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PRÓXIMA TURMA

Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 360 horas com 12 meses de duração, das quais 300 são de atividades síncronas e 60, assíncronas.

AULAS/HORÁRIOS

Segundas e quartas, das 19h às 22h

INVESTIMENTO

R$ 22.500,00 à vista ou em até 15 parcelas de R$ 1.552,93 (com juros 0,5%)

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

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Muitas organizações mantêm um modelo de gestão tradicional que não é eficaz no contexto contemporâneo – volátil, incerto, complexo e ambíguo. Por isso, morrem ou se tornam ambientes avessos ao crescimento e à inovação. Quando não avessos, não sabem como empreender um processo de transformação.

Por outro lado, muitas empresas, impulsionadas pela necessidade de inovar, acabam deixando em segundo plano a eficiência de seus processos já estabelecidos e não sobrevivem até que suas inovações ganhem mercado.

A maior parte dos MBAs oferecidos tende a se concentrar em formações voltadas prioritariamente para a gestão tradicional ou para a gestão dos processos de inovação. Entretanto, as tendências que se colocam sobre os negócios e mercados hoje, como a transformação digital e a alta demanda por sustentabilidade, exigem das organizações um equilíbrio entre movimentos para tirar proveito e cuidar do que já se faz muito bem dentro da empresa – exploit, e movimentos para monitorar o que está acontecendo no ambiente externo, capturar e explorar oportunidades – explore. A gestão ambidestra envolve o desenvolvimento de capacidades para orquestrar esses dois movimentos.

O MBA em Gestão Empresarial Ambidestra prepara o gestor para equilibrar os movimentos de explotação e exploração, e para contornar suas tensões. Na prática, esse gestor precisa implantar um novo “sistema operacional” na empresa, que conviva com o já existente, sem destruí-lo.

O curso é oferecido na modalidade online, com carga horária total de 360 horas, sendo 300 horas de atividades síncronas e 60 de atividades assíncronas.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Gestão Empresarial Ambidestra tem como objetivo desenvolver nos participantes as competências necessárias para fazer gestão ambidestra de negócios, processos e pessoas, potencializando o equilíbrio entre o tradicional (eficiência para tirar proveito das competências existentes) e o novo (agilidade para explorar oportunidades e implementar mudanças).

Ao finalizar a sua especialização, você terá desenvolvido competências para fazer gestão ambidestra de negócios, processos e pessoas, desenvolvendo uma ampla base de conhecimento e habilidades para:

  • implantar a gestão empresarial ambidestra de negócios: liderar com visão e conceber estratégias efetivas, com ênfase numa abordagem de business agility aplicada à geração de valor;
  • implantar a gestão empresarial ambidestra de processos: desenvolver uma perspectiva sistêmica de negócio e aperfeiçoar estruturas e processos organizacionais com ênfase na gestão ágil de projetos e na agilidade de equipes;
  • Implantar a gestão empresarial ambidestra de pessoas: mobilizar equipes capazes de alcançar resultados desafiadores, com ênfase no estímulo à aprendizagem e à atitude empreendedora;
  • Liderar as diferentes áreas do negócio (ex: planejamento/operações, marketing/vendas, finanças, recursos humanos, entre outras) com base em um mindset ambidestro e voltado para a sustentabilidade, a inovação, a transformação digital e o [intra]empreendedorismo.

O programa prevê a possibilidade de ênfase em uma área funcional específica — estratégia, finanças, marketing ou recursos humanos — através da concentração das disciplinas eletivas.

O programa também pode ser realizado para turmas fechadas, em formato InCompany, com customização do conteúdo para o segmento de atuação da empresa com foco nos seus desafios atuais em sprints e projetos.

COMO ESTÁ ESTRUTURADO O CURSO?

100% online: 360 horas: 300 síncronas + 60 assíncronas

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais que já exerçam funções gerenciais e de supervisão em qualquer área de uma organização, interessados em atualizar suas credenciais através de uma pós-graduação diferenciada, centrada na prática e alinhada com as demandas de negócio contemporâneas.

Profissionais com potencial para exercer funções gerenciais, que buscam desenvolver competências para avançar na carreira gerencial e alavancar sua empregabilidade no mercado.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Doutora em Administração de Empresas
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Maria Isabel Peixoto Guimarães
Doutora em Administração de Empresas
belguimaraes@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Tenha acesso ao Programa do MBA On-line Gestão Empresarial Ambidestra preenchendo o formulário abaixo:

RECEBA O PROGRAMA DE DISCIPLINAS POR E-MAIL

Alessandra Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing

Daniel Orlean

Founder & co-CEO na Conta Voltz | Grupo Energisa | Transformando a Inclusão Digital e Financeira | Fintech | Estratégia, Inovação, Liderança e Empreendedorismo | Diretoria | Membro de Conselho | Investidor

Eduardo Jorge Lapa Lima

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Gestão de Processos e do Conhecimento | Senior Managing Partner Infotec Brasil | Intelligence Hub

Fábio de Oliveira Paula

Doutor em Administração de Empresas

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Doutora em Administração de Empresas

Francis Berenger Machado

Doutor e mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio com graduações em Engenharia e Psicologia

Guilherme Toledo

Pós-graduação em Desenvolvimento Estratégico Sustentável (BTH/Suécia), Mestrando em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ)
+

Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer

Doutora em Administração de Empresas e Graduada em Psicologia | Talent Development Consultant - LHH

Jeferson Soares

Mestre e Doutor em Informática | Mais de 35 anos em consultoria de transformação de negócios e tecnologia. Sócio da Laboris Consulto-ria.

José Luiz Jansen de Mello

Professor, palestrante e consultor. Filósofo e teólogo.

Leonardo Lima Gomes

Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Finanças (PUC-Rio)

Marcia Penna

Mestre em administração, consultora, facilitadora, pesquisadora e educadora.

Marcus Wilcox Hemais

Doutor em Administração pela Coppead/UFRJ, Mestre e Graduado em Administração pela PUC-Rio.

Maria Isabel Peixoto Guimarães

Doutora em Administração de Empresas

Mauricio Nunes Rodrigues

Doutor em Engenharia de Produção, em Ciências da Gestão e Educação Física
+

Nelson Jorge de Souza Dabul

Mestre em Administração de Empresas e Graduado em Engenharia Civil

Rafael Cuba Mancebo

Doutor em Administração de Empresas | Gerente de Produto

Rafael Nasser

Doutor em Ciência da Computação. Coordenador do IAPUC. Fundador do ECOA PUC-Rio. Referência em Blockchain e Contratos Inteligentes.

Renata Peregrino de Brito

Doutora em Administração de Empresas e pós-doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.

Rodrigo Siqueira

Consultor no Desenvolvimento Humano e Liderança, Saúde e Mindfulness no Trabalho e Segurança Psicológica

Patrícia Ítala Ferreira

Mestre em Administração de Empresas e Graduada em Psicologia

Tereza Xavier

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Londres. MBA em Management e Mestranda em Administração pelo IAG/PUC-Rio.

Valter de Assis Moreno Jr

Ph.D. em Business Administration

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (online) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

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Muitas organizações mantêm um modelo de gestão tradicional que não é eficaz no contexto contemporâneo – volátil, incerto, complexo e ambíguo. Por isso, morrem ou se tornam ambientes avessos ao crescimento e à inovação. Quando não avessos, não sabem como empreender um processo de transformação.

Por outro lado, muitas empresas, impulsionadas pela necessidade de inovar, acabam deixando em segundo plano a eficiência de seus processos já estabelecidos e não sobrevivem até que suas inovações ganhem mercado.

A maior parte dos MBAs oferecidos tende a se concentrar em formações voltadas prioritariamente para a gestão tradicional ou para a gestão dos processos de inovação. Entretanto, as tendências que se colocam sobre os negócios e mercados hoje, como a transformação digital e a alta demanda por sustentabilidade, exigem das organizações um equilíbrio entre movimentos para tirar proveito e cuidar do que já se faz muito bem dentro da empresa – exploit, e movimentos para monitorar o que está acontecendo no ambiente externo, capturar e explorar oportunidades – explore. A gestão ambidestra envolve o desenvolvimento de capacidades para orquestrar esses dois movimentos.

O MBA em Gestão Empresarial Ambidestra prepara o gestor para equilibrar os movimentos de explotação e exploração, e para contornar suas tensões. Na prática, esse gestor precisa implantar um novo “sistema operacional” na empresa, que conviva com o já existente, sem destruí-lo.

O curso é oferecido na modalidade online, com carga horária total de 360 horas, sendo 300 horas de atividades síncronas e 60 de atividades assíncronas.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O MBA em Gestão Empresarial Ambidestra tem como objetivo desenvolver nos participantes as competências necessárias para fazer gestão ambidestra de negócios, processos e pessoas, potencializando o equilíbrio entre o tradicional (eficiência para tirar proveito das competências existentes) e o novo (agilidade para explorar oportunidades e implementar mudanças).

Ao finalizar a sua especialização, você terá desenvolvido competências para fazer gestão ambidestra de negócios, processos e pessoas, desenvolvendo uma ampla base de conhecimento e habilidades para:

  • implantar a gestão empresarial ambidestra de negócios: liderar com visão e conceber estratégias efetivas, com ênfase numa abordagem de business agility aplicada à geração de valor;
  • implantar a gestão empresarial ambidestra de processos: desenvolver uma perspectiva sistêmica de negócio e aperfeiçoar estruturas e processos organizacionais com ênfase na gestão ágil de projetos e na agilidade de equipes;
  • Implantar a gestão empresarial ambidestra de pessoas: mobilizar equipes capazes de alcançar resultados desafiadores, com ênfase no estímulo à aprendizagem e à atitude empreendedora;
  • Liderar as diferentes áreas do negócio (ex: planejamento/operações, marketing/vendas, finanças, recursos humanos, entre outras) com base em um mindset ambidestro e voltado para a sustentabilidade, a inovação, a transformação digital e o [intra]empreendedorismo.

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Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

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Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
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Alessandra Baiocchi


Alessandra Baiocchi
abaiocchi@puc-rio.br
Professora de Marketing e Coordenadora adjunta do MBA de Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio, especializada nos Segmentos de Arte, Entretenimento e Economia Criativa. Atuou no mercado corporativo durante 15 anos, trabalhando tanto em empresas de pequeno porte quanto em multinacional. Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC-Rio. MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC-RJ. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio. É também formada no curso técnico profissional de piano na UFRJ, já trabalhou com teatro infantil, música e dança flamenca. Seu projeto de tese investigou o impacto da música ao vivo nas cidades através de um estudo comparativo entre Montréal (Canadá) e Rio de Janeiro (Brasil). Durante seu doutorado, recebeu o prêmio ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) do Global Affairs Canada e estudou um período em Montréal, na HEC (École des Hautes Études Commerciales), no Departamento de Gestão das Artes. TEDx speaker, sua área de pesquisa inclui Indústrias Criativas; Marketing para Arte, Entretenimento e Experiências; Branding Cultural de Cidades e Place Branding.
Daniel Orlean


Daniel Orlean
Bacharelado em Engenharia e Mestrado em Ciências da Computação, ambos pela PUC-Rio, e especialização em Inteligência Organizacional pela Coppe/UFRJ. Durante 15 anos foi CMO, Diretor de Marketing e Comercial e Sócio-fundador das empresas de tecnologia para educação e educação corporativa que resultaram na Affero Lab. Foi Vice-Presidente de Marketing do Flamengo de 2016 a 2018, e fundador e líder do projeto Fla eSports de 2017 a 2018. Foi fundador, CMO (2015 a 2019) e Membro do Conselho da BizCapital (2015 a 2020), fintech de Crédito Online para pequenas empresas. Desde 2020, é fundador e co-CEO da Voltz, fintech de Digital Banking e Inclusão Financeira do Grupo Energisa. Membro de Conselho em diversos projetos comunitários ligados à transformação social, educação e inovação, como o IFL-Rio, o Hillel, entre outros. Investidor-anjo em empresas de base tecnológica em diferentes setores.
Eduardo Jorge Lapa Lima


Eduardo Jorge Lapa Lima
Graduado em Tecnologia da Informação e Pós-graduado em Educação à Distância pela Unicamp. MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Administração pelo IBMEC, tendo sido alvo de seus estudos a relação entre Processos Empresariais, Gestão do Conhecimento e Inovação nas organizações. Autor e co-autor de livros, tais quais “Gestão de Conteúdo como apoio a Gestão do conhecimento”, “Gestão do Conhecimento na Câmara dos deputados”, “A nova geração de inteligência”, “A atuação do profissional de Inteligência Competitiva”, “Gestão da Inovação e Inteligência Competitiva”, “Gestão do conhecimento e E-Learning na prática”. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento e membro atuante da SCIP – Strategic and Competitive Intelligence Professionals, órgãos de classe de referência nacional e global. No âmbito profissional, iniciou sua carreira na Chrysler, onde atuou até transferir-se para ser gestor de unidade da PwC e na sequência entrando para WeDo Technologies, uma empresa europeia do Grupo Sonae. Após a saída da WeDo, montou suas próprias empresas, tendo vendido as duas primeiras para grupos estrangeiros. Atualmente, lidera o crescimento da Intelligence Hub e a Musca Technologies.
Fábio de Oliveira Paula


Fábio de Oliveira Paula
fabioop@iag.puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, na linha de pesquisa de Estratégia (2017). Bolsista FAPERJ de Doutorado-Sanduíche entre setembro de 2016 e agosto de 2017, tendo realizado pesquisas acadêmicas na Aalto University School of Business (Helsinque, Finlândia). Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2006). Graduado em Engenharia de Computação pela mesma Universidade (2001). Realiza pesquisas e possui artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais de alto impacto e em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Gestão da Inovação, Estratégia e Redes de Alianças. Gerente de Projetos com certificação PMP, trabalhou como Gerente de Projetos e Processos e foi responsável por treinamento in-company em empresas de várias indústrias, como varejo, comércio exterior, marketing, educação, tecnologia da informação e petróleo e gás por 13 anos. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio.
Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte


Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br
Doutora em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela Virginia Commonwealth University e Mestre em Sociologia do Trabalho pela Eastern Michigan University. Professora na área de Liderança e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. Membro do conselho internacional do Center for the Advancement of Research Methods and Analysis (CARMA) e da Academy of Management.
Francis Berenger Machado


Francis Berenger Machado
francis@prof.iag.puc-rio.br
Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, graduado em Engenharia Elétrica pelo CEFET-RJ, graduado em Sistema de Informações e em Psicologia pela PUC-Rio. É professor de graduação e pós-graduação da PUC-Rio atuando no Departamento de Informática desde 1990, no Departamento de Administração de Empresas e no IAG PUC-Rio desde 2010, e no Núcleo de Empreendedorismo (NUPEM) do IAG PUC-Rio desde 2015. É supervisor de disciplina no curso de graduação em Administração pelo qual recebeu o título de Professor Destaque em 2012. É professor convidado do IBMEC atuando em cursos de MBA em Gestão de Projetos e Gestão de Negócios. Foi professor e coordenador de pós-graduação no INFNET do MIT em Governança e Melhores Práticas da TI pelo qual recebeu o prêmio Top Desempenho em 2008. Autor dos livros Fidelização do Consumidor no Setor de Serviços, Arquitetura de Sistemas Operacionais e Fundamentos de Sistemas Operacionais. Possui 25 anos de experiência em gestão estratégica, gestão da TI, BPM e gerenciamento de projetos em empresas de grande porte como Shell, Petrobras, BR Distribuidora, TIM, Coca-Cola, Light, TIM e Previ. Foi Gerente de Infraestrutura de TI dos XV Jogos Pan-Americanos em 2007. Nos últimos 5 anos tem atuado como mentor de startups de tecnologia, participado em diversas atividades na área de inovação e empreendedorismo e realizado consultoria para Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos. Atualmente é sócio das empresas Descartes Consultoria em TI e Pantone300 Sistemas.
Guilherme Toledo


Guilherme Toledo
jguilherme.toledo@puc-rio.br
Designer graduado pela PUC-Rio, professor e supervisor da área de projetos no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, com especialização em Desenvolvimento Estratégico Sustentável. Coordenador de Projeto Avançado em Design com ênfase em Estratégia e Gestão. Extensão em Artes e Antropologia pela Universidade da California em Santa Barbara.
Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer


Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer
jeane_lucena@prof.iag.puc-rio.br
Doutora e Mestre em Administração pela PUC-Rio, é Psicóloga, formada pela UFRJ e Especialista em Gestão de Recursos Humanos pelo COPPEAD/UFRJ. Pesquisadora acadêmica da área de Liderança e comportamento organizacional possui interesse em temas relacionados a: desenvolvimento da liderança, engajamento e significado do trabalho. Foi professora substituta na Universidade Federal Fluminense e atualmente é professora convidada dos seguintes programas de pós-graduação: IAG PUC-Rio, Departamento de Empreendedorismo na UFF - Universidade Federal Fluminense, Estácio de Sá e Unigranrio. Sua trajetória profissional foi adquirida em empresas brasileiras e multinacionais atuando na área de Gestão de pessoas onde foi responsável pelo desenvolvimento e implementação de programas da área com ênfase na potencialização do desempenho de lideranças e equipes. Como consultora, já prestou serviços de consultoria/facilitação de treinamentos para empresas como: Vale, Hotel Urbano, Zamboni, Banese, Zydus Nikkho, Norsul e Oi. Atualmente, é consultora|pesquisadora do Núcleo de organizações, relações do trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio.
Jeferson Soares


Jeferson Soares
Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio, é Mestre e Doutor em Informática, com foco na área de modelagem de negócios e de processos de trabalho aplicada à Engenharia de Software, pela mesma instituição. Trabalhou na IBM Brasil, de 1989 a 2017, chegando às posições de Diretor de Vendas/Entrega de Serviços e Sócio na área de Consultoria de Negócios, atuando nos ramos de Consultoria de Transformação de Negócios e Projetos de Soluções de Aplicativos. De 2013 a 2016, atuou como Diretor de Negócios na agência de Promoção de Investimentos do Rio de Janeiro - Rio Negócios. Desde 2017, é sócio na Laboris Consultoria (www.laboris.com.br), atuando com foco em projetos de Transformação e Inovação de Negócios e Análise de Maturidade Digital, aplicando abordagens como Design Thinking, Facilitação de Grupos, Lean Kanban e Metodologias Ágeis (Scrum), nas quais é certificado. Simultaneamente, desde 2018, atua na equipe da Echos Laboratório de Inovação.
José Luiz Jansen de Mello


José Luiz Jansen de Mello
Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, é bacharel em Filosofia e possui MBA Executivo em Gestão de Empresas, pela Coppead/UFRJ. Atualmente, atua como professor convidado em programas de pós-graduação e corporativos de diferentes instituições, como Fundação Dom Cabral e Coppe/UFRJ; atua, também, como palestrante e consultor de empresas em diferentes tipos de projetos, em organizações de diferentes portes. Algumas empresas onde tem atuado são: Brookfield Energia Renovável, IBM, Unilever, Eletrobras, BNDES, Itaú, GE Aviation, Vale, Sebrae, Seara, Sicoob, Embrapa, Petrobras, Oi, Vivo, Tetra Pak, Coca-Cola e Samarco.
Leonardo Lima Gomes


Leonardo Lima Gomes
leonardolima@iag.puc-rio.br
Professor de finanças e economia da energia do IAG PUC-Rio. Foi conselheiro consultivo da QG energia e Diferencial Energia entre 2008 e 2018 e conselheiro estatutário da Lorenge SA entre 2009 e 2015. Atuou como gerente de comercialização de energia na Neoenergia até 2008, tendo também trabalhado como analista no Cepel e na IBM entre 1996 e 2001. No IAG coordenou MBA´s e cursos in-company para ONS, MME, Vale e Petrobras. Como pesquisador, é um dos coordenadores do NUPEI, Núcleo de Pesquisa e trabalha nas seguintes linhas de pesquisa: Aplicação de Opções Reais em Energia e Infraestrutura, Análise de Decisão Aplicada a Negócios de Energia e Infraestrutura, Finanças da Energia e Governança Corporativa em Empresas de Energia e Infraestrutura em Energia e Infraestrutura do Departamento de Administração – PUC-Rio, tendo sido autor e co-autor de 1 livro, 4 capítulos de livros e de mais de 100 artigos científicos em periódicos e conferências nacionais e internacionais em temas relacionados a finanças corporativas, mercados de energia e investimentos em infraestrutura; É graduado em engenharia mecânica e possui mestrado e doutorado em engenharia de produção com ênfase em finanças pela PUC-Rio.
Marcia Penna


Marcia Penna
Mestre e doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio, pesquisadora e consultora em transformação organizacional. Atuou por 20 anos como executiva de grandes multinacionais (Vale e Souza Cruz), conduzindo projetos na área de processos em diversos países. Dedicou-se ao estudo de metodologias disruptivas como: Design Thinking e LEGO®️SERIOUS PLAY®️ para que, aliadas à sua experiência empresarial, pudesse apoiar empresas em transformações organizacionais de uma forma mais colaborativa e criativa. Como consultora, conduziu projetos de gestão da mudança, processos e desenvolvimento pessoal e de equipes junto a British American Tobbaco, Prudential, IRB, Hortifruti, Transpetro, Dupont, Essilor dentre outras empresas, atuando no Brasil e no exterior
Marcus Wilcox Hemais


Marcus Wilcox Hemais
marcus.hemais@iag.puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) , atuando principalmente nos seguintes temas: marketing para a base da pirâmide, comportamento de consumidores de baixa renda, insatisfação/satisfação de consumo, comportamento de reclamação do consumidor e consumerismo.
Maria Isabel Peixoto Guimarães


Maria Isabel Peixoto Guimarães
belguimaraes@prof.iag.puc-rio.br
Doutora em Administração de Empresas, PUC-Rio, é graduada em Pedagogia, pela PUC-Rio, e possui mestrado em Engenharia de Produção, pela Coppe-UFRJ. Atua como consultora na área de Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento, com ênfase no diagnóstico e plano de ação para a criação de uma cultura de aprendizagem e para o desenvolvimento do Capital Humano nas organizações. É professora da disciplina Capital Humano no MBKM (Master on Business and Knowledge Management) - Crie-Coppe/UFRJ. Na PUC-Rio, é professora dos cursos de Graduação e Mestrado Profissional em Administração, de cursos de especialização nos departamentos de Artes e Design, Administração e ECOA/CCE, além de atuar como supervisora do Laboratório de Inovação Pedagógica do IAG (LIP), e consultora do NORTE - Núcleo de Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade. Algumas empresas para as quais já prestou serviços de consultoria ou coordenou programas in company são: Furnas, GE Celma (Aviation), ANAC, CVM, Ambev, Bunge, COB, Vale, SESC, Oi, Norsul, Brookfield Energia Renovável, Globo, Instituto Ayrton Senna, Brasil Brokers, BR Distribuidora, VTEX, Icatu e IRB.
Mauricio Nunes Rodrigues


Mauricio Nunes Rodrigues
mauricionrod@gmail.com
Doutor em Engenharia de Produção e em Ciências da Gestão em cotutela pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e pela Université ParisSud (RITM). Mestre em Educação Física (Desempenho Humano) pela Universidade Gama Filho e Licenciado em Educação Física e Esportes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Pesquisador associado no Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE/COPPE) e Professor dos cursos de MBA da COPPE/UFRJ, da PUC Rio, da Trevisan Escola de Negócios e da Universidade Veiga de Almeida. Autor do 'melhor artigo publicado no ano de 2007' na área Métodos Diagnósticos NãoInvasivo, ofertado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Possui experiência na área de Avaliação de Intangíveis, Gestão de Projeto e de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Medida e Avaliação de Desempenho, Planejamento e Gerenciamento de Projetos, Gestão do Conhecimento, Inovação e Planejamento Estratégico.
Nelson Jorge de Souza Dabul


Nelson Jorge de Souza Dabul
nelson.dabul@prof.iag.puc-rio.br
Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, GRC (Governança Corporativa, Risco & Compliance/Controles Internos) e Sistemas de Informação Gerencial. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 2013. Mais de 30 anos de atuação profissional no ramo de Comunicação/Entretenimento na empresa líder do setor (TV Globo) e em empresas internacionais de consultoria de gestão (Price Waterhouse, Arthur Andersen), em posições de gerência sênior.
Rafael Cuba Mancebo


Rafael Cuba Mancebo
cubamancebo@prof.iag.puc-rio.br
Professor, pesquisador e consultor, atua com aprendizagem corporativa e consultoria em desenvolvimento de negócios e de pessoas. Doutor e mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), participa da elaboração e implementação de programas e ações de aprendizagem corporativa para empresas de diferentes setores, com foco na construção de uma cultura de inovação e aprendizagem. Possui formação em facilitação virtual e em Human-Centered Design, pela +Acumen e IDEO.org. É professor convidado na pós-graduação Lato Sensu, e nos programas in company, de instituições como PUC-Rio, Fundação Getúlio Vargas (FGV), IBMEC e do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF.
Rafael Nasser


Rafael Nasser
nasser@puc-rio.br
Engenheiro de Computação, Mestre em Informática e Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Professor de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo da PUC-Rio, onde atua na coordenação de diferentes iniciativas, tais como: LES - Laboratório de Engenharia de Software (www.les.inf.puc-rio.br); Legalite - Núcleo de Direito e Tecnologia (www.puc-rio.br/legalite); Programas de Inovação Tecnológica (www.puc-rio.br/pit) em parceria com Globo, MAG, IRB, Petrobras e Apple; ECOA - ecossistema multidisciplinar de inovação aberta (www.puc-rio.br/ecoa); IAPUC - Instituto de Risco Financeiro, Econômicos e Atuariais (www.iapuc.puc-rio.br); e MDT - pós-graduação em Transformação Digital (www.puc-rio.br/ecoa/mdt). A cooperação Universidade-Empresa e a multidisciplinaridade são as suas prioridades. Possui ampla experiência liderando projetos de P,D&I em grandes instituições, como Furnas, Eletronuclear, Petrobras, Ministério do Turismo, Proderj, Ministério do Planejamento, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ministério Público do Rio de Janeiro, Itaú, dentre outras. Foi palestrante em diversos eventos, como TEDx, e fundador de startups. Mais informações em: https://www.linkedin.com/in/rnasser/
Renata Peregrino de Brito


Renata Peregrino de Brito
nrenata.brito@iag.puc-rio.br
Professora e pesquisadora na área de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade Corporativa. Pós-doutorado na Universidade de St. Gallen, Suíça (2017). Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas-EAESP (2011). MBA pela RSM Rotterdam School of Management – Universidade Erasmus Holanda (2005) e graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – EAESP. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - PUC-Rio.
Rodrigo Siqueira


Rodrigo Siqueira
Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da UFRJ, com estágio na Faculdade de Psicologia da University of California, Berkeley. Mestre em Administração de Empresas, pela FGV. Experiência na condução de processos de coaching de liderança para executivos nacionais e internacionais e programas de mindfulness para empresas do Brasil e Exterior. Atuou como professor de graduação e pós-graduação no IBMEC e na ESPM. Atualmente, atua como professor em cursos de pós-graduação na FGV e na PUC do Paraná.
Patrícia Ítala Ferreira


Patrícia Ítala Ferreira
nrenata.brito@iag.puc-rio.br
Graduada em Psicologia e Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Há mais de 25 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e foi tutora da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Gestão da diversidade e da interculturalidade nas organizações, Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016) do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) em 2014 e 2018 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos. Liderança e Gestão Mapeamento de competências técnicas e ações de desenvolvimento gestão do treinamento e atuação como designer instrucional e especialista em capacitação. Cliente: Vale e Usiminas; Elaboração de material didático de curso de formação de coaches (plano instrucional, preparação de material e atuação em sala e elaboração de projeto político-pedagógico para Universidade Corporativa. Cliente: Light; Conteudista e designer instrucional de publicações internas sobre Gestão de Pessoas (recrutamento, seleção e integração; cargos e carreira; indicadores em gestão de pessoas e avaliação de desempenho e potencial), elaboração de plano instrucional e transparências e atuação em sala de aula. Cliente: Fetranspor/UCT; Gerencia do Projeto de Monitoramento do Telecurso TEC.
Tereza Xavier

Mestre em Ciência da Computação pelo Imperial College, Universidade de Londres. MBA em Management pelo IAG/PUC-Rio. Pós Graduação em Comunicação Empresarial pela Universidade Candido Mendes e Bacharel em Matemática/Informática pela UERJ. Aluna do Mestrado Profissional em Administração da PUC-Rio. Certificação PROSCI em Gestão de Mudança. Tem experiência corporativa de mais com 28 anos no BNDES. Trabalhou nas áreas de suporte e infraestrutura de TI e em projetos de transformação organizacional, liderando a equipe de gestão de mudança. Atuou, desde 2016, em áreas de negócio do BNDES, contribuindo com o desenvolvimento de novos modelos de negócio e difundindo o uso de novas tecnologias. Participou também na elaboração de planos de lançamento e fomento de novos produtos financeiros e canais digitais além de relacionamento institucional com entidades representativas e associações.
Valter de Assis Moreno Jr


Valter de Assis Moreno Jr
valkter.moreno@gmail.com
Ph.D. em Business Administration pela University of Michigan (2001), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993), e Bacharel em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1988). Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e das Faculdades Ibmec do Rio de Janeiro, e Professor Visitante da German Graduate School of Business and Law (GGS), em Heilbronn, Alemanha. Foi Coordenador Geral de Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador da Graduação em Administração das Faculdades Ibmec do Rio de Janeiro. Tem experiência profissional nas áreas de Sistemas de Informação e Gestão de Processos. Vem lecionando e desenvolvendo pesquisas sobre a gestão estratégica de recursos e capacidades organizacionais e de TI, com foco na geração de valor e competitividade para as empresas, e a gestão de processos de negócio e sua integração à gestão do conhecimento e da inovação.

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (online) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

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