Impacto Social do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Administração de Empresas

O Programa de Mestrado Profissional do IAG PUC-Rio busca maior envolvimento com pesquisas e discussões que endereçam os grandes desafios da sociedade, e assim como ampliar o impacto em parceiros locais, regionais e nacionais. Por meio das atividades de pesquisa e docência, o Programa tem por objetivo promover executivos preparados para a tomada de decisões complexas, inovadoras e éticas em ambientes dinâmicos, promovendo impacto social em um mundo interconectado e globalizado.

Esse compromisso do Programa se manifesta na temática das dissertações defendidas, dentre as quais, muitas (48%) trataram de temas socias, como diversidade, e de meio-ambiente, como transição energética. As dissertações promovem impacto para além da eventual publicação, pois boa parte é utilizada como pesquisa aplicada dentro das organizações.

Além disso trazemos aqui o relato de iniciativas envolvendo docentes do Programa cuja realização trouxe importante impacto social, econômico e cultural para a sociedade. As iniciativas incluem projetos de pesquisa e seus derivados, como relatórios, patentes e software, assim como cursos e workshops abertos à sociedade.

  • Softwatre C3 Studio: Solução de Gestão da Prestação dos Serviços Públicos de Saúde apoiado por Comando e Controle e Sistema de Inteligência Artificial

Docente envolvido: Fábio de Oliveira Paula

O software permitiu a melhoria da qualidade da prestação dos serviços públicos de saúde e uma utilização mais eficiente dos recursos públicos. Além disso, ao oferecer o mapeamento, em tempo real, de todas as falhas e soluções em andamento, possibilitou o tratamento dos problemas estruturais, melhorando o desempenho dos setores problemáticos.

  • Patente: Método para Criação de Modelo de Reconhecimento da Origem de Derrames de Óleo no Mar utilizando Aprendizado de Máquina

Docente envolvido: Rafael Barbosa Nasser

A patente BR 10 2024 002023 5, depositada no INPI (ref. NI 23/188), ainda em sigilo, consiste em um método para identificar o complexo petrolífero de origem de amostras de óleo provenientes de derrames no mar utilizando métodos matemáticos de análises multivariadas de dados e algoritmos de aprendizado de máquina – Machine Learning (ML), que levam à elaboração de modelos para classificação automática dos eventuais derrames (resíduos oleosos e manchas órfãs) provenientes de áreas de produção. Possui impacto significativo no ambiente e na gestão de acidentes envolvendo derramamento de óleo. Em relação ao meio ambiente a invenção pode minimizar danos a biodiversidade mitigando a possível redução de contaminação promovendo a sustentabilidade. Um modelo baseado em ML acelera o diagnóstico, permitindo que empresas e autoridades tomem decisões baseadas em dados em poucas horas, em vez de dias.

  • Workshop: Microempreendedorismo Pesquisa e Prática no Rio de Janeiro

Docente envolvido: Renata Peregrino de Brito

O Workshop, realizado em 2023 em formato presencial, contou com a participação de 50 pessoas de 22 organizações que trabalham com microempreendedorismo, incluindo 12 organizações sem fins lucrativos, pesquisadores de cinco universidades brasileiras e duas universidades internacionais, três organizações com fins lucrativos e duas agências governamentais. O evento foi uma forma de academia e praticantes trocarem experiências, partilharem conhecimento e buscarem alianças. Como consequência do workshop, foi gerado um relatório de lacunas de estudo com pautas de interesse de pesquisa e gestão sobre empreendedorismo em comunidades.

  • Projeto que culminou no Relatório de Resultados de avaliação do TOP Empreendedor SEBRAE RJ 2020-2023

Docente envolvido: Renata Peregrino de Brito

A pesquisa permitiu o SEBRAE-RJ a adaptar seu programa de treinamento voltado para microempreendedores de comunidades de baixa renda. A adaptação do conteúdo incluiu reforço nos temas de maior dificuldade (como planejamento financeiro) e mudanças no formato (mais mentoria) para aumentar a aplicação e o impacto das práticas. Anualmente são treinados mais de 100 microempreendedores, em sua maioria mulheres.

  • Curso Profissionalizante: Gestão Mercadológica para Empreendimentos Solidários (com o coletivo Mulheres do Salgueiro)

Docentes envolvidos: Marcus Hemais e Luís Alexandre Pessôa

O curso profissionalizante permitiu mudanças nas atividades promocionais e de vendas do coletivo Mulheres do Salgueiro (organização de mulheres que moram no Morro do Salgueiro – Rio de Janeiro). A página do Instagram do coletivo, por exemplo, que antes era confusa a ponto de ser difícil encontrar os produtos que estavam à venda, agora está com uma identidade visual clara e destaque para os produtos em local apropriado. A abordagem utilizada na comunicação direta com compradores na feira onde o Mulheres do Salgueiro vende os seus produtos também está roteirizada, de forma a ressaltar atributos dos mesmos que seriam os seus diferenciais frente a concorrentes. Vale ressaltar também que os próprios produtos produzidos pelo Mulheres do Salgueiro também passaram por modificações após o curso profissionalizante, havendo uma preocupação maior em destacar a marca do coletivo, além das embalagens nas quais os produtos são embalados para venda.

  • Convênio entre a PUC-Rio e a Apex-Brasil

Docentes envolvidos: Angela da Rocha, Clarice Kogut e Marcus Hemais

O convênio permitiu qualificar à exportação 254 micro e pequenas empresas no prazo de 30 meses, com altos níveis de satisfação dos participantes do projeto. Muitas das empresas atendidas já estão exportando, e reorganizaram seus negócios baseado no que aprenderam com o programa.

  • Avaliação de Projetos de PDI em Safety Innovation

Docentes envolvidos: Carlos Bastian e Leonardo Lima Gomes

O projeto permitiu a consolidação de estudos, teorias e práticas em abordagens aplicáveis aos Projetos de PDI em Safety Innovation, de forma a ser possível se desenvolver métodos que permitem a avalição econômico/financeira de atividade e projetos até então sem metodologia apropriada de valoração financeira para a tomada de decisão de investimento por parte do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobras.

  • Turismo Esportivo e comportamento do consumidor – Corrida de Trilha na cidade de Búzios/RJ

Docente envolvido: Alessandra Baiocchi Antunes Corrêa

O projeto permitiu os organizadores do evento terem acesso a informações sobre o perfil dos consumidores e a relação desses indivíduos com a cidade anfitriã (no caso, Búzios, no Rio de Janeiro), vistas como relevantes para o planejamento de futuros eventos e a expansão da área de atuação, permitindo a tomada de decisão baseada em dados.

  • Observatório de Empregabilidade, base de dados técnico-científica

Docente envolvido: Ana Heloisa Lemos

A base de dados permitiu avaliar o impacto que a formação obtida tem para a empregabilidade e mobilidade social dos discentes. Adicionalmente, tal informação forneceu subsídios para ajustes e atualizações no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Administração de Empresas com vistas à ampliação da empregabilidade de egressos.

  • A Volkswagen e a ditadura: a colaboração da montadora alemã com a repressão aos trabalhadores durante o regime civil-militar brasileiro

Docente envolvido: Alessandra de Sá Mello da Costa

O artigo publicado no periódico acadêmico “Revista Brasileira de História”, de alto impacto (estrato A1 no Qualis periódicos), foi citado em prova de Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de cargos vagos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Edital nº 30 de 29 de agosto de 2022 – Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Ministério da Educação – Colégio Pedro II – Pró-Reitoria de Ensino.