Lançamento do PEIEX Rio de Janeiro

Data: 09 de novembro de 2022

Horário: 16h-19h

Local: Auditório do IAG, PUC-Rio, Rua Marques de São Vicente, 255, Gávea, Rio de Janeiro, RJ

No dia 09 de novembro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançará um importante instrumento de apoio à exportação no Rio de Janeiro: um Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da ApexBrasil com a PUC-Rio, pelos próximos 24 meses. O evento de lançamento será realizado no auditório do IAG, a Escola de Negócios da PUC-Rio.

O Núcleo tem sede no município do Rio de Janeiro. O objetivo é qualificar 250 empresas da região para que passem a comercializar seus produtos ou serviços no mercado internacional. A prioridade é atender os principais setores produtivos da região. No decorrer da execução do Programa, contudo, outros setores estratégicos poderão ser incorporados.

O PEIEX vem sendo executado no estado do Rio de Janeiro desde 2011, e esta será a quinta vez em que o Estado abrigará o programa. Nas 4 edições passadas, 836 empresas foram atendidas no total . Enquanto a primeira edição do programa no Estado teve escopo de atuação concentrado na Região Serrana, com destaque para as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, as três edições seguintes foram executadas a partir da Região Metropolitana, com instalação do núcleo operacional do PEIEX na capital do Estado.

Para o evento de lançamento, estão programadas palestras como:

“Estudos e ferramentas para mapear oportunidades comerciais”, realizada pela equipe de inteligência da ApexBrasil.
Apresentação dos Projetos da ApexBrasil e a Trilha Exportadora, realizada pelo representante do escritório da ApexBrasil na região sudeste.
“Quais as perguntas básicas que um plano de exportação de sucesso deve ser capaz de responder?”, realizada pelo pesquisador de pós-doutorado do Nucelo de Pesquisa em Negócios da PUC-Rio e monitor no PEIEX RJ, Henrique Pacheco.
Para o evento, é esperada a participação de representantes de importantes instituições de apoio a exportação, como Governo do Estado, Banco do Brasil, BNDES, Correios, Inmetro, Firjan, INPI, AEB, CECIEX, FCCE, FINEP e ACRJ.

Mais informações: https://apexbrasil.com.br/br/pt/conteudo/noticias/apexbrasil-lanca-no-rio-de-janeiro-o-programa-de-capacitacao-de-.html