MESTRADO PROFISSIONAL EM
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
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PRÓXIMA TURMA

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DURAÇÃO do MESTRADO 

O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve cursar 13 disciplinas, de 02 créditos cada, totalizando 26 créditos, e ser aprovado na apresentação da defesa de sua Dissertação de Mestrado.

CARGA HORÁRIA

390 horas

AULAS/HORÁRIOS

Três dias na semana, das 19h às 22h

VALOR DO INVESTIMENTO 

R$ 74.870,00 ou 24 parcelas de R$ 3.566,49

SECRETARIA ACADÊMICA

Equipe de secretaria do curso: Gisele Notari e Fabio Etienne
E-mail: mestradoprofissional@iag.puc-rio.br
Telefone: 21 2138-9220
WhatsApp: 21 99452-7756
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ

SUGESTÕES 
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br

LOCAL

Campus Gávea

IMPACTO SOCIAL

O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas teve o seu início em 2001, suas primeiras dissertações foram defendidas em 2003. O Curso possui as seguintes características:

  • Ter como principal público-alvo empresários, executivos, gerentes, analistas e outros profissionais da área de Administração que atuam ou pretendem atuar de forma produtiva e inovadora em organizações de qualquer tamanho ou perfil;
  • Aprofundar conceitos e teorias do campo da Administração e de campos correlatos, sempre com ênfase na aplicação prática do conhecimento adquirido;
  • Utilizar preferencialmente materiais de apoio voltados para a aplicação prática, sem prejuízo da qualidade teórica;
  • Utilizar métodos ativos de ensino que engajem os alunos no processo de aprendizagem,simulando situações de negócios, de modo a propiciar o confronto de ideias e pontos de vista entre os participantes;
  • Possuir membros do corpo docente que unam uma sólida formação e competência teórica a uma extensa experiência prática.

EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Para informações mais detalhadas sobre processo seletivo e matrícula, consulte o Edital do Processo Seletivo. Para mais informações sobre a estrutura do curso e procedimentos acadêmico-administrativos do IAG e da PUC-Rio, consulte as Diretrizes Gerais do Curso
EDITAL
DIRETRIZES GERAIS

 

OBJETIVOS

O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas tem por objetivo geral a formação de executivos preparados para a tomada de decisões complexas, éticas e inovadoras em organizações dinâmicas, promovendo impacto social em um mundo interconectado e globalizado.

Para tal, o Programa se baseia nos seguintes pilares:

  • Conhecimento abrangente em Administração, que permita uma visão holística da organização.
  • Efetiva integração entre teoria e prática, estimulando a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios.
  • Uso de instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico e organizacional brasileiro e internacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo geral envolve os seguintes objetivos específicos:

  • Preparar os alunos para a tomada de decisões eficazes e eficientes em um ambiente de incerteza e de permanente mudança. Tal preparação envolve desenvolver a capacidade de analisar o ambiente externo, tanto nacional, quanto internacional, de modo a estar preparado para reagir diante de mudanças que afetem a realidade dos negócios em que se encontra inserido, minimizando problemas e aproveitando oportunidades. Para tal, proporcionam-se instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico brasileiro e internacional.
  • Desenvolver uma visão holística da organização, como organismo complexo e multifacetado. Tal objetivo é atingido por meio de conhecimento abrangente em Administração, de modo a compreender as interconexões entre as várias funções e unidades organizacionais, permitindo avaliar o impacto das decisões em outras unidades da empresa e no mercado.
  • Proporcionar uma efetiva integração entre teoria e prática. Para atingir este objetivo, é necessário estimular a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios. Isto também é alcançado pelo fato de se contar, no Programa de Mestrado Profissional, com grande número de professores que aliam sólida formação acadêmica à vivência prática em organizações.
  • Desenvolver competências de networking, liderança e trabalho em equipe. Em um mundo interconectado, é fundamental que os alunos adquiram competências de relacionamento e de capacidade de trabalhar em equipes, inclusive virtuais. Neste aspecto, é importante desenvolver também capacidades de liderança, já que essas se complementam à capacidade de trabalhar em rede.
  • Conscientizar para as questões éticas e sociais envolvidas no ambiente de negócios. De forma consistente com a missão da PUC-Rio, busca-se ainda reforçar a preocupação com considerações éticas, sociais e ambientais que perpassam toda a vivência em organizações públicas e privadas.

PERFIL DO EGRESSO

Os egressos do Programa de Mestrado Profissional apresentam três perfis distintos, em função de sua maturidade e experiência profissional:
  • Profissionais que se encontram em meio de carreira, tendo complementado a experiência prática já adquirida em organizações com uma formação teórica sólida, abrangente e orientada para a aplicação. Encontram-se aptos a ascender a cargos em que terão diversas pessoas sob seu comando, sobre as quais devem exercer liderança, de modo a atingir os objetivos da organização em que trabalham. Também se espera que sejam pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos de suas decisões sobre o meio ambiente.
  • Jovens gestores e empreendedores em organizações, sejam elas públicas, privadas, ou do Terceiro Setor, de pequeno, médio ou grande porte, que buscam o desenvolvimento dos seus negócios. Dispõem de conhecimentos abrangentes de administração, que lhes podem servir de base para o gerenciamento e liderança de equipes e para o crescimento dos seus negócios, sendo pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos sobre o meio ambiente.
  • Profissionais que buscam uma mudança de carreira e entrada em diferentes setores, seja pelo empreendedorismo ou docência. Os conhecimentos permitem elaborar um plano de negócios e iniciar uma empresa com bases sólidas de gestão e com capacidade de aproveitar oportunidades e inovar, buscando criar valor para a sociedade. Ademais, o título de Mestre também proporciona a capacidade de lecionar e continuar os estudos acadêmicos em um Doutorado (acadêmico ou profissional).

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

O curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas possui três Linhas de Pesquisa:

Estuda a influência das macrotendências (também chamadas de grand challenges/wicked problems) na gestão e na competitividade das organizações. A linha analisa problemas sociais, ambientais e tecnológicos que afetam indivíduos, organizações, comunidades e nações; e, como as organizações podem se adaptar e inovar a tal contexto. Dessa forma, a linha inclui estratégias de adaptação, inovação organizacional, responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e gestão de stakeholders. Neste escopo, inclui também o estudo do empreendedorismo, empreendedorismo internacional, negócios de impacto e os novos modelos de negócios voltados para sustentabilidade. Além disso, busca analisar o impacto da transição digital e da tecnologia blockchain na estratégia e gestão das empresas, assim como no marketing e no relacionamento com o mercado. Por fim, avalia instrumentos financeiros voltados para problemas socioambientais, como finanças sustentáveis, finanças verdes e do clima, assim como o investimento ESG (Environmental-Social-Governance).

Estuda a tomada de decisão dentro das empresas, utilizando o contexto competitivo no qual estão inseridas, considerando a análise do seu contexto de mercado e dos seus recursos internos. Dessa forma, essa linha de pesquisa visa estudar ferramentas de análise robustas para a tomada decisões com base em dados (data analysis) e estatística para orientar o planejamento estratégico. Essa linha de pesquisa estuda estratégias corporativas, desempenho organizacional, planejamento e gestão dos recursos e capacidades das empresas, bem como aspectos que envolvem o processo de internacionalização. Além disso, essa linha de pesquisa também analisa como financiar e viabilizar investimentos considerando o risco, a incerteza e a flexibilidade, com foco em competitividade e futuros desafios. Por fim, busca gerar conhecimento sobre a dinâmica das estratégias de marketing e comunicação, assim como os processos de atuação das empresas nos diferentes segmentos do mercado, incluindo estudos sobre comportamento do consumidor, marketing de varejo e de relacionamento.

Estuda a interface das organizações com o ambiente externo de alta complexidade como oportunidade para o desenvolvimento de organizações modernas. Explora aspectos associados às práticas de gestão em organizações como manifestações do micro e macro comportamento organizacional. No nível micro, a linha aborda: a formação de atitudes no trabalho; cognição, emoção e motivação nas organizações; trabalho em equipe e desempenho coletivo; e, liderança. No nível macro, a linha aborda a gestão de processos e de projetos; poder e identidade nas organizações; comunicação, expressão e discurso nas organizações; carreiras e relações de trabalho; gestão da diversidade; ética; responsabilidade moral; e, cultura e mudança organizacional.

ESTRUTURA DO CURSO

As disciplinas estão separadas em três grupos:

  1. Núcleo Comum (NC): elenco de 6 disciplinas obrigatórias que se considera devam ser do domínio de quem pretende administrar uma empresa.
  2. Núcleo Instrumental (NI): elenco de 3 disciplinas que servem de suporte à pesquisa e à dissertação.
  3. Eletivas (E) – mínimo de 2 disciplinas dentre as Eletivas e Extras que não sejam somente da sua Linha de concentração.

Excetuadas as seis disciplinas do Núcleo Comum (12 créditos) e as três do Núcleo Instrumental (6 créditos), o aluno tem liberdade para formatar seu próprio currículo, dentro do quadro de disciplinas oferecido, escolhendo aquelas mais alinhadas com os seus interesses, admitindo-se, portanto, uma combinação de disciplinas das diferentes Linhas. O aluno também pode escolher incluir mais disciplinas do que o mínimo exigido para a obtenção do título.

Além do quadro fixo de disciplinas, o Programa contempla a possibilidade de serem oferecidas disciplinas adicionais em caráter eventual, a chamada Disciplina Extra, que tem as seguintes características:

  1. Carga horária de 15 horas, relativo a 1 crédito, são oferecidas em blocos;
  2. A oferta é confirmada após a verificação de quórum mínimo de alunos.

No semestre seguinte ao da conclusão dos créditos exigidos pelo curso, o aluno deverá solicitar matricula na disciplina Dissertação de Mestrado até o semestre em que apresentar a defesa da dissertação de mestrado.

NÚMERO DE CRÉDITOS EXIGIDOS

O número mínimo total de créditos do Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas é 26, assim distribuídos:

BLOCOS DISCIPLINAS CRÉDITOS
Núcleo Comum 6 12
Núcleo Instrumental 3 6
Núcleo de Aplicação 2 4
Eletivas 2 4
Dissertação de Mestrado 1 0

FALE COM A COORDENADORA

As coordenadoras acadêmica e executiva do Mestrado Profissional em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio, Profª. Renata Peregrino de Brito e Paula Valente, estão à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o programa, seus objetivos e sobre o valor que ele pode agregar à sua carreira.
Um espaço integralmente aberto a você, candidato ao nosso curso, que busca o crescimento profissional e que está interessado em alcançar níveis mais altos na carreira.
Para marcar um bate-papo com a coordenação e esclarecer suas dúvidas, basta agendar a data, o horário e pronto!
Estaremos à sua espera para ajudá-lo(a) nesta importante decisão de investir em uma qualificação de alto nível para atender aos seus objetivos e se diferenciar no mercado.
AGENDE SUA CONVERSA COM A COORDENADORA CLICANDO AQUI

COORDENAÇÃO

Renata Peregrino de Brito
Doutora em Administração de Empresas e Pós-Doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.
renata.brito@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Núcleo Comum

Ementa: Principais tendências na gestão contemporânea das organizações. Transformações sociais. Impacto social das práticas organizacionais. Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Comunicação, Imagem e Reputação Organizacional. Cultura e Identidade Organizacional. Ética e Assédios nas Organizações. Relações de Trabalho. Liderança. Empreendedorismo e Inovação. Práticas de Sustentabilidade. Estudo de casos e práticas de gestão.

Bibliografia: Básica: -NONAKA, I. (2000) A Empresa Criadora de Conhecimento. In: Harvard Business Review (coletânea) Gestão do Conhecimento. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2000. -VASCONCELOS, F. C. (2001) Da gestão do conhecimento à gestão da ignorância. Revista de Administração de Empresas, 41(4). -ALMEIDA, A.L.C. (2009) Identidade, imagem e reputação organizacional: conceitos e dimensões da práxis.In:Kunsch, M.M.K. Comunicação Organizacional: Linguagem, gestão e perspectivas.(v.2) São Paulo:Editora Saraiva. -SILVA NETO, B. Comunicação Corporativa e Reputação Empresarial. GVExecutivo, 12(1), 2013. -RIBEIRO, A… Bibliografia Completa

Ementa: Aspectos fundamentais de contabilidade. Demonstrações financeiras, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício. Fluxo de caixa. Análise das demonstrações financeiras. Indicadores financeiros. Contabilidade gerencial. Projeção demonstrações financeiras. Tópicos avançados de contabilidade.

Bibliografia: Básica: -ASSAF NETO, A. Estrutura e Análise de Balanços: Um Enfoque Econômico-Financeiro. 11ª. ed., São Paulo: Atlas, 2015. -IUDÍCIBUS, S.; MARION, J.C. Curso de Contabilidade para Não Contadores. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2011. -GELBKE, E. R. SANTOS, A. IUDÍCIBUS, S. MARTINS. E. Manual de contabilidade societária: Aplicável a todas as sociedades de acordo com as normas internacionais e do CPC. 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2018.

Ementa: Papel de Marketing nas organizações e na sociedade. Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Análise dos mercados consumidores e organizacionais. Estilos de vida e comportamento de compra. Segmentação de mercado e Posicionamento. Papel do consumo nas sociedades contemporâneas e seu impacto na filosofia e no processo de gestão de marketing.

Bibliografia: Básica: -KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing, 15ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2019. Bibliografia complementar: -ARNOULD, E.J.; THOMPSON, C. J. Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research. Journal of Consumer Research, Vol. 31, No. 4 (March 2005), 868-882. -BACELLAR, F. C. T.; IKEDA, A.K. Evolução do ensino de marketing: um breve histórico. Organizações & Sociedade, v.18, n.58 (Julho/Setembro 2011), 507-531. -HOLT, D. Branding na era da mídia social. Harvard Business Review Brasil. Disponível em: http://hbrbr.uol.com.br/branding-na-era-da-midia-s… Bibliografia Completa

Ementa: Compreensão da política comportamental, variáveis básicas e principais funções; investigar o impacto crítico que a função de Recursos Humanos exerce no desempenho organizacional; Desenvolver a capacidade de raciocínio e discernimento crítico no que se refere a importância e aplicabilidade da Administração de Recursos Humanos; examinar o impacto de questões contemporâneas, o desenho e o desenvolvimento organizacional; clima e a cultura; qualidade e a produtividade no trabalho.

Bibliografia: Básica: -ROBBINS, Stephen P. - Fundamentos do Comportamento Organizacional, São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. – Cap. 1: pg. 2 a 19 e Cap. 12- pg. 249 a 274. Textos, cases e artigos colocados no Moodle. Bibliografia complementar: -BIECH, Elaine – Manual de Liderança da ASTD, Rio de Janeiro, Elsevier, 2011 – Cap. 2 – As cinco práticas da liderança exemplar por Kouzes e Posner – pg. 15 a 36. -CHARAM, R. O Criador de Líderes, Rio de Janeiro: Elsevier, 2008 -CHARAM, R. - Know-How: as 8 competências que separam os que fazem dos que não fazem, Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 -CHARAM, R, DR… Bibliografia Completa

Ementa: Introdução a Finanças Corporativas. Valor no sentido amplo e aplicado a mercados financeiros e empresas. Capital Budgeting, ou como usar recursos escassos. Risco: sua definição e modelos. Estrutura de Capitais, ou como financiar projetos e empresas. Fontes de financiamento à longo prazo.

Bibliografia: BRIGHAM, Eugene; EHRHARDT, Michael C.. Administração Financeira – Teoria e Prática, Tradução da 14ª edição norte-americana, CENGAGE Learning 2017.

Ementa: Estratégia, desempenho e vantagem competitiva. Análise de SWOT. Estratégias competitivas. Inovação e Modelos de Negócios Inovadores. Alianças e Ecossistemas. Transformação Digital. Economia Circular.

Bibliografia: Básica: Barney, J. B. & Hesterly, W. S. (2011). Administração estratégica e vantagem competitiva. 5ª ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall. Complementar: -Chesbrough, H.H.W. (2003). Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Harvard Business Press. -Christensen, C. (1997). The innovator’s dilemma. Harvard Business School Press, Cambridge, Mass. -Ellen MacArthur Foundation (2015). Towards a Circular Economy; Volumes 1, 2 and 3 Executive Summary. -Fagerberg, J. (2004). Innovation: a guide to the literature. Oxford University Press, 1, 1-26. -Kaplan, R. & Nort… Bibliografia Completa

Núcleo Instrumental
Disciplinas Eletivas

Ementa: A cultura de uma organização. Como a Cultura Organizacional se manifesta através de sagas, símbolos, linguagem, mitos e lendas. Como a Cultura Organizacional se manifesta através dos artefatos visíveis, aspectos históricos, aspectos externos e processos de comunicação. A relação da cultura, estratégia organizacional e vantagem competitiva. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. A importância do alinhamento cultural. Porque é difícil mudar a cultura de uma organização. A relação da cultura, mudança organizacional, liderança, comprometimento e desempenho. A mudança da Cultura e o Ciclo de Vida Organizacional. O papel da cultura nacional e/ou da cultura familiar na cultura organizacional.

Bibliografia: Básica: -Tomei, P.A. O Que é a Cultura Organizacional? Editora Brasiliense, 2011. -Tomei, P.A., Russo G, Antonaccio, Cultura Empreendedora, Ed. Office Book, 2008. Bibliografia Complementar: -Tomei, P.A. (org.) Cultura e Mudança Organizacional, Editora PUC-Rio,2007 -Textos incluídos na Plataforma Moodle.

Dissertação de Mestrado

Ementa: Sem direito à créditos.

Bibliografia: Não se aplica.

Alessandra Baiocchi

Doutora e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing

Alessandra de Sá Mello da Costa

Doutora em Administração de Empresas

Ana Heloisa da Costa Lemos

Doutora em Sociologia

Carlos Bastian

Doutor em Administração de Empresas

Clarice Kogut

Doutora em Administração de empresas

Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Administração (PUC-Rio), Graduação em Psicologia (UERJ), Management/Kellogg/Northwestern (Chicago). The Leadership Challenge -Sonoma Leadership – CA/EUA.

Fábio de Oliveira Paula

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio ( linha de pesquisa: Estratégia (2017). Bolsista FAPERJ Doutorado-Sanduíche entre 09/2016 e 08/2017. Realizou pesquisas acadêmicas na Aalto University School of Business (Helsinque, Finlândia).

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Doutora em Administração de Empresas

Graziela Fortunato

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio com ênfase na área de Finanças e Marketing

Jorge Brantes Ferreira

Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.

Leonardo Lima Gomes

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (ênfase Finanças) na PUC-Rio (2002; 1998). Graduação em Engenharia Mecânica (ênfase Produção e Materiais) na UFES (1995).

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Doutor em Letras

Marcelo Cabús Klötzle

Pós-doutorado em Finanças Comportamentais e Doutor em Economia

Marcos Cohen

Doutor (2007) e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2007). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.

Marcos Lopez Rego

Doutor em Administração de Empresas

Marcus Wilcox Hemais

Doutor em Administração pela Coppead/UFRJ, Mestre e Graduado em Administração pela PUC-Rio.

Patrícia Amélia Tomei

Doutora em Administração

Rafael Nasser

Doutor em Ciência da Computação. Coordenador do IAPUC. Fundador do ECOA PUC-Rio. Referência em Blockchain e Contratos Inteligentes.

Renata Peregrino de Brito

Doutora em Administração de Empresas e Pós-Doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.

Alunos

+

Egressos

+

Selecionados

+




EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL
DIRETRIZES GERAIS

PRÉ-REQUISITOS

O candidato ao Mestrado Profissional deve satisfazer as seguintes exigências até o final do período de inscrição:

  • Ter graduação em qualquer área do saber;
  • Ter realizado o Teste ANPAD, GMAT ou Teste IAG*.

DOCUMENTAÇÃO

Na ETAPA 1, INSCRIÇÃO ONLINE, o candidato deverá enviar para o IAG PUC-Rio, via formulário de inscrição do sistema:
  • Currículo Profissional (CV) atualizado;
  • Resultado do teste de admissão – Teste ANPAD, GMAT ou Teste IAG.*
Na ETAPA 4, MATRÍCULA/ADMISSÃO, o candidato deverá enviar para o sistema PUC-Rio os documentos enviados na ETAPA 1 acrescidos de:
  • Histórico Escolar;
  • Currículo Lattes.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo seletivo está dividido em duas etapas:

Etapa 1:

Etapa 2:

  • Entrevista

Ao final do processo seletivo, estima-se a aprovação de até 35 candidatos. A previsão de finalização do processo seletivo é até dezembro de 2024.

 

*Em substituição ao teste, os candidatos que concluíram o MBA Management do IAG PUC-Rio poderão submeter o Histórico Escolar do curso, que será avaliado para admissão junto ao Currículo Profissional.

TESTE IAG

Teste oferecido pelo IAG que contempla a avaliação de métodos de mensuração e análise de dados; compreensão de textos em inglês; redação em português; e análise de problemas envolvendo situações relacionadas à gestão para tomada de decisão, conforme a área de interesse do aluno (Estratégia, Finanças, Marketing ou Organizações).

Para mais informações: teste.iag@iag.puc-rio.br

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