ACADEMIC GRADUATE PROGRAM
MASTER’S PROGRAM
ACADEMIC GRADUATE PROGRAM
MASTER’S PROGRAM

DURATION
The program has a duration of 24 months, or four academic semesters. During this period, students must complete the required disciplines:

  • 03 Preparation courses (00 credits each);
  • 07 Required courses (03 credits each);
  • 03 Major elective courses (03 credits each);
  • 01 free elective course (03 credits each).

In the academic semester immediately after students obtain 33 credits, they must fully dedicate themselves to the preparation of their master’s thesis. The student will then be able to enroll in the ADM 3000 – Master’s Dissertation course.

COURSE LOAD
495 hours

ACADEMIC MASTER’S PROGRAM ENROLLMENT DEADLINE
From August to October

TERM START DATE
March

CLASS/TIMETABLE
Three to four days a week, from 13h to 19h

ACADEMIC OFFICE
Secretaries: Gisele Notari e Teresa Campos

E-mail: mestradoacademico@iag.puc-rio.br

Telephone: (21) 2138-9220

Address: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro – RJ

Zip code: 22451-900

LOCATION
Gávea Campus

The program is focused on meeting the objectives of students interested in research activities and in a career in teaching, as well as on allowing them to perform in organizations and business environments.

COURSES

It provides preparation, required, and elective courses covering the four majors.

Preparation: three courses worth zero credits each, to be taken in the summer immediately before the beginning of the program. They will be under the distance tutoring modality and will be evaluated by means of a test applied at the start of term.

Required: seven required courses worth three credits each.

Electives: set of courses corresponding to the four majors: Strategy, Finance, Marketing, and Organizations.

REQUIRED NUMBER OF CREDITS

The Master’s Program requires a minimum total of 33 credits.

COORDINATORS:

Alessandra de Sá Mello da Costa
Doutora em Administração de Empresas
alessandra.costa@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

Marcus Wilcox Hemais
Doutor em Administração pela Coppead/UFRJ, Mestre e Graduado em Administração pela PUC-Rio.
marcus.hemais@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes

MESSAGES FROM ALUMNI

Preparation Courses

Ementa: O sistema de informação contábil; Método de registro das transações e eventos; Pressupostos e qualidades das informações contábeis; Regimes de competência e de caixa; Relatórios contábeis; balanço patrimonial; demonstração do resultado do exercício; mutações do patrimônio líquido; demonstração dos fluxos de caixa; demonstração do valor adicionado; demonstração do resultado abrangente; critérios de avaliação de ativos, mensuração de passivos e do patrimônio líquido; introdução à análise financeira de empresas; liquidez, endividamento, lucratividade e rentabilidade; Vantagens e limitações da análise das demonstrações contábeis;Principais Pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC; Leis 11.638/07, 11.941/09, e 12.973/04.

Bibliografia: CALDAS, Sérgio Leal. Intangíveis – o lado oculto da gestão empresarial. 1ª ed. Rio de Janeiro: Digitaliza/PUC-Rio/IAG, 2014. CALDAS, Sérgio Leal, ZANINI, Marco Túlio, ALMEIDA, Ana Luiza, MIGUELES, Carmem, BORGES, Ana Paula. Gestão integrada de ativos intangíveis. 1ª ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2017. IUDÍCIBUS, Sérgio de, MARION, José Carlos. Curso de contabilidade para não contadores. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2011. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10 ed., São Paulo: ed Atlas 2010. IUDÍCIBUS, Sergio de, MARTINS, Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade societária. 3ª e… Bibliografia Completa

Ementa: As origens do pensamento administrativo e as principais escolas da Administração.

Bibliografia: MOTTA, Fernando C. P. Teoria Geral da Administração - Uma Introdução. Edição; São Paulo: Pioneira Editora, 2006

Ementa: Conceitos básicos, métodos gráficos e numéricos para descrição de dados, cálculo de probabilidades, variáveis aleatorias discretas e variaveis aleatorias continuas.

Bibliografia: MCCLAVE, BENSON, SINCICH. Statistics for Business and Economics. Prentice Hall Inc., 10th Edition, New Jersey. SINCICH, Terry. Business Statistics by Example. Prentice Hall Inc., 5th Edition, New Jersey, 1996. ALBUQUERQUE, J.P.; FORTES, J.M.P.; FINAMORE, W.A. Probabilidade, variáveis aleatórias e processos estocásticos. Rio de Janeiro, Ed.PUC-Rio; Rio de Janeiro, Interciência, 2008. BALL, J.P. SPSS manual for introductory statistics and elementary statistics. New York, Weiss, 2007. COHEN, J. The earth is round (p<.05). American Psychologist, 49: 997-1003, 1994. DOANE, D.D., SEWARD, L.E. Estatí… Bibliografia Completa

Required Courses

Ementa: A análise estratégica compreende o estudo do ambiente da empresa assim como dos recursos e capacidades das mesmas visando atingir um dado objetivo. A estratégia corporativa expande os limites da empresa e engloba as interações com demais empresas da cadeia vertical e horizontal. Em diferentes contextos, aspectos econômicos, sociais e cognitivos vão moldar a leitura do ambiente e a tomada de decisões dentro das empresas. Na avaliação do sucesso da estratégia é importante a análise do desempenho organizacional e da competitividade das empresas no tempo.

Bibliografia: -Aguinis, H., Lazzarini, S. G., Vassolo, R. S., Amorós, J. E., & Allen, D. G. (2020). Conducting Management Research in Latin America : Why and What ’ s in It for You ? Journal of Management, XX(X), 1–22. https://doi.org/10.1177/0149206320901581 -Barney, J. B. (1986). Strategic factor markets: Expectations, luck, and business strategy. Management Science, 32(10), 1231–1241. -Barney, J. B. (1991). Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management. https://doi.org/10.1177/014920639101700108 -Barney, J. B., & Hesterly, W. S. (2008). Strategic management and competitive adv… Bibliografia Completa

Ementa: Introdução a Finanças Corporativas. Objetivos na tomada de decisões financeiras. Conceito de Valor. Análise e planejamento financeiro. Orçamento de capital e o valor da flexibilidade gerencial. Risco, retorno e valor. Custo de Capital. Administração de ativo e passivo. Decisões de dividendos e estrutura de capital.

Bibliografia: Berk, Jonathan; Demarzo, Peter. Finanças Empresariais Essencial. Porto Alegre, Bookman, 2009. Outros materiais serão disponibilizados na plataforma MOODLE do curso. Bibliografia complementar: Brealey, R., Myers, S., & Allen, F. (2011). Principles of Corporate Finance (10th ed.). New York, NY: McGraw-Hill/Irwin. Brigham, E.; Gapensky, L.C.; Ehrhardt, M.C. Administração Financeira - Teoria e Prática. São Paulo: Cengage Learning, 2012. Ross, Stephen; Westerfield, Randolph W.; Jaffe, Jeffrey F. Corporate Finance. 10a ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2012.

Ementa: Modelo de regressão linear clássico. Desenvolvimentos avançados do modelo de regressão linear clássico. Premissas e testes de diagnóstico do modelo de regressão linear clássico. Modelagem e previsão de séries temporais univariadas. Modelos multivariados. Equações simultâneas e modelos VAR. Modelagem de relações de longo prazo: raiz unitária, cointegração e modelos VEC. Modelagem da volatilidade: modelos GARCH univariados e multivariados. Modelos de variáveis dependentes binárias. Análise de dados em painel: efeitos fixos, efeitos aleatórios, testes e diagnósticos.

Bibliografia: BROOKS, Chris. Introdutory Econometrics for Finance. Cambridge University Press: Cambridge, Fourth Edition, 2019

Natureza e objetivos de marketing. A integração e inter-relação com as outras funções organizacionais. Ética e responsabilidade social. Mercados e estratégias de marketing. Comportamento do consumidor e comprador organizacional. Pesquisa de marketing e segmentação de mercado. planejamento e desenvolvimento do composto de marketing – produto, preço, distribuição e comunicação integrada de marketing.

Ementa: Questões epistemológicas e metodológicas na construção das teorias das organizações. Paradigmas nas ciências humano-sociais. Abordagens críticas aos estudos organizacionais. Questões centrais: decisão; poder e autoritarismo; cultura; mudança; ecologia; comunicação organizacional e interpessoal; interioridade e ética.

Bibliografia: ADLER, P.S.; FORBES, L. C. & WILLMOTT, H. Critical Management Studies.The Academy of Management Annals, 1:1,119-179, 2007. ASTLEY, W. G.; VAN de VEN A.H. Debates e Perspectivas centrais na teoria das organizações. In: CALDAS, M.P.; BERTERO, C.O. Teoria das Organizações. Série RAE - Clássicos. São Paulo: Atlas, 2007. BARNEY,J.; HESTERLY, W. Economia das organizações: entendendo a relação entre as organizações e a análise econômica. In: CLEGG, S.T.; HARDY, C.; NORD, W.R.; CALDAS, M.; FACHIN, R.; FISCHER, T. (Orgs) Handbook de Estudos Organizacionais: Ação e Análise Organizacionais. v.3, São Paul… Bibliografia Completa

Ementa: Amostragem (métodos e distribuições), estimadores, intervalos de confiança, testes de hipóteses, regressão linear simples e múltipla, análise de variância, séries temporais, análise de dados categóricos e estatística não paramétrica.

Bibliografia: Básica: -BLACK, K. Business Statistics: Contemporary Decision Making, Wiley, 7th Edition, 2011. -MCCLAVE, BENSON, SINCICH. Estatística para Administração e Economia. Pearson/Prentice Hall,10a Edição, 2008. Complementar: -OLSSON, U. H.; FOSS, T.; TROYE, S. V. & HOWELL, R. D. The performance of ML, GLS and WLS Estimation in Structural Equation Modeling Under Conditions of Misspecification and Nonnormality. Structural Equation Modeling, v. 7, n. 4, pp. 557-595, 2000. SCHREIBER, J. B.; STAGE, F. K.; KING, J.; NORA, A. & BARLOW, E. A. Reporting Structural Equation Modeling and -Confirmatory Factor … Bibliografia Completa

Ementa: Principais metodologias de pesquisa e suas premissas epistemológicas. Problema e processo de pesquisa. Escolha da metodologia adequada à pesquisa: positivista ou fenomenológica, empírica ou teórica. Pesquisas secundárias (bibliográfica,documental, telematizada), pesquisas de campo surveys (levantamentos), estudos de caso, pesquisa-ação, observação participante, pesquisa aplicada, pesquisa experimental. Desenvolvimento de referencial teórico, variáveis, constructos, premissas, hipóteses, proposições e suposições. Coleta, tratamento e análise de dados, métodos quantitativos e qualitativos. Construção do projeto de dissertação.

Bibliografia: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), NBR 14724. ABNT, 2008. Disponível em:http://www.each.usp.br/download/pesquisa/abnt-resumo.pdf. Acesso em 21/08/2008. PUC-Rio (2006) - DEMO, P.(1995)“Introdução” e “Demarcação Científica”. -SACCOL,A.Z. (2009) “Um Retorno ao Básico: Compreendendo os paradigmas de pesquisa e sua aplicação na pesquisa em administração”. -CRESWELL, J.W. Capítulo 1 (“Seleção de um Projeto de Pesquisa”), Capítulo 2 (“Revisão de Literatura”) Capítulo 3 (“Uso da Teoria”) Capítulo 4 Capítulo 5 (“Introdução”) Capítulo 6 (“Declaração de Objetivo”) Capítulo 7 (“Questões e Hi… Bibliografia Completa

Ementa: Desenvolvimento de diversos itens do projeto de dissertação, com críticas do professor e discussões em grupo.

Bibliografia: REMENYI, D. et al (1998). Doing Research in Business and Management. An Introduction to Process and Method. Sage Publications, Thousand Oaks, CA.

Ementa: Discussão de temas ligados às linhas de pesquisa com foco na produção acadêmica. Essa disciplina se propõe a oferecer subsídios teóricos e metodológicos que auxiliem o aluno a desenvolver pesquisa e elaborar trabalhos acadêmicos.

Bibliografia: Variável, de acordo com o aluno.

Ementa: Desenvolver os projetos de dissertação conforme a orientação descrita.

Bibliografia: REMENYI, D. et al (1998). Doing Research in Business and Management. An Introduction to Process and Method. Sage Publications, Thousand Oaks, CA.

Ementa: Desenvolver os projetos de dissertação na área de Organizações.

Bibliografia: REMENYI, D. et al (1998). Doing Research in Business and Management. An Introduction to Process and Method. Sage Publications, Thousand Oaks, CA. ALVESSON, M. SANDEBERG, J.Generating Research Questions Through Problematization. Academy of Management Review 2011, Vol. 36, No. 2, 247–271

Strategy Electives

Ementa: Fenômeno de internacionalização de empresas. Teorias úteis no entendimento do fenômeno da internacionalização. Visão geral do processo atual de internacionalização das empresas brasileiras.

Bibliografia: -Cuervo-Cazurra, A. & Un, C.A. (2004). Firm-specific and non-firm-specific sources of advantage in international competition. In: Ariño, A., Ghemawat, P., & Ricart, J.E. Creating value through international strategy. London, Palgrave Macmillan. -Rocha, A. & Almeida, V. (2006). Estratégias de entrada e de operação em mercados internacionais. In: Tanure, B. & Duarte, R.G. (org.) Gestão internacional. Rio de Janeiro, Saraiva, 2006, p. 7-17. -Vernon, R. (1993). International investment and international trade in the product cycle. In: Buckley, P.J. & Ghauri, P. The internationalization of the firm… Bibliografia Completa

Ementa: A crise socioambiental e seus desdobramentos: impactos socioambientais locais e globais decorrentes da ação humana, conceitos de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade corporativa, economia verde. Responsabilidade e gestão ambiental: legislação, licenciamento ambiental, estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ecoeficiência. Sistemas de gestão ambiental: ecoempreendedorismo e empreendedorismo sustentável. Responsabilidade Social Corporativa (RSC): modelos básicos, ética corporativa, governança da sustentabilidade.

Bibliografia: Livro-Texto 1 à. BROWN, Lester R. Eco-economia: Construindo uma economia para a Terra, Salvador: UMA. 2003. (disponível no Moodle) Livro-Texto 2 à NASCIMENTO, Luis Felipe. Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Florianópolis: CAD e UFSC, 2012.(disponível no Moodle) Livro-Texto 3 BARBIEIRI, José Carlos; CAJAZEIRA, Jorge. Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável. São Paulo: Saraiva. 2015. Bibliografia Complementar ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L.A.; Kruglianskas, I. Gestão Socioambiental: Responsabilidade e Sustentabilidade do Negócio. São Paulo: Atlas, 2009. BARBIEIRI, J. C. Ge… Bibliografia Completa

Finance Electives

Ementa: Avaliação de Projetos. Modelos estáticos e dinâmicos de Avaliação. Flexibilidade Gerencial. Opções Financeiras e Opções Reais. Modelando a Flexibilidade. Determinando Valores de Mercado. Processos Estocásticos. Modelos de Opções Reais. Simulação de Monte Carlo. Modelagem e Aplicações.

Bibliografia: Notas de aula do professor. Software: DPL 9.0 (www.syncopation.com) e @Risk 7.51 (www.palisade.com). Uma cópia de cada um destes softwares será disponibilizada para uso acadêmico dos alunos regulamente matriculados. Além das notas de aula, outros materiais poderão ser distribuídos para apoiar o estudo da disciplina. Esse material estará disponível na plataforma Moodle do curso. Bibliografia complementar: T. Copeland and V. Antikarov, Opções Reais, Editora Campus, São Paulo, 2002. § Hull, J., Options, Futures and Other Derivatives, Prentice Hall, New Jersey, 5th Edition, 2003. § Dixit, A., and … Bibliografia Completa

Ementa: Operações de “swap”; Mercados futuros e a termo; Opções: MGB, Modelo de Black&Scholes, “hedge”; Gregas. Operações Estruturadas; Árvores binomiais. Opções exóticas; Cálculo da volatilidade; Opções de taxa de juro; Derivativos de crédito; VAR e teste de estresse.

Bibliografia: John C. Hull, Options, Futures and Other Derivatives. Prentice Hall, 2015, 9th Edition. Leituras complementares serão indicadas pelo professor em sala de aula.

Marketing Electives

Ementa: Determinantes básicos do comportamento do consumidor: contribuições da antropologia, da sociologia, da economia e da psicologia. Desenvolvimento das respostas afetivas e cognitivas: percepções, atitudes, comportamentos e influências ambientais. Modelagem do comportamento do consumidor. Estratégia e prática de marketing a partir do conhecimento sobre o consumidor.

Bibliografia: LIVRO-TEXTO: PETER, J. Paul; OLSON, C. Jerry. Comportamento do Consumidor e Estratégia de Marketing, 8ª Ed. São Paulo: McGraw Hill, 2008. Textos a serem entregues ao longo do curso.

Ementa: Visão geral da mensuração e dos métodos em pesquisa de marketing. A decisão e o valor da informação. O projeto de pesquisa. Categorias de pesquisa: exploratória, descritiva, causal. Levantamento, observação e experimentos. Mensuração, escalas e instrumentos. Amostragem. Análise univariada, bivariada e multivariada.

Bibliografia: MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Foco na Decisão. São Paulo: Pearson, 3ª Ed., 2011. Bibliografia complementar: MOTTA, Paulo Cesar. Serviços: Pesquisando a Satisfação do Consumidor. Rio de Janeiro, Imprinta Express, 3a ed., 2002.

Ementa: Elementos da Difusão de Inovações, Geração de Inovações, Processo de Decisão de Adoção de Inovações, Atributos de Inovações e Taxa de Adoção, Categorias de Adotantes, Redes de Difusão. Marketing na Internet, Website Marketing, Marketing de Ferramenta de Busca, Propaganda Online, Email Marketing, Blog Marketing, Marketing de Mídias Sociais, Marketing Multimídia, Marketing em Plataformas Móveis.

Bibliografia: ROGERS, E. Diffusion of Innovations. Free Press, 5th Edition, 2003. MILLER, M. The Ultimate Web Marketing Guide. Que, 2010. Bibliografia complementar: COWART, K. O.; FOX, G. L. & WILSON, A. E. (2008). A Structural Look at Consumer Innovativeness and Self-Congruence in New Product Purchases. Psychology & Marketing, v. 25, n., pp. 1111–1130. KULVIWAT, S.; BRUNER II, G. C.; KUMAR, A.; SUZANNE, A. N. & CLARK, T. (2007). Toward a Unified Theory of Consumer Acceptance Technology. Psychology and Marketing, v. 24, n. 12, pp. 1059-1084. OH, S. H.; KIM, Y. M.; LEE, W. C.; SHIM, G. Y.; PARK, M. S. & JUNG… Bibliografia Completa

Organization Electives

Ementa: A cultura de uma organização. Como a Cultura Organizacional se ma-nifesta através de sagas, símbolos, linguagem, mitos e lendas. Como a Cultura Organizacional se manifesta através dos artefatos visíveis, as-pectos históricos, aspectos externos e processos de comunicação. A relação da cultura, estratégia organizacional e vantagem competitiva. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. A impor-tância do alinhamento cultural. Porque é difícil mudar a cultura de uma organização. A relação da cultura, mudança organizacional, liderança, comprometimento e desempenho. A mudança da Cultura e o Ciclo de Vida Organizacional. O papel da cultura nacional e/ou da cultura fami-liar na cultura organizacional.

Bibliografia: Tomei, P.A. O Que é a Cultura Organizacional? Editora Brasiliense, 2011. Tomei, P.A., Russo G, Antonaccio, Cultura Empreendedora, Ed. Office Book, 2008. Bibliografia complementar: Tomei, P.A. (org.) Cultura e Mudança Organizacional, Editora PUC-Rio,2007. Textos incluídos na Plataforma Moodle.

Ementa: As origens do pensamento administrativo e as principais abordagens organizacionais. O que é Comportamento Organizacional. A influência das Ciências do Comportamento na Administração, Satisfação e Motivação dos Empregados Valores e Personalidade. Diversidade nas Organizações. Percepção e Tomada de decisão. O que é percepção e sua importância para a gestão comportamental. O Conflito nas organizações. Enxergando o Lado Positivo do Conflito e a Negociação. Equipes de Trabalho. Liderança. Comunicação. Poder. Comprometimento Organizacional. Cultura Organizacional. Mudança Organizacional. Causas de Resistência e o Grau de Resiliência.

Bibliografia: Básica: ROBINS, S. Fundamentos do Comportamento Organizacional, 12ª edição; Editora Pearson, 2015. E textos postados na Plataforma Moodle

Ementa: Expressões do conhecimento humano: razão instrumental e substantiva, emoção e intuição. Paradigmas científicos e sociais. Epistemologias: modernismo, pós-modernismo, positivismo, pós-positivismo, teoria crítica, pensamento sistêmico, holismo, ecologia organizacional. Biologia do conhecimento. Aspectos éticos, políticos e ideológicos do conhecimento sobre as organizações. Cognitivismo gerencial e organizacional. Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem. Processo decisório nas organizações.

Bibliografia: EASTERBY-SMITH, M. LYLES, M. Introduction: Watersheds of Organizational Learning and Knowledge Management In: EASTERBY-SMITH, M. LYLES, M. The Blackwell Handbook of Organizational Learning and Knowledge Management. Blackwell Publishing, 2008. NONAKA, I. TOYAMA, R. BYOSIÉRE. A Theory of Organizational Knowledge Creation: Understanding te Dynamic Process of Creating Knowledge. In.: NONAKA, I. Handbook of Organizational Learning & Knowledge. Oxford University Press, 2001. DIBELLA, A. Organizations as Learning Portfolios. In. Easterby-Smith, M. Lyles, M. The Blackwell Handbook of Organizational Le… Bibliografia Completa

Diferentes abordagens sobre comunicação organizacional. Comunicação e organizações no Brasil. Comunicação organizacional, estratégia e poder. Comunicação, ideologia e construção de significado. Abordagens construtivistas sobre a construção da realidade organizacional. Comunicação como constitutiva da organização. Comunicação e discursos organizacionais.

Instrumental Electives

Ementa: Uso de ferramentas para para análise de dados multivariada, com uma abordagem pragmática direcionada por exemplos e casos de natureza empresarial.

Bibliografia: HAIR, BLACK, BABIN, ANDERSON. Multivariate Data Analysis. Prentice Hall Inc., 7th Edition, New Jersey, 2010. (www.mvstats.com); JOHNSON, WICHERN. Applied Multivariate Statistical Analysis . Prentice Hall Inc., 5th Edition, New Jersey, 2002.

Orçamentos e controle. Custos. Demonstrativos financei¬ros e inflação. Análise de demonstrativos financeiros para decisões de crédito, investi¬mento ou avaliação de desempenho. Sistema de informação gerencial e contabilidade. Fundamentos da contabili¬dade gerencial.

Thesis

Elaboração da Dissertação

Alessandra de Sá Mello da Costa

Doutora em Administração de Empresas

Ana Heloisa da Costa Lemos

Doutora em Sociologia

Antonio Carlos Figueiredo Pinto

Doutor em Economia

Fábio de Oliveira Paula

Doutor em Administração de Empresas

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Doutora em Administração de Empresas

Jorge Brantes Ferreira

Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.

Jorge Ferreira da Silva

Doutor em Administração de Empresas

Leonardo Lima Gomes

Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Finanças (PUC-Rio)

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Doutor em Letras

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção

Marcelo Cabús Klötzle

Pós-doutorado em Finanças Comportamentais e Doutor em Economia

Marcos Cohen

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.

Marcus Wilcox Hemais

Doutor em Administração pela Coppead/UFRJ, Mestre e Graduado em Administração pela PUC-Rio.

Patrícia Amélia Tomei

Doutora em Administração

Renata Peregrino de Brito

Doutora em Administração de Empresas e pós-doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.

Sandra Regina da Rocha Pinto

Doutora em Educação

Doutora em Administração de Empresas

Professora Associada da Área de Estudos Organizacionais do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Coordenadora da sua Pós-Graduação em Administração de Empresas (Programa Acadêmico e Profissional). Membro da Comissão Setorial de Carreira Docente do Centro de Ciências Sociais (CCS) da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Bolsista FAPERJ Jovem Cientista do Nosso Estado - 2020. Doutora em Administração pela EBAPE - Fundação Getulio Vargas, Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e Graduada em Administração e em História. Coordenadora eleita da Divisão de Estudos Organizacionais (EOR) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) para o triênio 2018-2020. Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica Estudos Organizacionais (EOR) da ANPAD para o triênio 2015-2017. Consultora de Projetos de Fomento da CAPES, CNPq e FAPERJ. Membro de Comitês de Avaliação da CAPES. Membro do Corpo Editorial dos periódicos Cadernos EBAPE.BR (FGV), Revista Organizações & Sociedade (UFBA), Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF) e Observatório Nacional de Turismo (FGV), também atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais tais como: Organization, Management Learning, Journal of Management History (JMH), Qualitative Research in Organizations and Management (QROM), Revista de Administração Pública (RAP), Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista de Administração de Empresas (RAE), Revista Organizações & Sociedade (UFBA), BAR (Brazilian Administration Review), entre outras. Líder do Grupo Pesquisa Histórica em Administração, possui interesse de pesquisa nas áreas de: (1) História, Memória e Organizações; (2) Comunicação, Identidade e Discursos Organizacionais; e (3) Teorias Organizacionais e Perspectivas Críticas.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
alessandra.costa@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutora em Sociologia

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro-IUPERJ (2003), Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1994), possui graduação em Sociologia e Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é coordenadora da área de Organizações, professora dos cursos de graduação e mestrado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Coordenadora do MBA em Gestão de Recursos Humanos da mesma Universidade. Membro do Comitê Científico da área Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR) da ANPAD, desde 2013. Tem realizado pesquisas e publicado artigos em periódicos científicos sobre os seguintes temas: comportamento organizacional, educação e inserção profissional. (Texto informado pelo autor)

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
aheloisa@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Economia

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977). É Doutor em Economia pela Escola de Pós‐Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (EPGE/FGV-Rio, 1985). Atualmente, é professor do IAG PUC-Rio. Tem experiência em trabalhos publicados na área de Administração, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Derivativos, Mercados Financeiros e Administração de Carteiras. Nos anos de 2007 e 2008, esteve licenciado da PUC-Rio e dirigiu, em São Paulo, o Instituto Educacional da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros). Nesse período, dentre as várias atividades das quais participou, foi um dos representantes da BM&F no Grupo de Trabalho coordenado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) responsável pela elaboração da “Estratégia Brasileira de Educação Financeira”. Autor dos livros “Introdução aos Derivativos” e “Finanças Internacionais”, publicados em 2002 e 2008, respectivamente, e de diversos artigos sobre derivativos em congressos nacionais e internacionais e em revistas especializadas.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
figueiredo@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, na linha de pesquisa de Estratégia (2017). Bolsista FAPERJ de Doutorado-Sanduíche entre setembro de 2016 e agosto de 2017, tendo realizado pesquisas acadêmicas na Aalto University School of Business (Helsinque, Finlândia). Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2006). Graduado em Engenharia de Computação pela mesma Universidade (2001). Realiza pesquisas e possui artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais de alto impacto e em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Gestão da Inovação, Estratégia e Redes de Alianças. Gerente de Projetos com certificação PMP, trabalhou como Gerente de Projetos e Processos e foi responsável por treinamento in-company em empresas de várias indústrias, como varejo, comércio exterior, marketing, educação, tecnologia da informação e petróleo e gás por 13 anos. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
fabioop@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutora em Administração de Empresas

Doutora em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela Virginia Commonwealth University e Mestre em Sociologia do Trabalho pela Eastern Michigan University. Professora na área de Liderança e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. Membro do conselho internacional do Center for the Advancement of Research Methods and Analysis (CARMA) e da Academy of Management.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Administração de Empresas. Professor do IAG PUC-Rio e Coordenador da Área de Marketing do IAG PUC-Rio.

Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ (2010); Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2005); MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG PUC‐Rio (2003); Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2002); Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‐Rio, 2010 até o presente), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações ‐ editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil (2002); Consultor de  Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio (2004 a 2006); Instrutor oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação (2005 a 2007), tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil, incluindo Banco Real ABN AMRO, Unibanco, Banco Itaú, Banco Ibi, Petrobrás, Golden Cross, Serasa, Telemar/Oi, TIM, Vivo, ANS, Aliança, ECAD, Universidade de Brasília etc. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós‐graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC‐Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC‐Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing na internet, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
jorge.brantes@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Administração de Empresas

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) , Mestre em Administração de Empresas (1983) e Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Foi diretor da Cobra Tecnologia S/A, Medidata Informática S/A e Vice-Presidente da holding têxtil do Sistema Cataguazes-Leopoldina. Consultor ad hoc do CNPQ e da CAPES , Membro dos Conselhos Editoriais da RAC, Gestão e Sociedade, FACES , Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da PUC-Rio, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Foi Diretor Científico e Presidente da ANPAD de 2009 a 2014.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
shopshop@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Finanças (PUC-Rio)

[Leonardo Lima é professor de finanças e economia da energia do IAG PUC-Rio. Foi conselheiro consultivo da QG energia e Diferencial Energia entre 2008 e 2018 e conselheiro estatutário da Lorenge SA entre 2009 e 2015. Atuou como gerente de comercialização de energia na Neoenergia até 2008, tendo também trabalhado como analista no Cepel e na IBM entre 1996 e 2001. No IAG coordenou MBA´s e cursos in-company para ONS, MME, Vale e Petrobras. Como pesquisador, é um dos coordenadores do NUPEI, Núcleo de Pesquisa e trabalha nas seguintes linhas de pesquisa: Aplicação de Opções Reais em Energia e Infraestrutura, Análise de Decisão Aplicada a Negócios de Energia e Infraestrutura, Finanças da Energia e Governança Corporativa em Empresas de Energia e Infraestrutura em Energia e Infraestrutura do Departamento de Administração – PUC-Rio, tendo sido autor e co-autor de 1 livro, 4 capítulos de livros e de mais de 100 artigos científicos em periódicos e conferências nacionais e internacionais em temas relacionados a finanças corporativas, mercados de energia e investimentos em infraestrutura; É graduado em engenharia mecânica e possui mestrado e doutorado em engenharia de produção com ênfase em finanças pela PUC-Rio.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
leonardolima@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Letras

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio. Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios. (Texto informado pelo autor)

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
lpessoa@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Engenharia de Produção

Doutor em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), MBA pela Stanford Graduate School of Business (1979), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Stanford (1977) e graduado em Engenharia Civil na PUC-Rio. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Análise e Avaliação de Projetos e Empresas, Opções Reais e Análise de Risco, É um dos coordenadores do NUPEI – Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura da PUC-Rio com atuação em projetos na área de Energia, Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas e análise de projetos em condições de risco, incerteza e flexibilidade. Foi vencedor do Prêmio ANPAD de melhor trabalho de Finanças de 2007 e orientador da tese de doutorado vencedora do Prêmio CAPES de Teses de 2011. Foi executivo financeiro de empresas e participa ativamente de treinamento e consultoria para empresas públicas e privadas.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
brandao@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Pós-doutorado em Finanças Comportamentais e Doutor em Economia

Possui graduação em Administração - Universität Bayreuth (Alemanha) (1994) e doutorado em Economia - Katholische Universität Eichstatt (Alemanha) (1999). Fez pós-doutorado em Finanças Comportamentais pela McMaster University (Canadá) (2009). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração e Economia, com ênfase em Administração Financeira, Mercado de Capitais e Economia, Finanças Internacionais e Econometria, atuando principalmente nos seguintes temas: economia financeira, finanças comportamentais, mercado de capitais, econometria, finanças internacionais e economia internacional. Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. É coordenador do FINE - Núcleo de Pesquisa em Finanças do IAG PUC-Rio e Pesquisador associado do NUPEI - Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do IAG PUC-Rio. Foi ganhador do prêmio de melhor working paper em economia do Banco Central do Brasil na Edição de 2018. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Cientista do Nosso Estado - FAPERJ.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
klotzle@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG PUC-Rio.

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio , desde Abril de 2007. Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), tendo graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atua como professor assistente do Quadro principal do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É líder de tema sobre Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa na Divisão de Estratégia da ANPAD. Participa do Conselho Consultivo do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio. Desenvolve duas linhas de pesquisa: 1- Estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas 2- Empreendedorismo sustentável. Dentro dessas linhas de Pesquisa tem abordado principalmente os seguintes temas: Linha 1 - Gestão participativa de unidades de conservação ambiental, ecoturismo em parques naturais; Impactos de grandes eventos sobre a Sustentabilidade das cidades; Implementação de estratégias competitivas e colaborativas para a sustentabilidade em empresas ; medição da sustentabilidade empresarial. Linha 2- Mapeamento e análise de redes de Econegócios. (Texto informado pelo autor)

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
mcohen@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Administração pela Coppead/UFRJ, Mestre e Graduado em Administração pela PUC-Rio.

Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) , atuando principalmente nos seguintes temas: marketing para a base da pirâmide, comportamento de consumidores de baixa renda, insatisfação/satisfação de consumo, comportamento de reclamação do consumidor e consumerismo.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
marcus.hemais@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutora em Administração

Possui doutorado sandwich - New School for Social Research (1986) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 1979. Foi pesquisadora e professora visitante no exterior da Université Jean Moulin de Lyon (1995),da Ecole des Hautes Etudes Commerciales (HEC) de Montreal (1993), École Superieure des Affaires da Université de Sciences Sociales de Grenoble (1996,1992,1990); da Rissho University de Tóquio (1988), da Florida International University (1994) e da Graduate School of Urban Professions, Department of Management and Human Resources da New School for Social Research (1989). Publicou vários artigos no Brasil e no exterior e os seguintes livros: "Cultura Organizacional e Privatizaçäo: A Dimensão Humana", (Makron Books,1993), Inveja nas Organizações , (Makron Books, 1994) , Invidia en las Empresas (McGraw Hill México, 1994), Gestão Participativa (CDRom - CELTEC,1995), Sedução dos Modismos ( Makron Books, 1998), "Cultura e Mudança Organizacional" (organização, Editora PUC-Rio,2008),"Cultura Empreendedora"(Office Book,2008),O que é a Cultura Organizacional?"   ( 2011) e "Lideranças Empreendedoras Cariocas" ( Editora Dedix,2012).

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
patomei@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutora em Administração de Empresas e pós-doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.

Professora e pesquisadora na área de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade Corporativa. Pós-doutorado na Universidade de St. Gallen, Suíça (2017). Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas-EAESP (2011). MBA pela RSM Rotterdam School of Management – Universidade Erasmus Holanda (2005) e graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – EAESP.  Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - PUC-Rio.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
renata.brito@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutora em Educação

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Administração Financeira pela FGV-RJ, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências Humanas - Educação - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tema da tese: Modelos de Competências em Educação Profissional. Atualmente é professora assistente do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio. Coordena cursos de graduação e pós-graduação. Possui ampla experiência profissional com atuação em empresas nacionais e transnacionais. Palestrante, consultora de empresas, possui livro e artigos publicados. Pesquisa temas relacionados a: configurações organizacionais; modelos de governança; desenvolvimento de competências; gestão do conhecimento e de competências organizacionais; aprendizado nas organizações. (Texto informado pelo autor)

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
sanpin@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]
BACK TO THE ACADEMIC GRADUATE PROGRAM COURSES
BACK TO THE ACADEMIC GRADUATE PROGRAMS