Portugal e Brasil têm grandes afinidades, além dos vínculos históricos e a língua comum. Entretanto, separados pelo Oceano Atlântico, têm economias com características distintas, especialmente na questão da moeda: em Portugal, o ‘euro’, também moeda adotada por outros 22 países, desde 2002; o Brasil tem o ‘real’, instituído em 1994, após anos de hiperinflação e diversos planos de estabilização fracassados. Ambos os países, em função dos efeitos da retomada das atividades após a pandemia e os impactos da guerra na Ucrânia sobre preços, enfrentaram elevadas taxas de inflação em 2022.

O que existe de semelhança entre Portugal e Brasil, no desafio do combate à inflação? Em ambas as economias, o poder executivo vem questionando a política monetária, pela elevação da taxa de juros para combater a inflação, e seu impacto sobre a atividade econômica.

Dadas as diferenças na implementação da política monetária, em um país que adota uma moeda comum a vários outros e em outro que tem moeda própria, e considerando a importância das relações comerciais entre Portugal e Brasil, este painel buscará debater esta situação nos dois países, que no momento é mais uma característica a nos unir.

Conheça os Palestrantes:

Prof. Luiz Roberto Cunha

Economista, MSc Vanderbilt Univ Professor PUC-Rio (1972/2022) MinFazenda Secretário Executivo de Controle de Preços Gov Estado Rio de Janeiro Subsecretário de Planejamento e Fazenda.
.

Prof. Nuno Côrte-Real

Economista, MSc em Economia Internacional, Professor na CPBS da Universidade Católica Portuguesa no Porto (1990-2023). Durante 16 anos exerceu a sua atividade profissional no setor financeiro, tendo desempenhado funções de Direção e Gestão em vários bancos e outras instituições financeiras.
.

Painel | Os desafios do combate à inflação – uma comparação transatlântica

Data: 19/04 – Quarta-feira, às 19h30.

Evento | Online e gratuito

Inscreva-se aqui.