MBA ON-LINE
ESG MANAGEMENT
 MBA ON-LINE
ESG MANAGEMENT

Avise-me

PRÓXIMA TURMA

13 de agosto de 2024

Inscrições abertas!

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 420 horas com 18 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Terças e quintas, das 19h às 21h

INVESTIMENTO

R$ 25.800,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.137,78. (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25​% para matrículas até 11/06/24;
  • 20% para matrículas até 12/06/24 a 02/07/24;
  • 15% para matrículas até 03/07/24 a 23/07/24;
  • 10% a partir de 24/07/24.

Matrículas antecipadas para demais candidatos:

  • 15% para matrículas até 11/06/24;
  • 10% para matrículas até 12/06/24 a 02/07/24;
  • 5% para matrículas até 03/07/24 a 23/07/24.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

FOLDER DIGITAL

 

 1 Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

Faça sua inscrição

No MBA Online ESG Management são apresentados os conceitos e técnicas para avaliar inserção das empresas na sociedade, seus impactos e vulnerabilidades socioambientais. O curso se pauta em indicadores e metas objetivas que norteiam a ação das empresas, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e metas de emissões de gases de efeito estufa, que devem ser observados na tomada de decisão tanto para evitar riscos como para captar oportunidades de negócios. Neste sentido são discutidos fatores ambientais, sociais e de governança (ESG em inglês), que devem nortear tanto as estratégias das empresas como os processos de inovação.

O curso de 420hs será oferecido em formato inteiramente online, com 50% de carga síncrona dividida em quatro principais blocos:

  • Governança e Valor;
  • Stakeholders e Inclusão;
  • Meio-ambiente e Mudanças Climáticas;
  • Novos Modelos de Negócios.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Capacitar executivos a:

  • Desenvolver negócios e buscar oportunidades com visão integrada da inserção na sociedade.
  • Analisar oportunidades e riscos com ferramentas objetivas.
  • Gerenciar negócios com vistas a objetivos de médio e longo prazos, dando atenção ao processo de transição dos negócios e as necessidades de curto prazo.

 

PÚBLICO-ALVO

O curso se destina a um público bastante amplo. Inclui: profissionais e gestores das mais diversas áreas das empresas (dentre elas as áreas de sustentabilidade e de relação com investidores), consultores e gestores de portfólio que queiram entender a abrangência do conceito de sustentabilidade empresarial e critérios de avaliação ESG. Por fim, profissionais que almejam uma transição de carreira para essas áreas

 

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

PODCAST ESG

Ouça o Podcast sobre ESG com a professora Renata Brito, coordenadora do MBA On-line ESG Management.

Renata Brito alerta que empresas que não estejam em sintonia com questões ambientais, sociais e de governança podem ir à falência. Para a professora, as empresas que estavam conectadas com essas questões tiveram mais capacidade de resposta à pandemia, fazendo mudanças e orquestrando recursos, demonstrando maior resiliência e preparo para novos desafios da sociedade, que estão por vir.

OUÇA O PODCAST

 

COORDENAÇÃO

Marcos Cohen
Doutor (2007) e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2007). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.
mcohen@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Patrícia C. Berardi
Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP/FGV ( Linha Ética nas Organizações).
pat.c.berardi@gmail.com
> Currículo Lattes

Renata Peregrino de Brito
Doutora em Administração de Empresas e Pós-Doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.
renata.brito@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Tenha acesso ao Programa do MBA ESG Management preenchendo o formulário abaixo:

RECEBA O PROGRAMA DE DISCIPLINAS POR E-MAIL

Andreia Marques

Doutora em Desenvolvimento Econômico pela TU Delft (Holanda) e pela Unicamp. Economista. Bacharel em Direito. MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e em Gestão do Terceiro Setor pela Faccamp.

Angela Rita Franco Donaggio

Doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (FD-USP). Mestre em Direito dos Negócios e Desenvolvimento Econômico e Social (FGV-SP)

Beatriu Canto Sancho

Doutora em Economia - The London School of Economics and Political Science (Londres, Inglaterra, 2004). Mestre em Economia e Finanças pelo CEMFI (Banco de España, Madri, Espanha, 1998).

Cid Alledi Filho

Doutor pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Administração de Empresas pela UFRJ.

Denise Kronemberger

Gerente de Relações Institucionais | Presidência do IBGE. Doutora (2003) e Mestre (1998) em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela UFF. Especialista em Planejamento Ambiental pela UFF (1992).

Fábio de Oliveira Paula

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio ( linha de pesquisa: Estratégia (2017). Bolsista FAPERJ Doutorado-Sanduíche entre 09/2016 e 08/2017. Realizou pesquisas acadêmicas na Aalto University School of Business (Helsinque, Finlândia).

Gabriel Mendes Borges

Mestre e Doutor em Demografia pela Universidade da Califórnia, Berkeley (2018). Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE (2009).

Leonardo Lima Gomes

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (ênfase Finanças) na PUC-Rio (2002; 1998). Graduação em Engenharia Mecânica (ênfase Produção e Materiais) na UFES (1995).

Luciana Stocco Betiol

Doutora em Efetividade do Direito (2013) pela PUC-SP. Mestre em Direito Civil pela PUC-SP (2008). Master em Direito Ambiental pela Universidad Complutense de Madrid (2005).

Marcello de Miranda Borio

Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis - PPSIG (UFF), Mestre em Sistemas de Gestão com ênfase em Estratégia, Inovação e Negócios de Impacto pela LATEC/UFF

Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva

Doutor e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro pela UERJ (1986).

Marcos Cohen

Doutor (2007) e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2007). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.

Mariana de Queiroz Brunelli

Doutora em Administração de Empresas PUC-Rio, com tese sobre Liderança no contexto do Empreendedorismo Social. Mestre pela mesma instituição, com ênfase em Redes e Alianças Estratégicas.

Mariana Kohler Pereira

Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Fundadora e Diretora da Em Roda Estratégia e Sustentabilidade.

Martim Francisco de Oliveira e Silva

Doutorado (2009) e Mestrado (1991) em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Engenheiro no BNDES.

Patrícia C. Berardi

Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP/FGV ( Linha Ética nas Organizações).

Renata Geórgia Motta Kurtz

Doutora e Mestre em Administração de Empresas. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Psicologia.

Renata Loew Weiss

Mestre em Políticas Públicas pela Universidad Católica de Chile (PUC-Chile | 2019-2020). Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing ESPM (2001-2004)

Renata Machado Ribeiro Nunes

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Professora de Gestão de Pessoas e Diversidade na PUC-Rio.

Renata Peregrino de Brito

Doutora em Administração de Empresas e Pós-Doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.

Ricardo Mattos e Dinato

Mestrado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2013)

Ruth Espínola Soriano de Mello

Pós-Doutoranda em Design UERJ. Doutora em Sociologia. Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Especialista em Políticas Públicas e Governo. Graduada em Ciências Econômicas UFRJ.

Sergio Besserman Vianna

Mestre em Economia pela PUC-Rio. Presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Valter de Assis Moreno Jr

Ph.D. em Business Administration pela University of Michigan (2001). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993).

Wasmália Socorro Barata Bivar

Doutora em Economia Università Commerciale Luigi Bocconi, Milão-Itália (1996). Mestre (1991) e Graduada (1983) em Economia pela PUC-Rio.

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em análise de currículo e entrevista (online) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. A fase de entrevistas será em abril. Ao final dessa fase, será informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

Voltar para os cursos de MBA

Avise-me
Voltar para os cursos de MBA

Avise-me

No MBA Online ESG Management são apresentados os conceitos e técnicas para avaliar inserção das empresas na sociedade, seus impactos e vulnerabilidades socioambientais. O curso se pauta em indicadores e metas objetivas que norteiam a ação das empresas, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e metas de emissões de gases de efeito estufa, que devem ser observados na tomada de decisão tanto para evitar riscos como para captar oportunidades de negócios. Neste sentido são discutidos fatores ambientais, sociais e de governança (ESG em inglês), que devem nortear tanto as estratégias das empresas como os processos de inovação.

O curso de 420hs será oferecido em formato inteiramente online, com 50% de carga síncrona dividida em quatro principais blocos:

  • Governança e Valor;
  • Stakeholders e Inclusão;
  • Meio-ambiente e Mudanças Climáticas;
  • Novos Modelos de Negócios.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Capacitar executivos a:

  • Desenvolver negócios e buscar oportunidades com visão integrada da inserção na sociedade.
  • Analisar oportunidades e riscos com ferramentas objetivas.
  • Gerenciar negócios com vistas a objetivos de médio e longo prazos, dando atenção ao processo de transição dos negócios e as necessidades de curto prazo.

 

PÚBLICO-ALVO

O curso se destina a um público bastante amplo. Inclui: profissionais e gestores das mais diversas áreas das empresas (dentre elas as áreas de sustentabilidade e de relação com investidores), consultores e gestores de portfólio que queiram entender a abrangência do conceito de sustentabilidade empresarial e critérios de avaliação ESG. Por fim, profissionais que almejam uma transição de carreira para essas áreas

 

MEDALHA E CERTIFICADO

Ao final do curso, o aluno que for aprovado em todos os créditos receberá uma Medalha Digital registrada em Blockchain e o Certificado do MBA.

 

 

 

 

Imagem ilustrativa da Medalha Digital

 

PODCAST ESG

Ouça o Podcast sobre ESG com a professora Renata Brito, coordenadora do MBA On-line ESG Management.

Renata Brito alerta que empresas que não estejam em sintonia com questões ambientais, sociais e de governança podem ir à falência. Para a professora, as empresas que estavam conectadas com essas questões tiveram mais capacidade de resposta à pandemia, fazendo mudanças e orquestrando recursos, demonstrando maior resiliência e preparo para novos desafios da sociedade, que estão por vir.

OUÇA O PODCAST

 

COORDENAÇÃO
Marcos Cohen
Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.
Patrícia C. Berardi
Patrícia C. Berardi
pat.c.berardi@gmail.com
Lattes
Doutora em Administração de Empresas e Pós-doutorada em Engenharia.
Renata Peregrino de Brito
Renata Peregrino de Brito
renata.brito@iag.puc-rio.br
Lattes
Doutora em Administração de Empresas e pós-doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.

PRÓXIMA TURMA

13 de agosto de 2024

Inscrições abertas!

PRÉ-REQUISITO

Curso de graduação em qualquer área e domínio da leitura em inglês

CARGA HORÁRIA | DURAÇÃO

A carga horária mínima do programa é de 420 horas com 18 meses de duração

AULAS/HORÁRIOS

Terças e quintas, das 19h às 21h

INVESTIMENTO

R$ 25.800,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.137,78. (Juros 0,5%)

CONDIÇÕES ESPECIAIS NÃO CUMULATIVAS

Matrículas antecipadas para Ex-alunos PUC-Rio1 e Empresas Parceiras2:

  • 25​% para matrículas até 11/06/24;
  • 20% para matrículas até 12/06/24 a 02/07/24;
  • 15% para matrículas até 03/07/24 a 23/07/24;
  • 10% a partir de 24/07/24.

Matrículas antecipadas para demais candidatos:

  • 15% para matrículas até 11/06/24;
  • 10% para matrículas até 12/06/24 a 02/07/24;
  • 5% para matrículas até 03/07/24 a 23/07/24.

Temos também pacotes exclusivos especiais para empresas, consulte-nos para mais informações.

CONTATO

Informações ou dúvidas, entre em contato com a Secretaria
do IAG PUC-Rio: (21) 2138-9240 | contato@iag.puc-rio.br
WhatsApp: 21 99452-7756

FOLDER DIGITAL

 

 1 Desconto válido para ex-alunos PUC-Rio que concluíram os cursos de:

  • Especialização (360h), Graduação, Mestrado e Doutorado

  • Formação e Aperfeiçoamento do IAG PUC-Rio (mínimo  180h)

2Verifique junto à secretaria do IAG se sua empresa está cadastrada como empresa parceira.

Tenha acesso ao Programa do MBA ESG Management preenchendo o formulário abaixo:

RECEBA O PROGRAMA DE DISCIPLINAS POR E-MAIL
Andreia Marques


Andreia Marques
andreiamarquesp@gmail.com
Doutora em Desenvolvimento Econômico pela TU Delft (Holanda) e pela Unicamp. Economista. Bacharel em Direito. MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e em Gestão do Terceiro Setor pela Faccamp.
Em 2000 alinhou projetos e paixões pessoais com a carreira profissional passando a atuar como profissional da área de Sustentabilidade em grandes empresas e ONGs como CPFL Energia, Medley Farmacêutica e BP Biocombustíveis além do CDI Campinas. Atualmente é Head de ESG na AGV Gestão onde coordena projetos nas áreas de Diagnóstico e Construção da Estratégia ESG, Engajamento de Stakeholders, Programas de Desenvolvimento Local, Análise de Riscos e Oportunidades Socioambientais (ESG), Capacitação de Conselhos e Conselheiros para a Gestão ESG e Certificações Sociais. Coordena o grupo de ESG do capítulo SP-interior do IBGC. É conselheira de organizações não governamentais e mentora para temas Socioambientais na Baita Aceleradora de Startups em Campinas.
Angela Rita Franco Donaggio


Angela Rita Franco Donaggio
angela@virtuouscompany.com
Doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (FD-USP). Mestre em Direito dos Negócios e Desenvolvimento Econômico e Social (FGV-SP)
Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Palestrante e Consultora em ESG, Ética e Diversidade, Inclusão & Pertencimento. Criadora do Programa FemLeader para mulheres na liderança, e Coordenadora do Programa Lideranças Virtuosas, ambos da @Virtuous Company. Foi consultora de Internal Audit, Regulatory Compliance Services da KPMG Risk Advisory Services no Brasil e Coordenadora do Audit Committee Institute da KPMG no Brasil e Coordenadora de Projetos do IBGC tendo participado ativamente de Comissões que elaboraram documentos referência de governança corporativa no Brasil. Professora do curso para Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Fundação Dom Cabral (FDC). Professora de pós-graduação da PUC-Rio, FGV, FIA, LCA e PUC-Minas. Membra da Comissão de Pessoas do IBGC, Conselheira do Instituto Pactuá e Embaixadora The Female Lead no Brasil. Fundadora e integrante dos Grupos de Estudos em Direito e Diversidade da FGV e FACAMP. Professora Assistente em Direito Comercial (PAE) da Universidade de São Paulo - USP (2013). Autora de artigos e livros em Governança, ESG, Diversidade, Cultura Ética e Direito Societário. Possui experiência no aprimoramento de Modelos de Governança, Compliance e Diversidade de diversas empresas. Fluente em inglês, italiano, francês e espanhol.
Beatriu Canto Sancho


Beatriu Canto Sancho
beacanto@gmail.com
Doutora em Economia - The London School of Economics and Political Science (Londres, Inglaterra, 2004). Mestre em Economia e Finanças pelo CEMFI (Banco de España, Madri, Espanha, 1998).
Bacharel em Administração e Economia na Universitat Pompeu Fabra, (Barcelona, Espanha, 1996). Ampla experiência nas áreas de Economia e Finanças, com interesse em Negócios de Impacto Social. Conciliou trabalho no setor privado com o ensino em universidades ou escolas de negócios. No setor privado, atuou como Consultora de Investimentos e Gerente de Projetos, colaborando com Instituições Financeiras e Fundos de Pensões. Desde 2018, tem se dedicado ativamente aos temas relacionados aos Negócios de Impacto Social, tendo realizado as seguintes atividades: Pesquisa (grupo pesquisa Social Impact Bonds no Brasil), Facilitadora de Oficinas (Incubadora Asplande e Social Starters), Ecossistema Negócios Impacto Social no Rio de Janeiro (Rio de Impacto) e Comités de Avaliação (FAPERJ, Edital 10/2018). Tem administrado aulas nas seguintes instituições: London School of Economics (UK), Universitat Pompeu Fabra (Espanha), CEU escola de Negócios (Espanha), PUC Rio de Janeiro (Brasil). Fluente em espanhol, inglês e português.
Cid Alledi Filho


Cid Alledi Filho
cid.alledi@gmail.com
Doutor pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Administração de Empresas pela UFRJ.
Professor de disciplinas ligadas à Ética nos Negócios, Diálogo e Engajamento, Liderança, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Governança Organizacional, Responsabilidade Social e Sustentabilidade nos cursos de pós-graduação da UFF, UFRJ, UNICAMP e IBMEC e de cursos abertos no UniEthos e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Coautor dos livros: "Introdução à Engenharia de Produção"; "Transparência nos Negócios e nas Organizações: os desafios de uma gestão para a sustentabilidade"; “Responsabilidade Social - Construindo o Caminho Para a Sustentabilidade nas Organizações?” e "Cuidado e Sustentabilidade". Idealizador e facilitador do INOVARSE, evento sobre Responsabilidade Social e Sustentabilidade (www.inovarse.org). Membro do grupo de trabalho ABNT-ISO de Responsabilidade Social, responsável pela construção das normas NBR 16001 e ISO 26000, categoria apoio SSRO (Academia, Acreditadores, Consultores e outros). Palestrante e Sócio-Gerente da Núcleo Ético, Consultoria Organizacional em Diálogo, Ética, Transparência, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Promotor e Coordenador de diversos eventos profissionais e acadêmicos em nível nacional e internacional. Autor do blog “Drops de Sustentabilidade”.
Denise Kronemberger


Denise Kronemberger
denise.kronemberg@gmail.com
Gerente de Relações Institucionais | Presidência do IBGE. Doutora (2003) e Mestre (1998) em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela UFF. Especialista em Planejamento Ambiental pela UFF (1992).
Licenciada e Bacharel em Geografia pela UFF (1990/1991). Autora do livro "Desenvolvimento Local Sustentável: uma abordagem prática", publicado pela Editora Senac. Autora de livros didáticos, é reconhecida por sua contribuição em livros didáticos sobre o Estado do Rio de Janeiro, bem como em capítulos de livros e artigos em revistas científicas dedicados ao tema Desenvolvimento Sustentável. É Professora Colaboradora do Doutorado em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, na Universidade Aberta de Portugal (UAB Portugal) e Professora Colaboradora do MBA ESG Management no IAG PUC-Rio. Representa o IBGE no Comitê Interinstitucional do CNJ para a Agenda 2030. Representa o IBGE como co-chair no Grupo da ONU de Especialistas Interagências para os Indicadores ODS (IAEG-SDGs/UNSD), no Grupo da ONU para Mensuração da Cooperação Sul-Sul (UNCTAD). Participou do grupo de Especialistas em Estatísticas Ambientais da ONU, do grupo de trabalho em Indicadores Ambientais da ILAC - Iniciativa Latino-Americana e Caribenha para o Desenvolvimento Sustentável e do grupo de trabalho em Estatísticas Ambientais da CEA/CEPAL. Foi professora colaboradora do curso de Análise Ambiental e Gestão do Território, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE).
Fábio de Oliveira Paula


Fábio de Oliveira Paula
fabioop@iag.puc-rio.br
Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio ( linha de pesquisa: Estratégia (2017). Bolsista FAPERJ Doutorado-Sanduíche entre 09/2016 e 08/2017. Realizou pesquisas acadêmicas na Aalto University School of Business (Helsinque, Finlândia).
Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2006). Graduado em Engenharia de Computação pela mesma Universidade (2001). Realiza pesquisas e possui artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais de alto impacto e em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Gestão da Inovação, Estratégia e Redes de Alianças. Gerente de Projetos com certificação PMP, trabalhou como Gerente de Projetos e Processos e foi responsável por treinamento in-company em empresas de várias indústrias, como varejo, comércio exterior, marketing, educação, tecnologia da informação e petróleo e gás por 13 anos. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio.
Gabriel Mendes Borges


Gabriel Mendes Borges
gmendesb@hotmail.com
Mestre e Doutor em Demografia pela Universidade da Califórnia, Berkeley (2018). Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE (2009).
Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006). Atualmente é Pesquisador em Informações Geográficas e Estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Co-fundador do Observatório Latino-Americano de Censos de População, OLAC (https://observatoriocensal.org/). Foi tesoureiro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) na gestão 2013-2014 e Secretário Administrativo e de Finanças da Associação Latino-Americana de População (ALAP) de 2019 a 2022. Trabalhou como Assistente de Pesquisa (Country Specialist) no projeto Human Mortality Database (https://www.mortality.org/) de 2015 a 2018. Suas áreas de interesse são: Projeções Populacionais, Mortalidade, Fecundidade, Métodos Demográficos, Censos Demográficos, Pesquisas Domiciliares e Previdência.
Leonardo Lima Gomes


Leonardo Lima Gomes
leonardolima@iag.puc-rio.br
Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (ênfase Finanças) na PUC-Rio (2002; 1998). Graduação em Engenharia Mecânica (ênfase Produção e Materiais) na UFES (1995).
É professor assistente do Departamento de Administração (IAG PUC-Rio), onde ministra as disciplinas de Finanças da Energia, Economia da Energia e Finanças Corporativas. É um dos coordenadores do Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do IAG (NUPEI), e trabalha nas seguintes linhas de pesquisa: Aplicação de Opções Reais em Energia e Infraestrutura, Análise de Decisão Aplicada a Negócios de Energia e Infraestrutura, Finanças da Energia e Governança Corporativa em Empresas de Energia e Infraestrutura. Atua no ensino, pesquisa e desenvolvimento em finanças, com ênfase nas áreas de Blockchain, Finanças Descentralizadas (DeFi), Finanças em descarbonização e transição energética. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Blockchain para Negócios e Energia (Ledger Labs). Atualmente é Diretor do Instituto Gênesis. Foi diretor do IAG PUC-Rio (2019 a 2023), Coordenador do Mestrado Profissional em Administração de Empresas PUC-Rio (2016 a 2018) e Coordenador da Área de Finanças no IAG PUC-Rio (2011 a 2013) . Publicou mais de 30 artigos em periódicos científicos, entre eles periódicos tradicionais de Energias Renováveis/Economia da Energia como Energy Economics, Renewable Energy, Energy Policy, Journal of Cleaner Production, Wind Energy, Renewable and Sustainable Energy Reviews e International Journal of Energy Sector Management. Coordena(ou) diversos projetos patrocinados por agências de fomento à pesquisa e desenvolvimento no Brasil, assim como pela indústria.
Luciana Stocco Betiol


Luciana Stocco Betiol
Doutora em Efetividade do Direito (2013) pela PUC-SP. Mestre em Direito Civil pela PUC-SP (2008). Master em Direito Ambiental pela Universidad Complutense de Madrid (2005).
Especialista em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Coordenadora executiva no FGVEthics - Centro de Estudos em Ética, Transparência, Integridade e Compliance. Consultora externa no escritório Furriela Advogados.Sustentabilista.
Marcello de Miranda Borio


Marcello de Miranda Borio
marcelloborio@gmail.com
Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis - PPSIG (UFF), Mestre em Sistemas de Gestão com ênfase em Estratégia, Inovação e Negócios de Impacto pela LATEC/UFF
Possui MBA em Organização e Estratégia (UFF) e em Administração pela Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador membro do GECOPI (Grupo de Pesquisa em Conhecimento, Pessoas e Inovação) da Escola de Engenharia/UFF. Conselheiro de Administração, formado pelo IBGC e Mentor de Negócios certificado pela ABMEN. É Diretor do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF), reeleito por 6 mandatos. É Sócio fundador da L6 Capital Partners e Intelix Soluções, empresas de Consultoria. Foi Diretor da ABRAFARMA (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). Com mais de 25 anos de experiência como Executivo de Organizações de Varejo e Produtos de Consumo, e como Consultor de Estratégia e Gestão em diversas organizações nos segmentos de Varejo, Farmacêutico, Bens de Consumo, Tecnologia da Informação e Consultoria.
Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva


Marcelo Ghiaroni Albuquerque e Silva
ghiaroni@prof.iag.puc-rio.br
Doutor e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro pela UERJ (1986).
Atua há mais de 20 anos na área acadêmica como professor da PUC-Rio onde leciona, atualmente, Logística e Operações em cursos de Graduação e Pós-Graduação (MBA). Além disso, é Professor convidado da Fundação Dom Cabral e Instrutor e Coordenador de Área de estudos no Centro de Instrução Almirante Newton Braga (CIANB/Marinha do Brasil). Foi Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desempenhou por aproximadamente 30 anos, diversos cargos na Marinha do Brasil, sempre relacionados a logística e orçamento, destacando-se a direção de 2 órgãos de apoio logístico: Depósito de Subsistência (2009) e Centro de Munição (2011-2012). Concluiu o Curso de Política e Estratégia Marítimas (equivalência à Doutor em Ciências Navais) na Escola de Guerra Naval (EGN) em 2013. Possui curso de Especialização em Gestão Internacional (2013) e MBA em Gestão Empresarial (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) e Especialização em Administração e Logística de Material (1999) pela UERJ. Cursou os seguintes programas internacionais na área de logística: Integrated Logistic Support and Through Life Support Course, ministrado pela Cranfield University no Rio de Janeiro (2014); International Senior Logistical Officers Course, ministrado pelo Norwegian Defence International Centre (NODEFIC) na Noruega (2010) e International Management Defense Course, ministrado pela Navy Postgraduate School (NPS) nos E.U.A (2003).
Marcos Cohen


Marcos Cohen
mcohen@iag.puc-rio.br
Doutor (2007) e Mestre (1998) em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2007). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.
Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). É professor assistente do Quadro principal do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É líder de tema sobre Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa na Divisão de Estratégia da ANPAD. Participa do Conselho Consultivo do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio. Desenvolve duas linhas de pesquisa: 1) Estratégias para a Sustentabilidade de Organizações Públicas e Privadas; 2) Empreendedorismo Sustentável. Dentro dessas linhas de Pesquisa tem abordado principalmente os seguintes temas: Linha 1) Gestão participativa de unidades de Conservação Ambiental, Ecoturismo em Parques Naturais; Impactos de grandes eventos sobre a Sustentabilidade das Cidades; Implementação de Estratégias Competitivas e Colaborativas para a Sustentabilidade em Empresas; medição da Sustentabilidade Empresarial; Linha 2) Mapeamento e Análise de Redes de Econegócios.
Mariana de Queiroz Brunelli


Mariana de Queiroz Brunelli
maribrunelli@gmail.com
Doutora em Administração de Empresas PUC-Rio, com tese sobre Liderança no contexto do Empreendedorismo Social. Mestre pela mesma instituição, com ênfase em Redes e Alianças Estratégicas.
Bacharel em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda pela ECO/UFRJ. Foi pesquisadora do Núcleo de Estudos em Organizações e Sustentabilidade (NEOS), do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEMP) e do Núcleo de Ética e Realidade Atual (ERA), todos na PUC-Rio. Atua como Consultora no Ecossistema de Negócios de Impacto Socioambiental Brasileiro. Interesses de pesquisa e atuação profissional nas interseções dos temas: Impacto Socioambiental, Desenvolvimento Sustentável, Empreendedorismo, Liderança, Redes Estratégicas e Ética nas Organizações. Mais de 15 anos de experiência executiva nas áreas de Gestão, Marketing e Responsabilidade Social em empresas de diferentes setores, nacionalidades e portes.
Mariana Kohler Pereira


Mariana Kohler Pereira
marianakohlerp@gmail.com
Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Fundadora e Diretora da Em Roda Estratégia e Sustentabilidade.
Professora e palestrante convidada em cursos de Pós-Graduação e de Curta Duração em instituições como UFRJ, IBMEC, Instituto Ethos e IAG PUC-Rio, onde é professora do Curso Online de Gestão Integrada ESG. Consultora com mais de 20 anos de experiência em Sustentabilidade Empresarial. Liderou projetos em organizações como Vale, BW Energy, NTS, Norsul, RD (Raia Drogasil), BID, Alpargatas, Grupo Volkswagen, Track&Field e Veirano Advogados. Autora, Palestrante e Jurada do Prêmio Eco da AMCHAM. Conselheira ESG da ANGC (Associação Nacional de Gestores de Contratos). Atuou em projetos multistakeholders em empresas privadas, Consultoria Empresarial e Terceiro Setor como: Repsol-YPF, Bureau Veritas, Grupo Invepar (rodovias, mobilidade urbana e aeroportos), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e Fundação Roberto Marinho. Como Consultora, participou e liderou projetos para grandes organizações como: Fundação Grupo Volkswagen, Coca-Cola FEMSA, AngloGold Ashanti, Zara Inditex, BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, ABIT, UniEthos, APEX, Solidariedade Network, Sesi, Shell e C&A.
Martim Francisco de Oliveira e Silva


Martim Francisco de Oliveira e Silva
martim.francisco@prof.iag.puc-rio.br
Doutorado (2009) e Mestrado (1991) em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Engenheiro no BNDES.
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Atua como Engenheiro no BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e como professor da PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Patrícia C. Berardi


Patrícia C. Berardi
pat.c.berardi@gmail.com
Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP/FGV ( Linha Ética nas Organizações).
Professora e pesquisadora Pós-Doc em Engenharia do Ambiente junto à FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Atua na área de Sustentabilidade e Gestão Socioambiental como Coordenadora e Professora convidada dos cursos de extensão da FGV (MBA In Company e GVPEC), do IAG PUC-Rio e FIA. Professora convidada do curso de pós-graduação do SENAC. Professora Assistente da ESPM. Atualmente é membro colaborativo do LEPABE - Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, da Universidade do Porto; do GVCelog - Centro de Excelência e Logística e Supply Chain da EAESP/FGV; do NEOS (Núcleo de Estudos em Organizações e Sustentabilidade da PUC-Rio). Principal Responsável pelo curso de Gestão Ambiental do Instituto do Legislativo Paulista - ILP da Assembleia Legislativa de São Paulo. Foi pesquisadora-bolsista do CNPq e integrante da equipe de pesquisadores do Centro de Estudo em Sustentabilidade - GVces - FGV/EAESP e da equipe do Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE. Palestrante em diversos eventos e cursos de capacitação em empresas como Arcos Dourados, CETESB, Sabesp, Saint Gobain, Marcopolo, Bradesco, Itaú, Santander, Febraban, Prodam, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Caixa Econômica Federal, Sicred, entre outras. Trabalhou em 4 multinacionais, tendo iniciado a vida profissional em auditoria e consultoria pela Arthur Andersen S/C com enfoque em empresas do mercado financeiro. Atuou como analista de crédito na Seguradora Brasileira de Fianças - Banco Pactual. Após 12 anos atuando junto ao mercado financeiro, versou dedicação a projetos sociais, tendo ajudado a fundar a Associação Meu Direito de Crescer.
Renata Geórgia Motta Kurtz


Renata Geórgia Motta Kurtz
renatakurtz@prof.iag.puc-rio.br
Doutora e Mestre em Administração de Empresas. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Psicologia.
Pesquisadora de Desenvolvimento de Pessoas, Equipes e Organizações, especialmente em Diversidade e Inclusão, Comunicação e Competências Socioemocionais. Sócia da Livre Docência Tecnologia Educacional e Consultora de RH. Professora na UERJ e na PUC-Rio. Vice-Coordenadora do MBA Diversidade e Impacto Social do IAG PUC-Rio. Instrutora de Mindfulness, certificada pela MTI e associada à ABRAMIND. Facilitadora certificada na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® em Billund/Dinamarca. Treinadora Especialista em Comunicação Não-Violenta, com treinamentos e trabalhos realizados com o Center for Nonviolent Communication (CNVC). Atualmente em processo de certificação em Comunicação Não-violenta pela mesma instituição. Com experiência em Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tem atuado na concepção e Coordenação de Soluções Educacionais Corporativas para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do RJ, STJ, TJDF, TRE, Justiça Federal, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil, Oi, IRB, ICATU, DNV, Dannemann, Flowserve, Golden Cross, Instituto Reação, MANE, Forship Engenharia, RINA e Vivian Festas.
Renara Loew Weiss


Renara Loew Weiss
reloew@gmail.com
Mestre em Políticas Públicas pela Universidad Católica de Chile (PUC-Chile | 2019-2020). Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing ESPM (2001-2004)
É Coordenadora de Lideranças do Instituto Arapyaú. Atuou em iniciativas pioneiras de Desenvolvimento Sustentável, como na concepção da metodologia do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces), e na criação do Instituto Semeia. Escreveu estudo de caso sobre as controvérsias do óleo de dendê (palm oil) na Malásia e na Indonésia para o INSEAD, destacado entre os casos mais populares da instituição, sobre Estratégia Empresarial para a PUC-Chile e sobre Impacto Social no blog da Exame com o Insper Metricis.
Renata Machado Ribeiro Nunes


Renata Machado Ribeiro Nunes
rmachado@iag.puc-rio.br
Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Professora de Gestão de Pessoas e Diversidade na PUC-Rio.
Graduada em Administração de Empresas pela UERJ. Professora Universitária e de Cursos de Extensão, nas modalidades abertos ou In Company, nas disciplinas de Administração de Empresas. Consultora, Coach, Pesquisadora nas áreas de Subjetividade, Carreira, Comportamento Organizacional e Relações de Trabalho. Promove projetos de Treinamentos Corporativos no IAG PUC-Rio. Consultora na área de Organizações. Sólida experiência em Recursos Humanos adquiridas nos Jornais O Globo, Extra, Diário de SP, Expresso e no site Globo OnLine. Experiência de cinco anos em banco de varejo.
Renata Peregrino de Brito


Renata Peregrino de Brito
renata.brito@iag.puc-rio.br
Doutora em Administração de Empresas e Pós-Doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.
Professora e Pesquisadora na área de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade Corporativa. Pós-Doutorado na Universidade de St. Gallen, Suíça (2017). Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-EAESP (2011). MBA pela RSM Rotterdam School of Management – Universidade Erasmus Holanda (2005) e Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – EAESP. É Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio.
Ricardo Mattos e Dinato


Ricardo Mattos e Dinato
ricardodinato@gmail.com
Mestrado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2013)
Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005). É pesquisador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, atuando no Programa Brasileiro GHG Protocol e na CiViA - Ciclo de Vida Aplicado. Tem ampla experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), Mudanças Climáticas e Energia.
Ruth Espínola Soriano de Mello


Ruth Espínola Soriano de Mello
ruthm@prof.iag.puc-rio.br
Pós-Doutoranda em Design UERJ. Doutora em Sociologia. Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Especialista em Políticas Públicas e Governo. Graduada em Ciências Econômicas UFRJ.
Graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ (2000). Desde 2012, é professora (atualmente como Prof. Agregada nível 2) do Departamento de Administração e Gestão da PUC-Rio em disciplinas ligadas à Inovação Social, Empreendedorismo de Impacto Socioambiental, Desenvolvimento Local e Planejamento de Negócios. É Professora membro associada à Rede Academia B e da Academia ICE de Negócios de Impacto. Foi Coordenadora de negócios de Impacto Social, da Área de Cultura Empreendedora do Instituto Gênesis da PUC-Rio (incubadora). Foi Tutora da Empresa Junior da PUC-Rio de 2009 a 2018. Atuou na Coordenação Geral do Rio Criativo, programa da Secretaria de Estado de Cultura do RJ ligado à incubação de Empreendimentos Criativos do Estado. Foi Professora Conteudista e Tutora EAD do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Educação Empreendedora pelo Departamento de Educação da PUC-Rio, ação promovida pelo Sebrae Nacional em parceria com Ministério da Educação (MEC). Desenvolveu Programa de Pós-graduação em "Educação empreendedora: trabalho e contemporaneidade" pelo Departamento de Educação da PUC-Rio. Desde 2018, atua como Assessora da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ, assim como está na Coordenação do Ambulatório Social de Medicina da PUC-Rio. Em 2019, ganhou Prêmio de Melhor Prática de Ensino que contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.


Sergio Besserman Vianna
bessermanvianna@gmail.com
Mestre em Economia pela PUC-Rio. Presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Bacharel em Ciências Econômicas (1982) e Mestre em Economia (1985), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde atualmente é Professor. Além disso, é Presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica do Brasil, Economia do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico Sustentável, História do Aquecimento Global e de Mudanças Climáticas e Estatísticas Sócio-Econômicas do Brasil.
Valter de Assis Moreno Jr


Valter de Assis Moreno Jr
valkter.moreno@gmail.com
Ph.D. em Business Administration pela University of Michigan (2001). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993).
Bacharel em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1988). Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e das Faculdades IBMEC do Rio de Janeiro. É Professor Visitante da German Graduate School of Business and Law (GGS), em Heilbronn, Alemanha. Foi Coordenador Geral de Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador da Graduação em Administração das Faculdades IBMEC do Rio de Janeiro. Tem experiência profissional nas áreas de Sistemas de Informação e Gestão de Processos. Vem lecionando e desenvolvendo pesquisas sobre a Gestão Estratégica de Recursos e Capacidades Organizacionais e de TI, com foco na Geração de Valor e Competitividade para as empresas, e a Gestão de Processos de Negócio e sua integração à Gestão do Conhecimento e da Inovação.
Wasmália Socorro Barata Bivar


Wasmália Socorro Barata Bivar
Doutora em Economia Università Commerciale Luigi Bocconi, Milão-Itália (1996). Mestre (1991) e Graduada (1983) em Economia pela PUC-Rio.
Pesquisadora titular da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (1986 a 2019), no qual foi Diretora da Área de Estatísticas, de 2004 a 2011, e Presidente no período de 2011 a 2016. Eleita Presidente da Comissão de Estatísticas das Nações Unidas para os períodos de sessões de 2016 e 2017. Tem experiência em Economia Aplicada à Produção de Estatísticas Oficiais, com ênfase em Indústria e Inovação, Demografia Econômica, Economia do Trabalho, Contas Nacionais e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

SELEÇÃO

A seleção será realizada com base em análise de currículo e entrevista (online) com a coordenação do curso, considerando os objetivos profissionais do candidato. A fase de entrevistas será em abril. Ao final dessa fase, será informado ao candidato se foi ou não aprovado para ingresso no curso. Só então será feita a matrícula.

PRÉ-REQUISITOS

Curso de graduação em qualquer área e domínio de leitura em Inglês.

Voltar para os cursos de MBA