PUC-Rio IAG

Formação – Gestão de Experiência e Entretenimento: Música e Audiovisual

 CURSOS DE FORMAÇÃO
GESTÃO DE EXPERIÊNCIA E ENTRETENIMENTO: MÚSICA E AUDIOVISUAL
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PRÓXIMA TURMA

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CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

84  horas – 2 meses

AULAS/HORÁRIOS

  • Semanalmente, online: Segundas, terças e quartas das 20h às 22h

  • Quinzenalmente, presenciais: Sexta das 19h às 22h e Sábado 6 horas de atividade com horário a definir

INVESTIMENTO

R$ 6.900,00 à vista ou 12 parcelas de R$ 575,00, sem juros, no cartão de crédito

LOCAL

Segundas, terças e quartas: online

Sextas:

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

Sábados: a definir

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

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O mercado do entretenimento encontra-se em franca expansão. Só o setor de eventos movimenta R$ 334 bilhões por ano envolvendo mais de 6,2 milhões de pessoas. A indústria fonográfica, relacionada ao mercado da música, cresceu 32% em 2021. Segundo a PWC, espera-se crescimento de ao menos 5% no mercado audiovisual nos próximos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), a expectativa é de que 590 mil eventos sejam realizados até o final deste ano, em todo país.

E por que “Experiência”? Porque a principal tendência do mercado é justamente a valorização e promoção de experiências que promovam memórias de longo prazo.

O curso “Gestão de Experiências e do Entretenimento: música e audiovisual” tem como objetivo capacitar o aluno no negócio do entretenimento com ênfase na experiência. Espera-se que os alunos desenvolvam e aprofundem conhecimentos em quatro áreas:

  • Gestão do Entretenimento e Experiências
  • Mercado da Música
  • Mercado do Audiovisual
  • Mercado de Eventos ao Vivo (Carnaval, Festivais etc)

Com 84h e aplicado em formato híbrido, o curso contará com experiências presenciais ao vivo e inéditas onde os alunos serão acompanhados por professores especializados em visitas a eventos / estúdios / espaços criativos. As experiências ao vivo serão ministradas e geridas em parceria com o Music Rio Academy, escola de mercado do entretenimento do Vivo Rio.

Um curso que posiciona você na linha de frente de um mercado global em expansão.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais e estudantes de diversas áreas de formação interessados em ingressar no mercado do entretenimento e gestão de experiências e profissionais que já atuam nesse mercado interessados em aprofundar seus conhecimentos na área.

 

COORDENAÇÃO

Alessandra Baiocchi
Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing
abaiocchi@puc-rio.br
> Currículo Lattes

Anita Carvalho
Mestre em Economia Criativa pela ESPM e graduada em Administração com foco em Marketing e Gestão do Entretenimento pela ESPM. Empresária artística (Música & Mídia Produções - Diogo Nogueira, Suricato, Manda e Fernando Rosa) e diretora do Music Rio Academy

> Currículo Lattes

Disciplina

Cadeia produtiva do entretenimento, modelos de negócios, fontes de financiamento, políticas públicas para o setor cultural, economia criativa.

Estrutura do mercado (gravadoras, editoras, agregadoras, selos etc), modelos de contrato, fontes de arrecadação, distribuição digital, plataformas de streaming, editoras, direitos autorais.

Marketing de experiências, os reinos da experiência, design de experiência, jornada do usuário, experiências presenciais, online e híbridas.

Estratégias de marketing por canal, planejamento de conteúdo, cronograma de lançamento, análise de métricas e resultados, pitching para plataformas digitais, gestão e análise de big data.

Planejamento estratégico para artistas, gestão de recursos humanos e fluxo de processos, gestão comercial (venda de shows), fontes de receita, captação de patrocínio e editais.

Estratégias de branded storytelling, análise de cases de sucesso, metodologias de cocriação, prospecção de oportunidades, construção de reputação através do branded entertainment, modelos de negócio.

Cadeia produtiva do audiovisual, indústria do audiovisual frente aos novos hábitos de consumo e produção, linguagens e plataformas de streaming.

Planejamento e produção executiva no audiovisual, orçamento, plano executivo, estrutura de set de filmagem.

Tendências do mercado, estudos de caso, fontes de financiamento, venda de ingressos, gestão de equipes, promoção e divulgação, curadoria artística.

Produção executiva e técnica, cronograma de produção, check list executivo, rides técnicos, documentos de produção (room list / fly list), tipos de produtores, soft skills e hard skills.

História do carnaval, o negócio do carnaval, estrutura operacional, cadeia produtiva do carnaval, criação e desenvolvimento de enredos.

  • Ideia = Temos uma ideia? A construção de narrativas
  • Desenvolvimento = as melhores práticas e ferramentas para o desenvolvimento das ideias 
  • O Mínimo produto viável - MVP
  • Formatando um projeto
  • Realizando um pitching

Alessandra Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing

Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro

Doutorando em Administração de Empresas

Anita Carvalho

Mestre em Economia Criativa pela ESPM e graduada em Administração com foco em Marketing e Gestão do Entretenimento pela ESPM. Empresária artística (Música & Mídia Produções - Diogo Nogueira, Suricato, Manda e Fernando Rosa) e diretora do Music Rio Academy

Dani Tolomei

MBA em Business Management pelo IAG da PUC, XBA pela Startse University, Scrum master CSM® 2019 pela Scrum Alliance, especialista em Design Thinking pela Ecchos Innovation Lab, especialista em Lean Thinking pelo Lean Institute Brasil, pós graduada em cinema pela New York University e graduada em Media production pela Marymount Manhattan College.

Fernanda Menegotto

Master pela Scrum Alliance (2021); Especialista em Marketing Digital pela General Assembly, de Londres; pós-graduada em Gestão Ambiental pela Coppe (UFRJ); Especialista em Design Thinking pela Ecchos Innovation Lab.

João Luiz de Figueiredo

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio e Graduado o em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Koca Machado

Publicitária, com Mestrado em Gestão da Economia Criativa e MBA em Planejamento Estratégico pela ESPM - RJ

Leo Morell

Mestre pelo Instituto de Economia da UFRJ, MBA em Gestão e Produção Cultural pela Fundação Getúlio Vargas, Membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM e Possui uma vertente artística como músico, tocando em trabalhos musicais como Monobloco e lecionando ritmos brasileiros.

Marina Mattoso

Há cerca de 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil, Claudia Leitte e UBC, Marina Mattoso é hoje CEO da Jangada Comunicação, agência focada em planejamento estratégico e marketing de conteúdo no ramo do entretenimento.

Michelle Mury

Michelly Mury é criadora da Alfazema, consultoria estratégica em inclusão e diversidade para projetos culturais. Atualmente, é Coordenadora Artística da Casa Natura Musical, um dos mais importantes equipamentos culturais de São Paulo.

Pedro Henrique Jasmim

Graduado em Administração pela PUC-Rio, Brand Management pela University of the Arts London, um dos sócios e fundador do Grupo BERLINN. Diretor de Marketing do Grupo Doze, em Madrid, holding fundada pelo ex-capitão do Real Madrid, Marcelo Vieira.

Priscilla Dau

Mestranda em Economia Criativa pela ESPM, formada em Direito pela UFRJ, em Produção Executiva pelo IATEC, em Música e Negócios pela PUC-Rio.

Rafaela Bastos

Presidente do Instituto Fundação João Goulart - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Gestora Pública, Geógrafa, especialista em Gerenciamento de Projetos, Economia Comportamental e Branding, por 13 anos Passista e 10 anos Musa da Comunidade da Estação Primeira de Mangueira

Suyanne Keidel

Diretora executiva da Casa Natura Musical. É responsável pelo planejamento estratégico e gestão do equipamento cultural desde março de 2018. Na área cultural desde 2004, realizou projetos especiais em teatro, música, eventos e documentários.

Com 84h de duração e aplicado em formato híbrido, o curso contará com experiências presenciais ao vivo e inéditas onde os alunos serão acompanhados por professores especializados em visitas a eventos / estúdios / espaços criativos. As experiências ao vivo serão ministradas e geridas em parceria com o Music Rio Academy, escola de mercado do entretenimento do Vivo Rio.

Serão quatro módulos (gestão de experiências e do entretenimento, mercado da música, mercado audiovisual e eventos ao vivo), cada um com 12h horas online e 9h presenciais, das quais 6h horas serão dedicados a uma experiência imersiva em um espaço cultural.

Estão previstas visitas a:

  • Casa de show de grande porte
  • Escola de Samba
  • Agência de Experiências

As disciplinas serão ministradas por profissionais que são referência em suas áreas de atuação, com um corpo docente que mescla a academia e o mercado.

A matrícula inclui alimentação nas atividades presenciais, transporte para duas visitas externas, kit de boas vindas e ingressos para os eventos (quando aplicável).

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2022-10-25T11:16:16-03:00