Apresentação

O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas teve o seu início em 2001, sendo as primeiras dissertações defendidas em 2003. O Curso de Mestrado Profissional possui as seguintes características:

•Ter como principal público-alvo analistas, gerentes, executivos e outros profissionais da área de Administração que atuam ou pretendam atuar em organizações privadas, públicas ou do Terceiro Setor;

•Enfatizar a aplicação prática de conceitos e teorias do campo da Administração, assim como de campos correlatos;

•Utilizar preferencialmente materiais de apoio voltados para a aplicação prática, sem prejuízo da qualidade teórica;

•Utilizar métodos ativos de ensino que engajem os alunos no processo de aprendizagem,simulando situações de negócios, de modo a propiciar o confronto de ideias e pontos de vista entre os participantes;

•Possuir membros do corpo docente que unam uma sólida formação e competência teórica a uma extensa experiência prática.

Objetivos

O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas tem por objetivo geral a formação de executivos preparados para a tomada de decisões complexas, éticas e inovadoras em organizações dinâmicas, promovendo impacto social em um mundo interconectado e globalizado.

Para tal, o Programa se baseia nos seguintes pilares:

•Conhecimento abrangente em Administração, que permita uma visão holística da organização.

•Efetiva integração entre teoria e prática, estimulando a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios.

•Uso de instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico e organizacional brasileiro e internacional.

Objetivos específicos

O objetivo geral envolve os seguintes objetivos específicos:

•Preparar os alunos para a tomada de decisões eficazes e eficientes em um ambiente de incerteza e de permanente mudança. Tal preparação envolve desenvolver a capacidade de analisar o ambiente externo, tanto nacional, quanto internacional, de modo a estar preparado para reagir diante de mudanças que afetem a realidade dos negócios em que se encontra inserido de forma a minimizar problemas e aproveitar oportunidades. Para tal, proporcionam-se instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico brasileiro e internacional.

•Desenvolver uma visão holística da organização, como organismo complexo e multifacetado. Tal objetivo é atingido por meio de conhecimento abrangente em Administração, de modo a compreender as interconexões entre as várias funções e unidades organizacionais, permitindo avaliar o impacto das decisões em outras unidades da empresa e no mercado.

•Proporcionar uma efetiva integração entre teoria e prática. Para atingir este objetivo, é necessário estimular a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios. Isto também é alcançado pelo fato de se contar, no Programa de Mestrado Profissional, com grande número de professores que aliam sólida formação acadêmica à vivência prática em organizações.

•Desenvolver competências de networking, liderança e trabalho em equipe. Em um mundo interconectado, é fundamental que os alunos adquiram competências de relacionamento e de capacidade de trabalhar em equipes, inclusive virtuais. Neste aspecto, é importante desenvolver também capacidades de liderança, já que essas se completam à capacidade de trabalhar em rede.

•Conscientizar para as questões éticas e sociais envolvidas no ambiente de negócios. De forma consistente com a missão da PUC-Rio, busca-se ainda reforçar a preocupação com considerações éticas, sociais e ambientais que perpassam toda a vivência em organizações públicas e privadas.

Perfil do egresso

Os egressos do Programa de Mestrado Profissional apresentam dois perfis distintos, em função de sua maturidade e experiência profissional:

Profissionais que se encontram em meio de carreira, tendo complementado a experiência prática já adquirida em organizações com uma formação teórica sólida, abrangente e orientada para a aplicação. Encontram-se aptos a ascender a cargos que exijam uma formação generalista, em que terão diversas pessoas sob seu comando, sobre as quais devem exercer liderança, de modo a atingir os objetivos da organização em que trabalham. Também se espera que sejam pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos de suas decisões sobre o meio ambiente.

São jovens que aspiram a uma carreira gerencial em organizações, sejam elas públicas, privadas, ou do Terceiro Setor, de pequeno, médio ou grande porte. Dispõem de conhecimentos abrangentes de administração, que lhes podem servir de base não somente para atuar em áreas específicas da administração, mas também para desenvolver atuação mais generalista, que envolva o gerenciamento de unidades organizacionais ou mesmo de pequenas organizações. Apresentam capacidade de liderança e trabalho em equipe, sendo pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos sobre o meio ambiente.

Áreas de concentração

O curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas possui quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. São também quatro as linhas de pesquisa do curso de Mestrado Profissional:

1) Planejamento, Estratégia e Desempenho;

2) Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza;

3) Impacto de Mudanças nas Estratégias de Marketing; e

4) Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança.

Excetuadas as disciplinas do Núcleo Comum e as do Núcleo Instrumental, o aluno tem liberdade para formatar seu próprio currículo, dentro do quadro de disciplinas oferecido, escolhendo aquelas mais afins com seus interesses, admitindo-se, portanto, combinação de disciplinas de diferentes áreas.

Estrutura do curso

As disciplinas estão agrupadas em quatro núcleos:

  1. Núcleo Comum (NC): elenco de 7 disciplinas obrigatórias que se considera devam ser do domínio de quem pretende administrar uma empresa.
  2. Núcleo Instrumental (NI): elenco de 4 disciplinas que servem de suporte a outras. O aluno deve cursar as 2 disciplinas obrigatórias desse Núcleo, podendo ainda escolher outras duas como eletivas.
  3. Núcleo de Aplicação (NA): elenco de disciplinas associadas às áreas de concentração. O aluno deve, obrigatoriamente, cursar 3 disciplinas na sua área de concentração.
  4. Eletivas (E): O aluno deverá escolher 3 disciplinas entre as não obrigatórias que podem ser tanto do Núcleo Instrumental quanto do Núcleo de Aplicação.

Número de créditos exigidos

O número mínimo total de créditos do Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas é 30, assim distribuídos:

BLOCOS DISCIPLINAS CRÉDITOS
Núcleo Comum 7 14
Núcleo Instrumental 2 4
Núcleo de Aplicação 3 6
Eletivas 3 6
TOTAL 15 30

Edital e Programa Detalhado

BAIXAR EDITAL

BAIXAR PROGRAMA DETALHADO

Fale com o Coordenador

Ainda com dúvidas? Agende uma conversa com a coordenação!

O coordenador acadêmico do Mestrado Profissional em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio, prof. Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, está à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o programa, seus objetivos e sobre o valor que ele pode agregar à sua carreira.

Um espaço integralmente aberto a você, candidato ao nosso curso, que busca o crescimento profissional e que está interessado em alcançar níveis mais altos na carreira.

Para marcar um bate-papo presencial com o coordenador aqui no IAG PUC-Rio para esclarecer suas dúvidas, basta agendar a data, o horário e pronto!

Ele estará à sua espera para ajudá-lo(a) nesta importante decisão de investir em uma qualificação de alto nível para atender aos seus objetivos e se diferenciar no mercado.

AGENDE SUA CONVERSA COM O COORDENADOR CLICANDO AQUI