NÚCLEO DE ESTUDOS E PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES SOBRE CONSUMO (EPIC)

DESCRIÇÃO E OBJETIVOS

Este grupo de pesquisa se dedica ao avanço da pesquisa em Marketing e Comportamento do Consumidor, analisando os fenômenos associados a esses temas com diferentes prismas teóricos e metodológicos, buscando com essa diversidade contribuir de forma robusta e interdisciplinar com a literatura e o ensino de Marketing.

Estudos sobre todos os aspectos do Marketing e Comportamento do Consumidor são desenvolvidos e bem-vindos neste núcleo.

LINHAS DE PESQUISA ATUAIS

  • Comportamento do Consumidor;
  • Cultura e Consumo;
  • Relacionamento com Clientes e CRM;
  • Perspectivas Críticas em Marketing;
  • Propaganda e Comunicação;
  • Marcas e Semiótica;
  • Significados do Consumo;
  • Consumidores Vulneráveis e Exclusão de Mercado;
  • Reclamações do Consumidor e Consumerismo;
  • Marketing Digital;
  • Redes Sociais e Líderes de Opinião;
  • Comportamento de consumidores de baixa renda;
  • Adoção de Inovações pelo Consumidor;
  • Canais de Distribuição e Multicanalidade;
  • Consumo de Turismo;
  • Análise de Dados do Consumidor por Machine Learning;
  • Pós-colonialismo e Decolonialismo.

EQUIPE

Prof. Dr. Jorge Brantes Ferreira (coordenador)
Currículo Lattes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq (PQ2), Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, Líder do Tema de Marketing Digital e Inovações da Divisão de Marketing da ANPAD e Editor Associado da Latin American Business Review e da Brazilian Administration Review. Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ; Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG – PUC-Rio; Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações – editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Trabalhou previamente como Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil; Consultor de Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio e Instrutor Oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação, tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil. Atua como revisor de dezenove periódicos nacionais e internacionais. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Teoria de Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós-graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC-Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC-Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing digital, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

Prof. Dr. Luis Alexandre Grubits de Paula Pessoa (coordenador)
Currículo Lattes

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Dignidade Acadêmica no grau CUM LAUDE (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d’Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2011 da área de Letras/Linguística. Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração de Empresas (desde 2019). Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio (desde 2011). Membro eleito da Comissão Geral do Departamento de Administração (desde 2017). Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, branding, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Colíder do tema “Consumo e Cultura” da Divisão Acadêmica de Marketing da Anpad (desde 2019) e coordenador do tema Marketing do Congresso AdCont (2018, 2019). Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.

Prof. Dr. Marcus Wilcox Hemais (coordenador)
Currículo Lattes

Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 2007. Professor dos Programas de Pós-Graduação, Extensão e Graduação em Administração. Coordenador Adjunto da Pós-Graduação em Administração de Empresas (desde 2016). Colíder dos temas “Abordagens Críticas e Emancipatórias em Marketing” da Anpad (desde 2019) e “Globalization, Neocolonialism and Marketing” do Macromarketing Conference (desde 2019). Editor Associado da Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão. Pesquisa principalmente os seguintes temas: reflexões sobre o conceito de base da pirâmide, comportamento de consumidores de baixa renda, comportamento de reclamação do consumidor, consumerismo, pós-colonialismo e decolonialismo, tendo publicado artigos em periódicos nacionais e internacionais, tais como RAE – Revista de Administração de Empresas, Cadernos EBAPE.br, RAC – Revista de Administração Contemporânea, BBR – Brazilian Business Review, Marketing Theory, Journal of Macromarketing e Journal of Business Ethics.

Profa.Alessandra Baiocchi

Currículo Lattes

Alessandra Baiocchi é Professora dos Programas de Pós Graduação do IAG PUC-Rio e Coordenadora do MBA de Gestão de Marketing na mesma instituição. Doutora e Mestre em Administração de Empresas pelo IAG/PUC-Rio, com especialização em Marketing e bacharel em Administração de Empresas pela mesma instituição. Possui MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC- RJ e também é formada no Curso Técnico Profissional de Piano na UFRJ .Sua tese, Branding of Creative Cities, investigou o impacto da música ao vivo nas cidades através de um estudo comparativo entre Montréal (Canadá) e Rio de Janeiro (Brasil) e recebeu o prêmio cRio de Economia Criativa de 2022. Durante seu doutorado recebeu o prêmio ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) do Global Affairs Canada e estudou um período em Montréal, na HEC (École des Hautes Études Commerciales), no Departamento de Gestão das Artes (Carmelle and Rémi-Marcoux Chair of Arts Management).TEDx speaker, sua área de pesquisa inclui Indústrias Criativas; Marketing para Arte, Entretenimento e Experiências; Branding Cultural de Cidades, Place Branding e Soft Power.

Pesquisadores Colaboradores

ANDREA RIBEIRO CARVALHO DE CASTRO – Egressa do Doutorado

VITOR MOURA LIMA – Egresso do Doutorado

RAFAELA BARBOSA FERREIRA DOS SANTOS – Egressa do Doutorado

NATALIA CONTESINI DOS SANTOS – Egressa do Doutorado

LEILA TOLEDO MARTINHO – Egressa do Doutorado

THUANNE FIGUEIREDO BAPTISTA – Egressa do Doutorado

LUIZA NEVES MARQUES DA FONSECA – Egressa do Doutorado

PAULA HOLANDA CAVALCANTI SIRIMARCO – Egressa do Doutorado

FABINI HOELZ BARGAS ALVAREZ – Egressa do Doutorado

FERNANDO JANUARIO LOPES SOARES – Egresso do Doutorado

ANNE BAHIEH ZEHOUL – Egressa do Doutorado

BEATRIZ GLORIA HOSSMANN – Doutoranda

PATRICIA NOGUEIRA GAIA – Doutoranda

PRISCILA CORREA FRANCO AMARAL – Doutoranda

RICARDO RODRIGUEZ WHATELY – Doutorando

WILLIAM DE ASSIS FONSECA DOS SANTOS – Doutorando

ANDRE LUIZ PARREIRAS – Doutorando

MIRIAM DE SOUZA FERREIRA – Doutoranda

MORGANY LEITE DOS SANTOS – Doutoranda

JADE FUCHS SCISINIO FERREIRA – Doutoranda

ALEXANDRE SOUZA DA SILVA – Doutorando

DIOGO LANNES MELO – Doutorando

JULIANA TURANO FIGUEIREDO – Doutoranda

LIVIA TOSTES ESCOCARD DE OLIVEIRA – Mestranda do Programa Acadêmico

MARIANA XAVIER CORREIA – Mestranda do Programa Acadêmico

THIAGO DOS SANTOS REIS – Mestrando do Programa Acadêmico

VIVIANE SOARES MAZZA – Mestranda do Programa Acadêmico

LUCAS COSTA LIMA – Egresso do Mestrado Acadêmico

ALEXANDRE SOUZA DA SILVA – Egresso do Mestrado Acadêmico

ALICE LINHARES AMIGO – Egressa do Mestrado Acadêmico

CAROLINE MARQUES GOLDSTEIN – Egressa do Mestrado Acadêmico

MARINA PETRUS TANNURI – Egressa do Mestrado Acadêmico

CAROLINA DE OLIVEIRA BRANDAO – Egressa do Mestrado Acadêmico

ATHALIA BARBIERI CRESPO – Egressa do Mestrado Acadêmico

SILVIA LUZ EIRAS – Egressa do Mestrado Acadêmico

ANA CLARA ARAGAO FERNANDES – Egressa do Mestrado Acadêmico

LUIZ PAULO DE MOURA – Egresso do Mestrado Acadêmico

LOANA BARBOSA DE OLIVEIRA – Egressa do Mestrado Profissional

RAYANNE CHRISTINE DOS SANTOS VARGAS – Egressa do Mestrado Profissional

MICHELLE SANT ANA MORALES – Egressa do Mestrado Profissional

DENIS FERNANDO CARDOSO MUNIZ OGG DOS SANTO – Mestrando no Programa Profissional

STEFANO SARDENBERG RIBEIRO DA COSTA – Mestrando no Programa Profissional

FELIPPE RAGGHIANTI NEY FERREIRA – Mestrando no Programa Profissional

MARIA FERNANDA ARAUJO DE CARVALHO – Mestranda no Programa Profissional

BRUNO CHALOUB DIEGUEZ – Mestrando no Programa Profissional

FELIPE LONTRA PIRAGIBE – Mestrando no Programa Profissional

GABRIELA BADIANI GIBIER DE SOUZA – Mestranda no Programa Profissional

PUBLICAÇÕES RECENTES

ANGELKORTE, K. F. ; PESSOA, L. A. G de P. ; SANTOS, N. C. . Os Paradoxos Tecnológicos no Consumo de Smartphones por Idosos. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ), v. 16, p. 18-37, 2021.

MANCEBO, R. C. ; COSTA, A. S. M. ; PESSOA, L. A. G de P. . Organizações, Discurso e Ideologia: A Feira de São Cristóvão nas Páginas do Jornal O Globo. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ), v. 15, p. 124-144, 2021.

FREIRE, R. ; PESSOA, L. A. G de P. ; SANTOS, N. C. . Consumidores Analfabetos Funcionais e sua Interação com a Comunicação de Marketing. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ), v. 15, p. 26-47, 2021.

MARTINHO, L. T. ; PESSOA, L. A. G de P. . A evolução conceitual das comunidades de marca nos estudos de marketing. CADERNO PROFISSIONAL DE MARKETING, v. 9, p. 105-127, 2021.

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