanda Magalhães
Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer
Juliana Bracks
Marcelo Carpilovsky
Marcos Caiado
Maria Fatima Ludovico de Almeida
Maria Isabel Peixoto Guimarães
Renata Geórgia Motta Kurtz
Renato Cuenca
SELEÇÃO
A seleção será realizada com base em entrevista, por telefone ou por aplicativo de videoconferência, com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.
PRÉ-REQUISITOS
Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês, ainda que por meio do uso de tradutores eletrônicos.
O MBA Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio foi elaborado a partir de recentes demandas de qualificação profissional das empresas, assim como da percepção de executivos, conselheiros e stakeholders de grandes organizações.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
O programa do MBA em Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio foi elaborado a partir de recentes demandas de qualificação profissional das empresas, assim como da percepção de executivos, conselheiros e stakeholders de grandes organizações.
- Desenvolver o pensamento estratégico e ampliar a visão sistêmica no ambiente corporativo.
- Liderar mudanças, conduzir a transformação digital e a implantar a cultura de agilidade.
- Gerenciar equipes diversas, garantindo equidade, flexibilidade, adaptabilidade e inclusão.
- Fortalecer a marca empregadora e aprimorar os processos de atração e seleção das novas competências.
- Adotar práticas contemporâneas de desenvolvimento de liderança: Líder-Coach, Mentoria Reversa e Diversity Mentoring.
- Gerenciar conflitos, obter comprometimento e garantir engajamento das equipes nas novas relações de trabalho.
- Tomar decisões sobre pessoas orientadas por dados e aumentar a assertividade dos investimentos.
- Proporcionar uma cultura de confiança, segurança, equilíbrio e saúde mental na organização.
- Enfrentar as demandas ambientais, sociais, de sustentabilidade e governança corporativa, trazendo valor e vantagem competitiva para a organização.
- Atrair e desenvolver os talentos da organização, proporcionando desafios e oportunidades de desenvolvimento de carreira.
- Liderar equipes de alta performance.
O MBA em Gestão de Recursos Humanos objetiva instrumentar você para atuar em todos os subsistemas de Recursos Humanos das organizações aprofundando conhecimentos teóricos (estado da arte) por meio de uma metodologia de aprendizagem que estimula a participação de todos, priorizando a troca de experiências entre seus participantes.
MEDALHA E CERTIFICADO
Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.
Imagem ilustrativa da Medalha Digital
PRÓXIMA TURMA
06 de maio de 2025
Inscrições abertas!
PRÉ-REQUISITO
Curso de graduação em qualquer área
CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO
A carga horária mínima do programa é de 360 horas online ao vivo com 16 meses de duração
AULAS/HORÁRIOS
Terças e quintas, das 19h às 22h. Aulas online, ao vivo.
INVESTIMENTO
R$ 30.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.340,64 (Juros 0,5%)
CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS
Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:
- 25% para matrículas até 12/02/25
Matrículas antecipadas para demais candidatos:
- 15% para matrículas até 12/02/25
Inclusão:
- 20% para pessoas negras3, transexuais ou pessoas com deficiência4.
Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.
LOCAL
Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea. Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900
CONTATO
Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756
1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:
-
Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado
-
Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo 180h)
2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.
3Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.
4Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.
Núcleo Básico |
Impacto das mudanças ambientais e organizacionais na prática de atração, captação, seleção. Inserção da atração, captação e seleção na visão sistêmica de recursos humanos. Processo e estratégias de atração. O processo seletivo e a gestão de talentos. Etapas e Instrumentos do processo. Avaliação e mensuração do processo seletivo. Coaching e Mentoring na visão de Recursos Humanos: características, tipologias e aplicações. Critérios para indicação desses processos para desenvolver líderes, colaboradores e equipes. Uso de recursos internos e contratação de profissionais externos. Relação do RH com o Coachee/Mentorado, com o seu Gestor e com o Coach/Mentor. Avaliação de resultados. Práticas contemporâneas: Líder-Coach, Mentoria Reversa e Diversity Mentoring. Questões éticas. Papel do RH no desenvolvimento de uma cultura de Coaching/Mentoring. Comportamento Organizacional: conceito. Diversidade nas Organizações. Valores e Atitudes. Personalidade e Emoções. Percepção, Decisão e Criatividade. Satisfação e Motivação no Trabalho. Dinâmica e Comportamento em grupo. Equipes de Trabalho. Liderança. Comunicação. Poder. Conflito e Negociação. Cultura Organizacional. Mudança Organizacional. Políticas e Práticas de Recursos Humanos. A construção da reputação corporativa como um fator de atração e retenção de talentos, e o papel da comunicação. Processos de comunicação fundamentais na jornada do colaborador. O planejamento do portfólio com base no conceito de employee experience. Comunicação colaborativa e empática no cotidiano. Comunicação de liderança como um fator de construção de engajamento e o reflexo no comportamento da equipe. Abordagens para gestão de conflitos fundamentada. O modelo de gestão de RH e o papel dos Consultores Internos – Business Partners Consultoria interna como processo de gestão: o significado da abordagem baseada na “experiência do cliente”. A construção da identidade do profissional de Gestão de Pessoas como consultor interno. Papéis e habilidades em consultoria interna. Fases do processo de consultoria interna em gestão de pessoas. Lidando com as questões relativas à definição do problema, suas possíveis soluções e o requerimento do cliente. Simulação de ferramentas e processos. Definindo clima e cultura. Conhecendo a cultura de uma organização. A relação cultura e estratégia. Mudança cultural de uma organização. Modelos mentais e imaginário coletivo. Como a cultura se forma. Como a Cultura Organizacional se manifesta. Manifestações da Cultura. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Importância do alinhamento cultural. A Cultura organizacional é única? Cultura e Mudança Organizacional. Cultura e Ciclo de Vida Organizacional. Cultura e liderança, comprometimento e desempenho. Tipologia cultural. Cultura nacional e Cultura Organizacional. Cultura familiar. Desafios e exigências do contexto dos negócios para capacitação e o desenvolvimento de pessoas. Modelos organizacionais e de aprendizagem: mecanismos que articulam processos individuais e coletivos. A Educação Corporativa como processo para desenvolver competências humanas e organizacionais. Gestão e compartilhamento do conhecimento. Comunidade de Práticas – CoP como processo para otimização das redes de aprendizagem. Tecnologia Educacional, delineamento de soluções educacionais e o uso de metodologias ágeis. Aplicação da metodologia 6D’s. Governança: papéis, responsabilidades, processos e ferramentas na gestão da educação corporativa: análise da demanda, planejamento e avaliação de resultados: a importância de indicadores para investimentos sustentados. O ROI aplicado à educação. Conceitos e dimensões dos aspectos ambiental, social e governança corporativa (ESG em inglês). Comportamento ético individual e das empresas, considerando ambientes multiculturais e complexos. Estratégia, criação de valor e vantagem competitiva das organizações ESG. Compliance, accountability e reflexos na gestão ESG. Implementação da gestão ESG. Riscos e impactos da tomada de decisão. Aspectos legais e instrumentos do sistema ESG. Tendências para o futuro das organizações ESG. Análise estrutural de indústrias. Análise do macroambiente. Avaliação das forças e fraquezas de uma organização. Cadeia de valor. Visão, missão e objetivos empresariais. A Visão Baseada em Recursos e suas implicações para a implementação de estratégias competitivas Estratégias genéricas e decisões de posicionamento competitivo. Modelos de portfólio. Mensuração do desempenho empresarial. Aplicações do “Big Data” como suporte a decisões estratégicas. A importância da remuneração no atual contexto de negócios. As transformações ocorridas nos sistemas de recompensas financeiras. O modelo tradicional e as novas formas de remuneração. Os programas de benefícios como um diferencial competitivo. A remuneração baseada em entregas e resultados. Carreira uma construção baseada em parceria. Questões emergentes no cenário brasileiro. Desafios e oportunidades de Rh na transformação digital: novas práticas e competências essenciais para o contexto. Gestão de Competências (GC) na era digital: soft skills x hard skills. Arquitetura de GC: conceitos chave. Desdobramentos da GC: Mapeamento de Competências: como fazer. Principais características e aplicações. Correlação da GC com captação, desenvolvimento, seleção e avaliação de pessoas. O papel das organizações e dos indivíduos no gerenciamento da carreira. Os desafios e competências do profissional de RH nas relações de poder. Planos de carreira como estratégia de retenção. Desafios do mundo contemporâneo. Conceitos de liderança desenvolvidos e aplicados ao longo do tempo até Liderança na indústria 4.0. Competências do líder exponencial. Liderança Situacional. As passagens da liderança: de gerenciar a si mesmo a gestor corporativo. Programas de desenvolvimento da liderança e sucessão gerencial. Formação de equipes de alta performance e liderança coach. Liderança e os temas da contemporaneidade: diversidade cultural e inclusão, assédio moral, aspectos psicossociais do trabalho e qualidade de vida. People Analytics se baseia na premissa de que o que torna as empresas ótimos lugares para se trabalhar são as pessoas. Portanto, conhecê-las bem e compreender seus comportamentos, pode tornar as empresas ainda melhores e mais produtivas. Para isso acontecer, é necessário analisar os dados sobre as pessoas no trabalho, encontrar padrões de comportamentos, compreender causas, gerar insights e tomar decisões baseadas nos dados e nas evidências. Isso é People Analytics. O alinhamento da Estratégia de Recursos Humanos à Estratégia de Negócios é condição fundamental para que RH fortaleça seu papel estratégico na organização. Compreender as mudanças no ambiente externo e interno da organização e direcionar as ações de RH através de um bom diagnóstico, indicadores de desempenho e métricasadequadas são requisitos necessários para o alcance dos objetivos de negócio.O uso estratégico dos dados para o planejamento e tomada de decisão em RH pode subsidiar decisões de investimentos e esforços com evidências científicas, dados e fatos, dando mais credibilidade as ações de RH. A concepção do sistema legal trabalhista brasileiro. Instrumentos coletivos negociados e a flexibilização compromissória. Aspectos fundamentais dos regimes jurídicos do empregado, e os diferentes contratos de trabalho. As principais mudanças e tendências da legislação trabalhista. A moderna noção de meio ambiente de trabalho. A ontologia da responsabilidade civil do empregador. Assédios moral, sexual e estrutural. Repercussões jurídicas dos acidentes de trabalho. A diversidade e a inclusão: fundamentos dos Direitos Humanos. Organização Internacional do Trabalho (OIT). Privilégios; preconceito e pré-conceito. Atitudes, percepção social, pressão social. A importância do autoconhecimento. Dimensões da diversidade nas organizações. As principais questões relativas as políticas públicas. O desafio das organizações brasileiras. O curso tem como objetivo apresentar, a partir de casos reais e exercícios práticos, os desafios e benefícios da adoção de métodos Ágeis na área de Recursos Humanos, assim como nas demais áreas da organização. Agilidade é o mindset adotado pelas organizações mais inovadoras do mundo, e como tal, é de fundamental importância em um mundo cada vez mais imprevisível e dinâmico. O curso explora os conceitos de forma abrangente, incentivando o seu uso no dia a dia das organizações já partir da primeira aula. Cada vez mais, pesquisadores tem mostrado uma correlação positiva entre a saúde física e emocional dos colaboradores e o sucesso dos negócios. O ritmo de trabalho exacerbado e a pandemia evidenciaram a falência do modelo de gestão usualmente adotado de comando e controle, de monitoramento de curto prazo e da busca desenfreada de fazer mais com menos. A proposta da disciplina é provocar uma reflexão sobre o risco de saúde, bem-estar e segurança dos colaboradores e o impacto disso na saúde organizacional, envolvendo o clima, a cultura e o desempenho da organização como um todo. Ao final do curso, pretende-se traçar um roteiro de práticas que possam criar sociedades empresariais mais humanizadas e mais sustentáveis. Método de negociação de Harvard. Análise de Negociação. Assimetria Negocial. Teoria comportamental da negociação. Teorias de Processo Decisório. Conflito em equipe. Team building. Novas perspectivas e análises das funções e dos processos de gestão, a partir de uma visão crítica no contexto dos desafios atuais dos fenômenos organizacionais. Ética, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Planejamento e controle em ciclos de vida cada vez mais curtos, em ambientes VUCA. Estruturas em redes e cadeias em ambientes complexos (s)em novas fronteiras. Liderança e o sentido do trabalho em tempos de empreendedorismo, mudança e inovação. O desafio de ser um só e ser muitos – trabalho, produtividade, propósito, saúde, família, qualidade de vida entre outros. |
TCC |
Apresentação das técnicas para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha da área temática, organização das ideias, operacionalização de conceitos, cuidados metodológicos, suporte de ideias, referências. A norma brasileira de citação bibliográfica. Pré-Requisitos: Todas as disciplinas do Núcleo Básico |
Luiz Augusto Figueira
SELEÇÃO
A seleção será realizada com base em entrevista, por telefone ou por aplicativo de videoconferência, com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.
PRÉ-REQUISITOS
Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês, ainda que por meio do uso de tradutores eletrônicos.