Em virtude da manutenção do quadro da pandemia no País e, em especial, na região metropolitana do Rio de Janeiro, a PUC-Rio iniciará as aulas em 1º de março de 2021 na modalidade online na graduação e na pós-graduação. Assim como ocorreu nos semestres anteriores, a manutenção das atividades de ensino na modalidade online, enquanto persistir a situação de emergência sanitária, tem por objetivo assegurar o cumprimento do calendário acadêmico e a preservação da saúde de nossos alunos, professores, funcionários e respectivas famílias.
Graças ao esforço conjunto dos professores e funcionários, e à confiança depositada na Universidade pelos alunos e suas famílias, cumprimos o calendário acadêmico e o compromisso com os alunos calouros, veteranos e, em especial, os 1.796 formandos de 2020.1 e 2020.2 que colaram grau até esta data.
A PUC-Rio continuará a investir na inclusão digital e na capacitação de docentes e discentes para uso das tecnologias de informação e comunicação, em linha com as recomendações do Parecer n. 5/2020 do Conselho Nacional de Educação.
O planejamento acadêmico deste primeiro semestre de 2021 foi feito de maneira a permitir a reintrodução gradual de atividades presenciais no campus, dando prioridade às atividades acadêmicas de natureza prática e experimental, em especial as desenvolvidas em laboratórios de ensino. O acolhimento dos calouros no Primeiro Dia na PUC em 26 de fevereiro será feito em formato virtual, complementado por uma visita ao campus e às instalações do curso, em data futura a ser marcada.
O grupo multidisciplinar de trabalho constituído em 2020 continua a trabalhar na adaptação do uso dos espaços físicos da Universidade aos protocolos sanitários e na implementação de soluções que permitam, assim que possível, a reocupação segura dos espaços de ensino e pesquisa e das áreas de convivência do campus da Universidade.
Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos