NÚCLEO DE ESTUDOS E PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES SOBRE CONSUMO (EPIC)
DESCRIÇÃO E OBJETIVOS
Este grupo de pesquisa se dedica ao avanço da pesquisa em Marketing e Comportamento do Consumidor, analisando os fenômenos associados a esses temas com diferentes prismas teóricos e metodológicos, buscando com essa diversidade contribuir de forma robusta e interdisciplinar com a literatura e o ensino de Marketing.
Estudos sobre todos os aspectos do Marketing e Comportamento do Consumidor são desenvolvidos e bem-vindos neste núcleo.
LINHAS DE PESQUISA ATUAIS
- Comportamento do Consumidor;
- Cultura e Consumo;
- Relacionamento com Clientes e CRM;
- Perspectivas Críticas em Marketing;
- Propaganda e Comunicação;
- Marcas e Semiótica;
- Significados do Consumo;
- Consumidores Vulneráveis e Exclusão de Mercado;
- Reclamações do Consumidor e Consumerismo;
- Marketing Digital;
- Redes Sociais e Líderes de Opinião;
- Comportamento de consumidores de baixa renda;
- Adoção de Inovações pelo Consumidor;
- Canais de Distribuição e Multicanalidade;
- Consumo de Turismo;
- Análise de Dados do Consumidor por Machine Learning;
- Pós-colonialismo e Decolonialismo.
EQUIPE
Prof. Dr. Jorge Brantes Ferreira (coordenador)
Currículo Lattes
Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq (PQ2), Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, Líder do Tema de Marketing Digital e Inovações da Divisão de Marketing da ANPAD e Editor Associado da Latin American Business Review e da Brazilian Administration Review. Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ; Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG – PUC-Rio; Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações – editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Trabalhou previamente como Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil; Consultor de Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio e Instrutor Oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação, tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil. Atua como revisor de dezenove periódicos nacionais e internacionais. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Teoria de Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós-graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC-Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC-Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing digital, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.
Prof. Dr. Luis Alexandre Grubits de Paula Pessoa (coordenador)
Currículo Lattes
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Dignidade Acadêmica no grau CUM LAUDE (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d’Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2011 da área de Letras/Linguística. Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração de Empresas (desde 2019). Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio (desde 2011). Membro eleito da Comissão Geral do Departamento de Administração (desde 2017). Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, branding, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Colíder do tema “Consumo e Cultura” da Divisão Acadêmica de Marketing da Anpad (desde 2019) e coordenador do tema Marketing do Congresso AdCont (2018, 2019). Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.
Prof. Dr. Marcus Wilcox Hemais (coordenador)
Currículo Lattes
Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 2007. Professor dos Programas de Pós-Graduação, Extensão e Graduação em Administração. Coordenador Adjunto da Pós-Graduação em Administração de Empresas (desde 2016). Colíder dos temas “Abordagens Críticas e Emancipatórias em Marketing” da Anpad (desde 2019) e “Globalization, Neocolonialism and Marketing” do Macromarketing Conference (desde 2019). Editor Associado da Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão. Pesquisa principalmente os seguintes temas: reflexões sobre o conceito de base da pirâmide, comportamento de consumidores de baixa renda, comportamento de reclamação do consumidor, consumerismo, pós-colonialismo e decolonialismo, tendo publicado artigos em periódicos nacionais e internacionais, tais como RAE – Revista de Administração de Empresas, Cadernos EBAPE.br, RAC – Revista de Administração Contemporânea, BBR – Brazilian Business Review, Marketing Theory, Journal of Macromarketing e Journal of Business Ethics.
PUBLICAÇÕES RECENTES
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MANCEBO, R. C. ; COSTA, A. S. M. ; PESSOA, L. A. G de P. . Organizações, Discurso e Ideologia: A Feira de São Cristóvão nas Páginas do Jornal O Globo. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ), v. 15, p. 124-144, 2021.
FREIRE, R. ; PESSOA, L. A. G de P. ; SANTOS, N. C. . Consumidores Analfabetos Funcionais e sua Interação com a Comunicação de Marketing. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ), v. 15, p. 26-47, 2021.
MARTINHO, L. T. ; PESSOA, L. A. G de P. . A evolução conceitual das comunidades de marca nos estudos de marketing. CADERNO PROFISSIONAL DE MARKETING, v. 9, p. 105-127, 2021.
MELLO, F.B. de ; PESSÔA, LUÍS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA ; LIMA, V. M. . A construção identitária da marca Rio sob a perspectiva cultural: narrativas sobre o espaço convertido em mercadoria. Diálogo com a Economia Criativa, v. 5, p. 142-159, 2020.
DE PAULA PESSÔA, LUÍS ALEXANDRE GRUBITS; DE SÁ MELLO DA COSTA, ALESSANDRA ; DE MELLO, FLÁVIA BARROSO ; TANNURI, MARINA PETRUS . Nostalgia in Brazilian Mass Media Advertising: A Semiotic Perspective. LATIN AMERICAN BUSINESS REVIEW (BINGHAMTON, N.Y.), v. 1, p. 1-28, 2020.
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