CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS FAMILIARES
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PRÓXIMA TURMA

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PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO 

180 horas

AULAS/HORÁRIOS

Segundas e quartas, das 19h15 às 22h30

INVESTIMENTO 

R$ 15.500,00 à vista ou 12 parcelas de R$ 1.327,39 ( juros de 0,5%)

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria
Acadêmica do IAG PUC-Rio:
(21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

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As empresas familiares constituem a maioria das organizações no Brasil e no cenário global, gerando de 70% a 90% do PIB mundial.¹ No Brasil, chegam a representar 80% de todas as empresas existentes, contribuindo com 50% do PIB no país.² Embora possam ser vistas como companhias de pequeno e médio porte que precisam simplesmente de profissionalização, os desafios das empresas familiares envolvem aspectos complexos e particulares que afetam sua perpetuidade. Ao se pensar em gestão, suas características precisam ser levadas em conta.

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio desenvolveu um curso de especialização multidisciplinar com um programa completo, inteiramente pensado e dedicado às necessidades das empresas familiares.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O objetivo do curso é proporcionar ferramentas de gestão e instrumentos de governança no contexto da empresa familiar, ajudando profissionais familiares e não-familiares na missão de construir companhias longevas e diferenciadas.

Empresas familiares bem gerenciadas, dotada de fóruns específicos para a solução de temas administrativos e societários, estão mais bem preparadas para a transição de gerações, acesso a recursos e geração de valor.

O curso prepara profissionais para atuação neste modelo de empresa, com foco em seus desafios, permitindo que construam negócios competitivos e perenes. Alguns desses desafios são:

  • A dificuldade de planejar a sucessão
  • A dificuldade de inovar e atrair novos talentos
  • O conflito entre herdeiros
  • Compreensão de todos os membros sobre os desafios da empresa familiar
  • A informalidade
  • O preparo das futuras gerações

¹ https://exame.abril.com.br/revista-exame/a-nova-cara-do-capitalismo-brasileiro/

² http://economia.estadao.com.br/noticias/governanca,inovacao-e-planejamento-sucessorio-sao-fundamentais-a-sobrevivencia-de-empresas-familiares,70001648160

CONTEXTO

“No Brasil, as empresas familiares chegam a representar 80% de todas as empresas.”

A partir da compreensão das melhores práticas e domínio de ferramentas de gestão voltadas para os desafios da empresa familiar e da oportunidade de troca de experiências entre alunos que atuam neste mesmo contexto, os participantes poderão desenvolver soluções para as diferentes dimensões dos negócios familiares.

Em aulas práticas e dinâmicas, os participantes serão estimulados a:

  • Compreender os atributos e dinâmicas distintivas das empresas familiares;
  • Desenvolver caminhos e soluções para melhor lidar com seus desafios;
  • Planejar a continuidade e crescimento do patrimônio da família empresária;
  • Buscar a maximização do valor das empresas e sua longevidade;
  • Desenvolver a estrutura de governança corporativa mais apropriada para sua empresa;
  • Desenvolver competências para lidar com o planejamento sucessório;
  • Compreender e desenvolver estratégias dos negócios familiares e controles econômico-financeiros;
  • Desenvolver mecanismos para a profissionalização do negócio familiar;
  • Lidar com conflitos e a tomada de decisão em seu contexto específico.

PÚBLICO-ALVO

  • O curso é voltado para o desenvolvimento de executivos que atuam em empresas de controle acionário familiar;
  • Fundadores e acionistas de empresas que buscam estruturar suas organizações para geração de valor e perenidade;
  • Herdeiros que queiram se preparar para o futuro processo de sucessão empresarial
  • Consultores e conselheiros em busca de aperfeiçoamento nas dinâmicas da gestão de empresas familiares;
  • Investidores e demais profissionais que têm interesse na administração de empresas familiares

Se você quiser obter informações adicionais sobre o curso ou tirar dúvidas, a coordenação do programa terá prazer em falar com você! Entre em contato com os professores Marcos Caiado, Renata Coutinho e Flávia Cavazotte através dos e-mails marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br | renata.coutinho@prof.iag.puc-rio.br | flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br.

COORDENAÇÃO

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Doutora em Administração de Empresas
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Marcos Caiado
Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Renata Barbieri Coutinho
Mestre com especialização em gestão e governança nas empresas familiares pelo IAG PUC-Rio. Consultora associada a Cambridge Family Enterprise Group
renata.coutinho@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Módulo 1

Análise do ambiente competitivo. Avaliação das forças e fraquezas de uma organização. Cadeia de valor. Visão, missão e objetivos empresariais. Tipologias de estratégias genéricas e decisões de posicionamento competitivo. Modelos de portfólio. Mensuração do desempenho empresarial.

Aspectos econômicos e legais. Escândalos corporativos e evolução das práticas de governança corporativa no Brasil e no mundo. As melhores práticas de Governança Corporativa e seus impactos na gestão. Governança Corporativa e Teoria da Agência. Funções e atribuições do Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Assembléia de Acionistas. Conflito de interesses e assimetria de informação entre acionistas e executivos e seus efeitos sobre decisões na gestão. Modelos de Governança Corporativa e sua aplicação prática. Estudos de Casos.

Governança no Sistema Familiar. Modelo dos Três Círculos e Tridimensional do Desenvolvimento. Constituição familiar e instrumentos de governança familiar. Crenças e valores. Princípios e relações do sistema familiar com a sociedade e a empresa. Código de condutas. Órgãos e estruturas de Governança. Conselho de Sócios e Assembleia, Conselho de Família, Family office e suas relações com o Conselho de Administração ou Conselho Consultivo.

Sociedade limitada e a sociedade anônima. Direitos e deveres dos sócios e dos administradores. Contrato social e acordo de cotistas. A sociedade holding e vantagens tributárias. Direito Sucessório. Testamento. Doações. Regime do casamento e a união estável. O sócio menor.

Princípios de contabilidade financeira como instrumento para análise e diagnóstico empresarial. Aspectos técnicos e conceituais na interpretação dos principais indicadores de desempenho econômico-financeiro. Regime de competência versus regime de caixa. Fluxo de caixa operacional versus resultados financeiros. Instrumentos contábeis para avaliação de performance e tomada de decisão. Valor patrimonial e valor de mercado. Instrumentos contábeis e gerenciais. Casos práticos de avaliação.

  Será disponibilizado aos alunos uma introdução opcional aos principais conceitos de Contabilidade.*

Satisfação e motivação no trabalho. Conflito e stress no trabalho. Qualidade de vida no trabalho. Formação e gerenciamento de equipes. Liderança. Mudança e aprendizagem individual e organizacional. Cultura organizacional. A gerência do comprometimento no cotidiano das organizações. Inovação e criatividade organizacional. Políticas e práticas de recursos humanos em contextos de diversidade. Gerenciamento em diferentes culturas. Poder e política.

É sabido que vivemos em uma atualidade de profundas transformações sociais, ambientais, econômicas e políticas. A disciplina Questões Contemporâneas tem como objetivo de aprendizagem a ampliação do repertório dos alunos em temas contemporâneos e relevantes, relacionados ao mundo dos negócios. Os participantes serão convidados a refletir sobre seus papéis, enquanto agentes de mudanças, nas novas relações que se estabelecem entre cidadão e sociedade.

Módulo 2

O que é liderança? A liderança eficaz. Como se torna um líder. Processo de construção de mudança organizacional. Resistência e necessidade de mudança na organização. Métodos para liderar a mudança. O papel do líder da mudança organizacional.

Desafios e contextualização dos processos sucessórios. Sucessão na empresa e sucessão na propriedade. Planejamento do processo sucessório. Estruturas de governança e a sucessão. O fundador e a preparação das futuras gerações. O processo de sucessão para o sucedido. Pontos chaves num processo de continuidade bem-sucedido. Estudo de Casos.

Teoria dos sistemas. Modelo tridimensional. Relações familiares nas organizações. Dinâmica relacional nas organizações. Papéis e funções em empresas familiares. Questões de gênero. Configurações familiares e gestão organizacional. Decisão e estratégia. Aspectos relacionais do processo de sucessão.

A transição de gestão familiar para profissional. Operações eficientes e flexíveis. Gestão de processos (BPM – Business Process Management). Técnicas associadas à gestão de processos. Gestão de custo e qualidade em processos. Desenho de processos e gestão de riscos. Gerenciamento do Desempenho de Processos. Tecnologia da informação para gerenciamento de processos. Implantação da gestão de processo e fatores críticos de sucesso.

Definição de conflito. Modelos de gestão de conflitos. Estilos ao lidar com conflitos. Estratégia e técnicas de negociação. Negociação na Empresa Familiar. Percepção, Racionalidade e Intuição. Modelos para tomada de decisão. Decisão negociada.

Disciplinas de Desenvolvimento

Origem das redes sociais. Conceitos e aplicabilidades. Características da sociedade em rede. Produção e adequação de conteúdos. Particularidades da comunicação e marketing online. Relacionamentos e negócios em sites de redes sociais. Estratégias digitais de Marketing. Panorama e perspectivas do mercado.

Metodologia de Design (Design Thinking). Experiência de usuário. Pesquisa e análise de informações para identificação de oportunidades e possíveis mercados. Geração de alternativas. Prototipagem de conceitos e validação de ideias por meio de feedback de usuários. Refinamento da ideia a partir do modelo de negócios. Comunicação da ideia a clientes e usuários.

A necessidade do Planejamento. A análise e viabilidade do negócio. Business Plan para uma nova empresa, empresa existente, um novo produto ou serviço, um novo processo. Os modelos, conceitos, análises e diagnósticos inerentes. Objetivos e indicadores do negócio. As estratégias e ações para uma visão de curto, médio e longo prazos. Conceitos do Canvas e suas especificidades. Partes que definem e validam um Canvas.

Trabalho Final

Nesta etapa o aluno terá a possibilidade de se aprofundar em temas específicos de seu interesse, solucionando questões práticas do seu dia a dia, sob orientação de um professor especialista.

Jorge Brantes Ferreira

Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.

Leonardo Lima Gomes

Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Finanças (PUC-Rio)

Luiza de Souza e Silva Martins

Doutora em Psicologia

Marcos Caiado

Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio

Maria Isabel Peixoto Guimarães

Doutora em Administração de Empresas

Nelson Jorge de Souza Dabul

Mestre em Administração de Empresas e Graduado em Engenharia Civil

Rafael Cuba Mancebo

Doutor em Administração de Empresas | Gerente de Produto

Renata Barbieri Coutinho

Mestre com especialização em gestão e governança nas empresas familiares pelo IAG PUC-Rio. Consultora associada a Cambridge Family Enterprise Group

Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer

Doutora em Administração de Empresas e Graduada em Psicologia | Talent Development Consultant - LHH

Valter de Assis Moreno Jr

Ph.D. em Business Administration

Alda Marina

+

Isabela Sarmento

+

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone, WhatsApp ou Skype) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

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