PUC-Rio IAG

Formação – Gestão de Experiência e Entretenimento: Música e Audiovisual

 CURSOS DE FORMAÇÃO
GESTÃO DE EXPERIÊNCIA E ENTRETENIMENTO: MÚSICA E AUDIOVISUAL
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CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

78  horas (incluindo 4 visitas externas)

AULAS/HORÁRIOS

Semanalmente: Aulas on-line de segunda a quinta, das 19h30 às 22h.

Quinzenalmente: Sábado 4 horas de atividades com horário a definir.

INVESTIMENTO

R$ 7.950,00 à vista ou 12 parcelas de R$ 662,50 sem juros, no cartão de crédito.

Parcelamento no boleto, consultar a secretaria acadêmica.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pelo IAG PUC-Rio, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.

Pacotes exclusivos especiais para empresas: consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

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O mercado do entretenimento encontra-se em franca expansão. Só o setor de eventos movimenta R$ 334 bilhões por ano envolvendo mais de 6,2 milhões de pessoas. A indústria fonográfica, relacionada ao mercado da música, cresceu 32% em 2021. Segundo a PWC, espera-se crescimento de ao menos 5% no mercado audiovisual nos próximos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), a expectativa é de que 590 mil eventos sejam realizados até o final deste ano, em todo país.

E por que “Experiência”? Porque a principal tendência do mercado é justamente a valorização e promoção de experiências que promovam memórias de longo prazo.

O curso “Gestão de Experiências e do Entretenimento: música e audiovisual” tem como objetivo capacitar o aluno no negócio do entretenimento com ênfase na experiência. Espera-se que os alunos desenvolvam e aprofundem conhecimentos em quatro áreas:

  • Gestão do Entretenimento e Experiências
  • Mercado da Música
  • Mercado do Audiovisual
  • Mercado de Eventos ao Vivo (Carnaval, Festivais etc)

Com 78h e aplicado em formato híbrido, o curso contará com experiências presenciais ao vivo e inéditas onde os alunos serão acompanhados por professores especializados em visitas a eventos / estúdios / espaços criativos. As experiências ao vivo serão ministradas e geridas em parceria com o Music Rio Academy, escola de mercado do entretenimento do Vivo Rio.

Um curso que posiciona você na linha de frente de um mercado global em expansão.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais e estudantes de diversas áreas de formação interessados em ingressar no mercado do entretenimento e gestão de experiências e profissionais que já atuam nesse mercado interessados em aprofundar seus conhecimentos na área.

COORDENAÇÃO

Alessandra Baiocchi
Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing
abaiocchi@puc-rio.br
> Currículo Lattes

Anita Carvalho
Mestre em Economia Criativa pela ESPM e graduada em Administração com foco em Marketing e Gestão do Entretenimento pela ESPM. Empresária artística (Música & Mídia Produções - Diogo Nogueira, Suricato, Manda e Fernando Rosa) e diretora do Music Rio Academy

> Currículo Lattes

Disciplinas

Cadeia produtiva do entretenimento, modelos de negócios, fontes de financiamento, políticas públicas para o setor cultural, economia criativa.

Estrutura do mercado (gravadoras, editoras, agregadoras, selos etc), modelos de contrato, fontes de arrecadação, distribuição digital, plataformas de streaming, editoras, direitos autorais.

Marketing de experiências, os reinos da experiência, design de experiência, jornada do usuário, experiências presenciais, online e híbridas.

Estratégias de marketing por canal, planejamento de conteúdo, cronograma de lançamento, análise de métricas e resultados, pitching para plataformas digitais, gestão e análise de big data.

Planejamento estratégico para artistas, gestão de recursos humanos e fluxo de processos, gestão comercial (venda de shows), fontes de receita, captação de patrocínio e editais.

Estratégias de branded storytelling, análise de cases de sucesso, metodologias de cocriação, prospecção de oportunidades, construção de reputação através do branded entertainment, modelos de negócio.

Cadeia produtiva do audiovisual, indústria do audiovisual frente aos novos hábitos de consumo e produção, linguagens e plataformas de streaming.

Planejamento e produção executiva no audiovisual, orçamento, plano executivo, estrutura de set de filmagem.

Tendências do mercado, estudos de caso, fontes de financiamento, venda de ingressos, gestão de equipes, promoção e divulgação, curadoria artística.

Produção executiva e técnica, cronograma de produção, check list executivo, rides técnicos, documentos de produção (room list / fly list), tipos de produtores, soft skills e hard skills.

História do carnaval, o negócio do carnaval, estrutura operacional, cadeia produtiva do carnaval, criação e desenvolvimento de enredos.

  • Ideia = Temos uma ideia? A construção de narrativas
  • Desenvolvimento = as melhores práticas e ferramentas para o desenvolvimento das ideias 
  • O Mínimo produto viável - MVP
  • Formatando um projeto
  • Realizando um pitching

Nesta aula, exploraremos o conceito de "glocal" em relação à produção de conteúdo audiovisual e seu impacto no cenário global de mídia e entretenimento. Analisaremos como o audiovisual local ganha relevância e alcance em uma era cada vez mais globalizada, abordando tópicos como:

  •  A definição do termo "glocal” e sua relação com o audiovisual local;
  •  A importância do contexto cultural: como as produções audiovisuais locais refletem a identidade cultural e social de uma região;
  • O poder da autenticidade: como a singularidade das produções locais pode atrair audiências internacionais;
  • A influência da tecnologia e da internet: como a disseminação rápida e acessível de conteúdo contribui para a ampliação do alcance do audiovisual local;
  • Exemplos de sucesso: estudos de casos de produções audiovisuais locais que conquistaram reconhecimento global;
  • Desafios e oportunidades: as dificuldades enfrentadas pelo audiovisual local no cenário global, bem como as oportunidades de colaboração e coprodução com parceiros internacionais;
  • Estratégias de distribuição e marketing: explorando as melhores práticas para promover e distribuir conteúdo audiovisual local no mercado global. 

Ao final desta aula, os participantes terão uma compreensão abrangente das novas dinâmicas do audiovisual local no cenário global de mídia e entretenimento, além de estarem preparados para explorar oportunidades e desafios nesse contexto.

Afonso Carvalho

Empresário Artístico na Música & Mídia Produções

Alessandra Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing

Ana Cecilia Springefeldt

Executiva de Audiovisual e Curadora de Programas de Capacitação e Eventos de Inovação e Criatividade

Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro

Doutora em Administração de Empresas

Anita Carvalho

Mestre em Economia Criativa pela ESPM e graduada em Administração com foco em Marketing e Gestão do Entretenimento pela ESPM. Empresária artística (Música & Mídia Produções - Diogo Nogueira, Suricato, Manda e Fernando Rosa) e diretora do Music Rio Academy

Carolina Bassin

Advogada e Consultora_ na Bassin Advogada

Dani Tolomei

MBA em Business Management pelo IAG da PUC, XBA pela Startse University, Scrum master CSM® 2019 pela Scrum Alliance, especialista em Design Thinking pela Ecchos Innovation Lab, especialista em Lean Thinking pelo Lean Institute Brasil, pós graduada em cinema pela New York University e graduada em Media production pela Marymount Manhattan College.

Fernanda Menegotto

Especialista em Branded Entertainment Audiovisual e Produtora Executiva.

João Luiz de Figueiredo

Empresário Artístico na Música & Mídia Produções

Júlia Ramalho

Diretora Executiva Musickeria e Captação de recursos em projetos musicais

Leo Morel

Mestre pelo Instituto de Economia da UFRJ, MBA em Gestão e Produção Cultural pela Fundação Getúlio Vargas, Membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM e Possui uma vertente artística como músico, tocando em trabalhos musicais como Monobloco e lecionando ritmos brasileiros.

Marina Mattoso

Há cerca de 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil, Claudia Leitte e UBC, Marina Mattoso é hoje CEO da Jangada Comunicação, agência focada em planejamento estratégico e marketing de conteúdo no ramo do entretenimento.

Pedro Henrique Jasmim

Graduado em Administração pela PUC-Rio, Brand Management pela University of the Arts London, um dos sócios e fundador do Grupo BERLINN. Diretor de Marketing do Grupo Doze, em Madrid, holding fundada pelo ex-capitão do Real Madrid, Marcelo Vieira.

Priscilla Dau

Mestranda em Economia Criativa pela ESPM, formada em Direito pela UFRJ, em Produção Executiva pelo IATEC, em Música e Negócios pela PUC-Rio.

Rafaela Bastos

Presidente do Instituto Fundação João Goulart - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Gestora Pública, Geógrafa, especialista em Gerenciamento de Projetos, Economia Comportamental e Branding, por 13 anos Passista e 10 anos Musa da Comunidade da Estação Primeira de Mangueira

Rafael Cuba Mancebo

Doutor em Administração de Empresas | Gerente de Produto

Tatiana Wolff

Diretora de atendimento na InPress Porter Novelli do núcleo de mídias
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Com 78h de duração e aplicado em formato híbrido, o curso contará com experiências presenciais ao vivo e inéditas onde os alunos serão acompanhados por professores especializados em visitas a eventos / estúdios / espaços criativos. As experiências ao vivo serão ministradas e geridas em parceria com o Music Rio Academy, escola de mercado do entretenimento do Vivo Rio.

Serão quatro módulos (gestão de experiências e do entretenimento, mercado da música, mercado audiovisual e eventos ao vivo), cada um com 16h horas online e 4h presenciais, das quais 4h horas serão dedicados a uma experiência imersiva em um espaço cultural.

 

Estão previstas visitas a:

  • Casa de show de grande porte
  • Escola de Samba
  • Agência de Experiências

As disciplinas serão ministradas por profissionais que são referência em suas áreas de atuação, com um corpo docente que mescla a academia e o mercado.

A matrícula inclui alimentação nas atividades presenciais, kit de boas vindas e ingressos para os eventos (quando aplicável).

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2024-10-01T11:30:03-03:00