A professora Alessandra Baiocchi apresentou no AIMAC, 16th International Conference on Arts and Cultural Management, um artigo baseado em sua tese escrito com seu orientador, Luís Pessôa, seu coorientador François Colbert (HEC Montréal) e com o professor Danilo Dantas (HEC Montréal).
O artigo, “Cultural branding of cities: the role of the live music in building a city’s brand” explora a importância da indústria de música ao vivo para a marca de uma cidade e seus efeitos na economia, na atração de turistas e investimentos, e no fortalecimento da identidade cultural de um território. A pesquisa foi feita através de um estudo comparativo entre Rio de Janeiro (Brasil) e Montreal (Canadá) durante o doutorado sanduíche da professora no Canadá.
O Congresso AIMAC acontece a cada dois anos e reúne pesquisadores de diversas partes do mundo para refletir e debater a gestão das artes e da cultura. Além da conferência, o evento proporciona diversas atividades para conhecer a cultura do país sede. Na edição de 2022, organizada pela Universidad Panamericana – Escuela de Bellas Artes na Cidade do México, os participantes visitaram as pirâmides de Teotihuacán, o Museu Nacional de Antropologia e assistiram um concerto, seguido de uma visita guiada e um jantar no Colegio de San Ildefonso.
O Congresso AIMAC também participa da publicação do International Journal of Arts Management, publicado por Carmelle e Rémi Marcoux Chair in Arts Management da HEC Montréal em parceria com a SDA Bocconi Arts and Culture Knowledge.
Link do Congresso: https://www.aimac2022.com/