PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL
MESTRADO
 PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL
MESTRADO

DURAÇÃO

O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve cursar 15 disciplinas, de 02 créditos cada, totalizando 30 créditos, e ser aprovado na apresentação da defesa de sua Dissertação de Mestrado.

CARGA HORÁRIA

450 horas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL

De Agosto a Outubro

INÍCIO DAS AULAS

Fevereiro

AULAS/HORÁRIOS

Três dias na semana, das 19h às 22h

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA EX-ALUNOS DO IAG PUC-RIO 

• Ex-alunos que concluíram o MBA em Management do IAG PUC-Rio
nos últimos 5 anos, têm 35% de desconto no Mestrado Profissional
em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio.

• Ex-alunos que concluíram qualquer curso de MBA do IAG PUC-Rio
nos últimos 5 anos, têm 30% de desconto no Mestrado Profissional
em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio.

SECRETARIA ACADÊMICA

Secretárias do curso: Gisele Notari e Teresa Campos
E-mail: mestradoprofissional@iag.puc-rio.br
Telefone: 21 2138-9220
WhatsApp: 21 99452-7756
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ

ONDE

Campus Gávea

O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas teve o seu início em 2001, sendo as primeiras dissertações defendidas em 2003. O Curso de Mestrado Profissional possui as seguintes características:

  • Ter como principal público-alvo analistas, gerentes, executivos e outros profissionais da área de Administração que atuam ou pretendam atuar em organizações privadas, públicas ou do Terceiro Setor;
  • Enfatizar a aplicação prática de conceitos e teorias do campo da Administração, assim como de campos correlatos;
  • Utilizar preferencialmente materiais de apoio voltados para a aplicação prática, sem prejuízo da qualidade teórica;
  • Utilizar métodos ativos de ensino que engajem os alunos no processo de aprendizagem,simulando situações de negócios, de modo a propiciar o confronto de ideias e pontos de vista entre os participantes;
  • Possuir membros do corpo docente que unam uma sólida formação e competência teórica a uma extensa experiência prática.

OBJETIVOS

O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas tem por objetivo geral a formação de executivos preparados para a tomada de decisões complexas, éticas e inovadoras em organizações dinâmicas, promovendo impacto social em um mundo interconectado e globalizado.

Para tal, o Programa se baseia nos seguintes pilares:

  • Conhecimento abrangente em Administração, que permita uma visão holística da organização.
  • Efetiva integração entre teoria e prática, estimulando a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios.
  • Uso de instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico e organizacional brasileiro e internacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo geral envolve os seguintes objetivos específicos:

  • Preparar os alunos para a tomada de decisões eficazes e eficientes em um ambiente de incerteza e de permanente mudança. Tal preparação envolve desenvolver a capacidade de analisar o ambiente externo, tanto nacional, quanto internacional, de modo a estar preparado para reagir diante de mudanças que afetem a realidade dos negócios em que se encontra inserido de forma a minimizar problemas e aproveitar oportunidades. Para tal, proporcionam-se instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico brasileiro e internacional.
  • Desenvolver uma visão holística da organização, como organismo complexo e multifacetado. Tal objetivo é atingido por meio de conhecimento abrangente em Administração, de modo a compreender as interconexões entre as várias funções e unidades organizacionais, permitindo avaliar o impacto das decisões em outras unidades da empresa e no mercado.
  • Proporcionar uma efetiva integração entre teoria e prática. Para atingir este objetivo, é necessário estimular a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios. Isto também é alcançado pelo fato de se contar, no Programa de Mestrado Profissional, com grande número de professores que aliam sólida formação acadêmica à vivência prática em organizações.
  • Desenvolver competências de networking, liderança e trabalho em equipe. Em um mundo interconectado, é fundamental que os alunos adquiram competências de relacionamento e de capacidade de trabalhar em equipes, inclusive virtuais. Neste aspecto, é importante desenvolver também capacidades de liderança, já que essas se completam à capacidade de trabalhar em rede.
  • Conscientizar para as questões éticas e sociais envolvidas no ambiente de negócios. De forma consistente com a missão da PUC-Rio, busca-se ainda reforçar a preocupação com considerações éticas, sociais e ambientais que perpassam toda a vivência em organizações públicas e privadas.

PERFIL DO EGRESSO

Os egressos do Programa de Mestrado Profissional apresentam dois perfis distintos, em função de sua maturidade e experiência profissional:

  • Profissionais que se encontram em meio de carreira, tendo complementado a experiência prática já adquirida em organizações com uma formação teórica sólida, abrangente e orientada para a aplicação. Encontram-se aptos a ascender a cargos que exijam uma formação generalista, em que terão diversas pessoas sob seu comando, sobre as quais devem exercer liderança, de modo a atingir os objetivos da organização em que trabalham. Também se espera que sejam pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos de suas decisões sobre o meio ambiente.
  • São jovens que aspiram a uma carreira gerencial em organizações, sejam elas públicas, privadas, ou do Terceiro Setor, de pequeno, médio ou grande porte. Dispõem de conhecimentos abrangentes de administração, que lhes podem servir de base não somente para atuar em áreas específicas da administração, mas também para desenvolver atuação mais generalista, que envolva o gerenciamento de unidades organizacionais ou mesmo de pequenas organizações. Apresentam capacidade de liderança e trabalho em equipe, sendo pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos sobre o meio ambiente.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

O curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas possui quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. São também quatro as linhas de pesquisa do curso de Mestrado Profissional:

1) Planejamento, Estratégia e Desempenho;

2) Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza;

3) Impacto de Mudanças nas Estratégias de Marketing; e

4) Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança.

Excetuadas as disciplinas do Núcleo Comum e as do Núcleo Instrumental, o aluno tem liberdade para formatar seu próprio currículo, dentro do quadro de disciplinas oferecido, escolhendo aquelas mais afins com seus interesses, admitindo-se, portanto, combinação de disciplinas de diferentes áreas.

ESTRUTURA DO CURSO

As disciplinas estão agrupadas em quatro núcleos:

  1. Núcleo Comum (NC): elenco de 7 disciplinas obrigatórias que se considera devam ser do domínio de quem pretende administrar uma empresa.
  2. Núcleo Instrumental (NI): elenco de 4 disciplinas que servem de suporte a outras. O aluno deve cursar as 2 disciplinas obrigatórias desse Núcleo, podendo ainda escolher outras duas como eletivas.
  3. Núcleo de Aplicação (NA): elenco de disciplinas associadas às áreas de concentração. O aluno deve, obrigatoriamente, cursar 3 disciplinas na sua área de concentração.
  4. Eletivas (E): O aluno deverá escolher 3 disciplinas entre as não obrigatórias que podem ser tanto do Núcleo Instrumental quanto do Núcleo de Aplicação.

NÚMERO DE CRÉDITOS EXIGIDOS

O número mínimo total de créditos do Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas é 30, assim distribuídos:

BLOCOS DISCIPLINAS CRÉDITOS
Núcleo Comum 7 14
Núcleo Instrumental 2 4
Núcleo de Aplicação 3 6
Eletivas 3 6
TOTAL 15 30

EDITAL E PROGRAMA DETALHADO

EDITAL
PROGRAMA DETALHADO

FALE COM O COORDENADOR

Ainda com dúvidas? Agende uma conversa com a coordenação!

O coordenador acadêmico do Mestrado Profissional em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio, prof. Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, está à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o programa, seus objetivos e sobre o valor que ele pode agregar à sua carreira.

Um espaço integralmente aberto a você, candidato ao nosso curso, que busca o crescimento profissional e que está interessado em alcançar níveis mais altos na carreira.

Para marcar um bate-papo presencial com o coordenador aqui no IAG PUC-Rio para esclarecer suas dúvidas, basta agendar a data, o horário e pronto!

Ele estará à sua espera para ajudá-lo(a) nesta importante decisão de investir em uma qualificação de alto nível para atender aos seus objetivos e se diferenciar no mercado.

AGENDE SUA CONVERSA COM O COORDENADOR CLICANDO AQUI

COORDENAÇÃO

Núcleo Comum

Principais tendências na gestão contemporânea das organizações. Transformações sociais. Impacto social das práticas organizacionais. Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Comunicação, Imagem e Reputação Organizacional. Cultura e Identidade Organizacional. Ética e Assédios nas Organizações. Relações de Trabalho. Liderança. Empreendedorismo e Inovação. Práticas de Sustentabilidade. Estudo de casos e práticas de gestão.

Princípios fundamentais de contabilidade. Balanço. Variações do patrimônio líquido. Processo contábil. DOAR e fluxo de caixa. Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras: contas a receber e a pagar, avaliação de estoques, ativo imobilizado, operações financeiras, contas do patrimônio líquido. Efeitos de flutuação de preços sobre os demonstrativos financeiros. Análise dos demonstrativos financeiros.

Papel e impacto do marketing nas organizações e na sociedade. Análise dos mercados consumidores e organizacionais Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Estilos de vida e comportamento de compra. Aspectos culturais e simbólicos do consumo e seu impacto no processo de gestão de marketing. Decisões de segmentação, escolha de mercados-alvo e posicionamento de marca.

Aplicação dos conceitos de segmentação e posicionamento de mercado. O planejamento e a gerência de produtos. Gerência de serviços. Gerência de canais de distribuição. Considerações mercadológicas sobre a formação de preços. Gerência de comunicação de marketing. Gerência de marketing em contextos de baixa renda. Gerência de marketing em contextos internacionais. Estudos de casos empresariais em marketing.

Ambiente legal e operacional da empresa. Problema do agente. Risco, retorno e valor. Critérios para análise de investimento. Orçamento de capital. Capital Asset Pricing Model e Arbitrage Pricing Theory. Financiamento de longo prazo. Estrutura de capital e limites de endividamento.

Processo de gestão estratégica. Avaliação do ambiente externo da empresa. Avaliação das capacidades internas da empresa. Tipologias de estratégias competitivas. Liderança em custo. Diferenciação de produto.

Núcleo Instrumental

Métodos de desenvolvimento de projetos. A introdução: contexto, objetos, delimitações. A revisão bibliográfica: exaustividade, atualidade e impacto. Modelos conceituais e questões de pesquisa. Metodologia: paradigmas positivista e fenomenológico e estratégias de pesquisa decorrentes.

Métodos gráficos para descrição de dados. Métodos numéricos para descrição de dados. Probabilidade. Distribuições discretas e contínuas. Amostragem – métodos e distribuições. Estimadores. Intervalos de confiança. Testes de hipótese. Regressão linear simples.

Visão geral de métodos multivariados. Exame dos dados. Análise de fator exploratória. Regressão linear múltipla. Regressão logística. MANOVA. Análise de cluster. Modelagem de equações estruturais.

Regressão linear múltipla. ANOVA (Análise da variância). Análise de séries temporais. Análise de dados categóricos. Estatísticas não-paramétricas.

Núcleo de Aplicação - Área de Estratégia

Globalização dos mercados e internacionalização das empresas. A influência da cultura nos negócios internacionais. Teorias de internacionalização. Seleção de países e de modos de entrada no exterior. Posicionamento estratégico e estrutura organizacional para a internacionalização. Blocos regionais. O processo de internacionalização das empresas brasileiras. Mensuração do desempenho das operações internacionais.

Flexibilidade estratégica com opções reais, Conluios tácitos, Estratégias de integração vertical, Diversificação, Alianças estratégicas, Fusões e aquisições.

Crise socioambiental. Análise dos impactos antropogênicos. Desenvolvimento sustentável e Sustentabilidade corporativa (triple bottom line). Planejamento estratégico para a sustentabilidade. Modelos e ferramentas de Gestão ambiental. Modelos e ferramentas de responsabilidade social corporativa. As empresas e o consumo Sustentável.

Desenvolvimento e implantação de estratégias de manufaturas e serviços. Arquitetura de manufaturas e serviços. Redesenho de processos operacionais. Gestão de redes de suprimentos. Fluxos de materiais e de produtos. Gestão estratégica de qualidade e produtividade de operações. Gestão estratégica da capacidade e da demanda de operações.

Núcleo de Aplicação - Área de Finanças

Técnicas alternativas para avaliação de aplicações de ativos de renda variável. Teoria de mercados eficientes. Princípios de diversificação de risco através de administração de carteiras. Restrições legais e institucionais existentes. Modelo de precificação de ativos de capital - CAPM e de teoria de preços por arbitragem - APT. Avaliação do desempenho do administrador de carteiras.

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Avaliação em ambiente de certeza. Fluxos de caixa, tributação e inflação. Racionamento de capital. Avaliação em ambiente de incerteza. Aplicação de teoria das opções na avaliação de empresas. Custo de capital. Opções Reais.

Mecânica operacional e fundamentos econômicos dos mercados a termo, futuros, de opções e de swaps. Especificação dos principais contratos negociados.  Estratégias de operação através de hedge, arbitragem e especulação. Formulação do valor justo de opções. Utilização de derivativos por empresas.

Mercado de Capitais. Apreçamento de Ativos.  Microestrutura do Mercado de Capitais. Previsibilidade de Preços. Eficiência do Mercado.  Volatilidade dos Preços. Finanças Comportamentais. Escolha Intertemporal. Equity Premium Puzzle. Estrutura a Termo das Taxas de Juro.

Modelo de regressão linear clássico. Desenvolvimentos avançados do modelo de regressão linear clássico. Premissas e testes de diagnóstico do modelo de regressão linear clássico. Modelagem e previsão de séries temporais univariadas. Modelagem de relações de longo prazo: raiz unitária e cointegração. Modelagem da volatilidade: modelos GARCH univariados e multivariados. Modelos de variáveis dependentes binárias. Análise de dados em painel: efeitos fixos, efeitos aleatórios, testes e diagnósticos.

Núcleo de Aplicação - Área de Marketing

Natureza do esforço de marketing em organizações de serviços. Características dos serviços. Estratégias de marketing aplicadas a serviços. Serviço como diferenciação de produtos. Qualidade em serviços e satisfação dos clientes. Falhas e recuperação de serviços. Papéis de funcionários e clientes na execução de serviços. Cenários de serviços. Demanda e capacidade em serviços.

Visão contemporânea da pesquisa nas decisões estratégicas de marketing. Concepção, execução e análise de pesquisas de marketing. Categorias de pesquisa. Decisão e valor de informação. Mensuração. Escalas e instrumentos. Análise e interpretação de resultados. Elaboração de projeto de pesquisa de mercado baseado em problema discutido com empresa real.

Natureza e objetivos da distribuição. Administração de canal. A importância do intermediário na agregação de valor para o consumidor final. Liderança de canal e poder nas negociações. Organizações atacadistas e varejistas. Aspectos logísticos e físicos da distribuição. Alianças de canal e marketing de relacionamento.

Natureza e objetivos do comportamento do consumidor. O processo decisório de compra e uso dos produtos e serviços. Os aspectos culturais, econômicos, sociais e psicológicos nos usos e costumes. Motivação, personalidade e estilos de vida. As organizações e o processo de compra. A transformação da sociedade e estrutura de valores. A influência do consumidor nas estratégias de marketing.

Princípios da gestão do relacionamento com o cliente. Implementando CRM. Identificando e diferenciando o cliente. Interação e privacidade. Customização e medidas de valor do cliente. CRM Analítico e data mining.

Núcleo de Aplicação - Área de Organizações

Desenvolvimento, aprendizado contínuo e treinamento das pessoas. Organização que aprende. Habilidades e competências requeridas no mundo globalizado de negócios. Desenvolvimento organizacional e gerencial. Planejamento, programação, monitoramento e avaliação dos processos de desenvolvimento organizacional, grupal e pessoal. Sistemas de medição e recompensa.

A cultura de uma organização. Como a Cultura Organizacional se manifesta através de sagas, símbolos, linguagem, mitos e lendas. Como a Cultura Organizacional se manifesta através dos artefatos visíveis, aspectos históricos, aspectos externos e processos de comunicação. A relação da cultura, estratégia organizacional e vantagem competitiva. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. A importância do alinhamento cultural. Porque é difícil mudar a cultura de uma organização. A relação da cultura, mudança organizacional, liderança, comprometimento e desempenho. A mudança da Cultura e o Ciclo de Vida Organizacional.  O papel da cultura nacional e/ou da cultura familiar na cultura organizacional. Inteligência e adaptação cultural.

Diversidade das abordagens epistemológicas e teóricas de compreensão das organizações e das práticas de gestão. Paradigmas nas ciências sociais aplicadas. Positivismo e Pós-positivismo. Interpretativismo. Teoria Crítica. Pós-Modernismo e Pós-Estruturalismo. Metáforas e Análise Organizacional.

Identidade Organizacional e Identidade nas Organizações. Principais debates e teorias. Identidade Organizacional e Mudança. Imagem e Reputação na Gestão da Identidade Organizacional. Identidade Organizacional em uma perspectiva temporal. Identidade e Sensemaking. Narrativas, Discursos e Storytelling e o processo de construção de Identidades Organizacionais.

O que é liderança. Liderança como processo; diferenciando liderança, gestão e empreendedorismo. O que faz a liderança eficaz. O papel dos líderes: traços, comportamentos e estilos; liderança e gênero. O papel dos seguidores e desafios para seu engajamento. O relacionamento líder-liderado: relações transacionais e relações transformadoras; identidade e propósito. O papel do contexto: liderança e cultura; liderança e mudança. Avaliando a liderança: liderança efetiva e ética; raízes da liderança tóxica.

Dissertação de Mestrado

Elaboração da dissertação.

Professora Alessandra de Sá Mello da Costa é doutora em Administração pela EBAPE/FGV, mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e graduada em Administração e História. Professora Adjunta do Departamento de Administração da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade da PUC-Rio e da FAPERJ (Jovem Cientista do Nosso Estado). Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais (EOR) da ANPAD. Coordenadora do Programa de Iniciação Científica do IAG PUC-Rio, com interesse de pesquisa nas áreas de (1) História, Memória e Organizações; (2) Comunicação e Discursos Organizacionais; e (3) Teorias Organizacionais (perspectivas reflexivas sobre organizações e dinâmica organizacional; novas epistemologias e perspectivas críticas).

> Currículo Lattes
alessandra.costa@iag.puc-rio.br

Doutora em Sociologia

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro-IUPERJ (2003), Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1994), possui graduação em Sociologia e Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é coordenadora da área de Organizações, professora dos cursos de graduação e mestrado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Coordenadora do MBA em Gestão de Recursos Humanos da mesma Universidade. Membro do Comitê Científico da área Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR) da ANPAD, desde 2013. Tem realizado pesquisas e publicado artigos em periódicos científicos sobre os seguintes temas: comportamento organizacional, educação e inserção profissional. (Texto informado pelo autor)

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
aheloisa@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Agricultural Economics

Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Agricultural Economics - University of London - Wye College (1990) e doutorado em Agricultural Economics - University of London - Wye College (1994), atual Imperial College. Tem especialização em Marketing (IAG/PUC-Rio, 1986) e cursos de extensão em Educação Superior realizados na Harvard Business School (2000) e na PUC-Rio (2002). Foi Coordenador-Adjunto de Graduação do Departamento de Administração e o Vice-Decano de Graduação do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio de 1999 a 2008. Tem atuado como coordenador de diversos cursos de extensão na Universidade. Atualmente é professor de tempo integral da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Departamento de Administração (IAG), desenvolvendo pesquisas e lecionando nas áreas de Marketing, Meio Ambiente, Gerenciamento de Marcas e Logística Empresarial. Tem trabalhos apresentados em congressos, conferências e seminários, tanto no Brasil como no exterior, incluindo Argentina, Costa Rica, EUA, Escócia, Espanha, Taiwan e República Tcheca. É o atual Coordenador Central de Estágios e Serviços Profissionais da PUC-Rio e do Programa Universidade-Comunidade (UNICOM), prestador de serviços de apoio a comunidades carentes na cidade do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
lacombe@iag.puc-rio.br

Doutor em Economia

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977). É Doutor em Economia pela Escola de Pós‐Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (EPGE/FGV-Rio, 1985). Atualmente, é professor do IAG PUC-Rio. Tem experiência em trabalhos publicados na área de Administração, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Derivativos, Mercados Financeiros e Administração de Carteiras. Nos anos de 2007 e 2008, esteve licenciado da PUC-Rio e dirigiu, em São Paulo, o Instituto Educacional da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros). Nesse período, dentre as várias atividades das quais participou, foi um dos representantes da BM&F no Grupo de Trabalho coordenado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) responsável pela elaboração da “Estratégia Brasileira de Educação Financeira”. Autor dos livros “Introdução aos Derivativos” e “Finanças Internacionais”, publicados em 2002 e 2008, respectivamente, e de diversos artigos sobre derivativos em congressos nacionais e internacionais e em revistas especializadas.

> Currículo Lattes
figueiredo@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, na linha de pesquisa de Estratégia (2017). Bolsista FAPERJ de Doutorado-Sanduíche entre setembro de 2016 e agosto de 2017, tendo realizado pesquisas acadêmicas na Aalto University School of Business (Helsinque, Finlândia). Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2006). Graduado em Engenharia de Computação pela mesma Universidade (2001). Realiza pesquisas e possui artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais de alto impacto e em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Gestão da Inovação, Estratégia e Redes de Alianças. Gerente de Projetos com certificação PMP, trabalhou como Gerente de Projetos e Processos e foi responsável por treinamento in-company em empresas de várias indústrias, como varejo, comércio exterior, marketing, educação, tecnologia da informação e petróleo e gás por 13 anos. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
fabioop@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutora em Administração

Doutora em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela Virginia Commonwealth University e Mestre em Sociologia do Trabalho pela Eastern Michigan University. Professora na área de Liderança e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. Membro do conselho internacional do Center for the Advancement of Research Methods and Analysis (CARMA) e da Academy of Management.

> Currículo Lattes
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br

Prof.ª Dr.ª em Administração de Empresas

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio com ênfase na área de Finanças e Marketing, Mestre em Administração Financeira pelo IBMEC com ênfase em Governança Corporativa e Transparência de Informações, MBA em Mercado de Capitais pelo IBMEC, Pós Graduada em Administração Financeira pela FGV-Rio e Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Formação profissional de mais de vinte anos em diversas empresas de grande porte, tais como Jornal O Globo, Embratel, Jornal do Brasil e Fundação Roberto Marinho. Nessas empresas, obteve experiência na área de planejamento corporativo e financeiro, Relações com Investidores, atuando principalmente nos seguintes temas: orçamento, custos, qualidade de comunicação ao mercado acionário, valor da empresa, governança corporativa, indicadores contábeis e financeiros. É especialista em Finanças Pessoais e Avaliação de Empresas. Realizou consultoria nas áreas de varejo, petróleo, mineração, TI, setor elétrico, concentrado em avaliação de empresas e análise de risco. É professora da PUC-Rio ministrando aulas em Mercado de Capitais e Investimentos, Administração de Carteiras, Economia Financeira, Gestão Econômica para Empresas, Contabilidade Gerencial e de Custos, Matemática Financeira e Administração Financeira. Coordena também o MBA de Negócios Imobiliário do Banco do Brasil (in company). Por 6 anos foi professora associada da Fucape Business School na área de Finanças e coordenou os cursos de MBA em Gestão de Negócios e Gerenciamento de Projetos além de cursos in Company. Na área acadêmica desenvolve pesquisa em finanças corporativas, gestão de ativos, opções reais e marketing financeiro.

 

> Currículo Lattes
graziela@prof.iag.puc-rio.br

Doutor em Administração com ênfase em Finanças

Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2009), Mestrado e Doutorado em Administração (área de concentração: Finanças) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS, 2012, e 2016, respectivamente), e pós-doutorado junto ao programa de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2017). Realizou doutorado sanduíche na HEC-Montreal ao longo de 12 meses, e frequentou disciplina no PPGA da FEA/USP. Foi professor no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD/UFSC) e docente convidado em cursos de pós-graduação da UniRitter-Porto Alegre e da Universidade Católica de Pelotas. Também lecionou na UNISC, UNIFIN e IBGEN/SC. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG, A Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Interesses acadêmicos e profissionais: Governança corporativa, Finanças corporativas, Decisões financeiras, Estrutura de capital, Análise de investimentos e Mercado de capitais.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
hcm@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutorado em Administração de Empresas - Marketing

Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ (2010); Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2005); MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG PUC‐Rio (2003); Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2002); Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‐Rio, 2010 até o presente), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações ‐ editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil (2002); Consultor de  Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio (2004 a 2006); Instrutor oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação (2005 a 2007), tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós‐graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC‐Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC‐Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing na internet, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

> Currículo Lattes
jorge.brantes@iag.puc-rio.br

Doutorado em Engenharia de Produção

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) , Mestre em Administração de Empresas (1983) e Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Foi diretor da Cobra Tecnologia S/A, Medidata Informática S/A e Vice-Presidente da holding têxtil do Sistema Cataguazes-Leopoldina. Consultor ad hoc do CNPQ e da CAPES , Membro dos Conselhos Editoriais da RAC, Gestão e Sociedade, FACES , Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da PUC-Rio, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Foi Diretor Científico e Presidente da ANPAD de 2009 a 2014.

> Currículo Lattes
shopshop@iag.puc-rio.br

Doutor em Engenharia de Produção com Ênfase em Finanças

Leonardo Lima é professor de finanças e economia da energia do IAG PUC-Rio. Foi conselheiro consultivo da QG energia e Diferencial Energia entre 2008 e 2018 e conselheiro estatutário da Lorenge SA entre 2009 e 2015. Atuou como gerente de comercialização de energia na Neoenergia até 2008, tendo também trabalhado como analista no Cepel e na IBM entre 1996 e 2001. No IAG coordenou MBA´s e cursos in-company para ONS, MME, Vale e Petrobras. Como pesquisador, é um dos coordenadores do NUPEI, Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do Departamento de Administração – PUC-Rio, tendo sido autor e co-autor de 1 livro, 4 capítulos de livros e de mais de 100 artigos científicos em periódicos e conferências nacionais e internacionais em temas relacionados a finanças corporativas, mercados de energia e investimentos em infraestrutura; É graduado em engenharia mecânica e possui mestrado e doutorado em engenharia de produção com ênfase em finanças pela PUC-Rio.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
leonardolima@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Letras

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio. Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios. (Texto informado pelo autor)

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
lpessoa@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Administração

Graduado em ENGENHARIA ELETRÔNICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / COPPEAD (2004). Professor do quadro principal do IAG - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Interesses de pesquisa: Comportamento do consumidor de baixa renda; Risco percebido em decisões de compra; Comportamento do consumidor online. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
hormeyll@iag.puc-rio.br

Doutor em Engenharia de Produção

Doutor em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), MBA pela Stanford Graduate School of Business (1979), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Stanford (1977) e graduado em Engenharia Civil na PUC-Rio. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Análise e Avaliação de Projetos e Empresas, Opções Reais e Análise de Risco, É um dos coordenadores do NUPEI – Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura da PUC-Rio com atuação em projetos na área de Energia, Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas e análise de projetos em condições de risco, incerteza e flexibilidade. Foi vencedor do Prêmio ANPAD de melhor trabalho de Finanças de 2007 e orientador da tese de doutorado vencedora do Prêmio CAPES de Teses de 2011. Foi executivo financeiro de empresas e participa ativamente de treinamento e consultoria para empresas públicas e privadas.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
brandao@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutorado em Economia

Possui graduação em Administração - Universität Bayreuth (Alemanha) (1994) e doutorado em Economia - Katholische Universität Eichstatt (Alemanha) (1999). Fez pós-doutorado em Finanças Comportamentais pela McMaster University (Canadá) (2009). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração e Economia, com ênfase em Administração Financeira, Mercado de Capitais e Economia, Finanças Internacionais e Econometria, atuando principalmente nos seguintes temas: economia financeira, finanças comportamentais, mercado de capitais, econometria, finanças internacionais e economia internacional. Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. É coordenador do FINE - Núcleo de Pesquisa em Finanças do IAG PUC-Rio e Pesquisador associado do NUPEI - Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do IAG PUC-Rio. Foi ganhador do prêmio de melhor working paper em economia do Banco Central do Brasil na Edição de 2018. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Cientista do Nosso Estado - FAPERJ.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
klotzle@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio , desde Abril de 2007. Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), tendo graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atua como professor assistente do Quadro principal do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É líder de tema sobre Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa na Divisão de Estratégia da ANPAD. Participa do Conselho Consultivo do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio. Desenvolve duas linhas de pesquisa: 1- Estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas 2- Empreendedorismo sustentável. Dentro dessas linhas de Pesquisa tem abordado principalmente os seguintes temas: Linha 1 - Gestão participativa de unidades de conservação ambiental, ecoturismo em parques naturais; Impactos de grandes eventos sobre a Sustentabilidade das cidades; Implementação de estratégias competitivas e colaborativas para a sustentabilidade em empresas ; medição da sustentabilidade empresarial. Linha 2- Mapeamento e análise de redes de Econegócios. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
mcohen@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas.

Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) , atuando principalmente nos seguintes temas: marketing para a base da pirâmide, comportamento de consumidores de baixa renda, insatisfação/satisfação de consumo, comportamento de reclamação do consumidor e consumerismo.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
marcus.hemais@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutora em Administração

Possui doutorado sandwich - New School for Social Research (1986) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 1979. Foi pesquisadora e professora visitante no exterior da Université Jean Moulin de Lyon (1995),da Ecole des Hautes Etudes Commerciales (HEC) de Montreal (1993), École Superieure des Affaires da Université de Sciences Sociales de Grenoble (1996,1992,1990); da Rissho University de Tóquio (1988), da Florida International University (1994) e da Graduate School of Urban Professions, Department of Management and Human Resources da New School for Social Research (1989). Publicou vários artigos no Brasil e no exterior e os seguintes livros: "Cultura Organizacional e Privatizaçäo: A Dimensão Humana", (Makron Books,1993), Inveja nas Organizações , (Makron Books, 1994) , Invidia en las Empresas (McGraw Hill México, 1994), Gestão Participativa (CDRom - CELTEC,1995), Sedução dos Modismos ( Makron Books, 1998), "Cultura e Mudança Organizacional" (organização, Editora PUC-Rio,2008),"Cultura Empreendedora"(Office Book,2008), "Lideranças Empreendedoras Cariocas" ( Editora Dedix,2012).

> Currículo Lattes
patomei@iag.puc-rio.br

Professora e pesquisadora na área de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade Corporativa. Pós-doutorado na Universidade de St. Gallen, Suíça (2017). Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas-EAESP (2011). MBA pela RSM Rotterdam School of Management – Universidade Erasmus Holanda (2005) e graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – EAESP.  Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - PUC-Rio.

> Currículo Lattes
renata.brito@iag.puc-rio.br

Doutora em Educação

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Administração Financeira pela FGV-RJ, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências Humanas - Educação - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tema da tese: Modelos de Competências em Educação Profissional. Atualmente é professora assistente do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio. Coordena cursos de graduação e pós-graduação. Possui ampla experiência profissional com atuação em empresas nacionais e transnacionais. Palestrante, consultora de empresas, possui livro e artigos publicados. Pesquisa temas relacionados a: configurações organizacionais; modelos de governança; desenvolvimento de competências; gestão do conhecimento e de competências organizacionais; aprendizado nas organizações. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
sanpin@iag.puc-rio.br

ALUNOS SELECIONADOS – TURMA 2020

 

INSCRIÇÃO

As inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio devem ser feitas no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/

PRÉ-REQUISITOS

O candidato ao Mestrado Profissional deve satisfazer às seguintes exigências prévias:

  • Ter graduação em qualquer área do saber;
  • Ter realizado o Teste ANPAD ou o GMAT.

DOCUMENTAÇÃO

  • Currículo em formato livre;
  • Histórico Escolar de Graduação;
  • Resultado do GMAT ou do Teste ANPAD.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo seletivo está dividido em duas etapas:

Etapa 1:

  •  Análise do CV Lattes, Histórico Escolar e do resultado do Teste ANPAD ou GMAT

Etapa 2:

  •  Entrevista

CRONOGRAMA PREVISTO (SUJEITO A ALTERAÇÃO)

Início das inscrições Agosto
Término das inscrições Outubro
Divulgação dos convocados para entrevista Novembro
Período de entrevistas Novembro
Data de divulgação dos selecionados Dezembro
Período de confirmação de participação no curso Dezembro

INVESTIMENTO

O curso pode ser pago à vista ou em parcelas de até 24 meses.

Valores em 2020:

  •  À vista: R$64.812,00
  •  Parcelado em 24 meses: R$3.087,37
  •  Excepcionalmente, o aluno poderá solicitar um semestre de prorrogação de prazo. Nesse caso, deverá pagar mensalidade referente à disciplina ADM 3010 – Dissertação de Mestrado.
  •  Em 2020, o valor dessa disciplina é R$ 2.066,00.
voltar para mestrado profissional