CURSOS DE FORMAÇÃO
GESTÃO DE ENTRETENIMENTO E MARKETING NO ESPORTE
 CURSOS DE FORMAÇÃO
GESTÃO DE ENTRETENIMENTO E MARKETING NO ESPORTE
Avise-me

PRÓXIMA TURMA

Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

180 horas-aula + 4 visitas externas + 8 palestras

AULAS/HORÁRIOS

Sábados, das 08h às 14h30

INVESTIMENTO

R$ 14.500,00 à vista ou 12 parcelas de R$ 1.241,75 (juros,5%)

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

Escolhido como sede das principais competições esportivas mundiais na última década, o Brasil consolidou-se como oportunidade de negócios na área de gestão esportiva. No currículo brasileiro, destacam-se os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, além de eventos-teste preparatórios e etapas de circuitos mundiais de vários esportes. Com eventos tão importantes realizados no país, o mercado demanda profissionais cada vez mais preparados. Independentemente dos megaeventos, a palavra da vez é profissionalização.

O curso de Extensão em Gestão de Entretenimento e Marketing no Esporte do IAG PUC-Rio desenvolve habilidades e atitudes para empreender e inovar no segmento esportivo, apoiando a evolução do mercado brasileiro no atendimento aos fãs e na geração de retorno para empresas do setor.

Ao final do curso, você estará capacitado para atuar em grandes empresas ligadas ao esporte, como patrocinadoras, agências de marketing esportivo, entidades esportivas, ligas, grupos de mídia e conteúdo esportivo, confederações olímpicas, clubes ou órgãos públicos.

Um curso que posiciona você na linha de frente, dentro e fora das arenas esportivas. Uma jogada de mestre.

PÚBLICO-ALVO

O curso destina-se a profissionais e empreendedores que atuam ou desejam atuar no segmento esportivo, com nível superior completo ou cursando os dois últimos semestres do curso de graduação em qualquer área do conhecimento;
Jovens que queiram ingressar no segmento e profissionais que busquem diferenciação para crescerem no mercado em que atuam.

O técnico multicampeão de voleibol Bernardinho tem um importante recado para você sobre PREPARAÇÃO:

COORDENAÇÃO

Ricardo Mathias

ricardo.mathias@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Luiz Paulo Moura

luizpaulo.moura@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Disciplina

Conhecimento da origem da prática esportiva e das principais modalidades. A história dos Jogos Olímpicos e sua evolução até os dias atuais. O surgimento das entidades esportivas e a consolidação da estrutura organizacional do esporte mundial.

Os conceitos atuais de marketing e branding. O novo ambiente digital e multimídia e a valorização do entretenimento na busca de audiência e conexão entre marcas e consumidores. O papel do esporte dentro deste contexto.

Quem são os “players” da indústria do esporte, o escopo de atuação de cada um deles e como eles se relacionam. Entendimento da lógica financeira do mercado esportivo. Quem são os detentores dos direitos esportivos, como o conteúdo esportivo é distribuído e quais são as transações comerciais existentes. Formação de visão e pensamento estratégico na indústria do esporte.

Conhecimento histórico da relação entre o esporte e a mídia.  Entendimento dos papéis editorial e comercial do conteúdo esportivo dentro das plataformas de mídia. A crescente interdependência operacional e econômica de ambas as partes e a inversão de atuação como estratégia de negócio.

A utilização das mídias digitais na construção de propriedades esportivas. O meio digital e as redes sociais como oportunidade para distribuição de conteúdo esportivo, engajamento de fãs e geração de receitas. Conhecimento das melhores práticas do mercado e como elas influenciam as relações entre os agentes da indústria do esporte.

Domínio de todas as etapas e ferramentas que compõem a gestão de patrocínios esportivos.  Premissas para obtenção de resultados. A estratégia de patrocínio integrada à estratégia de marketing das marcas. Planejamento, definição de objetivos, definição de orçamento, critérios de escolha de propriedades esportivas, negociações necessárias, táticas de ativação, execução e mensuração de resultados.

Contextualização histórica e a evolução do direito desportivo. Organização e competências da Justiça Desportiva. Contratos desportivos. Lei Pelé. Gestão de Departamento Jurídico nas entidades esportivas.

Conhecimento das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil. Estudo das principais leis de incentivo ao esporte existentes no país (âmbitos Federal, Estadual e Municipal). Passo a passo completo de utilização das leis de incentivo ao esporte.

Passo a passo completo e detalhado sobre a elaboração de projetos esportivos. Tipos de projetos, o entendimento das necessidades e objetivos dos clientes, a importância do processo criativo, segurança orçamentária e jurídica, argumentação técnica de venda, apresentações objetivas e encantadoras, estruturação de planos comerciais, ativações customizadas, excelência na execução e pós venda funcional.

No mundo contemporâneo, o público mais do que assistir um evento esportivo, procura experiências únicas para serem vividas e compartilhadas. O Marketing de Experiência envolve intencionalmente o público por meio da criação de experiências memoráveis. Representa uma oportunidade de realizar atividades que possam contribuir positivamente com a marca patrocinadora ou com a marca do evento. Os benefícios podem aparecer nas instalações físicas, na tecnologia oferecida, em eventos especiais e em ações gerenciais. Proporcionar experiências é um expressivo diferencial competitivo, possibilitando identificação com o público-alvo ou estilo de vida específico, aumento da conscientização do nome da marca e reforço das percepções do consumidor quanto a associações-chave com a imagem da marca. Este curso vai proporcionar aos alunos conhecimentos e instrumentos para aplicarem o Marketing de Experiências em eventos esportivos, tanto para ações de ativação de marca quanto na experiência do público no evento.

Alessandra Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing

Celso Schvartzer

+

Felipe da Veiga

+

Julio Damasceno

+

Marcos Motta

+

Marcelo Barreto

+

Rodrigo Siqueira

+

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone, WhatsApp ou Skype) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

voltar para cursos de formação
Avise-me
Avise-me
voltar para cursos de formação