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CAPACITAÇÃO ESTRATÉGICA EM TRADE MARKETING
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CAPACITAÇÃO ESTRATÉGICA EM TRADE MARKETING

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PRÓXIMA TURMA

03 de Novembro de 2021

Inscrições abertas! 

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

18 horas

AULAS | HORÁRIOS

Terças e quartas, das 19h às 21h40

FORMATO 

Aulas síncronas

INVESTIMENTO 

R$ 1.400 à vista (boleto) ou em até 4 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVA

Ex-alunos IAG PUC-Rio*:

  • 30% até o início das aulas

Ex-alunos PUC-Rio** e Empresas Parceiras***:

  • 20% para matrículas até 20/10
  • 10% para matrículas até o início das aulas

Demais Candidatos:

  • 10% para matrículas até 20/10

*Desconto para ex-aluno IAG PUC-Rio (MBA, Aperfeiçoamento e Formação, com duração mínima de 180h) válido somente para formados nos últimos 5 anos.

**Válido somente para formados nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado.

***Verifique se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

CONTATO

Informações e dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica:

Email: contato@iag.puc-rio.br

WhatsApp: 21 99452-7756

Telefone: (21) 2138-9241

Faça sua inscrição

APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROGRAMA

Introduzir os participantes ao escopo estratégico do Trade Marketing considerando a perspectiva de canais de venda e distribuição, produtos, precificação e promoções. O conteúdo será abordado considerando tanto os formatos de canais físicos como os virtuais. Ao final do curso, espera-se que o participante esteja capacitado para desempenhar suas atividades de trade no dia a dia com visão e escopo mais estratégicos, gerando resultados positivos no negócio da organização em que atua.

DIFERENCIAL

O curso vai integrar a perspectiva estratégica tanto para os canais físicos como para os canais digitais. Adicionalmente, o curso vai abordar as estratégias sobre os 4 Ps. Outro diferencial é que o curso contempla teoria e prática com base em situações reais de mercado vivenciadas pelo professor.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de trade marketing que atuam na indústria. Profissionais de varejo, marketing, vendas e outras áreas ligadas ao universo do varejo que queiram desenvolver a visão estratégica em relação ao escopo de trade marketing também são bem-vindos.

METODOLOGIA

A aula vai contemplar teoria e atividades práticas em cima de cases baseados em situações reais de mercado.

TÓPICOS ABORDADOS / PROGRAMA

AULA 1

MÓDULO 1 – O surgimento do trade marketing e o contexto atual

  • 1.1 Introdução e apresentação
  • 1.2 As mudanças na relação varejo-indústria e o surgimento do Trade Marketing;
  • 1.3 O que é Trade Marketing, o papel da área e o trade marketing mix;
  • 1.4 O advento e a evolução do e-commerce;

AULA 2

MÓDULO 1 – O surgimento do trade marketing e o contexto atual

  • 1.5 O novo shopper e as mudanças do varejo.
  • 1.6 O contexto digital
  • 1.7 Os desafios para trade marketing

AULA 3

MÓDULO 2 – O papel estratégico do Trade Marketing com os canais de venda e distribuição

  • 2.1 O Trade Marketing Mix;
  • 2.2 Tipos de Canais de Venda e Distribuição;
  • 2.3 Segmentação de Canais;
  • 2.4 Atividade prática.

AULA 4

MÓDULO 2 – O papel estratégico do Trade Marketing com os canais de venda e distribuição

  • 2.5 Estratégias para clusterização de clientes;
  • 2.6 Atividade prática.
  • 2.7 Aspectos a considerar para estratégia de sortimento por perfil de cliente;

AULA 5

MÓDULO 3 – O papel estratégico do Trade Marketing com os produtos

  • 3.1 Embalagem primária e secundária e os inputs de trade no processo de desenvolvimento;
  • 3.2 Papel do trade na projeção de volume em lançamento de produtos
  • 3.3 Atividade prática.

AULA 6

MÓDULO 3 – O papel estratégico do Trade Marketing com os produtos

  • 3.4 Estratégia de sortimento no ecommerce;
  • 3.5 Discussão em cima de casos reais

MÓDULO 4 – O papel estratégico do Trade Marketing com precificação

  • 4.1 O que considerar na estratégia de precificação;
  • 4.2 Margem, Mark Up, Condição Comercial;
  • 4.3 Desafios de precificação por canal;

AULA 7

MÓDULO 5 – O papel estratégico do Trade Marketing com promoções

  • 5.1 Tipos de atividades promocionais
  • 5.2 Exemplos dos tipos de atividade promocionais ON e OFF
  • 5.3 Mídia Kit e Calendário Promocional
  • 5.4 Atividade prática

Encerramento

PRÉ-REQUISITOS

Não há pré-requisito. Apenas ter interesse pelo tema.

CRITÉRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

Discussões dos cases.

CERTIFICADO DIGITAL

Será oferecido Medalha Digital registrada em Blockchain e Certificado Digital com assinatura digital para todos os participantes com pelo menos 75% de frequência.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

PROFESSORA

Alice Amigo

Mestre em Administração/CRM pela PUC-Rio. Mais de 10 anos de experiência em trade marketing: Bimbo, Unilever, GlaxoSmitKline, Granado/Phebo. Participou da construção da área de e-commerce em uma das maiores empresas multinacionais de bens de consumo. Experiência em canal, categoria, merchandising, atuou em diversos cargos de liderança, foi head de trade e merchandising.
                                                                                                                                                                     Linkedin

 

 

O Curso Capacitação Estratégica em Trade Marketing é promovido pelo EPIC, Núcleo de Estudos e Pespectivas Interdisciplinares sobre Consumo do IAG PUC-Rio.

 

 

COORDENAÇÃO

Jorge Brantes Ferreira
Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.
jorge.brantes@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

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R$ 1.400 à vista (boleto) ou em até 4 parcelas iguais e sem juros no cartão de crédito

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Ex-alunos IAG PUC-Rio*:

  • 30% até o início das aulas

Ex-alunos PUC-Rio** e Empresas Parceiras***:

  • 20% para matrículas até 20/10
  • 10% para matrículas até o início das aulas

Demais Candidatos:

  • 10% para matrículas até 20/10

*Desconto para ex-aluno IAG PUC-Rio (MBA, Aperfeiçoamento e Formação, com duração mínima de 180h) válido somente para formados nos últimos 5 anos.

**Válido somente para formados nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado.

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