A Banca de Defesa de Tese de Doutorado em Internacionalização de Empresas da aluna Vivian Peuker Sardon Steinhauser foi destaque no site da Universidade TU Dortmund, na Alemanha. O Professor Hartmut Holzmüller, desta Universidade, atuou como co-orientador da tese, e esteve presente na banca de doutorado, realizada a distância. Na nota no site menciona o título da tese, “Institutional Effects on the Internationalization of Entrepreneurial Firms”, e que a aluna foi recebida como pesquisadora visitante da cadeira de Marketing, onde pôde realizar uma pesquisa com empresas de tecnologia. A Universidade TU Dortmund está localizada na cidade de Dortmund, na região de Ruhr, um importante polo tecnológico da Alemanha.

A tese, com orientação da Prof. Angela da Rocha, foi composta por três artigos: uma bibliometria, um estudo de caso sobre a Stefanini, uma empresa brasileira do ramo de tecnologia da informação que se internacionalizou e hoje é uma das maiores empresas internacionais no Brasil e um estudo de caso que foca em uma empresa do ramo de tecnologia na Alemanha, a Adesso, a empresa de tecnologia mais internacionalizada em sua região. Os resultados mostram como os países de origem podem influenciar na trajetória internacional das empresas deste segmento. Recursos, motivações e influências culturais e outros fatores são analisados. Parte da tese foi desenvolvida na TU Dortmund com a co-orientação do Prof. Hartmut Holzmüller, especializado em Marketing Internacional e internacionalização.

O nota pode ser vista neste link.