MBA ON-LINE
CAPACIDADE EMPREENDEDORA,
INOVAÇÃO & AGILIDADE
 MBA ON-LINE
CAPACIDADE EMPREENDEDORA, 
INOVAÇÃO & AGILIDADE
Avise-me

PRÓXIMA TURMA

Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 360 horas com 21 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

A CONFIRMAR

INVESTIMENTO

R$ 19.000,00 à vista ou em até 24 parcelas de R$ 837,90  (com juros 0,5%)

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

Faça sua inscrição

No MBA Online Capacidade Empreendedora, Inovação & Agilidade são apresentados os conceitos de Empreendedorismo e Gestão da Inovação sob a ótica das Metodologias Ágeis. O curso se pauta em técnicas e ferramentas objetivas que permitem que as empresas e os empreendedores possam explorar oportunidades de modelos de negócios inovadores, em especial os possibilitados pela Transformação Digital e por novos Modelos Sustentáveis, como servitização e economia circular. Neste contexto são discutidos fatores que devem nortear tanto as estratégias das empresas e dos empreendedores como os processos de inovação para que esses empreendimentos se posicionem de forma ágil no mercado.

Seu conjunto de disciplinas, elaborado a partir de recentes demandas de qualificação profissional das empresas em relação a seus funcionários, é dividido em quatro núcleos de aprendizado:

  • Básico – voltado para Gestão, apresenta o que existe hoje com o olhar para o futuro
  • Inovação e Empreendedorismo – explora as características do empreendedor e modelos de negócios inovadores
  • Agilidades – oferece o instrumental, as ferramentas para inovação
  • Workshops de Apoio ao Desenvolvimento do Plano de Negócios Ágil – aplicações do conteúdo em projetos e casos reais

A grade curricular apresenta uma grande variedade de temas, cada um voltado para uma área estratégica da empresa, a fim de permitir maior flexibilidade na execução do curso e podendo assim atender aos interesses, tanto dos alunos, como de diversas organizações e setores econômicos:

 

O curso, com 360hs, será oferecido em formato inteiramente online, com um mínimo de 50% de carga síncrona por disciplina.

Com uma dinâmica objetiva, é priorizado, em cada núcleo, o que há de mais atual em seu respectivo tema, como Finanças do ponto de vista de Blockchain ou Logística do ponto de vista da transformação digital.

Ao final, o aluno terá desenvolvido um Plano de Negócios Ágil, que será construído ao longo dos 4 núcleos com o auxílio de tutores e professores e pode consistir em uma solução para a própria empresa, um novo negócio ou, caso o aluno prefira, uma empresa sugerida pelos instrutores do curso.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Capacitar profissionais a:

  • Buscar oportunidades de inovar e implementar inovações, tanto a partir de um negócio próprio como dentro das empresas que atuam, utilizando Métodos Ágeis
  • Analisar oportunidades e riscos com ferramentas objetivas
  • Gerenciar negócios com visão de médio e longo prazo, dando atenção ao processo de transição dos negócios e às necessidades de curto prazo
  • Desenvolver Capacidades Empreendedoras nos participantes para estimular a identificação de oportunidades e a geração de novos negócios.

Ao final do curso, o participante será capaz de:

  • Entender como analisar, gerenciar, e reformular um negócio (Cultura Empreendedora)
  • Saber como estruturar um Modelo de Negócio  por meio de metodologias  modernas (Canvas, Design Thinking, Métodos Ágeis)
  • Identificar e implementar oportunidades inovadoras de negócios possibilitadas pelas Transformação Digital (IA, Indústria 4.0, Nuvem, Impressão 3D, IoT, Realidade Aumentada, Integração de Sistemas, entre outras)

PÚBLICO-ALVO

O curso é voltado a profissionais que já exerçam ou possuam potencial para exercer funções empreendedoras e com viés inovador, tais quais:

  • Profissionais e gestores que trabalham com inovação em empresas privadas ou públicas das mais diversas áreas;
  • Empreendedores que querem inovar em seus modelos de negócios ou empreendedores em potencial;
  • Profissionais de empresas de consultoria que trabalham com implantação de processos e gestão da inovação em seus clientes;
  • Profissionais de instituições públicas e privadas que trabalham com fomento à inovação, pesquisa e desenvolvimento;
  • Profissionais que almejam uma transição de carreira para qualquer uma dessas áreas.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO

Fábio de Oliveira Paula
Doutor em Administração de Empresas
fabioop@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Doutora em Administração de Empresas
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Tenha acesso ao Programa do MBA On-line Capacidade Empreendedora, Inovadora & Agilidade preenchendo o formulário abaixo:

RECEBA O PROGRAMA DE DISCIPLINAS POR E-MAIL

Augusto Ferreira da Costa Neto

Doutor em Administração

Daniel Kamlot

Doutor em Administração de Empresas e Graduado em Engenharia de Computação

Fábio de Oliveira Paula

Doutor em Administração de Empresas

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Doutora em Administração de Empresas

Francis Berenger Machado

Doutor e mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio com graduações em Engenharia e Psicologia

Jeferson Soares

Mestre e Doutor em Informática | Mais de 35 anos em consultoria de transformação de negócios e tecnologia. Sócio da Laboris Consulto-ria.

Helio Ricardo Meirim

Mentor de carreiras | Conselheiro Logtechs | Educador | Palestrante | Escritor | Edutuber | Eterno aprendiz

Jorge Brantes Ferreira

Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.

Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva

Doutor em Administração de Empresas

Maria Isabel Peixoto Guimarães

Doutora em Administração de Empresas

Nelson Jorge de Souza Dabul

Mestre em Administração de Empresas e Graduado em Engenharia Civil

Rafael Cuba Mancebo

Doutor em Administração de Empresas | Gerente de Produto

Rafael Nasser

Doutor em Ciência da Computação. Coordenador do IAPUC. Fundador do ECOA PUC-Rio. Referência em Blockchain e Contratos Inteligentes.

Roberto Argento

Business Agility Advisoring Executive, Accenture

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (online) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

Voltar para os cursos de MBA
Avise-me
Voltar para os cursos de MBA
Avise-me Sobre Novas Turmas

No MBA Online Capacidade Empreendedora, Inovação & Agilidade são apresentados os conceitos de Empreendedorismo e Gestão da Inovação sob a ótica das Metodologias Ágeis. O curso se pauta em técnicas e ferramentas objetivas que permitem que as empresas e os empreendedores possam explorar oportunidades de modelos de negócios inovadores, em especial os possibilitados pela Transformação Digital e por novos Modelos Sustentáveis, como servitização e economia circular. Neste contexto são discutidos fatores que devem nortear tanto as estratégias das empresas e dos empreendedores como os processos de inovação para que esses empreendimentos se posicionem de forma ágil no mercado.

Seu conjunto de disciplinas, elaborado a partir de recentes demandas de qualificação profissional das empresas em relação a seus funcionários, é dividido em quatro núcleos de aprendizado:

  • Básico – voltado para Gestão, apresenta o que existe hoje com o olhar para o futuro
  • Inovação e Empreendedorismo – explora as características do empreendedor e modelos de negócios inovadores
  • Agilidades – oferece o instrumental, as ferramentas para inovação
  • Workshops de Apoio ao Desenvolvimento do Plano de Negócios Ágil – aplicações do conteúdo em projetos e casos reais

A grade curricular apresenta uma grande variedade de temas, cada um voltado para uma área estratégica da empresa, a fim de permitir maior flexibilidade na execução do curso e podendo assim atender aos interesses, tanto dos alunos, como de diversas organizações e setores econômicos:

 

O curso, com 360hs, será oferecido em formato inteiramente online, com um mínimo de 50% de carga síncrona por disciplina.

Com uma dinâmica objetiva, é priorizado, em cada núcleo, o que há de mais atual em seu respectivo tema, como Finanças do ponto de vista de Blockchain ou Logística do ponto de vista da transformação digital.

Ao final, o aluno terá desenvolvido um Plano de Negócios Ágil, que será construído ao longo dos 4 núcleos com o auxílio de tutores e professores e pode consistir em uma solução para a própria empresa, um novo negócio ou, caso o aluno prefira, uma empresa sugerida pelos instrutores do curso.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Capacitar profissionais a:

  • Buscar oportunidades de inovar e implementar inovações, tanto a partir de um negócio próprio como dentro das empresas que atuam, utilizando Métodos Ágeis
  • Analisar oportunidades e riscos com ferramentas objetivas
  • Gerenciar negócios com visão de médio e longo prazo, dando atenção ao processo de transição dos negócios e às necessidades de curto prazo
  • Desenvolver Capacidades Empreendedoras nos participantes para estimular a identificação de oportunidades e a geração de novos negócios.

Ao final do curso, o participante será capaz de:

  • Entender como analisar, gerenciar, e reformular um negócio (Cultura Empreendedora)
  • Saber como estruturar um Modelo de Negócio  por meio de metodologias  modernas (Canvas, Design Thinking, Métodos Ágeis)
  • Identificar e implementar oportunidades inovadoras de negócios possibilitadas pelas Transformação Digital (IA, Indústria 4.0, Nuvem, Impressão 3D, IoT, Realidade Aumentada, Integração de Sistemas, entre outras)

PÚBLICO-ALVO

O curso é voltado a profissionais que já exerçam ou possuam potencial para exercer funções empreendedoras e com viés inovador, tais quais:

  • Profissionais e gestores que trabalham com inovação em empresas privadas ou públicas das mais diversas áreas;
  • Empreendedores que querem inovar em seus modelos de negócios ou empreendedores em potencial;
  • Profissionais de empresas de consultoria que trabalham com implantação de processos e gestão da inovação em seus clientes;
  • Profissionais de instituições públicas e privadas que trabalham com fomento à inovação, pesquisa e desenvolvimento;
  • Profissionais que almejam uma transição de carreira para qualquer uma dessas áreas.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO
Fábio de Oliveira Paula
Fábio de Oliveira Paula
fabioop@iag.puc-rio.br
Lattes
Doutora em Administração de Empresas
Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br
Lattes
Doutora em Administração de Empresas

PRÓXIMA TURMA

Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 360 horas com 21 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

A CONFIRMAR

INVESTIMENTO

R$ 19.000,00 à vista ou em até 24 parcelas de R$ 837,90  (com juros 0,5%)

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

Tenha acesso ao Programa do MBA On-line Capacidade Empreendedora, Inovadora & Agilidade preenchendo o formulário abaixo:

RECEBA O PROGRAMA DE DISCIPLINAS POR E-MAIL
Augusto Ferreira da Costa Neto


Augusto Ferreira da Costa Neto
augusto.costa@phd.iag.puc-rio.br
Doutor em Administração com ênfase em Finanças pela PUC-Rio, é mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Finanças e Análise de Investimentos pela mesma instituição, graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo CEFET-RJ, com aperfeiçoamento em Gestão de Projetos pelo IETEC e especialização em Estratégias de Gestão (eMBA) em Finanças pela Escola Politécnica da UFRJ. Possui experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Avaliação de Empresas e Projetos, em empresas como Petrobras Distribuidora S.A. e Vale S.A., onde atuou por mais de onze anos, sendo os últimos quatro nas áreas de gestão de desempenho e orçamento empresarial. Foi professor do MBA em Finanças da Universidade Gama Filho. Desde 2009 é analista admitido por concurso na Finep - Financiadora de Inovação e Pesquisa, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, onde exerceu os cargos de gerente do Departamento de Investimento em Fundos entre 2012 e 2013, e de gerente do Departamento de Investimento em Participações entre 2013 e 2016. Professor convidado dos MBAs in company do IAG PUC-Rio, ministra disciplinas como Administração Financeira, Planejamento Financeiro, Administração de Carteiras, Análise de Riscos e Finanças Corporativas.
Daniel Kamlot


Daniel Kamlot
danielkamlot@puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas pela FGV/EBAPE, Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), graduado em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Professor do departamento de Administração de Empresas/IAG da PUC-Rio.Professor da FGV/EBAPE e professor/pesquisador da ESPM. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing social, comportamento do consumidor, propaganda, economia criativa e varejo. Já escreveu algumas dezenas de artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, além de livros sobre marketing, gestão de varejo e economia criativa.
Fábio de Oliveira Paula


Fábio de Oliveira Paula
fabioop@iag.puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, na linha de pesquisa de Estratégia (2017). Bolsista FAPERJ de Doutorado-Sanduíche entre setembro de 2016 e agosto de 2017, tendo realizado pesquisas acadêmicas na Aalto University School of Business (Helsinque, Finlândia). Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2006). Graduado em Engenharia de Computação pela mesma Universidade (2001). Realiza pesquisas e possui artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais de alto impacto e em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Gestão da Inovação, Estratégia e Redes de Alianças. Gerente de Projetos com certificação PMP, trabalhou como Gerente de Projetos e Processos e foi responsável por treinamento in-company em empresas de várias indústrias, como varejo, comércio exterior, marketing, educação, tecnologia da informação e petróleo e gás por 13 anos. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio.
Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte


Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br
Doutora em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela Virginia Commonwealth University e Mestre em Sociologia do Trabalho pela Eastern Michigan University. Professora na área de Liderança e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. Membro do conselho internacional do Center for the Advancement of Research Methods and Analysis (CARMA) e da Academy of Management.
Francis Berenger Machado


Francis Berenger Machado
francis@prof.iag.puc-rio.br
Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, graduado em Engenharia Elétrica pelo CEFET-RJ, graduado em Sistema de Informações e em Psicologia pela PUC-Rio. É professor de graduação e pós-graduação da PUC-Rio atuando no Departamento de Informática desde 1990, no Departamento de Administração de Empresas e no IAG PUC-Rio desde 2010, e no Núcleo de Empreendedorismo (NUPEM) do IAG PUC-Rio desde 2015. É supervisor de disciplina no curso de graduação em Administração pelo qual recebeu o título de Professor Destaque em 2012. É professor convidado do IBMEC atuando em cursos de MBA em Gestão de Projetos e Gestão de Negócios. Foi professor e coordenador de pós-graduação no INFNET do MIT em Governança e Melhores Práticas da TI pelo qual recebeu o prêmio Top Desempenho em 2008. Autor dos livros Fidelização do Consumidor no Setor de Serviços, Arquitetura de Sistemas Operacionais e Fundamentos de Sistemas Operacionais. Possui 25 anos de experiência em gestão estratégica, gestão da TI, BPM e gerenciamento de projetos em empresas de grande porte como Shell, Petrobras, BR Distribuidora, TIM, Coca-Cola, Light, TIM e Previ. Foi Gerente de Infraestrutura de TI dos XV Jogos Pan-Americanos em 2007. Nos últimos 5 anos tem atuado como mentor de startups de tecnologia, participado em diversas atividades na área de inovação e empreendedorismo e realizado consultoria para Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos. Atualmente é sócio das empresas Descartes Consultoria em TI e Pantone300 Sistemas.
Jeferson Soares


Jeferson Soares
Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio, é Mestre e Doutor em Informática, com foco na área de modelagem de negócios e de processos de trabalho aplicada à Engenharia de Software, pela mesma instituição. Trabalhou na IBM Brasil, de 1989 a 2017, chegando às posições de Diretor de Vendas/Entrega de Serviços e Sócio na área de Consultoria de Negócios, atuando nos ramos de Consultoria de Transformação de Negócios e Projetos de Soluções de Aplicativos. De 2013 a 2016, atuou como Diretor de Negócios na agência de Promoção de Investimentos do Rio de Janeiro - Rio Negócios. Desde 2017, é sócio na Laboris Consultoria (www.laboris.com.br), atuando com foco em projetos de Transformação e Inovação de Negócios e Análise de Maturidade Digital, aplicando abordagens como Design Thinking, Facilitação de Grupos, Lean Kanban e Metodologias Ágeis (Scrum), nas quais é certificado. Simultaneamente, desde 2018, atua na equipe da Echos Laboratório de Inovação.
Helio Ricardo Meirim


Helio Ricardo Meirim
CEO da HRM Logística com atuação de mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, In­dústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administração, pesquisador, professor, escritor e palestrante em eventos nacionais e internacionais. Coordena a Comissão de Logística do CRA-RJ e, por dois anos recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ.
Jorge Brantes Ferreira


Jorge Brantes Ferreira
jorge.brantes@iag.puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ (2010); Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2005); MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG PUC‐Rio (2003); Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2002); Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‐Rio, 2010 até o presente), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações ‐ editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil (2002); Consultor de Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio (2004 a 2006); Instrutor oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação (2005 a 2007), tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil, incluindo Banco Real ABN AMRO, Unibanco, Banco Itaú, Banco Ibi, Petrobrás, Golden Cross, Serasa, Telemar/Oi, TIM, Vivo, ANS, Aliança, ECAD, Universidade de Brasília etc. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós‐graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC‐Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC‐Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing na internet, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.
Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva


Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva
ghiaroni@prof.iag.puc-rio.br
Professor de Logística e Operações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Instrutor e Coordenador da área de estudos de Logística do Centro de Instrução Almirante Newton Braga (CIANB/Marinha do Brasil). Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (1998) e Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1986). Atua há mais de 20 anos na área acadêmica, tendo sido professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). Desempenhou por aproximadamente 30 anos diversos cargos na Marinha do Brasil, sempre relacionados a logística e orçamento, destacando-se a direção de 2 órgãos de apoio logístico: Depósito de Subsistência (2009) e Centro de Munição (2011-2012). Concluiu o Curso de Política e Estratégia Marítimas (equivalência à Doutor em Ciências Navais) na Escola de Guerra Naval (EGN) em 2013. Possui especialização em Gestão Internacional (2013), MBA em Gestão Empresarial (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) e especialização em Administração e Logística de Material (1999) pela UERJ. Cursou os seguintes programas internacionais na área de logística: Integrated Logistic Support and Through Life Support Course, ministrado pela Cranfield University no Rio de Janeiro (2014); International Senior Logistical Officers Course, ministrado pelo Norwegian Defence International Centre (NODEFIC) na Noruega (2010) e International Management Defense Course, ministrado pela Navy Postgraduate School (NPS) nos EUA (2003). Sua experiência profissional inclui atividades na área de logística e supply chain da Marinha do Brasil, onde atua há 25 anos. Na academia, é docente em cursos de graduação e pós-graduação e treinamentos in company, além de orientar monografias e trabalhos de conclusão de curso.
Maria Isabel Peixoto Guimarães


Maria Isabel Peixoto Guimarães
belguimaraes@prof.iag.puc-rio.br
Doutora em Administração de Empresas, PUC-Rio, é graduada em Pedagogia, pela PUC-Rio, e possui mestrado em Engenharia de Produção, pela Coppe-UFRJ. Atua como consultora na área de Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento, com ênfase no diagnóstico e plano de ação para a criação de uma cultura de aprendizagem e para o desenvolvimento do Capital Humano nas organizações. É professora da disciplina Capital Humano no MBKM (Master on Business and Knowledge Management) - Crie-Coppe/UFRJ. Na PUC-Rio, é professora dos cursos de Graduação e Mestrado Profissional em Administração, de cursos de especialização nos departamentos de Artes e Design, Administração e ECOA/CCE, além de atuar como supervisora do Laboratório de Inovação Pedagógica do IAG (LIP), e consultora do NORTE - Núcleo de Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade. Algumas empresas para as quais já prestou serviços de consultoria ou coordenou programas in company são: Furnas, GE Celma (Aviation), ANAC, CVM, Ambev, Bunge, COB, Vale, SESC, Oi, Norsul, Brookfield Energia Renovável, Globo, Instituto Ayrton Senna, Brasil Brokers, BR Distribuidora, VTEX, Icatu e IRB.
Nelson Jorge de Souza Dabul


Nelson Jorge de Souza Dabul
nelson.dabul@prof.iag.puc-rio.br
Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, GRC (Governança Corporativa, Risco & Compliance/Controles Internos) e Sistemas de Informação Gerencial. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 2013. Mais de 30 anos de atuação profissional no ramo de Comunicação/Entretenimento na empresa líder do setor (TV Globo) e em empresas internacionais de consultoria de gestão (Price Waterhouse, Arthur Andersen), em posições de gerência sênior.
Rafael Cuba Mancebo


Rafael Cuba Mancebo
cubamancebo@prof.iag.puc-rio.br
Professor, pesquisador e consultor, atua com aprendizagem corporativa e consultoria em desenvolvimento de negócios e de pessoas. Doutor e mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), participa da elaboração e implementação de programas e ações de aprendizagem corporativa para empresas de diferentes setores, com foco na construção de uma cultura de inovação e aprendizagem. Possui formação em facilitação virtual e em Human-Centered Design, pela +Acumen e IDEO.org. É professor convidado na pós-graduação Lato Sensu, e nos programas in company, de instituições como PUC-Rio, Fundação Getúlio Vargas (FGV), IBMEC e do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF.
Rafael Nasser


Rafael Nasser
nasser@puc-rio.br
Engenheiro de Computação, Mestre em Informática e Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Professor de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo da PUC-Rio, onde atua na coordenação de diferentes iniciativas, tais como: LES - Laboratório de Engenharia de Software (www.les.inf.puc-rio.br); Legalite - Núcleo de Direito e Tecnologia (www.puc-rio.br/legalite); Programas de Inovação Tecnológica (www.puc-rio.br/pit) em parceria com Globo, MAG, IRB, Petrobras e Apple; ECOA - ecossistema multidisciplinar de inovação aberta (www.puc-rio.br/ecoa); IAPUC - Instituto de Risco Financeiro, Econômicos e Atuariais (www.iapuc.puc-rio.br); e MDT - pós-graduação em Transformação Digital (www.puc-rio.br/ecoa/mdt). A cooperação Universidade-Empresa e a multidisciplinaridade são as suas prioridades. Possui ampla experiência liderando projetos de P,D&I em grandes instituições, como Furnas, Eletronuclear, Petrobras, Ministério do Turismo, Proderj, Ministério do Planejamento, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ministério Público do Rio de Janeiro, Itaú, dentre outras. Foi palestrante em diversos eventos, como TEDx, e fundador de startups. Mais informações em: https://www.linkedin.com/in/rnasser/
Roberto Argento

Pós-Graduado pelo programa "Master of Science in Advanced IT and Business Management" da University of Wales, no Reino Unido. MBA em Marketing pelo IBMEC, Rio de Janeiro. Com mais 30 anos no mercado de tecnologia aplicada nas áreas de automação, BI, Engenharia de Software, PPM e Transformação Digital em empresas como IBM, CA e Planview. Atualmente é CEO da Valueflow, empresa de consultoria focada em criar parcerias com clientes para possibilitar transformações consistentes nas organizações para que elas possam sentir e responder às mudanças e aos desafios do seu negócio.

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (online) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

Voltar para os cursos de MBA