CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS FAMILIARES
 CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS FAMILIARES

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA

180 horas

AULAS/HORÁRIOS

Turma 1; Ás segundas e quartas, das 19h às 22h (com início em março de 2020)

Turma 2: Às sextas, das 9h às 17h (com início em abril de 2020)

INVESTIMENTO SOB CONSULTA

R$ 15.500,00 à vista ou 12 parcelas de R$ 1.327,39 ( juros de 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS

Público geral Ex-alunos PUC-Rio / Empresas conveniadas* Período
15% 25% Até 19/12
10% 20% De 20/12 a 10/02
0% 10% A partir de 11/02
30% desconto para o 2º curso de MBA/Aperf/Formação do IAG/PUC-Rio – Formado nos últimos 5 anos

*Verifique se sua empresa está cadastrada como conveniada
entrando em contato conosco.

*Desconto de ex-aluno válido somente para graduação e pós-graduação PUC-Rio.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria
Acadêmica do IAG PUC-Rio:
(21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

As empresas familiares constituem a maioria das organizações no Brasil e no cenário global, gerando de 70% a 90% do PIB mundial.¹ No Brasil, chegam a representar 80% de todas as empresas existentes, contribuindo com 50% do PIB no país.² Embora possam ser vistas como companhias de pequeno e médio porte que precisam simplesmente de profissionalização, os desafios das empresas familiares envolvem aspectos complexos e particulares que afetam sua perpetuidade. Ao se pensar em gestão, suas características precisam ser levadas em conta.

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio desenvolveu um curso de especialização multidisciplinar com um programa completo, inteiramente pensado e dedicado às necessidades das empresas familiares.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O objetivo do curso é proporcionar ferramentas de gestão e instrumentos de governança no contexto da empresa familiar, ajudando profissionais familiares e não-familiares na missão de construir companhias longevas e diferenciadas.

Empresas familiares bem gerenciadas, dotada de fóruns específicos para a solução de temas administrativos e societários, estão mais bem preparadas para a transição de gerações, acesso a recursos e geração de valor.

O curso prepara profissionais para atuação neste modelo de empresa, com foco em seus desafios, permitindo que construam negócios competitivos e perenes. Alguns desses desafios são:

  • A dificuldade de planejar a sucessão
  • A dificuldade de inovar e atrair novos talentos
  • O conflito entre herdeiros
  • Compreensão de todos os membros sobre os desafios da empresa familiar
  • A informalidade
  • O preparo das futuras gerações

¹ https://exame.abril.com.br/revista-exame/a-nova-cara-do-capitalismo-brasileiro/

² http://economia.estadao.com.br/noticias/governanca,inovacao-e-planejamento-sucessorio-sao-fundamentais-a-sobrevivencia-de-empresas-familiares,70001648160

CONTEXTO

“No Brasil, as empresas familiares chegam a representar 80% de todas as empresas.”

A partir da compreensão das melhores práticas e domínio de ferramentas de gestão voltadas para os desafios da empresa familiar e da oportunidade de troca de experiências entre alunos que atuam neste mesmo contexto, os participantes poderão desenvolver soluções para as diferentes dimensões dos negócios familiares.

Em aulas práticas e dinâmicas, os participantes serão estimulados a:

  • Compreender os atributos e dinâmicas distintivas das empresas familiares;
  • Desenvolver caminhos e soluções para melhor lidar com seus desafios;
  • Planejar a continuidade e crescimento do patrimônio da família empresária;
  • Buscar a maximização do valor das empresas e sua longevidade;
  • Desenvolver a estrutura de governança corporativa mais apropriada para sua empresa;
  • Desenvolver competências para lidar com o planejamento sucessório;
  • Compreender e desenvolver estratégias dos negócios familiares e controles econômico-financeiros;
  • Desenvolver mecanismos para a profissionalização do negócio familiar;
  • Lidar com conflitos e a tomada de decisão em seu contexto específico.

PÚBLICO-ALVO

  • O curso é voltado para o desenvolvimento de executivos que atuam em empresas de controle acionário familiar;
  • Fundadores e acionistas de empresas que buscam estruturar suas organizações para geração de valor e perenidade;
  • Herdeiros que queiram se preparar para o futuro processo de sucessão empresarial
  • Consultores e conselheiros em busca de aperfeiçoamento nas dinâmicas da gestão de empresas familiares;
  • Investidores e demais profissionais que têm interesse na administração de empresas familiares

 

Questões Contemporâneas

É sabido que vivemos em uma atualidade de profundas transformações sociais, ambientais, econômicas e políticas. A disciplina Questões Contemporâneas tem como objetivo de aprendizagem a ampliação do repertório dos alunos em temas contemporâneos e relevantes, relacionados ao mundo dos negócios. Os participantes serão convidados a refletir sobre seus papéis, enquanto agentes de mudanças, nas novas relações que se estabelecem entre cidadão e sociedade.’

Se você quiser obter informações adicionais sobre o curso ou tirar dúvidas, a coordenação do programa terá prazer em falar com você! Entre em contato com os professores Marcos Caiado, Renata Coutinho e Flávia Cavazotte através dos e-mails marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br | renata.coutinho@prof.iag.puc-rio.br | flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br.

COORDENAÇÃO

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Doutora em Administração
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Marcos Caiado
Mestre em Administração de Empresas e Direito
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Renata Barbieri Coutinho
Mestre em Administração de Empresas
renata.coutinho@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Módulo 1

Análise do ambiente competitivo. Avaliação das forças e fraquezas de uma organização. Cadeia de valor. Visão, missão e objetivos empresariais. Tipologias de estratégias genéricas e decisões de posicionamento competitivo. Modelos de portfólio. Mensuração do desempenho empresarial.

Aspectos econômicos e legais. Escândalos corporativos e evolução das práticas de governança corporativa no Brasil e no mundo. As melhores práticas de Governança Corporativa e seus impactos na gestão. Governança Corporativa e Teoria da Agência. Funções e atribuições do Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Assembléia de Acionistas. Conflito de interesses e assimetria de informação entre acionistas e executivos e seus efeitos sobre decisões na gestão. Modelos de Governança Corporativa e sua aplicação prática. Estudos de Casos.

Governança no Sistema Familiar. Modelo dos Três Círculos e Tridimensional do Desenvolvimento. Constituição familiar e instrumentos de governança familiar. Crenças e valores. Princípios e relações do sistema familiar com a sociedade e a empresa. Código de condutas. Órgãos e estruturas de Governança. Conselho de Sócios e Assembleia, Conselho de Família, Family office e suas relações com o Conselho de Administração ou Conselho Consultivo.

Sociedade limitada e a sociedade anônima. Direitos e deveres dos sócios e dos administradores. Contrato social e acordo de cotistas. A sociedade holding e vantagens tributárias. Direito Sucessório. Testamento. Doações. Regime do casamento e a união estável. O sócio menor.

Princípios de contabilidade financeira como instrumento para análise e diagnóstico empresarial. Aspectos técnicos e conceituais na interpretação dos principais indicadores de desempenho econômico-financeiro. Regime de competência versus regime de caixa. Fluxo de caixa operacional versus resultados financeiros. Instrumentos contábeis para avaliação de performance e tomada de decisão. Valor patrimonial e valor de mercado. Instrumentos contábeis e gerenciais. Casos práticos de avaliação.

  Será disponibilizado aos alunos uma introdução opcional aos principais conceitos de Contabilidade.*

Satisfação e motivação no trabalho. Conflito e stress no trabalho. Qualidade de vida no trabalho. Formação e gerenciamento de equipes. Liderança. Mudança e aprendizagem individual e organizacional. Cultura organizacional. A gerência do comprometimento no cotidiano das organizações. Inovação e criatividade organizacional. Políticas e práticas de recursos humanos em contextos de diversidade. Gerenciamento em diferentes culturas. Poder e política.

É sabido que vivemos em uma atualidade de profundas transformações sociais, ambientais, econômicas e políticas. A disciplina Questões Contemporâneas tem como objetivo de aprendizagem a ampliação do repertório dos alunos em temas contemporâneos e relevantes, relacionados ao mundo dos negócios. Os participantes serão convidados a refletir sobre seus papéis, enquanto agentes de mudanças, nas novas relações que se estabelecem entre cidadão e sociedade.

Módulo 2

O que é liderança? A liderança eficaz. Como se torna um líder. Processo de construção de mudança organizacional. Resistência e necessidade de mudança na organização. Métodos para liderar a mudança. O papel do líder da mudança organizacional.

Desafios e contextualização dos processos sucessórios. Sucessão na empresa e sucessão na propriedade. Planejamento do processo sucessório. Estruturas de governança e a sucessão. O fundador e a preparação das futuras gerações. O processo de sucessão para o sucedido. Pontos chaves num processo de continuidade bem-sucedido. Estudo de Casos.

Teoria dos sistemas. Modelo tridimensional. Relações familiares nas organizações. Dinâmica relacional nas organizações. Papéis e funções em empresas familiares. Questões de gênero. Configurações familiares e gestão organizacional. Decisão e estratégia. Aspectos relacionais do processo de sucessão.

A transição de gestão familiar para profissional. Operações eficientes e flexíveis. Gestão de processos (BPM – Business Process Management). Técnicas associadas à gestão de processos. Gestão de custo e qualidade em processos. Desenho de processos e gestão de riscos. Gerenciamento do Desempenho de Processos. Tecnologia da informação para gerenciamento de processos. Implantação da gestão de processo e fatores críticos de sucesso.

Definição de conflito. Modelos de gestão de conflitos. Estilos ao lidar com conflitos. Estratégia e técnicas de negociação. Negociação na Empresa Familiar. Percepção, Racionalidade e Intuição. Modelos para tomada de decisão. Decisão negociada.

Disciplinas de Desenvolvimento

Origem das redes sociais. Conceitos e aplicabilidades. Características da sociedade em rede. Produção e adequação de conteúdos. Particularidades da comunicação e marketing online. Relacionamentos e negócios em sites de redes sociais. Estratégias digitais de Marketing. Panorama e perspectivas do mercado.

Metodologia de Design (Design Thinking). Experiência de usuário. Pesquisa e análise de informações para identificação de oportunidades e possíveis mercados. Geração de alternativas. Prototipagem de conceitos e validação de ideias por meio de feedback de usuários. Refinamento da ideia a partir do modelo de negócios. Comunicação da ideia a clientes e usuários.

A necessidade do Planejamento. A análise e viabilidade do negócio. Business Plan para uma nova empresa, empresa existente, um novo produto ou serviço, um novo processo. Os modelos, conceitos, análises e diagnósticos inerentes. Objetivos e indicadores do negócio. As estratégias e ações para uma visão de curto, médio e longo prazos. Conceitos do Canvas e suas especificidades. Partes que definem e validam um Canvas.

Trabalho Final

Nesta etapa o aluno terá a possibilidade de se aprofundar em temas específicos de seu interesse, solucionando questões práticas do seu dia a dia, sob orientação de um professor especialista.

Doutorado em Administração de Empresas - Marketing

Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ (2010); Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2005); MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG PUC‐Rio (2003); Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2002); Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‐Rio, 2010 até o presente), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações ‐ editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil (2002); Consultor de  Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio (2004 a 2006); Instrutor oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação (2005 a 2007), tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós‐graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC‐Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC‐Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing na internet, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

> Currículo Lattes
jorge.brantes@iag.puc-rio.br

Doutor em Engenharia de Produção com Ênfase em Finanças

Leonardo Lima é professor de finanças e economia da energia do IAG PUC-Rio. Foi conselheiro consultivo da QG energia e Diferencial Energia entre 2008 e 2018 e conselheiro estatutário da Lorenge SA entre 2009 e 2015. Atuou como gerente de comercialização de energia na Neoenergia até 2008, tendo também trabalhado como analista no Cepel e na IBM entre 1996 e 2001. No IAG coordenou MBA´s e cursos in-company para ONS, MME, Vale e Petrobras. Como pesquisador, é um dos coordenadores do NUPEI, Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do Departamento de Administração – PUC-Rio, tendo sido autor e co-autor de 1 livro, 4 capítulos de livros e de mais de 100 artigos científicos em periódicos e conferências nacionais e internacionais em temas relacionados a finanças corporativas, mercados de energia e investimentos em infraestrutura; É graduado em engenharia mecânica e possui mestrado e doutorado em engenharia de produção com ênfase em finanças pela PUC-Rio.

> Currículo Lattes
leonardolima@iag.puc-rio.br

Doutoranda em Psicologia Clinica PUC-Rio. Mestre em Psicologia e Graduação na mesma área pela PUC-Rio. Divide suas atividades entre docência, supervisão do Domínio Adicional de Empreendedorismo do Núcleo de Empreendedorismo da PUC-Rio e planejamento e implementação de projetos em instituições educacionais.

> Currículo Lattes
luiza.martins@prof.iag.puc-rio.br

Mestre em Administração de Empresas e Direito

Marcos Caiado é mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, instituição na qual também cursou o MBA em Management e graduação em Administração de Empresas. Advogado, mestre em Direito e pós-graduado em Direito Imobiliário. Possui pós-graduação em Filosofia. É doutorando em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. É empresário e professor de diversos cursos de pós-graduação no IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio.  Foi conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Atualmente possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

> Currículo Lattes
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br

Doutora em Administração de Empresas

Doutora em Administração de Empresas, PUC-Rio. Possui graduação em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e mestrado em Engenharia de Produção, pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia - Coppe-UFRJ (2012). Tem como foco de pesquisa: aprendizagem organizacional, rotinas organizacionais, inovação, design thinking, e o uso da fenomenografia nas pesquisas em organizações. Na área de Educação Escolar, atou na formação de professores, com ênfase na metodologia de projetos de aprendizagem e no uso da tecnologia na escola. Na área de Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento, atua com ênfase no diagnóstico e plano de ação para a criação de uma cultura de aprendizagem e para o desenvolvimento do Capital Humano nas organizações. É professora da disciplina Capital Humano no MBKM (Master on Business and Knowledge Management) - Crie-Coppe/UFRJ.

> Currículo Lattes
belguimaraes@prof.iag.puc-rio.br

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, GRC (Governança Corporativa, Risco & Compliance/Controles Internos) e Sistemas de Informação Gerencial. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 2013. Mais de 30 anos de atuação profissional no ramo de Comunicação/Entretenimento na empresa líder do setor (TV Globo) e em empresas internacionais de consultoria de gestão (Price Waterhouse, Arthur Andersen), em posições de gerência sênior.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
nelson.dabul@prof.iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Mestre em Administração de Empresas

Mestre em Administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG-PUC-Rio), doutorando em Administração na mesma instituição e graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com extensão universitária em Estratégia e Marketing Internacional na University of La Verne/CA-EUA. Foi professor substituto do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF, onde ministrou disciplinas na graduação, e atualmente é professor convidado na pós-graduação Lato Sensu, participando, também, da orientação e avaliação de Planos de Negócios nas áreas de Tecnologia, Educação, Cultura e Marketplace. É consultor do Núcleo de Organizações, Relações do Trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio, com atuação na elaboração de cursos de formação e treinamento. Áreas de interesse de pesquisa: Cultura, Consumo e Significação; Comunicação e Discursos Organizacionais; Empreendedorismo e Gestão; Refúgio e trabalho.

> Currículo Lattes

Mestre em Administração de Empresas

Mestre em Administração de Empresas e economista pela PUC-Rio. Possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro. Trabalhou no Opportunity Asset Management ocupando cargos de gerência executiva na área Comercial. É acionista e conselheira de um grupo familiar atuante nos setores de energia, alimentos e do agronegócio. Atualmente é também acionista da Empresa de Luz e Força Santa Maria, empresa familiar atuante no setor elétrico por mais de 70 anos. Professora na área de Organizações e Gestão de Empresas Familiares da PUC-Rio desde 2008. Hoje é professora de Governança para Empresas Familiares na PUC-Rio e consultora do Núcleo de Empresas Familiares no IAG PUC-Rio

> Currículo Lattes
renata.coutinho@prof.iag.puc-rio.br

Mestre em Administração de Empresas

Mestre em Administração pela PUC-Rio e doutoranda na mesma Universidade, é Psicóloga, formada pela UFRJ e Especialista em Gestão de Recursos Humanos pelo COPPEAD/UFRJ. Pesquisadora acadêmica da área de Liderança e comportamento organizacional possui interesse em temas relacionados a: desenvolvimento da liderança, engajamento e significado do trabalho. Foi professora substituta na Universidade Federal Fluminense e atualmente é professora convidada dos seguintes programas de pós-graduação: IAG PUC-Rio, Departamento de Empreendedorismo na UFF - Universidade Federal Fluminense, Estácio de Sá e Unigranrio. Sua trajetória profissional foi adquirida em empresas brasileiras e multinacionais atuando na área de Gestão de pessoas. Como consultora, já prestou serviços de consultoria/facilitação de treinamentos para empresas como: Vale, Hotel Urbano, Zamboni, Banese, Zydus Nikkho, Norsul e Oi. Atualmente, é consultora|pesquisadora do Núcleo de organizações, relações do trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. 

> Currículo Lattes
jeane_lucena@prof.iag.puc-rio.br

Ph.D. em Business Administration

Ph.D. em Business Administration pela University of Michigan (2001), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993), e Bacharel em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1988). Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e das Faculdades Ibmec do Rio de Janeiro, e Professor Visitante da German Graduate School of Business and Law (GGS), em Heilbronn, Alemanha. Foi Coordenador Geral de Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador da Graduação em Administração das Faculdades Ibmec do Rio de Janeiro. Tem experiência profissional nas áreas de Sistemas de Informação e Gestão de Processos. Vem lecionando e desenvolvendo pesquisas sobre a gestão estratégica de recursos e capacidades organizacionais e de TI, com foco na geração de valor e competitividade para as empresas, e a gestão de processos de negócio e sua integração à gestão do conhecimento e da inovação.

> Currículo Lattes

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com MBA em Gestão de Negócios Eletrônicos (E-Business) pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (2001) e graduada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Formada pelo Instituto EcoSocial no Programa Germinar de formação de líderes facilitadores (2012) e em formação no Aprofundamento Espiritual para Líderes e Consultores Internos na Adigo Consultores. Atuou 6 anos no mercado segurador, em Marketing Direto e Planejamento. Em 2005 direcionou sua atuação profissional para o terceiro setor, ocupando o cargo de Diretora Executiva do Instituto da Criança até 2010. Desde janeiro de 2010 é Sócia-Fundadora da PARES (www.pares.etc.br), empresa de consultoria em gestão e capacitação que assessora pessoas, empresas, institutos, negócios sociais, fundações, federações e conselhos em seus processos de desenvolvimento, utilizando metodologias participativas, visando resultados sustentáveis. Atua voluntariamente na Diretoria do Instituto PARES. É palestrante na Graduação em Administração de Empresas da PUC Rio desde 2009, Professora convidada no IAG/PUC-Rio para MBA em Gestão de Recursos Humanos e MBA em Negócios Financeiros para o Banco do Brasil, Professora na Pós-Graduação em Comunicação Estratégica do IGEC/FACHA e na Pós-Graduação em Direito Empresarial da PUC-Rio Principais temas: estratégia empresarial em alianças e redes, Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade, e Terceiro Setor.

> Currículo Lattes

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone, WhatsApp ou Skype) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

voltar para cursos de aperfeiçoamento


voltar para cursos de aperfeiçoamento