As empresas familiares representam a grande maioria das organizações no Brasil e no mundo. No entanto, há aspectos complexos e peculiares que afetam sua longevidade. O professor do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, Marcos Caiado, coordenador do curso Gestão Estratégica de Empresas Familiares, dá dicas de como fazer o negócio perdurar.

– Não dê privilégios apenas aos membros da família. O ideal é que todos os executivos da empresa ocupem suas funções por conta de suas capacidades profissionais, e que recebam uma remuneração compatível.

– Tenha um planejamento. Ter uma avaliação complexa do cenário no qual a organização está envolvida torna a empresa mais ágil e competitiva.

– Não misture conflitos pessoais com profissionais. A instituição de fóruns específicos para debates dos interesses da empresa e das famílias funcionam muito bem para se mitigar os efeitos danosos destes tipos de conflitos.

– Não misture contas pessoais com empresariais. Não retire recursos do caixa da empresa para saldar compromissos particulares. Tenha uma gestão financeira.