PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL
MESTRADO
 PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL
MESTRADO

DURAÇÃO

O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve cursar 15 disciplinas, de 02 créditos cada, totalizando 30 créditos, e ser aprovado na apresentação da defesa de sua Dissertação de Mestrado.

CARGA HORÁRIA

450 horas

PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL

De Agosto a Outubro

INÍCIO DAS AULAS

Fevereiro

AULAS/HORÁRIOS

Três dias na semana, das 19h às 22h

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA EX-ALUNOS DO IAG PUC-RIO 

• Ex-alunos que concluíram o MBA em Management do IAG PUC-Rio
nos últimos 5 anos, têm 35% de desconto no Mestrado Profissional
em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio.

• Ex-alunos que concluíram qualquer curso de MBA do IAG PUC-Rio
nos últimos 5 anos, têm 30% de desconto no Mestrado Profissional
em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio.

SECRETARIA ACADÊMICA

Secretárias do curso: Gisele Notari e Teresa Campos
E-mail: mestradoprofissional@iag.puc-rio.br
Telefone: 21 2138-9220
WhatsApp: 21 99452-7756
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ

ONDE

Campus Gávea

O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas teve o seu início em 2001, sendo as primeiras dissertações defendidas em 2003. O Curso de Mestrado Profissional possui as seguintes características:

  • Ter como principal público-alvo analistas, gerentes, executivos e outros profissionais da área de Administração que atuam ou pretendam atuar em organizações privadas, públicas ou do Terceiro Setor;
  • Enfatizar a aplicação prática de conceitos e teorias do campo da Administração, assim como de campos correlatos;
  • Utilizar preferencialmente materiais de apoio voltados para a aplicação prática, sem prejuízo da qualidade teórica;
  • Utilizar métodos ativos de ensino que engajem os alunos no processo de aprendizagem,simulando situações de negócios, de modo a propiciar o confronto de ideias e pontos de vista entre os participantes;
  • Possuir membros do corpo docente que unam uma sólida formação e competência teórica a uma extensa experiência prática.

OBJETIVOS

O Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas tem por objetivo geral a formação de executivos preparados para a tomada de decisões complexas, éticas e inovadoras em organizações dinâmicas, promovendo impacto social em um mundo interconectado e globalizado.

Para tal, o Programa se baseia nos seguintes pilares:

  • Conhecimento abrangente em Administração, que permita uma visão holística da organização.
  • Efetiva integração entre teoria e prática, estimulando a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios.
  • Uso de instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico e organizacional brasileiro e internacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo geral envolve os seguintes objetivos específicos:

  • Preparar os alunos para a tomada de decisões eficazes e eficientes em um ambiente de incerteza e de permanente mudança. Tal preparação envolve desenvolver a capacidade de analisar o ambiente externo, tanto nacional, quanto internacional, de modo a estar preparado para reagir diante de mudanças que afetem a realidade dos negócios em que se encontra inserido de forma a minimizar problemas e aproveitar oportunidades. Para tal, proporcionam-se instrumentos de análise adequados ao contexto socioeconômico brasileiro e internacional.
  • Desenvolver uma visão holística da organização, como organismo complexo e multifacetado. Tal objetivo é atingido por meio de conhecimento abrangente em Administração, de modo a compreender as interconexões entre as várias funções e unidades organizacionais, permitindo avaliar o impacto das decisões em outras unidades da empresa e no mercado.
  • Proporcionar uma efetiva integração entre teoria e prática. Para atingir este objetivo, é necessário estimular a troca de experiências entre alunos, enriquecendo o aprendizado pela contínua contraposição dos modelos teóricos à realidade do ambiente de negócios. Isto também é alcançado pelo fato de se contar, no Programa de Mestrado Profissional, com grande número de professores que aliam sólida formação acadêmica à vivência prática em organizações.
  • Desenvolver competências de networking, liderança e trabalho em equipe. Em um mundo interconectado, é fundamental que os alunos adquiram competências de relacionamento e de capacidade de trabalhar em equipes, inclusive virtuais. Neste aspecto, é importante desenvolver também capacidades de liderança, já que essas se completam à capacidade de trabalhar em rede.
  • Conscientizar para as questões éticas e sociais envolvidas no ambiente de negócios. De forma consistente com a missão da PUC-Rio, busca-se ainda reforçar a preocupação com considerações éticas, sociais e ambientais que perpassam toda a vivência em organizações públicas e privadas.

PERFIL DO EGRESSO

Os egressos do Programa de Mestrado Profissional apresentam dois perfis distintos, em função de sua maturidade e experiência profissional:

  • Profissionais que se encontram em meio de carreira, tendo complementado a experiência prática já adquirida em organizações com uma formação teórica sólida, abrangente e orientada para a aplicação. Encontram-se aptos a ascender a cargos que exijam uma formação generalista, em que terão diversas pessoas sob seu comando, sobre as quais devem exercer liderança, de modo a atingir os objetivos da organização em que trabalham. Também se espera que sejam pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos de suas decisões sobre o meio ambiente.
  • São jovens que aspiram a uma carreira gerencial em organizações, sejam elas públicas, privadas, ou do Terceiro Setor, de pequeno, médio ou grande porte. Dispõem de conhecimentos abrangentes de administração, que lhes podem servir de base não somente para atuar em áreas específicas da administração, mas também para desenvolver atuação mais generalista, que envolva o gerenciamento de unidades organizacionais ou mesmo de pequenas organizações. Apresentam capacidade de liderança e trabalho em equipe, sendo pautados por elevados princípios éticos e preocupação com a sociedade e com os impactos sobre o meio ambiente.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

O curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas possui quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. São também quatro as linhas de pesquisa do curso de Mestrado Profissional:

1) Planejamento, Estratégia e Desempenho;

2) Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza;

3) Impacto de Mudanças nas Estratégias de Marketing; e

4) Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança.

Excetuadas as disciplinas do Núcleo Comum e as do Núcleo Instrumental, o aluno tem liberdade para formatar seu próprio currículo, dentro do quadro de disciplinas oferecido, escolhendo aquelas mais afins com seus interesses, admitindo-se, portanto, combinação de disciplinas de diferentes áreas.

ESTRUTURA DO CURSO

As disciplinas estão agrupadas em quatro núcleos:

  1. Núcleo Comum (NC): elenco de 7 disciplinas obrigatórias que se considera devam ser do domínio de quem pretende administrar uma empresa.
  2. Núcleo Instrumental (NI): elenco de 4 disciplinas que servem de suporte a outras. O aluno deve cursar as 2 disciplinas obrigatórias desse Núcleo, podendo ainda escolher outras duas como eletivas.
  3. Núcleo de Aplicação (NA): elenco de disciplinas associadas às áreas de concentração. O aluno deve, obrigatoriamente, cursar 3 disciplinas na sua área de concentração.
  4. Eletivas (E): O aluno deverá escolher 3 disciplinas entre as não obrigatórias que podem ser tanto do Núcleo Instrumental quanto do Núcleo de Aplicação.

NÚMERO DE CRÉDITOS EXIGIDOS

O número mínimo total de créditos do Curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas é 30, assim distribuídos:

BLOCOS DISCIPLINAS CRÉDITOS
Núcleo Comum 7 14
Núcleo Instrumental 2 4
Núcleo de Aplicação 3 6
Eletivas 3 6
TOTAL 15 30

EDITAL E PROGRAMA DETALHADO

EDITAL
PROGRAMA DETALHADO

FALE COM O COORDENADOR

Ainda com dúvidas? Agende uma conversa com a coordenação!

O coordenador acadêmico do Mestrado Profissional em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio, prof. Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, está à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o programa, seus objetivos e sobre o valor que ele pode agregar à sua carreira.

Um espaço integralmente aberto a você, candidato ao nosso curso, que busca o crescimento profissional e que está interessado em alcançar níveis mais altos na carreira.

Para marcar um bate-papo com o coordenador para esclarecer suas dúvidas, basta agendar a data, o horário e pronto!

Ele estará à sua espera para ajudá-lo(a) nesta importante decisão de investir em uma qualificação de alto nível para atender aos seus objetivos e se diferenciar no mercado.

AGENDE SUA CONVERSA COM O COORDENADOR CLICANDO AQUI

COORDENAÇÃO

Núcleo Comum

Principais tendências na gestão contemporânea das organizações. Transformações sociais. Impacto social das práticas organizacionais. Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Comunicação, Imagem e Reputação Organizacional. Cultura e Identidade Organizacional. Ética e Assédios nas Organizações. Relações de Trabalho. Liderança. Empreendedorismo e Inovação. Práticas de Sustentabilidade. Estudo de casos e práticas de gestão.

Princípios fundamentais de contabilidade. Balanço. Variações do patrimônio líquido. Processo contábil. DOAR e fluxo de caixa. Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras: contas a receber e a pagar, avaliação de estoques, ativo imobilizado, operações financeiras, contas do patrimônio líquido. Efeitos de flutuação de preços sobre os demonstrativos financeiros. Análise dos demonstrativos financeiros.

Papel e impacto do marketing nas organizações e na sociedade. Análise dos mercados consumidores e organizacionais Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Estilos de vida e comportamento de compra. Aspectos culturais e simbólicos do consumo e seu impacto no processo de gestão de marketing. Decisões de segmentação, escolha de mercados-alvo e posicionamento de marca.

Aplicação dos conceitos de segmentação e posicionamento de mercado. O planejamento e a gerência de produtos. Gerência de serviços. Gerência de canais de distribuição. Considerações mercadológicas sobre a formação de preços. Gerência de comunicação de marketing. Gerência de marketing em contextos de baixa renda. Gerência de marketing em contextos internacionais. Estudos de casos empresariais em marketing.

Ambiente legal e operacional da empresa. Problema do agente. Risco, retorno e valor. Critérios para análise de investimento. Orçamento de capital. Capital Asset Pricing Model e Arbitrage Pricing Theory. Financiamento de longo prazo. Estrutura de capital e limites de endividamento.

Processo de gestão estratégica. Avaliação do ambiente externo da empresa. Avaliação das capacidades internas da empresa. Tipologias de estratégias competitivas. Liderança em custo. Diferenciação de produto.

Núcleo Instrumental

Métodos de desenvolvimento de projetos. A introdução: contexto, objetos, delimitações. A revisão bibliográfica: exaustividade, atualidade e impacto. Modelos conceituais e questões de pesquisa. Metodologia: paradigmas positivista e fenomenológico e estratégias de pesquisa decorrentes.

Métodos gráficos para descrição de dados. Métodos numéricos para descrição de dados. Probabilidade. Distribuições discretas e contínuas. Amostragem – métodos e distribuições. Estimadores. Intervalos de confiança. Testes de hipótese. Regressão linear simples.

Visão geral de métodos multivariados. Exame dos dados. Análise de fator exploratória. Regressão linear múltipla. Regressão logística. MANOVA. Análise de cluster. Modelagem de equações estruturais.

Regressão linear múltipla. ANOVA (Análise da variância). Análise de séries temporais. Análise de dados categóricos. Estatísticas não-paramétricas.

Núcleo de Aplicação - Área de Estratégia

Globalização dos mercados e internacionalização das empresas. A influência da cultura nos negócios internacionais. Teorias de internacionalização. Seleção de países e de modos de entrada no exterior. Posicionamento estratégico e estrutura organizacional para a internacionalização. Blocos regionais. O processo de internacionalização das empresas brasileiras. Mensuração do desempenho das operações internacionais.

Flexibilidade estratégica com opções reais, Conluios tácitos, Estratégias de integração vertical, Diversificação, Alianças estratégicas, Fusões e aquisições.

Crise socioambiental. Análise dos impactos antropogênicos. Desenvolvimento sustentável e Sustentabilidade corporativa (triple bottom line). Planejamento estratégico para a sustentabilidade. Modelos e ferramentas de Gestão ambiental. Modelos e ferramentas de responsabilidade social corporativa. As empresas e o consumo Sustentável.

Desenvolvimento e implantação de estratégias de manufaturas e serviços. Arquitetura de manufaturas e serviços. Redesenho de processos operacionais. Gestão de redes de suprimentos. Fluxos de materiais e de produtos. Gestão estratégica de qualidade e produtividade de operações. Gestão estratégica da capacidade e da demanda de operações.

Núcleo de Aplicação - Área de Finanças

Técnicas alternativas para avaliação de aplicações de ativos de renda variável. Teoria de mercados eficientes. Princípios de diversificação de risco através de administração de carteiras. Restrições legais e institucionais existentes. Modelo de precificação de ativos de capital - CAPM e de teoria de preços por arbitragem - APT. Avaliação do desempenho do administrador de carteiras.

Planejamento estratégico e avaliação de projetos. Avaliação em ambiente de certeza. Fluxos de caixa, tributação e inflação. Racionamento de capital. Avaliação em ambiente de incerteza. Aplicação de teoria das opções na avaliação de empresas. Custo de capital. Opções Reais.

Mecânica operacional e fundamentos econômicos dos mercados a termo, futuros, de opções e de swaps. Especificação dos principais contratos negociados.  Estratégias de operação através de hedge, arbitragem e especulação. Formulação do valor justo de opções. Utilização de derivativos por empresas.

Mercado de Capitais. Apreçamento de Ativos.  Microestrutura do Mercado de Capitais. Previsibilidade de Preços. Eficiência do Mercado.  Volatilidade dos Preços. Finanças Comportamentais. Escolha Intertemporal. Equity Premium Puzzle. Estrutura a Termo das Taxas de Juro.

Modelo de regressão linear clássico. Desenvolvimentos avançados do modelo de regressão linear clássico. Premissas e testes de diagnóstico do modelo de regressão linear clássico. Modelagem e previsão de séries temporais univariadas. Modelagem de relações de longo prazo: raiz unitária e cointegração. Modelagem da volatilidade: modelos GARCH univariados e multivariados. Modelos de variáveis dependentes binárias. Análise de dados em painel: efeitos fixos, efeitos aleatórios, testes e diagnósticos.

Núcleo de Aplicação - Área de Marketing

Natureza do esforço de marketing em organizações de serviços. Características dos serviços. Estratégias de marketing aplicadas a serviços. Serviço como diferenciação de produtos. Qualidade em serviços e satisfação dos clientes. Falhas e recuperação de serviços. Papéis de funcionários e clientes na execução de serviços. Cenários de serviços. Demanda e capacidade em serviços.

Visão contemporânea da pesquisa nas decisões estratégicas de marketing. Concepção, execução e análise de pesquisas de marketing. Categorias de pesquisa. Decisão e valor de informação. Mensuração. Escalas e instrumentos. Análise e interpretação de resultados. Elaboração de projeto de pesquisa de mercado baseado em problema discutido com empresa real.

Natureza e objetivos da distribuição. Administração de canal. A importância do intermediário na agregação de valor para o consumidor final. Liderança de canal e poder nas negociações. Organizações atacadistas e varejistas. Aspectos logísticos e físicos da distribuição. Alianças de canal e marketing de relacionamento.

Natureza e objetivos do comportamento do consumidor. O processo decisório de compra e uso dos produtos e serviços. Os aspectos culturais, econômicos, sociais e psicológicos nos usos e costumes. Motivação, personalidade e estilos de vida. As organizações e o processo de compra. A transformação da sociedade e estrutura de valores. A influência do consumidor nas estratégias de marketing.

Princípios da gestão do relacionamento com o cliente. Implementando CRM. Identificando e diferenciando o cliente. Interação e privacidade. Customização e medidas de valor do cliente. CRM Analítico e data mining.

Núcleo de Aplicação - Área de Organizações

Desenvolvimento, aprendizado contínuo e treinamento das pessoas. Organização que aprende. Habilidades e competências requeridas no mundo globalizado de negócios. Desenvolvimento organizacional e gerencial. Planejamento, programação, monitoramento e avaliação dos processos de desenvolvimento organizacional, grupal e pessoal. Sistemas de medição e recompensa.

A cultura de uma organização. Como a Cultura Organizacional se manifesta através de sagas, símbolos, linguagem, mitos e lendas. Como a Cultura Organizacional se manifesta através dos artefatos visíveis, aspectos históricos, aspectos externos e processos de comunicação. A relação da cultura, estratégia organizacional e vantagem competitiva. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. A importância do alinhamento cultural. Porque é difícil mudar a cultura de uma organização. A relação da cultura, mudança organizacional, liderança, comprometimento e desempenho. A mudança da Cultura e o Ciclo de Vida Organizacional.  O papel da cultura nacional e/ou da cultura familiar na cultura organizacional. Inteligência e adaptação cultural.

Diversidade das abordagens epistemológicas e teóricas de compreensão das organizações e das práticas de gestão. Paradigmas nas ciências sociais aplicadas. Positivismo e Pós-positivismo. Interpretativismo. Teoria Crítica. Pós-Modernismo e Pós-Estruturalismo. Metáforas e Análise Organizacional.

Identidade Organizacional e Identidade nas Organizações. Principais debates e teorias. Identidade Organizacional e Mudança. Imagem e Reputação na Gestão da Identidade Organizacional. Identidade Organizacional em uma perspectiva temporal. Identidade e Sensemaking. Narrativas, Discursos e Storytelling e o processo de construção de Identidades Organizacionais.

O que é liderança. Liderança como processo; diferenciando liderança, gestão e empreendedorismo. O que faz a liderança eficaz. O papel dos líderes: traços, comportamentos e estilos; liderança e gênero. O papel dos seguidores e desafios para seu engajamento. O relacionamento líder-liderado: relações transacionais e relações transformadoras; identidade e propósito. O papel do contexto: liderança e cultura; liderança e mudança. Avaliando a liderança: liderança efetiva e ética; raízes da liderança tóxica.

Dissertação de Mestrado

Elaboração da dissertação.

Alessandra de Sá Mello da Costa

Doutora em Administração de Empresas

Ana Heloisa da Costa Lemos

Doutora em Sociologia

André Lacombe Penna da Rocha

Doutor em Agricultural Economics

Antonio Carlos Figueiredo Pinto

Doutor em Economia

Fábio de Oliveira Paula

Doutor em Administração de Empresas

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Doutora em Administração de Empresas

Graziela Fortunato

Doutora

Henrique Castro Martins

Doutor em Administração com ênfase em Finanças

Jorge Brantes Ferreira

Doutor

Jorge Ferreira da Silva

Doutor

Leonardo Lima Gomes

Doutor em Engenharia de Produção com Ênfase em Finanças

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Doutor em Letras

Luis Fernando Hor-Meyll Alvares

Doutor em Administração de Empresas

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção

Marcelo Cabús Klötzle

Doutor em Economia

Marcos Cohen

Doutor em Administração de Empresas

Marcus Wilcox Hemais

Doutor em Administração de Empresas.

Patrícia Amélia Tomei

Doutora em Administração

Renata Peregrino de Brito

Doutora em Administração de Empresas

Sandra Regina da Rocha Pinto

Doutora em Educação

Alunos

+

Egressos

+




INSCRIÇÃO

As inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Administração de Empresas do IAG PUC-Rio devem ser feitas no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/

PRÉ-REQUISITOS

O candidato ao Mestrado Profissional deve satisfazer às seguintes exigências prévias:

  • Ter graduação em qualquer área do saber;
  • Ter realizado o Teste ANPAD ou o GMAT.

DOCUMENTAÇÃO

  • Currículo em formato livre;
  • Histórico Escolar de Graduação;
  • Resultado do GMAT ou do Teste ANPAD.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo seletivo está dividido em duas etapas:

Etapa 1:

  •  Análise do CV Lattes, Histórico Escolar e do resultado do Teste ANPAD ou GMAT

Etapa 2:

  •  Entrevista

CRONOGRAMA PREVISTO (SUJEITO A ALTERAÇÃO)

Início das inscrições Agosto
Término das inscrições Outubro
Divulgação dos convocados para entrevista Novembro
Período de entrevistas Novembro
Data de divulgação dos selecionados Dezembro
Período de confirmação de participação no curso Dezembro

INVESTIMENTO

O curso pode ser pago à vista ou em parcelas de até 24 meses.

Valores em 2020:

  •  À vista: R$64.812,00
  •  Parcelado em 24 meses: R$3.087,37
  •  Excepcionalmente, o aluno poderá solicitar um semestre de prorrogação de prazo. Nesse caso, deverá pagar mensalidade referente à disciplina ADM 3010 – Dissertação de Mestrado.
  •  Em 2020, o valor dessa disciplina é R$ 2.066,00.