MBA
GERENCIAMENTO DE PROJETOS,
PROGRAMAS E PORTFÓLIOS
 MBA
GERENCIAMENTO DE PROJETOS,
PROGRAMAS E PORTFÓLIOS

PRÓXIMA TURMA

14 de abril de 2026

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 375 horas com 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Terças, quartas e quintas, das 19h15 às 22h30

INVESTIMENTO

R$ 35.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.561,14.

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25% até 30/11/25;
  • 20% até 30/01/26;
  • 15% até 28/02/26.

Demais candidatos:

  • 15% até 30/11/25;
  • 10% até 30/01/26;
  • 5% até 28/02/26.

Segundo MBA com 50% de desconto:

  • Faça seu segundo MBA no IAG PUC-Rio com 50% de desconto.

Desconto válido para portadores de diplomas de MBAs na área de Gestão/Negócios. Verifique junto à secretaria, através do WhatsApp (21) 99452-7756, se seu curso atende os pré-requisitos.

Inclusão:

  • 20% para pessoas negras3, transexuais ou pessoas com deficiência4.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea

Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

11Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado.

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo 180h).

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

3Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.

4Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.

O MBA em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios do IAG PUC-Rio é a opção para quem busca criar objetivos mensuráveis nos projetos de sua empresa. O conteúdo das aulas está em linha com as mais avançadas práticas de gestão do Guia PMBOK® A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Seventh  Edition,  Project Management Institute, Inc., 2021, documento de referência na área, que reúne as melhores práticas de gerenciamento de projetos.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Com o objetivo de formar Gerentes de Projetos (GPs)*, o programa oferece o instrumental necessário para processos estratégicos, desenvolve a capacidade de análise e reflexão críticas, apresentando e desenvolvendo conceitos, fundamentos e metodologia na administração dos projetos. O curso busca desenvolver os dois conjuntos de competências do Gerente de Projetos:

– Competências técnicas (hard skills);
– Competências comportamentais (soft skills).
*Esta definição foi retirada do Glossário do Project Management Institute, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – 7ª  edição,  Project  Management Institute, Inc., 2021.

PARCEIRA COM O PMI RIO DE JANEIRO CHAPTER®

Todos os alunos recebem, sem custo, a filiação ao Project Management Institute, que inclui a inscrição na regional local, o PMI Rio de Janeiro Chapter®. Dessa forma, tornam-se participantes das comunidades de gerenciamento de projetos, podendo participar de eventos do PMI®, ingressar nos grupos de discussão, receber estudos, casos e artigos. Também têm acesso ao conteúdo do PMI®, que inclui o Guia PMBOK® e as assinaturas digitais das revistas PM Network®Project Management Journal® e PMI Today®.

PMI, PMI Rio de Janeiro Chapter, PMBOK, PM Network, PMI Today e Project Management Journal são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO

Marcos Lopez Rego

Doutor em Administração de Empresas
marcoslr@puc-rio.br
> Currículo Lattes

Nivelamento Núcleo Básico

Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Diagrama de fluxo de caixa. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Anuidades. Planos de financiamento.

Núcleo Básico

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Criação de valor e a decisão de investimento de capital. Previsão financeira. Métodos de avaliação de investimento. Fluxo de caixa de projetos. Avaliando projetos em condições de incerteza. Avaliação de empresas. O valor da flexibilidade gerencial.

Dimensões da inteligência emocional e a Comunicação Não Violenta (CNV) - intrapessoal, interpessoal e coletivo/social, na vida pessoal e na profissional e o desenvolvimento de competências socioemocionais para o trabalho. Conhecimentos, exercícios e práticas que proporcionam: compreensão de si próprio e de suas motivações na dinâmica do trabalho; compreensão dos outros e suas motivações na dinâmica do trabalho. Escuta ativa e expressão autêntica. Tomada de decisão consciente. Processo de dar e de receber feedback. Liderança, tanto do ponto de vista do líder, como das pessoas da equipe. Processos de negociação e solução de conflitos. Potencialização da mudança e da transformação social. Relações com stakeholders internos e externos, no sentido mais amplo.

Mostrar a importância de utilizar de novas ferramentas e práticas para o gerenciamento de projetos inovadores.

Planejamento de Projetos Preditivos: plano de gerenciamento do projeto, artefatos de qualidade (matriz de qualidade), comunicação (matriz de comunicação), riscos (matriz de riscos), aquisições (mapa de aquisições) e de recursos, requisitos de recursos e estrutura analítica de recursos. Desenvolvimento em grupo do plano do projeto no que tange a qualidade, comunicação, riscos, aquisições e recursos.

Processos de Execução para projetos Preditivos: Gerenciamento do trabalho, com construções de artefatos para captura de dados, desempenho e registro das questões. Gerenciamento da execução qualidade, recursos, comunicações, partes interessadas, riscos do projeto, com implementação de respostas aos riscos e condução das aquisições.Processos de Monitoramento e Controle para projetos Preditivos: Monitoramento e controle do trabalho, com ênfase no controle do escopo, cronograma, custos, qualidade, aquisições e recursos, bem como no monitoramento das comunicações e riscos. Realização do controle integrado de mudanças e monitoramento o engajamento das partes interessadas.

Distribuição e vantagem competitiva. O GAP empresa-cliente. Como a distribuição agrega valor e incrementa a qualidade de um bem ou serviço. Determinação dos objetivos de distribuição. Os intermediários no processo de troca. Marketing de relacionamento na cadeia de distribuição. Vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de distribuição. O conceito de logística. A cadeia logística. Custos logísticos.

Iniciação e Planejamento de Projetos Preditivos: termo de abertura e matriz de partes interessadas. Plano de gerenciamento do projeto: artefatos de escopo (matriz de requisitos, EAP, dicionário da EAP e Declaração de Escopo), de cronograma (cronograma), de custos (orçamento) e de qualidade (matriz de qualidade). Noção dos processos de planejamento das demais áreas de conhecimentos que serão aprofundadas e praticadas na disciplina de Plano do Projeto (PLP). A avaliação da aprendizagem será a apresentação pelos grupos dos artefatos gerados.

As Origens dos Métodos Ágeis. Sistema Toyota de Produção e Produção Enxuta Agilidade. Manifesto Ágil, Valores e Princípios Ágeis. Práticas Ágeis. Declaração de Interdependência Comparação entre Métodos Ágeis e Métodos Tradicionais. Gerência Ágil de Projetos com Scrum. Origens do Scrum (The New New Product Development Game, Desenvolvimento de Software). O Ciclo do Scrum: a Sprint - Os Papéis do Scrum. Os Artefatos do Scrum.  As Cerimônias do Scrum. Outros Métodos de Gerência Ágil de Projetos Estudos de Caso de Aplicação.

O processo de negociação. Etapas e fases da negociação. Desafios da negociação: objeções, impasses, posições e interesses. Estratégias para superar os desafios. Desenvolvimento de negociações integrativas (ganha-ganha). Concessões como parte da negociação. Diferenças culturais e seu impacto nas negociações. A confiança como peça fundamental no processo. Perfil do negociador: estilo, temperamento, propensão a risco. Negociações bilaterais e multilaterais. Questões éticas.

Principais tendências na gestão contemporânea das organizações. Transformações sociais. Impacto social das práticas organizacionais. Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Comunicação, Imagem e Reputação Organizacional. Cultura e Identidade Organizacional. Ética e Assédios nas Organizações. Relações de Trabalho. Liderança. Empreendedorismo e Inovação. Práticas de Sustentabilidade. Estudo de casos e práticas de gestão.

Definições do portfolio de projetos, programas e planejamento estratégico. Projetos como operacionalização do plano estratégico. Gerenciamento do portfolio de projetos, Seleção, priorização, alinhamento e acompanhamento do portfolio.

Sistemas de entrega de valor e associação com gerenciamento de projetos. Princípios do gerenciamento de projetos. Domínios de desempenho de projetos. Resultados desejados com o uso dos domínios. Sustentabilidade e questões ESG (Environmental-Social-Governance) no gerenciamento de projetos. Aplicações práticas.

Introdução ao Microsoft Project. Planejamento de tempos de um projeto: cronogramas e redes de projeto.  Alocação e nivelamento de recursos: designação de recursos humanos e materiais às atividades, histogramas de recursos. Calendários: gerais e individuais. Acompanhamento e controle das atividades do projeto. Gestão de custos do projeto. Emissão de relatórios customizados. Interfaces com outros aplicativos, soluções em rede para portfólio de projetos.

Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Corporativa / ESG: antecedentes, definições e modelos; Sustentabilidade aplicada a projetos; Metodologias para planejamento e gestão de projetos sustentáveis de novos produtos, de edificações, de grandes obras e projetos socioambientais; Estudos de caso reais.

Tópicos Especiais do Núcleo Complementar - serão ofertadas 3 disciplinas entre as abaixo indicadas:

Gestão do conhecimento: definição e origem. Os ativos intangíveis. Focos da gestão do conhecimento. Ferramentas e iniciativas. Um modelo de transferência e compartilhamento de conhecimento. Condições organizacionais facilitadoras e barreiras. Educação corporativa e gestão do conhecimento. O papel dos educadores internos na disseminação do conhecimento na organização.

Conteúdo variável:
  • Avaliação de Ativos

Conteúdo Variável:
  • Cultura, Consumo e Significação
  • Consumidor Emergente
  • Marketing de Relacionamento

Christina Barbosa

Doutora em Administração e Arquiteta
christina.barbosa@byconn.com.br
+

Felipe de Souza Mendes e Silva

Mestre em Gestão Empresarial e Graduado em Engenharia de Produção
felipesmsilva@gmail.com
+

Fernando Carlos Rodrigues Cortezi

fernando.cortezi@prof.iag.puc-rio.br

Graziela Fortunato

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
graziela@prof.iag.puc-rio.br

José Ernesto Mattoso Faillace Junior

+

Jose Mauro Goncalves Nunes

+

Luis Gustavo Mauro de Queiroz

Mestre em Gestão Empresarial e Engenheiro Eletrônico,
gus1971@gmail.com
+

Marcantonio Fabra

Doutor em Administração pela Universidade Nacional de Misiones (UNAM) - Argentina. Mestre em Logística. É consultor em Gerenciamento de Projetos e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio.
fabra@prof.iag.puc-rio.br

Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva

Doutor e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro pela UERJ (1986).
ghiaroni@prof.iag.puc-rio.br

Anderson Ignacio

+

Marcos Caiado

Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br

Marcos Cohen

Doutor (2007) e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2007). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.
mcohen@iag.puc-rio.br

Marcos Lopez Rego

Doutor em Administração de Empresas
marcoslr@puc-rio.br

Mauricio Nunes Rodrigues

Doutor em Engenharia de Produção, em Ciências da Gestão e Educação Física
mauricionrod@gmail.com
+

Rafael Cuba Mancebo

Doutor em Administração de Empresas | Gerente de Produto
cubamancebo@prof.iag.puc-rio.br

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora e Mestre em Administração de Empresas. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Psicologia.
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br

Roberto Gil Uchoa Borgongino de Carvalho

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Finanças Corporativas
rguchoa@prof.iag.puc-rio.br

Sylvia Therezinha de Almeida Moraes

sylviatam@prof.iag.puc-rio.br

Tércio Pinho

+

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

Voltar para os cursos de MBA

O MBA em Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios do IAG PUC-Rio é a opção para quem busca criar objetivos mensuráveis nos projetos de sua empresa. O conteúdo das aulas está em linha com as mais avançadas práticas de gestão do Guia PMBOK® A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Seventh  Edition,  Project Management Institute, Inc., 2021, documento de referência na área, que reúne as melhores práticas de gerenciamento de projetos.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Com o objetivo de formar Gerentes de Projetos (GPs)*, o programa oferece o instrumental necessário para processos estratégicos, desenvolve a capacidade de análise e reflexão críticas, apresentando e desenvolvendo conceitos, fundamentos e metodologia na administração dos projetos. O curso busca desenvolver os dois conjuntos de competências do Gerente de Projetos:

– Competências técnicas (hard skills);
– Competências comportamentais (soft skills).
*Esta definição foi retirada do Glossário do Project Management Institute, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – 7ª  edição,  Project  Management Institute, Inc., 2021.

PARCEIRA COM O PMI RIO DE JANEIRO CHAPTER®

Todos os alunos recebem, sem custo, a filiação ao Project Management Institute, que inclui a inscrição na regional local, o PMI Rio de Janeiro Chapter®. Dessa forma, tornam-se participantes das comunidades de gerenciamento de projetos, podendo participar de eventos do PMI®, ingressar nos grupos de discussão, receber estudos, casos e artigos. Também têm acesso ao conteúdo do PMI®, que inclui o Guia PMBOK® e as assinaturas digitais das revistas PM Network®Project Management Journal® e PMI Today®.

PMI, PMI Rio de Janeiro Chapter, PMBOK, PM Network, PMI Today e Project Management Journal são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO

Marcos Lopez Rego

Doutor em Administração de Empresas
marcoslr@puc-rio.br
> Currículo Lattes

PRÓXIMA TURMA

14 de abril de 2026

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área.

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 375 horas com 12 meses de duração.

AULAS/HORÁRIOS

Terças, quartas e quintas, das 19h15 às 22h30

INVESTIMENTO

R$ 35.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.561,14.

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25% até 30/11/25;
  • 20% até 30/01/26;
  • 15% até 28/02/26.

Demais candidatos:

  • 15% até 30/11/25;
  • 10% até 30/01/26;
  • 5% até 28/02/26.

Segundo MBA com 50% de desconto:

  • Faça seu segundo MBA no IAG PUC-Rio com 50% de desconto.

Desconto válido para portadores de diplomas de MBAs na área de Gestão/Negócios. Verifique junto à secretaria, através do WhatsApp (21) 99452-7756, se seu curso atende os pré-requisitos.

Inclusão:

  • 20% para pessoas negras3, transexuais ou pessoas com deficiência4.

LOCAL

Prédio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea

Rio de Janeiro / RJ | CEP: 22451-900

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

11Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado.

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo 180h).

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

3Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.

4Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.

Nivelamento Núcleo Básico

Fluxo de caixa: conceitos básicos, convenções e simbologias. Juros simples e compostos. Regimes de capitalização. Diagrama de fluxo de caixa. Valor presente, valor futuro e taxa interna de retorno. Série uniforme e equivalência de fluxos de caixa. Anuidades. Planos de financiamento.

Núcleo Básico

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Criação de valor e a decisão de investimento de capital. Previsão financeira. Métodos de avaliação de investimento. Fluxo de caixa de projetos. Avaliando projetos em condições de incerteza. Avaliação de empresas. O valor da flexibilidade gerencial.

Dimensões da inteligência emocional e a Comunicação Não Violenta (CNV) - intrapessoal, interpessoal e coletivo/social, na vida pessoal e na profissional e o desenvolvimento de competências socioemocionais para o trabalho. Conhecimentos, exercícios e práticas que proporcionam: compreensão de si próprio e de suas motivações na dinâmica do trabalho; compreensão dos outros e suas motivações na dinâmica do trabalho. Escuta ativa e expressão autêntica. Tomada de decisão consciente. Processo de dar e de receber feedback. Liderança, tanto do ponto de vista do líder, como das pessoas da equipe. Processos de negociação e solução de conflitos. Potencialização da mudança e da transformação social. Relações com stakeholders internos e externos, no sentido mais amplo.

Mostrar a importância de utilizar de novas ferramentas e práticas para o gerenciamento de projetos inovadores.

Planejamento de Projetos Preditivos: plano de gerenciamento do projeto, artefatos de qualidade (matriz de qualidade), comunicação (matriz de comunicação), riscos (matriz de riscos), aquisições (mapa de aquisições) e de recursos, requisitos de recursos e estrutura analítica de recursos. Desenvolvimento em grupo do plano do projeto no que tange a qualidade, comunicação, riscos, aquisições e recursos.

Processos de Execução para projetos Preditivos: Gerenciamento do trabalho, com construções de artefatos para captura de dados, desempenho e registro das questões. Gerenciamento da execução qualidade, recursos, comunicações, partes interessadas, riscos do projeto, com implementação de respostas aos riscos e condução das aquisições.Processos de Monitoramento e Controle para projetos Preditivos: Monitoramento e controle do trabalho, com ênfase no controle do escopo, cronograma, custos, qualidade, aquisições e recursos, bem como no monitoramento das comunicações e riscos. Realização do controle integrado de mudanças e monitoramento o engajamento das partes interessadas.

Distribuição e vantagem competitiva. O GAP empresa-cliente. Como a distribuição agrega valor e incrementa a qualidade de um bem ou serviço. Determinação dos objetivos de distribuição. Os intermediários no processo de troca. Marketing de relacionamento na cadeia de distribuição. Vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de distribuição. O conceito de logística. A cadeia logística. Custos logísticos.

Iniciação e Planejamento de Projetos Preditivos: termo de abertura e matriz de partes interessadas. Plano de gerenciamento do projeto: artefatos de escopo (matriz de requisitos, EAP, dicionário da EAP e Declaração de Escopo), de cronograma (cronograma), de custos (orçamento) e de qualidade (matriz de qualidade). Noção dos processos de planejamento das demais áreas de conhecimentos que serão aprofundadas e praticadas na disciplina de Plano do Projeto (PLP). A avaliação da aprendizagem será a apresentação pelos grupos dos artefatos gerados.

As Origens dos Métodos Ágeis. Sistema Toyota de Produção e Produção Enxuta Agilidade. Manifesto Ágil, Valores e Princípios Ágeis. Práticas Ágeis. Declaração de Interdependência Comparação entre Métodos Ágeis e Métodos Tradicionais. Gerência Ágil de Projetos com Scrum. Origens do Scrum (The New New Product Development Game, Desenvolvimento de Software). O Ciclo do Scrum: a Sprint - Os Papéis do Scrum. Os Artefatos do Scrum.  As Cerimônias do Scrum. Outros Métodos de Gerência Ágil de Projetos Estudos de Caso de Aplicação.

O processo de negociação. Etapas e fases da negociação. Desafios da negociação: objeções, impasses, posições e interesses. Estratégias para superar os desafios. Desenvolvimento de negociações integrativas (ganha-ganha). Concessões como parte da negociação. Diferenças culturais e seu impacto nas negociações. A confiança como peça fundamental no processo. Perfil do negociador: estilo, temperamento, propensão a risco. Negociações bilaterais e multilaterais. Questões éticas.

Principais tendências na gestão contemporânea das organizações. Transformações sociais. Impacto social das práticas organizacionais. Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Comunicação, Imagem e Reputação Organizacional. Cultura e Identidade Organizacional. Ética e Assédios nas Organizações. Relações de Trabalho. Liderança. Empreendedorismo e Inovação. Práticas de Sustentabilidade. Estudo de casos e práticas de gestão.

Definições do portfolio de projetos, programas e planejamento estratégico. Projetos como operacionalização do plano estratégico. Gerenciamento do portfolio de projetos, Seleção, priorização, alinhamento e acompanhamento do portfolio.

Sistemas de entrega de valor e associação com gerenciamento de projetos. Princípios do gerenciamento de projetos. Domínios de desempenho de projetos. Resultados desejados com o uso dos domínios. Sustentabilidade e questões ESG (Environmental-Social-Governance) no gerenciamento de projetos. Aplicações práticas.

Introdução ao Microsoft Project. Planejamento de tempos de um projeto: cronogramas e redes de projeto.  Alocação e nivelamento de recursos: designação de recursos humanos e materiais às atividades, histogramas de recursos. Calendários: gerais e individuais. Acompanhamento e controle das atividades do projeto. Gestão de custos do projeto. Emissão de relatórios customizados. Interfaces com outros aplicativos, soluções em rede para portfólio de projetos.

Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Corporativa / ESG: antecedentes, definições e modelos; Sustentabilidade aplicada a projetos; Metodologias para planejamento e gestão de projetos sustentáveis de novos produtos, de edificações, de grandes obras e projetos socioambientais; Estudos de caso reais.

Tópicos Especiais do Núcleo Complementar - serão ofertadas 3 disciplinas entre as abaixo indicadas:

Gestão do conhecimento: definição e origem. Os ativos intangíveis. Focos da gestão do conhecimento. Ferramentas e iniciativas. Um modelo de transferência e compartilhamento de conhecimento. Condições organizacionais facilitadoras e barreiras. Educação corporativa e gestão do conhecimento. O papel dos educadores internos na disseminação do conhecimento na organização.

Conteúdo variável:
  • Avaliação de Ativos

Conteúdo Variável:
  • Cultura, Consumo e Significação
  • Consumidor Emergente
  • Marketing de Relacionamento

Christina Barbosa

Doutora em Administração e Arquiteta
christina.barbosa@byconn.com.br
+

Felipe de Souza Mendes e Silva

Mestre em Gestão Empresarial e Graduado em Engenharia de Produção
felipesmsilva@gmail.com
+

Fernando Carlos Rodrigues Cortezi

fernando.cortezi@prof.iag.puc-rio.br

Graziela Fortunato

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
graziela@prof.iag.puc-rio.br

José Ernesto Mattoso Faillace Junior

+

Jose Mauro Goncalves Nunes

+

Luis Gustavo Mauro de Queiroz

Mestre em Gestão Empresarial e Engenheiro Eletrônico,
gus1971@gmail.com
+

Marcantonio Fabra

Doutor em Administração pela Universidade Nacional de Misiones (UNAM) - Argentina. Mestre em Logística. É consultor em Gerenciamento de Projetos e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio.
fabra@prof.iag.puc-rio.br

Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva

Doutor e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro pela UERJ (1986).
ghiaroni@prof.iag.puc-rio.br

Anderson Ignacio

+

Marcos Caiado

Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br

Marcos Cohen

Doutor (2007) e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2007). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.
mcohen@iag.puc-rio.br

Marcos Lopez Rego

Doutor em Administração de Empresas
marcoslr@puc-rio.br

Mauricio Nunes Rodrigues

Doutor em Engenharia de Produção, em Ciências da Gestão e Educação Física
mauricionrod@gmail.com
+

Rafael Cuba Mancebo

Doutor em Administração de Empresas | Gerente de Produto
cubamancebo@prof.iag.puc-rio.br

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora e Mestre em Administração de Empresas. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Psicologia.
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br

Roberto Gil Uchoa Borgongino de Carvalho

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Finanças Corporativas
rguchoa@prof.iag.puc-rio.br

Sylvia Therezinha de Almeida Moraes

sylviatam@prof.iag.puc-rio.br

Tércio Pinho

+

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista (que pode ser pessoal, por telefone ou outro aplicativo de videoconferência) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

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