MBA
GESTÃO DE
RECURSOS HUMANOS
 MBA
GESTÃO DE
RECURSOS HUMANOS

PRÓXIMA TURMA

13 de abril de 2026

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 360 horas online ao vivo com 16 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Segundas e quartas, das 19h às 22h. Aulas online, ao vivo.

INVESTIMENTO

R$ 30.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.340,64

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25% até 30/11/25;
  • 20% até 30/01/26;
  • 15% até 28/02/26.

Demais candidatos:

    • 15% até 30/11/25;
    • 10% até 30/01/26;
    • 5% até 28/02/26.

Inclusão:

  • 20% para pessoas negras3, transexuais ou pessoas com deficiência4.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

3Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.

4Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.

O MBA Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio foi elaborado a partir de recentes de­mandas de qualificação profissional das empresas, assim como da percepção de executivos, conselheiros e stakeholders de grandes organizações.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O programa do  MBA em Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio foi elaborado  a partir de recentes de­mandas de qualificação profissional das empresas, assim como da percepção de executivos, conselheiros e stakeholders de grandes organizações.

  • Desenvolver o pensamento estratégico e ampliar a visão sistêmica no ambiente corporativo.
  • Liderar mudanças, conduzir a transformação digital e a implantar a cultura de agilidade.
  • Gerenciar equipes diversas, garantindo equidade, flexibilidade, adaptabilidade e inclusão.
  • Fortalecer a marca empregadora e aprimorar os processos de atração e seleção das novas competências.
  • Adotar práticas contemporâneas de desenvolvimento de liderança: Líder-Coach, Mentoria Reversa e Diversity Mentoring.
  • Gerenciar conflitos, obter comprometimento e garantir engajamento das equipes nas novas relações de trabalho.
  • Tomar decisões sobre pessoas orientadas por dados e aumentar a assertividade dos investimentos.
  • Proporcionar uma cultura de confiança, segurança, equilíbrio e saúde mental na organização.
  • Enfrentar as demandas ambientais, sociais, de sustentabilidade e governança corporativa, trazendo valor e vantagem competitiva para a organização.
  • Atrair e desenvolver os talentos da organização, proporcionando desafios e oportunidades de desenvolvimento de carreira.
  • Liderar equipes de alta performance.

O MBA em Gestão de Recursos Humanos objetiva instrumentar você para atuar em todos os subsistemas de Recursos Humanos das organizações aprofundando conhecimentos teóricos (estado da arte) por meio de uma metodologia de aprendizagem  que estimula a participação de todos, priorizando a troca de experiências entre seus participantes.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO

Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Administração (PUC-Rio), Graduação em Psicologia (UERJ), Management/Kellogg/Northwestern (Chicago). The Leadership Challenge -Sonoma Leadership – CA/EUA.
eliane.leite@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Denise Mathias Viana

Mestre em Gestão Executiva, Graduada em Administração, Pós-Graduada em Análise de Sistemas/PUC-Rio, MBA Executivo.
denise.viana@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Núcleo Básico

Impacto das mudanças socioambientais e organizacionais na prática de atração, captação, seleção. Inserção da atração, captação e seleção na visão sistêmica de recursos humanos. Processo e estratégias de atração. O processo seletivo e a gestão de talentos. A marca empregadora.  Etapas e Instrumentos do processo. Avaliação e mensuração do processo seletivo.

Coaching e Mentoring na visão de Recursos Humanos: características, tipologias e aplicações. Critérios para indicação desses processos para desenvolver líderes, colaboradores e equipes. Uso de recursos internos e contratação de profissionais externos. Relação do RH com o Coachee/Mentorado, com o seu Gestor e com o Coach/Mentor. Avaliação de resultados. Práticas contemporâneas: Líder-Coach, Mentoria Reversa e Diversity Mentoring. Questões éticas. Papel do RH no desenvolvimento de uma cultura de Coaching/Mentoring.

As origens do pensamento da administração. A organização e suas variáveis. O que é Comportamento Organizacional. As principais abordagens teóricas. Diversidade nas organizações. A influência das Ciências do Comportamento na Administração, Satisfação e Motivação dos Empregados. Emoções e sentimentos nas organizações. Percepção e Tomada de decisão. O que é percepção e sua importância para a gestão comportamental. Fundamentos do Comportamento Organizacional nas equipes. Confiança nas organizações e Delegação de Autoridade.  O Conflito nas organizações. As diferentes visões das Teorias de Gestão sobre o Conflito. Enxergando o Lado Positivo do Conflito. Comprometimento Organizacional. A Reação Humana à Mudança: Causas de Resistência e o Grau de Resiliência.

A construção da reputação corporativa como um fator de atração e retenção de talentos, e o papel da comunicação. Processos de comunicação fundamentais na jornada do colaborador. O planejamento do portfólio com base no conceito de employee experience. Comunicação colaborativa e empática no cotidiano. Comunicação de liderança como um fator de construção de engajamento e o reflexo no comportamento da equipe. Abordagens para gestão de conflitos fundamentada.

O modelo de gestão de RH e o papel dos Consultores Internos – Business Partners Consultoria interna como processo de gestão: o significado da abordagem baseada na “experiência do cliente”. A construção da identidade do profissional de Gestão de Pessoas como consultor interno. Papéis e habilidades em consultoria interna. Fases do processo de consultoria interna em gestão de pessoas. Lidando com as questões relativas à definição do problema, suas possíveis soluções e o requerimento do cliente. Simulação de ferramentas e processos.

Conhecendo as manifestações culturais de uma organização  (sagas, símbolos, linguagem, mitos e lendas, artefatos visíveis, aspectos históricos, aspectos externos e processos de comunicação) segundo Modelo de tres níveis de Schein. O papel dos fundadores e dos valores na cultura organizacional. A relação da cultura, estratégia organizacional e vantagem competitiva. Modelos de Ciclo de Vida Organizacional e Tipologias Culturais. Modelos de cultura familiar, cultura nacional, adaptação e inteligência cultural. Papel da liderança na cultura organizacional. Alinhamento, transformação e gerenciamento cultural. Práticas de mudança cultural.

Desafios e exigências do contexto dos negócios para capacitação e o desenvolvimento de pessoas. Modelos organizacionais e de aprendizagem: mecanismos que articulam processos individuais e coletivos. A Educação Corporativa como processo para desenvolver competências humanas e organizacionais. Gestão e compartilhamento do conhecimento. Comunidade de Práticas – Cop. como processo para otimização das redes de aprendizagem. Tecnologia Educacional, delineamento de soluções educacionais e o uso de metodologias ágeis. Aplicação da metodologia 6D’s. Governança: papéis, responsabilidades, processos e ferramentas na gestão da educação corporativa: análise da demanda, planejamento e avaliação de resultados: a importância de indicadores para investimentos sustentados. O ROI aplicado à educação.

Conceitos e dimensões dos aspectos ambiental, social e governança corporativa (ESG em inglês). Comportamento ético individual e das empresas, considerando ambientes multiculturais e complexos. Estratégia, criação de valor e vantagem competitiva das organizações ESG. Compliance, accountability e reflexos na gestão ESG. Implementação da gestão ESG. Riscos e impactos da tomada de decisão. Aspectos legais e instrumentos do sistema ESG. Tendências para o futuro das organizações ESG.

Análise macro ambiental e estrutural de indústrias – de natureza qualitativa e quantitativa. Avaliação das forças e fraquezas de uma organização e de ações relacionadas ao aproveitamento de oportunidades e prevenção de ameaças. Missão, objetivos empresariais, visão baseada em recursos e suas implicações para a implementação de estratégias competitivas. Estratégias genéricas e decisões de posicionamento competitivo. Mensuração do desempenho empresarial.

As Recompensas Financeiras como um sistema da Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Princípios gerais da Gestão da Remuneração. Sistema de Remuneração Tradicional. Remuneração Estratégica. Benefícios. Remuneração Total. Construção das Estruturas Salariais. Avaliação global dos sistemas de recompensas da organização.

Desafios e oportunidades de Rh na transformação digital: novas práticas e competências essenciais para o contexto. Gestão de Competências (GC) na era digital: soft skills x hard skills. Arquitetura de GC: conceitos chave. Desdobramentos da GC: Mapeamento de Competências: como fazer. Principais características e aplicações. Correlação da GC com captação, desenvolvimento, seleção e avaliação de pessoas. O papel das organizações e dos indivíduos no gerenciamento da carreira. Os desafios e competências do profissional de RH nas relações de poder. Planos de carreira como estratégia de retenção.

Desafios do mundo contemporâneo. Conceitos de liderança desenvolvidos e aplicados ao longo do tempo até Liderança na indústria 4.0. Liderança, Segurança Psicológica e a criação de ambientes de aprendizagem. As passagens da liderança: de gerenciar a si mesmo a gestor corporativo. Competências do líder na contemporaneidade. Programas de desenvolvimento da liderança e sucessão gerencial. O líder coach e a Formação de equipes de alta performance. Liderança e os temas da contemporaneidade: diversidade cultural e inclusão, assédio moral, aspectos psicossociais do trabalho e qualidade de vida.

A transformação digital e as mudanças em RH, a evolução dos dados e a cultura data driven nas Organizações. O conceito de People Analytics. Os dados e sua utilização na compreensão de padrões de comportamento. A adoção da tecnologia na análise dos dados – Big Data, IA, Machine Learning. Tipos de análise e conceitos estatísticos mais usados em People Analytics. A governança de dados de pessoas. Ética e Compliance na utilização de dados sensíveis.

O alinhamento da Estratégia de Recursos Humanos à Estratégia de Negócios é condição fundamental para que RH fortaleça seu papel estratégico na organização. Compreender as mudanças no ambiente externo e interno da organização e direcionar as ações de RH através de um bom diagnóstico, indicadores de desempenho e métricas adequadas são requisitos necessários para o alcance dos objetivos de negócio. O uso estratégico dos dados para o planejamento e tomada de decisão em RH pode subsidiar decisões de investimentos e esforços com evidências científicas, dados e fatos, dando mais credibilidade as ações de RH.

Reforma Trabalhista. Empregados Hipersuficientes. Mudanças nas Negociações Individuais de Trabalho. Arbitragem. Mudanças nas Negociações Coletivas de Trabalho e Flexibilização. Vínculo de Emprego. Pejotização. Terceirização. Contrato de autônomo. As principais mudanças e tendências da legislação trabalhista.  Acordos Preventivos no Contrato de Trabalho. Meio ambiente de trabalho. Assédio Moral. Assédio Sexual. Responsabilidade civil do empregador. Acidente de Trabalho. Acidente de Trajeto. Doenças Ocupacionais. Auxílios Previdenciários. Discriminação no ambiente de trabalho. A diversidade e a inclusão: fundamentos dos Direitos Humanos. Atitudes, percepção social, pressão social. Dimensões da diversidade nas organizações. As principais questões relativas às políticas públicas.

Cultura Ágil, contexto e fundamentos. Aplicação de valores e princípios Ágeis para o RH. Formação de times de alta performance. Gestão visual do trabalho. Organizações do aprendizado. Ecossistema de gestão de pessoas pelo viés Ágil. Ferramentas como Scrum, Kanban e OKR. Desafios de uma transformação organizacional e cultural. RH como agente de transformação.

Contexto geral e dos negócios. Ambiente e relações de trabalho. Desafios das áreas de saúde e qualidade de vida no trabalho Risco de saúde, bem-estar e segurança das pessoas:  impacto na saúde organizacional, envolvendo o clima, a cultura e o desempenho da organização como um todo. Gestão de ecossistemas para a promoção da saúde e qualidade de vida da força de trabalho e da organização. Eliminando a toxidade dos ambientes de trabalho. Práticas para criar sociedades empresariais mais humanizadas e mais sustentáveis.

Novas perspectivas e análises das funções e dos processos de gestão, a partir de uma visão crítica no contexto dos desafios atuais dos fenômenos organizacionais. O ambiente das organizações. Ética, Responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e o pensamento regenerativo. Planejamento e controle em ciclos de vida cada vez mais curtos. Estruturas e redes em ambientes complexos (s)em novas fronteiras. Desafios da Liderança e desenvolvimento de competências humanas do gestor no contexto de diversidade, mudança e inovação.

TCC

Apresentação das técnicas para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha da área temática, organização das ideias, operacionalização de conceitos, cuidados metodológicos, suporte de ideias, referências. A norma brasileira de citação bibliográfica. Pré-Requisitos: Todas as disciplinas do Núcleo Básico  

Alessandra Nogueira

Graduada em Psicologia com e Pós - Graduada em Gestão de Projetos
alessandradovalle@gmail.com
+

Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro

Doutora em Administração de Empresas
ana.pinheiro@prof.iag.puc-rio.br

Carolina Losicer

Mestre em Gestão e Sustentabilidade e Pós-Graduada em Marketing
carolina.losicer@gmail.com
+

Cristina Palmeira

Mestre em Administração de Empresas. Responsável por Avaliação de Ações de Desenvolvimento e Gestão do Conhecimento na Universidade Petrobras
cristinapalmeira@yahoo.com
+

Denise Mathias Viana

Mestre em Gestão Executiva, Graduada em Administração, Pós-Graduada em Análise de Sistemas/PUC-Rio, MBA Executivo.
denise.viana@prof.iag.puc-rio.br

Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Administração (PUC-Rio), Graduação em Psicologia (UERJ), Management/Kellogg/Northwestern (Chicago). The Leadership Challenge -Sonoma Leadership – CA/EUA.
eliane.leite@prof.iag.puc-rio.br

Fernanda Magalhães

MBA em Gestão de Projetos pela PUC-Rio. Coautora dos livros "RH Ágil" e "Cultura Ágil". Palestrante.
fernandamagalhaes85@hotmail.com
+

Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer

Doutora em Administração de Empresas e Graduada em Psicologia | Talent Development Consultant - LHH
jeane_lucena@prof.iag.puc-rio.br

Juliana Bracks

Pós-graduada em Direito e Graduada em Direito e Engenheira de Produção
juliana@bracks.adv.br
+

Luiz Augusto Figueira

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luiza de Souza e Silva Martins

Doutora em Psicologia
luiza.martins@prof.iag.puc-rio.br

Marcos Caiado

Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br

Maria Fatima Ludovico de Almeida

Doutora em Engenharia de Produção pela PUC-Rio. M.Sc. pela University of Manchester (Reino Unido) e Diplôme dÉtudes Approfondies (DEA) pela Universite dAix-Marseille III (França).
fatima.ludovico@puc-rio.br

Maria Isabel Peixoto Guimarães

Doutora em Administração de Empresas
belguimaraes@prof.iag.puc-rio.br

Patrícia Amélia Tomei

Doutora em Administração
patomei@iag.puc-rio.br

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora e Mestre em Administração de Empresas. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Psicologia.
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br

Renato Cuenca

Doutor em Administração IAG/PUC-Rio. Educador em Gestão e Liderança, Soft Skills Coach, Executive Mentor e Pesquisador Comportamento e Cultura Organizacional.
renatocuenca@puc-rio.br

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista, por telefone ou por aplicativo de videoconferência, com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês, ainda que por meio do uso de tradutores eletrônicos.

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O MBA Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio foi elaborado a partir de recentes de­mandas de qualificação profissional das empresas, assim como da percepção de executivos, conselheiros e stakeholders de grandes organizações.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O programa do  MBA em Gestão de Recursos Humanos do IAG PUC-Rio foi elaborado  a partir de recentes de­mandas de qualificação profissional das empresas, assim como da percepção de executivos, conselheiros e stakeholders de grandes organizações.

  • Desenvolver o pensamento estratégico e ampliar a visão sistêmica no ambiente corporativo.
  • Liderar mudanças, conduzir a transformação digital e a implantar a cultura de agilidade.
  • Gerenciar equipes diversas, garantindo equidade, flexibilidade, adaptabilidade e inclusão.
  • Fortalecer a marca empregadora e aprimorar os processos de atração e seleção das novas competências.
  • Adotar práticas contemporâneas de desenvolvimento de liderança: Líder-Coach, Mentoria Reversa e Diversity Mentoring.
  • Gerenciar conflitos, obter comprometimento e garantir engajamento das equipes nas novas relações de trabalho.
  • Tomar decisões sobre pessoas orientadas por dados e aumentar a assertividade dos investimentos.
  • Proporcionar uma cultura de confiança, segurança, equilíbrio e saúde mental na organização.
  • Enfrentar as demandas ambientais, sociais, de sustentabilidade e governança corporativa, trazendo valor e vantagem competitiva para a organização.
  • Atrair e desenvolver os talentos da organização, proporcionando desafios e oportunidades de desenvolvimento de carreira.
  • Liderar equipes de alta performance.

O MBA em Gestão de Recursos Humanos objetiva instrumentar você para atuar em todos os subsistemas de Recursos Humanos das organizações aprofundando conhecimentos teóricos (estado da arte) por meio de uma metodologia de aprendizagem  que estimula a participação de todos, priorizando a troca de experiências entre seus participantes.

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

COORDENAÇÃO

Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Administração (PUC-Rio), Graduação em Psicologia (UERJ), Management/Kellogg/Northwestern (Chicago). The Leadership Challenge -Sonoma Leadership – CA/EUA.
eliane.leite@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Denise Mathias Viana

Mestre em Gestão Executiva, Graduada em Administração, Pós-Graduada em Análise de Sistemas/PUC-Rio, MBA Executivo.
denise.viana@prof.iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

PRÓXIMA TURMA

13 de abril de 2026

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 360 horas online ao vivo com 16 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Segundas e quartas, das 19h às 22h. Aulas online, ao vivo.

INVESTIMENTO

R$ 30.400,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.340,64

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25% até 30/11/25;
  • 20% até 30/01/26;
  • 15% até 28/02/26.

Demais candidatos:

    • 15% até 30/11/25;
    • 10% até 30/01/26;
    • 5% até 28/02/26.

Inclusão:

  • 20% para pessoas negras3, transexuais ou pessoas com deficiência4.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

1Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

3Pessoas negras (pretas ou pardas), socialmente reconhecidas como tais, conforme lei 12.990/2014.

4Pessoas com deficiência, conforme lei federal 7853/1989 e decretos federais 3298/1999 e 5296/2004.

Núcleo Básico

Impacto das mudanças socioambientais e organizacionais na prática de atração, captação, seleção. Inserção da atração, captação e seleção na visão sistêmica de recursos humanos. Processo e estratégias de atração. O processo seletivo e a gestão de talentos. A marca empregadora.  Etapas e Instrumentos do processo. Avaliação e mensuração do processo seletivo.

Coaching e Mentoring na visão de Recursos Humanos: características, tipologias e aplicações. Critérios para indicação desses processos para desenvolver líderes, colaboradores e equipes. Uso de recursos internos e contratação de profissionais externos. Relação do RH com o Coachee/Mentorado, com o seu Gestor e com o Coach/Mentor. Avaliação de resultados. Práticas contemporâneas: Líder-Coach, Mentoria Reversa e Diversity Mentoring. Questões éticas. Papel do RH no desenvolvimento de uma cultura de Coaching/Mentoring.

As origens do pensamento da administração. A organização e suas variáveis. O que é Comportamento Organizacional. As principais abordagens teóricas. Diversidade nas organizações. A influência das Ciências do Comportamento na Administração, Satisfação e Motivação dos Empregados. Emoções e sentimentos nas organizações. Percepção e Tomada de decisão. O que é percepção e sua importância para a gestão comportamental. Fundamentos do Comportamento Organizacional nas equipes. Confiança nas organizações e Delegação de Autoridade.  O Conflito nas organizações. As diferentes visões das Teorias de Gestão sobre o Conflito. Enxergando o Lado Positivo do Conflito. Comprometimento Organizacional. A Reação Humana à Mudança: Causas de Resistência e o Grau de Resiliência.

A construção da reputação corporativa como um fator de atração e retenção de talentos, e o papel da comunicação. Processos de comunicação fundamentais na jornada do colaborador. O planejamento do portfólio com base no conceito de employee experience. Comunicação colaborativa e empática no cotidiano. Comunicação de liderança como um fator de construção de engajamento e o reflexo no comportamento da equipe. Abordagens para gestão de conflitos fundamentada.

O modelo de gestão de RH e o papel dos Consultores Internos – Business Partners Consultoria interna como processo de gestão: o significado da abordagem baseada na “experiência do cliente”. A construção da identidade do profissional de Gestão de Pessoas como consultor interno. Papéis e habilidades em consultoria interna. Fases do processo de consultoria interna em gestão de pessoas. Lidando com as questões relativas à definição do problema, suas possíveis soluções e o requerimento do cliente. Simulação de ferramentas e processos.

Conhecendo as manifestações culturais de uma organização  (sagas, símbolos, linguagem, mitos e lendas, artefatos visíveis, aspectos históricos, aspectos externos e processos de comunicação) segundo Modelo de tres níveis de Schein. O papel dos fundadores e dos valores na cultura organizacional. A relação da cultura, estratégia organizacional e vantagem competitiva. Modelos de Ciclo de Vida Organizacional e Tipologias Culturais. Modelos de cultura familiar, cultura nacional, adaptação e inteligência cultural. Papel da liderança na cultura organizacional. Alinhamento, transformação e gerenciamento cultural. Práticas de mudança cultural.

Desafios e exigências do contexto dos negócios para capacitação e o desenvolvimento de pessoas. Modelos organizacionais e de aprendizagem: mecanismos que articulam processos individuais e coletivos. A Educação Corporativa como processo para desenvolver competências humanas e organizacionais. Gestão e compartilhamento do conhecimento. Comunidade de Práticas – Cop. como processo para otimização das redes de aprendizagem. Tecnologia Educacional, delineamento de soluções educacionais e o uso de metodologias ágeis. Aplicação da metodologia 6D’s. Governança: papéis, responsabilidades, processos e ferramentas na gestão da educação corporativa: análise da demanda, planejamento e avaliação de resultados: a importância de indicadores para investimentos sustentados. O ROI aplicado à educação.

Conceitos e dimensões dos aspectos ambiental, social e governança corporativa (ESG em inglês). Comportamento ético individual e das empresas, considerando ambientes multiculturais e complexos. Estratégia, criação de valor e vantagem competitiva das organizações ESG. Compliance, accountability e reflexos na gestão ESG. Implementação da gestão ESG. Riscos e impactos da tomada de decisão. Aspectos legais e instrumentos do sistema ESG. Tendências para o futuro das organizações ESG.

Análise macro ambiental e estrutural de indústrias – de natureza qualitativa e quantitativa. Avaliação das forças e fraquezas de uma organização e de ações relacionadas ao aproveitamento de oportunidades e prevenção de ameaças. Missão, objetivos empresariais, visão baseada em recursos e suas implicações para a implementação de estratégias competitivas. Estratégias genéricas e decisões de posicionamento competitivo. Mensuração do desempenho empresarial.

As Recompensas Financeiras como um sistema da Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Princípios gerais da Gestão da Remuneração. Sistema de Remuneração Tradicional. Remuneração Estratégica. Benefícios. Remuneração Total. Construção das Estruturas Salariais. Avaliação global dos sistemas de recompensas da organização.

Desafios e oportunidades de Rh na transformação digital: novas práticas e competências essenciais para o contexto. Gestão de Competências (GC) na era digital: soft skills x hard skills. Arquitetura de GC: conceitos chave. Desdobramentos da GC: Mapeamento de Competências: como fazer. Principais características e aplicações. Correlação da GC com captação, desenvolvimento, seleção e avaliação de pessoas. O papel das organizações e dos indivíduos no gerenciamento da carreira. Os desafios e competências do profissional de RH nas relações de poder. Planos de carreira como estratégia de retenção.

Desafios do mundo contemporâneo. Conceitos de liderança desenvolvidos e aplicados ao longo do tempo até Liderança na indústria 4.0. Liderança, Segurança Psicológica e a criação de ambientes de aprendizagem. As passagens da liderança: de gerenciar a si mesmo a gestor corporativo. Competências do líder na contemporaneidade. Programas de desenvolvimento da liderança e sucessão gerencial. O líder coach e a Formação de equipes de alta performance. Liderança e os temas da contemporaneidade: diversidade cultural e inclusão, assédio moral, aspectos psicossociais do trabalho e qualidade de vida.

A transformação digital e as mudanças em RH, a evolução dos dados e a cultura data driven nas Organizações. O conceito de People Analytics. Os dados e sua utilização na compreensão de padrões de comportamento. A adoção da tecnologia na análise dos dados – Big Data, IA, Machine Learning. Tipos de análise e conceitos estatísticos mais usados em People Analytics. A governança de dados de pessoas. Ética e Compliance na utilização de dados sensíveis.

O alinhamento da Estratégia de Recursos Humanos à Estratégia de Negócios é condição fundamental para que RH fortaleça seu papel estratégico na organização. Compreender as mudanças no ambiente externo e interno da organização e direcionar as ações de RH através de um bom diagnóstico, indicadores de desempenho e métricas adequadas são requisitos necessários para o alcance dos objetivos de negócio. O uso estratégico dos dados para o planejamento e tomada de decisão em RH pode subsidiar decisões de investimentos e esforços com evidências científicas, dados e fatos, dando mais credibilidade as ações de RH.

Reforma Trabalhista. Empregados Hipersuficientes. Mudanças nas Negociações Individuais de Trabalho. Arbitragem. Mudanças nas Negociações Coletivas de Trabalho e Flexibilização. Vínculo de Emprego. Pejotização. Terceirização. Contrato de autônomo. As principais mudanças e tendências da legislação trabalhista.  Acordos Preventivos no Contrato de Trabalho. Meio ambiente de trabalho. Assédio Moral. Assédio Sexual. Responsabilidade civil do empregador. Acidente de Trabalho. Acidente de Trajeto. Doenças Ocupacionais. Auxílios Previdenciários. Discriminação no ambiente de trabalho. A diversidade e a inclusão: fundamentos dos Direitos Humanos. Atitudes, percepção social, pressão social. Dimensões da diversidade nas organizações. As principais questões relativas às políticas públicas.

Cultura Ágil, contexto e fundamentos. Aplicação de valores e princípios Ágeis para o RH. Formação de times de alta performance. Gestão visual do trabalho. Organizações do aprendizado. Ecossistema de gestão de pessoas pelo viés Ágil. Ferramentas como Scrum, Kanban e OKR. Desafios de uma transformação organizacional e cultural. RH como agente de transformação.

Contexto geral e dos negócios. Ambiente e relações de trabalho. Desafios das áreas de saúde e qualidade de vida no trabalho Risco de saúde, bem-estar e segurança das pessoas:  impacto na saúde organizacional, envolvendo o clima, a cultura e o desempenho da organização como um todo. Gestão de ecossistemas para a promoção da saúde e qualidade de vida da força de trabalho e da organização. Eliminando a toxidade dos ambientes de trabalho. Práticas para criar sociedades empresariais mais humanizadas e mais sustentáveis.

Novas perspectivas e análises das funções e dos processos de gestão, a partir de uma visão crítica no contexto dos desafios atuais dos fenômenos organizacionais. O ambiente das organizações. Ética, Responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e o pensamento regenerativo. Planejamento e controle em ciclos de vida cada vez mais curtos. Estruturas e redes em ambientes complexos (s)em novas fronteiras. Desafios da Liderança e desenvolvimento de competências humanas do gestor no contexto de diversidade, mudança e inovação.

TCC

Apresentação das técnicas para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. A escolha da área temática, organização das ideias, operacionalização de conceitos, cuidados metodológicos, suporte de ideias, referências. A norma brasileira de citação bibliográfica. Pré-Requisitos: Todas as disciplinas do Núcleo Básico  

Alessandra Nogueira

Graduada em Psicologia com e Pós - Graduada em Gestão de Projetos
alessandradovalle@gmail.com
+

Ana Claudia Oliveira da Silva Pinheiro

Doutora em Administração de Empresas
ana.pinheiro@prof.iag.puc-rio.br

Carolina Losicer

Mestre em Gestão e Sustentabilidade e Pós-Graduada em Marketing
carolina.losicer@gmail.com
+

Cristina Palmeira

Mestre em Administração de Empresas. Responsável por Avaliação de Ações de Desenvolvimento e Gestão do Conhecimento na Universidade Petrobras
cristinapalmeira@yahoo.com
+

Denise Mathias Viana

Mestre em Gestão Executiva, Graduada em Administração, Pós-Graduada em Análise de Sistemas/PUC-Rio, MBA Executivo.
denise.viana@prof.iag.puc-rio.br

Eliane Leite

Coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Recursos Humanos. Mestre em Administração (PUC-Rio), Graduação em Psicologia (UERJ), Management/Kellogg/Northwestern (Chicago). The Leadership Challenge -Sonoma Leadership – CA/EUA.
eliane.leite@prof.iag.puc-rio.br

Fernanda Magalhães

MBA em Gestão de Projetos pela PUC-Rio. Coautora dos livros "RH Ágil" e "Cultura Ágil". Palestrante.
fernandamagalhaes85@hotmail.com
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Jeane Rodrigues Lucena Niemeyer

Doutora em Administração de Empresas e Graduada em Psicologia | Talent Development Consultant - LHH
jeane_lucena@prof.iag.puc-rio.br

Juliana Bracks

Pós-graduada em Direito e Graduada em Direito e Engenheira de Produção
juliana@bracks.adv.br
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Luiz Augusto Figueira

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luiza de Souza e Silva Martins

Doutora em Psicologia
luiza.martins@prof.iag.puc-rio.br

Marcos Caiado

Doutorando e mestre em Administração de Empresas. É mestre em Direito. É empresário e professor na Escola de Negócios da PUC-Rio
marcos.caiado@prof.iag.puc-rio.br

Maria Fatima Ludovico de Almeida

Doutora em Engenharia de Produção pela PUC-Rio. M.Sc. pela University of Manchester (Reino Unido) e Diplôme dÉtudes Approfondies (DEA) pela Universite dAix-Marseille III (França).
fatima.ludovico@puc-rio.br

Maria Isabel Peixoto Guimarães

Doutora em Administração de Empresas
belguimaraes@prof.iag.puc-rio.br

Patrícia Amélia Tomei

Doutora em Administração
patomei@iag.puc-rio.br

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora e Mestre em Administração de Empresas. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Psicologia.
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br

Renato Cuenca

Doutor em Administração IAG/PUC-Rio. Educador em Gestão e Liderança, Soft Skills Coach, Executive Mentor e Pesquisador Comportamento e Cultura Organizacional.
renatocuenca@puc-rio.br

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em entrevista, por telefone ou por aplicativo de videoconferência, com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. Ao realizar a inscrição, será agendada a data da entrevista e, posteriormente, informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês, ainda que por meio do uso de tradutores eletrônicos.

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