PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL
MESTRADO
PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL
MESTRADO
PRÓXIMA TURMA
Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.
DURAÇÃO do MESTRADO
O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve cursar 15 disciplinas, de 02 créditos cada, totalizando 30 créditos, e ser aprovado na apresentação da defesa de sua Dissertação de Mestrado.
CARGA HORÁRIA
450 horas
AULAS/HORÁRIOS
Três dias na semana, das 19h às 22h
VALOR DO INVESTIMENTO
R$ 74.870,00 ou 24 parcelas de R$ 3.566,49
SECRETARIA ACADÊMICA
Secretária do curso: Gisele Notari e Fabio Etienne
E-mail: mestradoprofissional@iag.puc-rio.br
Telefone: 21 2138-9220
WhatsApp: 21 99452-7756
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ
SUGESTÕES
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br
LOCAL
Campus Gávea
E-mail: mestradoprofissional@iag.puc-rio.br
Telefone: 21 2138-9220
WhatsApp: 21 99452-7756
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br
O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas teve o seu início em 2001, suas primeiras dissertações foram defendidas em 2003. O Curso possui as seguintes características:
- Ter como principal público-alvo analistas, gerentes, executivos e outros profissionais da área de Administração que atuam ou pretendam atuar em organizações privadas, públicas ou do Terceiro Setor;
- Enfatizar a aplicação prática de conceitos e teorias do campo da Administração, assim como de campos correlatos;
- Utilizar preferencialmente materiais de apoio voltados para a aplicação prática, sem prejuízo da qualidade teórica;
- Utilizar métodos ativos de ensino que engajem os alunos no processo de aprendizagem,simulando situações de negócios, de modo a propiciar o confronto de ideias e pontos de vista entre os participantes;
- Possuir membros do corpo docente que unam uma sólida formação e competência teórica a uma extensa experiência prática.
EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL
OBJETIVOS
O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas tem por objetivo geral a formação de executivos preparados para a tomada de decisões complexas, éticas e inovadoras em organizações dinâmicas, promovendo impacto social em um mundo interconectado e globalizado.
Para tal, o Programa se baseia nos seguintes pilares:
- Conhecimento abrangente em Administração, que permita uma visão holística da organização.
- Efetiva integração entre teoria e prática, estimulando a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios.
- Uso de instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico e organizacional brasileiro e internacional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo geral envolve os seguintes objetivos específicos:
- Preparar os alunos para a tomada de decisões eficazes e eficientes em um ambiente de incerteza e de permanente mudança. Tal preparação envolve desenvolver a capacidade de analisar o ambiente externo, tanto nacional, quanto internacional, de modo a estar preparado para reagir diante de mudanças que afetem a realidade dos negócios em que se encontra inserido, minimizando problemas e aproveitando oportunidades. Para tal, proporcionam-se instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico brasileiro e internacional.
- Desenvolver uma visão holística da organização, como organismo complexo e multifacetado. Tal objetivo é atingido por meio de conhecimento abrangente em Administração, de modo a compreender as interconexões entre as várias funções e unidades organizacionais, permitindo avaliar o impacto das decisões em outras unidades da empresa e no mercado.
- Proporcionar uma efetiva integração entre teoria e prática. Para atingir este objetivo, é necessário estimular a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios. Isto também é alcançado pelo fato de se contar, no Programa de Mestrado Profissional, com grande número de professores que aliam sólida formação acadêmica à vivência prática em organizações.
- Desenvolver competências de networking, liderança e trabalho em equipe. Em um mundo interconectado, é fundamental que os alunos adquiram competências de relacionamento e de capacidade de trabalhar em equipes, inclusive virtuais. Neste aspecto, é importante desenvolver também capacidades de liderança, já que essas se completam à capacidade de trabalhar em rede.
- Conscientizar para as questões éticas e sociais envolvidas no ambiente de negócios. De forma consistente com a missão da PUC-Rio, busca-se ainda reforçar a preocupação com considerações éticas, sociais e ambientais que perpassam toda a vivência em organizações públicas e privadas.
PERFIL DO EGRESSO
Os egressos do Programa de Mestrado Profissional apresentam dois perfis distintos, em função de sua maturidade e experiência profissional:
- Profissionais que se encontram em meio de carreira, tendo complementado a experiência prática já adquirida em organizações com uma formação teórica sólida, abrangente e orientada para a aplicação. Encontram-se aptos a ascender a cargos que exijam uma formação generalista, em que terão diversas pessoas sob seu comando, sobre as quais devem exercer liderança, de modo a atingir os objetivos da organização em que trabalham. Também se espera que sejam pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos de suas decisões sobre o meio ambiente.
- São jovens que aspiram a uma carreira gerencial em organizações, sejam elas públicas, privadas, ou do Terceiro Setor, de pequeno, médio ou grande porte. Dispõem de conhecimentos abrangentes de administração, que lhes podem servir de base não somente para atuar em áreas específicas da administração, mas também para desenvolver atuação mais generalista, que envolva o gerenciamento de unidades organizacionais ou mesmo de pequenas organizações. Apresentam capacidade de liderança e trabalho em equipe, sendo pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos sobre o meio ambiente.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
O curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas possui três Linhas de Pesquisa:
1) Linha 1 – Desafios Globais e Inovação;
2) Linha 2 – Competitividade, Mercado e Tomada de Decisão;
3) Linha 3 – Gestão de Pessoas, Liderança e Práticas de Gestão.
Excetuadas as seis disciplinas do Núcleo Comum (12 créditos) e as três do Núcleo Instrumental (6 créditos), o aluno tem liberdade para formatar seu próprio currículo, dentro do quadro de disciplinas oferecido, escolhendo aquelas mais alinhadas com os seus interesses, admitindo-se, portanto, uma combinação de disciplinas das diferentes Linhas.
ESTRUTURA DO CURSO
As disciplinas estão separadas em três grupos:
-
Núcleo Comum (NC): elenco de 6 disciplinas obrigatórias que se considera devam ser do domínio de quem pretende administrar uma empresa.
-
Núcleo Instrumental (NI): elenco de 3 disciplinas que servem de suporte à pesquisa e à dissertação.
-
Núcleo de Aplicação (NA) – mínimo de 2 disciplinas na sua Linha de concentração.
-
Eletivas (E) – mínimo de 2 disciplinas dentre as Eletivas e Extras que não sejam somente da sua Linha de concentração.
Além do quadro fixo de disciplinas, o Programa contempla a possibilidade de serem oferecidas disciplinas adicionais em caráter eventual, a chamada Disciplina Extra, que tem as seguintes características:
-
Carga horária de 15 horas, relativo a 1 crédito, são oferecidas em blocos;
-
A oferta é confirmada após a verificação de quórum mínimo de alunos.
No semestre seguinte ao da conclusão dos créditos exigidos pelo curso, o aluno deverá solicitar matricula na disciplina Dissertação de Mestrado até o semestre em que apresentar a defesa da dissertação de mestrado.
NÚMERO DE CRÉDITOS EXIGIDOS
O número mínimo total de créditos do Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas é 26, assim distribuídos:
BLOCOS | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
---|---|---|
Núcleo Comum | 6 | 12 |
Núcleo Instrumental | 3 | 6 |
Núcleo de Aplicação | 2 | 4 |
Eletivas | 2 | 4 |
Dissertação de Mestrado | 1 | 0 |
FALE COM A COORDENADORA
COORDENAÇÃO
Renata Peregrino de Brito
Doutora em Administração de Empresas e pós-doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.
renata.brito@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
Núcleo Comum |
---|
Núcleo Instrumental |
---|
Disciplinas Eletivas |
---|
Dissertação de Mestrado |
---|
Alessandra Baiocchi
Alessandra de Sá Mello da Costa
Eliane Leite
Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Graziela Fortunato
Jorge Brantes Ferreira
Leonardo Lima Gomes
Marcelo Cabús Klötzle
Marcos Cohen
Marcus Wilcox Hemais
Rafael Nasser
Renata Peregrino de Brito
EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL
PRÉ-REQUISITOS
O candidato ao Mestrado Profissional deve satisfazer às seguintes exigências prévias:
- Ter graduação em qualquer área do saber;
- Ter realizado o Teste ANPAD, GMAT ou Teste IAG.
DOCUMENTAÇÃO
- Currículo (CV) atualizado;
- Resultado do Teste ANPAD, GMAT ou Teste IAG.
Candidatos com IAG Management poderão substituir o resultado dos testes pelo Histórico Escolar do curso, desde que:
- O CR registrado no histórico escolar seja igual ou superior a 9,0.
- O candidato tenha concluído pelo menos as disciplinas obrigatórias do Núcleo Básico com aprovação igual ou superior a 7,0.
- As disciplinas do Núcleo Básico tenham sido cursadas em um período máximo de 3 anos antes do ingresso no Mestrado Profissional.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
O processo seletivo está dividido em duas etapas:
Etapa 1:
- Análise do Currículo e do resultado do Teste ANPAD, GMAT ou Teste IAG.
Etapa 2:
- Entrevista
Ao final do processo seletivo, estima-se a aprovação de até 35 candidatos. A previsão de finalização do processo seletivo é até dezembro de 2024.
TESTE IAG
Teste oferecido pelo IAG que contempla a avaliação de métodos de mensuração e análise de dados; compreensão de textos em inglês; redação em português; e análise de problemas envolvendo situações relacionadas à gestão para tomada de decisão, conforme a área de interesse do aluno (Estratégia, Finanças, Marketing ou Organizações).
Para mais informações: teste.iag@iag.puc-rio.br
PRÓXIMA TURMA
Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.
DURAÇÃO do MESTRADO
O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve cursar 15 disciplinas, de 02 créditos cada, totalizando 30 créditos, e ser aprovado na apresentação da defesa de sua Dissertação de Mestrado.
CARGA HORÁRIA
450 horas
AULAS/HORÁRIOS
Três dias na semana, das 19h às 22h
VALOR DO INVESTIMENTO
R$ 74.870,00 ou 24 parcelas de R$ 3.566,49
SECRETARIA ACADÊMICA
Secretária do curso: Gisele Notari e Fabio Etienne
E-mail: mestradoprofissional@iag.puc-rio.br
Telefone: 21 2138-9220
WhatsApp: 21 99452-7756
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ
SUGESTÕES
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br
LOCAL
Campus Gávea
O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas teve o seu início em 2001, suas primeiras dissertações foram defendidas em 2003. O Curso possui as seguintes características:
- Ter como principal público-alvo analistas, gerentes, executivos e outros profissionais da área de Administração que atuam ou pretendam atuar em organizações privadas, públicas ou do Terceiro Setor;
- Enfatizar a aplicação prática de conceitos e teorias do campo da Administração, assim como de campos correlatos;
- Utilizar preferencialmente materiais de apoio voltados para a aplicação prática, sem prejuízo da qualidade teórica;
- Utilizar métodos ativos de ensino que engajem os alunos no processo de aprendizagem,simulando situações de negócios, de modo a propiciar o confronto de ideias e pontos de vista entre os participantes;
- Possuir membros do corpo docente que unam uma sólida formação e competência teórica a uma extensa experiência prática.
EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL
OBJETIVOS
O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas tem por objetivo geral a formação de executivos preparados para a tomada de decisões complexas, éticas e inovadoras em organizações dinâmicas, promovendo impacto social em um mundo interconectado e globalizado.
Para tal, o Programa se baseia nos seguintes pilares:
- Conhecimento abrangente em Administração, que permita uma visão holística da organização.
- Efetiva integração entre teoria e prática, estimulando a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios.
- Uso de instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico e organizacional brasileiro e internacional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo geral envolve os seguintes objetivos específicos:
- Preparar os alunos para a tomada de decisões eficazes e eficientes em um ambiente de incerteza e de permanente mudança. Tal preparação envolve desenvolver a capacidade de analisar o ambiente externo, tanto nacional, quanto internacional, de modo a estar preparado para reagir diante de mudanças que afetem a realidade dos negócios em que se encontra inserido, minimizando problemas e aproveitando oportunidades. Para tal, proporcionam-se instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico brasileiro e internacional.
- Desenvolver uma visão holística da organização, como organismo complexo e multifacetado. Tal objetivo é atingido por meio de conhecimento abrangente em Administração, de modo a compreender as interconexões entre as várias funções e unidades organizacionais, permitindo avaliar o impacto das decisões em outras unidades da empresa e no mercado.
- Proporcionar uma efetiva integração entre teoria e prática. Para atingir este objetivo, é necessário estimular a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios. Isto também é alcançado pelo fato de se contar, no Programa de Mestrado Profissional, com grande número de professores que aliam sólida formação acadêmica à vivência prática em organizações.
- Desenvolver competências de networking, liderança e trabalho em equipe. Em um mundo interconectado, é fundamental que os alunos adquiram competências de relacionamento e de capacidade de trabalhar em equipes, inclusive virtuais. Neste aspecto, é importante desenvolver também capacidades de liderança, já que essas se completam à capacidade de trabalhar em rede.
- Conscientizar para as questões éticas e sociais envolvidas no ambiente de negócios. De forma consistente com a missão da PUC-Rio, busca-se ainda reforçar a preocupação com considerações éticas, sociais e ambientais que perpassam toda a vivência em organizações públicas e privadas.
PERFIL DO EGRESSO
Os egressos do Programa de Mestrado Profissional apresentam dois perfis distintos, em função de sua maturidade e experiência profissional:
- Profissionais que se encontram em meio de carreira, tendo complementado a experiência prática já adquirida em organizações com uma formação teórica sólida, abrangente e orientada para a aplicação. Encontram-se aptos a ascender a cargos que exijam uma formação generalista, em que terão diversas pessoas sob seu comando, sobre as quais devem exercer liderança, de modo a atingir os objetivos da organização em que trabalham. Também se espera que sejam pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos de suas decisões sobre o meio ambiente.
- São jovens que aspiram a uma carreira gerencial em organizações, sejam elas públicas, privadas, ou do Terceiro Setor, de pequeno, médio ou grande porte. Dispõem de conhecimentos abrangentes de administração, que lhes podem servir de base não somente para atuar em áreas específicas da administração, mas também para desenvolver atuação mais generalista, que envolva o gerenciamento de unidades organizacionais ou mesmo de pequenas organizações. Apresentam capacidade de liderança e trabalho em equipe, sendo pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos sobre o meio ambiente.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
O curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas possui três Linhas de Pesquisa:
1) Linha 1 – Desafios Globais e Inovação;
2) Linha 2 – Competitividade, Mercado e Tomada de Decisão;
3) Linha 3 – Gestão de Pessoas, Liderança e Práticas de Gestão.
Excetuadas as seis disciplinas do Núcleo Comum (12 créditos) e as três do Núcleo Instrumental (6 créditos), o aluno tem liberdade para formatar seu próprio currículo, dentro do quadro de disciplinas oferecido, escolhendo aquelas mais alinhadas com os seus interesses, admitindo-se, portanto, uma combinação de disciplinas das diferentes Linhas.
ESTRUTURA DO CURSO
As disciplinas estão separadas em três grupos:
-
Núcleo Comum (NC): elenco de 6 disciplinas obrigatórias que se considera devam ser do domínio de quem pretende administrar uma empresa.
-
Núcleo Instrumental (NI): elenco de 3 disciplinas que servem de suporte à pesquisa e à dissertação.
-
Núcleo de Aplicação (NA) – mínimo de 2 disciplinas na sua Linha de concentração.
-
Eletivas (E) – mínimo de 2 disciplinas dentre as Eletivas e Extras que não sejam somente da sua Linha de concentração.
Além do quadro fixo de disciplinas, o Programa contempla a possibilidade de serem oferecidas disciplinas adicionais em caráter eventual, a chamada Disciplina Extra, que tem as seguintes características:
-
Carga horária de 15 horas, relativo a 1 crédito, são oferecidas em blocos;
-
A oferta é confirmada após a verificação de quórum mínimo de alunos.
No semestre seguinte ao da conclusão dos créditos exigidos pelo curso, o aluno deverá solicitar matricula na disciplina Dissertação de Mestrado até o semestre em que apresentar a defesa da dissertação de mestrado.
NÚMERO DE CRÉDITOS EXIGIDOS
O número mínimo total de créditos do Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas é 26, assim distribuídos:
BLOCOS | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
---|---|---|
Núcleo Comum | 6 | 12 |
Núcleo Instrumental | 3 | 6 |
Núcleo de Aplicação | 2 | 4 |
Eletivas | 2 | 4 |
Dissertação de Mestrado | 1 | 0 |
FALE COM A COORDENADORA
COORDENAÇÃO
Renata Peregrino de Brito
Doutora em Administração de Empresas e pós-doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.
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> Currículo Lattes
Núcleo Comum |
---|
Núcleo Instrumental |
---|
Disciplinas Eletivas |
---|
Dissertação de Mestrado |
---|
Alessandra Baiocchi
Alessandra de Sá Mello da Costa
Eliane Leite
Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Graziela Fortunato
Jorge Brantes Ferreira
Leonardo Lima Gomes
Marcelo Cabús Klötzle
Marcos Cohen
Marcus Wilcox Hemais
Rafael Nasser
Renata Peregrino de Brito
EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL
PRÉ-REQUISITOS
O candidato ao Mestrado Profissional deve satisfazer às seguintes exigências prévias:
- Ter graduação em qualquer área do saber;
- Ter realizado o Teste ANPAD, GMAT ou Teste IAG.
DOCUMENTAÇÃO
- Currículo (CV) atualizado;
- Resultado do Teste ANPAD, GMAT ou Teste IAG.
Candidatos com IAG Management poderão substituir o resultado dos testes pelo Histórico Escolar do curso, desde que:
- O CR registrado no histórico escolar seja igual ou superior a 9,0.
- O candidato tenha concluído pelo menos as disciplinas obrigatórias do Núcleo Básico com aprovação igual ou superior a 7,0.
- As disciplinas do Núcleo Básico tenham sido cursadas em um período máximo de 3 anos antes do ingresso no Mestrado Profissional.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
O processo seletivo está dividido em duas etapas:
Etapa 1:
- Análise do Currículo e do resultado do Teste ANPAD, GMAT ou Teste IAG.
Etapa 2:
- Entrevista
Ao final do processo seletivo, estima-se a aprovação de até 35 candidatos. A previsão de finalização do processo seletivo é até dezembro de 2024.
TESTE IAG
Teste oferecido pelo IAG que contempla a avaliação de métodos de mensuração e análise de dados; compreensão de textos em inglês; redação em português; e análise de problemas envolvendo situações relacionadas à gestão para tomada de decisão, conforme a área de interesse do aluno (Estratégia, Finanças, Marketing ou Organizações).
Para mais informações: teste.iag@iag.puc-rio.br
PRÓXIMA TURMA
Clique no botão “AVISE-ME” e cadastre-se para ser informado quando forem abertas as inscrições para o curso. Se preferir, entre em contato pelo contato@iag.puc-rio.br ou por Whatsapp pelo (21) 99452-7756.
DURAÇÃO do MESTRADO
O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve cursar 15 disciplinas, de 02 créditos cada, totalizando 30 créditos, e ser aprovado na apresentação da defesa de sua Dissertação de Mestrado.
CARGA HORÁRIA
450 horas
AULAS/HORÁRIOS
Três dias na semana, das 19h às 22h
VALOR DO INVESTIMENTO
R$ 74.870,00 ou 24 parcelas de R$ 3.566,49
SECRETARIA ACADÊMICA
Secretária do curso: Gisele Notari e Fabio Etienne
E-mail: mestradoprofissional@iag.puc-rio.br
Telefone: 21 2138-9220
WhatsApp: 21 99452-7756
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ
SUGESTÕES
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br
LOCAL
Campus Gávea
O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas teve o seu início em 2001, suas primeiras dissertações foram defendidas em 2003. O Curso possui as seguintes características:
- Ter como principal público-alvo analistas, gerentes, executivos e outros profissionais da área de Administração que atuam ou pretendam atuar em organizações privadas, públicas ou do Terceiro Setor;
- Enfatizar a aplicação prática de conceitos e teorias do campo da Administração, assim como de campos correlatos;
- Utilizar preferencialmente materiais de apoio voltados para a aplicação prática, sem prejuízo da qualidade teórica;
- Utilizar métodos ativos de ensino que engajem os alunos no processo de aprendizagem,simulando situações de negócios, de modo a propiciar o confronto de ideias e pontos de vista entre os participantes;
- Possuir membros do corpo docente que unam uma sólida formação e competência teórica a uma extensa experiência prática.
EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL
OBJETIVOS
O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas tem por objetivo geral a formação de executivos preparados para a tomada de decisões complexas, éticas e inovadoras em organizações dinâmicas, promovendo impacto social em um mundo interconectado e globalizado.
Para tal, o Programa se baseia nos seguintes pilares:
- Conhecimento abrangente em Administração, que permita uma visão holística da organização.
- Efetiva integração entre teoria e prática, estimulando a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios.
- Uso de instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico e organizacional brasileiro e internacional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo geral envolve os seguintes objetivos específicos:
- Preparar os alunos para a tomada de decisões eficazes e eficientes em um ambiente de incerteza e de permanente mudança. Tal preparação envolve desenvolver a capacidade de analisar o ambiente externo, tanto nacional, quanto internacional, de modo a estar preparado para reagir diante de mudanças que afetem a realidade dos negócios em que se encontra inserido, minimizando problemas e aproveitando oportunidades. Para tal, proporcionam-se instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico brasileiro e internacional.
- Desenvolver uma visão holística da organização, como organismo complexo e multifacetado. Tal objetivo é atingido por meio de conhecimento abrangente em Administração, de modo a compreender as interconexões entre as várias funções e unidades organizacionais, permitindo avaliar o impacto das decisões em outras unidades da empresa e no mercado.
- Proporcionar uma efetiva integração entre teoria e prática. Para atingir este objetivo, é necessário estimular a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios. Isto também é alcançado pelo fato de se contar, no Programa de Mestrado Profissional, com grande número de professores que aliam sólida formação acadêmica à vivência prática em organizações.
- Desenvolver competências de networking, liderança e trabalho em equipe. Em um mundo interconectado, é fundamental que os alunos adquiram competências de relacionamento e de capacidade de trabalhar em equipes, inclusive virtuais. Neste aspecto, é importante desenvolver também capacidades de liderança, já que essas se completam à capacidade de trabalhar em rede.
- Conscientizar para as questões éticas e sociais envolvidas no ambiente de negócios. De forma consistente com a missão da PUC-Rio, busca-se ainda reforçar a preocupação com considerações éticas, sociais e ambientais que perpassam toda a vivência em organizações públicas e privadas.
PERFIL DO EGRESSO
Os egressos do Programa de Mestrado Profissional apresentam dois perfis distintos, em função de sua maturidade e experiência profissional:
- Profissionais que se encontram em meio de carreira, tendo complementado a experiência prática já adquirida em organizações com uma formação teórica sólida, abrangente e orientada para a aplicação. Encontram-se aptos a ascender a cargos que exijam uma formação generalista, em que terão diversas pessoas sob seu comando, sobre as quais devem exercer liderança, de modo a atingir os objetivos da organização em que trabalham. Também se espera que sejam pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos de suas decisões sobre o meio ambiente.
- São jovens que aspiram a uma carreira gerencial em organizações, sejam elas públicas, privadas, ou do Terceiro Setor, de pequeno, médio ou grande porte. Dispõem de conhecimentos abrangentes de administração, que lhes podem servir de base não somente para atuar em áreas específicas da administração, mas também para desenvolver atuação mais generalista, que envolva o gerenciamento de unidades organizacionais ou mesmo de pequenas organizações. Apresentam capacidade de liderança e trabalho em equipe, sendo pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos sobre o meio ambiente.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
O curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas possui três Linhas de Pesquisa:
1) Linha 1 – Desafios Globais e Inovação;
2) Linha 2 – Competitividade, Mercado e Tomada de Decisão;
3) Linha 3 – Gestão de Pessoas, Liderança e Práticas de Gestão.
Excetuadas as seis disciplinas do Núcleo Comum (12 créditos) e as três do Núcleo Instrumental (6 créditos), o aluno tem liberdade para formatar seu próprio currículo, dentro do quadro de disciplinas oferecido, escolhendo aquelas mais alinhadas com os seus interesses, admitindo-se, portanto, uma combinação de disciplinas das diferentes Linhas.
ESTRUTURA DO CURSO
As disciplinas estão separadas em três grupos:
-
Núcleo Comum (NC): elenco de 6 disciplinas obrigatórias que se considera devam ser do domínio de quem pretende administrar uma empresa.
-
Núcleo Instrumental (NI): elenco de 3 disciplinas que servem de suporte à pesquisa e à dissertação.
-
Núcleo de Aplicação (NA) – mínimo de 2 disciplinas na sua Linha de concentração.
-
Eletivas (E) – mínimo de 2 disciplinas dentre as Eletivas e Extras que não sejam somente da sua Linha de concentração.
Além do quadro fixo de disciplinas, o Programa contempla a possibilidade de serem oferecidas disciplinas adicionais em caráter eventual, a chamada Disciplina Extra, que tem as seguintes características:
-
Carga horária de 15 horas, relativo a 1 crédito, são oferecidas em blocos;
-
A oferta é confirmada após a verificação de quórum mínimo de alunos.
No semestre seguinte ao da conclusão dos créditos exigidos pelo curso, o aluno deverá solicitar matricula na disciplina Dissertação de Mestrado até o semestre em que apresentar a defesa da dissertação de mestrado.
NÚMERO DE CRÉDITOS EXIGIDOS
O número mínimo total de créditos do Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas é 26, assim distribuídos:
BLOCOS | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
---|---|---|
Núcleo Comum | 6 | 12 |
Núcleo Instrumental | 3 | 6 |
Núcleo de Aplicação | 2 | 4 |
Eletivas | 2 | 4 |
Dissertação de Mestrado | 1 | 0 |
FALE COM A COORDENADORA
COORDENAÇÃO
Renata Peregrino de Brito
Doutora em Administração de Empresas e pós-doutorado pela Universidade de St. Gallen, Suíça. MBA pela RSM Rotterdam School of Management, Holanda.
renata.brito@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
Núcleo Comum |
---|
Núcleo Instrumental |
---|
Disciplinas Eletivas |
---|
Dissertação de Mestrado |
---|
Alessandra Baiocchi
Alessandra de Sá Mello da Costa
Eliane Leite
Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Graziela Fortunato
Jorge Brantes Ferreira
Leonardo Lima Gomes
Marcelo Cabús Klötzle
Marcos Cohen
Marcus Wilcox Hemais
Rafael Nasser
Renata Peregrino de Brito
EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL
PRÉ-REQUISITOS
O candidato ao Mestrado Profissional deve satisfazer às seguintes exigências prévias:
- Ter graduação em qualquer área do saber;
- Ter realizado o Teste ANPAD, GMAT ou Teste IAG.
DOCUMENTAÇÃO
- Currículo (CV) atualizado;
- Resultado do Teste ANPAD, GMAT ou Teste IAG.
Candidatos com IAG Management poderão substituir o resultado dos testes pelo Histórico Escolar do curso, desde que:
- O CR registrado no histórico escolar seja igual ou superior a 9,0.
- O candidato tenha concluído pelo menos as disciplinas obrigatórias do Núcleo Básico com aprovação igual ou superior a 7,0.
- As disciplinas do Núcleo Básico tenham sido cursadas em um período máximo de 3 anos antes do ingresso no Mestrado Profissional.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
O processo seletivo está dividido em duas etapas:
Etapa 1:
- Análise do Currículo e do resultado do Teste ANPAD, GMAT ou Teste IAG.
Etapa 2:
- Entrevista
Ao final do processo seletivo, estima-se a aprovação de até 35 candidatos. A previsão de finalização do processo seletivo é até dezembro de 2024.
TESTE IAG
Teste oferecido pelo IAG que contempla a avaliação de métodos de mensuração e análise de dados; compreensão de textos em inglês; redação em português; e análise de problemas envolvendo situações relacionadas à gestão para tomada de decisão, conforme a área de interesse do aluno (Estratégia, Finanças, Marketing ou Organizações).
Para mais informações: teste.iag@iag.puc-rio.br