PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
DOUTORADO
 PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
DOUTORADO

DURAÇÃO DO PROGRAMA

O programa tem duração de quatro anos. Nesse período, os alunos devem completar 12 disciplinas, fazer teste de proficiência em alemão, francês ou italiano, ser aprovado no exame de qualificação e ser aprovado na defesa da tese de Doutorado. Depois de completar os créditos exigidos pelo programa, os alunos devem se inscrever na disciplina ADM 3100 – Tese de Doutorado, até a apresentação da defesa da tese de Doutorado.

CARGA HORÁRIA

540 horas

SECRETARIA ACADÊMICA

Secretárias: Gisele Notari e Teresa Campos
E-mail: doutorado@iag.puc-rio.br
Telefone: (21) 2138-9220
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ

LOCAL

Campus Gávea

O Curso de Doutorado em Administração da PUC-Rio pretende formar líderes em ensino e pesquisa do fenômeno administrativo. Para isso, está voltado para a formação de professores e pesquisadores que possam efetivamente contribuir para o avanço do conhecimento em Administração.

O Programa se baseia nos seguintes pilares:

  • Forte base metodológica, reconhecendo-se a pluralidade de paradigmas e métodos utilizados pela Administração, provenientes de diversas áreas do saber;
  • Ênfase na filiação dos alunos a Núcleos e Linhas de Pesquisa do Departamento de Administração, de modo a possibilitar maior relevância de suas contribuições, tanto ao Departamento, como ao conhecimento científico na Área de Administração;
  • Exigência de formação básica ampla em Administração como pré-requisito;

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

O curso tem quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações.

EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE DOUTORADO

EDITAL
PROGRAMA DETALHADO

ESTRUTURA CURRICULAR

Módulo Básico:

Totaliza 12 créditos, sendo três na área de concentração do doutorando, três em métodos quantitativos e os seis restantes podendo ser escolhidos entre as demais áreas, conforme ementa. Estes créditos podem ser obtidos no Curso de Mestrado do IAG PUC-Rio ou em outro curso de mestrado ou doutorado de comprovada excelência acadêmica. O aproveitamento de créditos será aprovado mediante análise do curso e do programa da disciplina.

Módulo Metodológico:

Eixo central do curso, o módulo oferece sólida base metodológica, enfatizando a área quantitativa ou qualitativa, dependendo da orientação do projeto. Totaliza 15 créditos composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. Estas podem ser cursadas no IAG, em algum outro departamento da PUC-Rio ou mesmo de outra universidade, desde que recomendado pelo orientador e aprovado pela coordenação.

Módulo da Área:

Oferecido pela área de concentração em que o aluno está matriculado. Proporciona sólida base no conteúdo específico da linha de pesquisa e totaliza seis créditos, composto por duas disciplinas, sendo pelo menos uma do Doutorado. O conteúdo pode variar de um ano para outro e o doutorando pode cursar no próprio no IAG, em algum outro departamento da PUC-Rio ou mesmo de outra universidade, desde que recomendado pelo orientador e aprovado pela coordenação.

Módulo de Pesquisa:

Apoio para o desenvolvimento da pesquisa de tese de doutorado. Totaliza três créditos, composto por três disciplinas, sendo um Seminário de Pesquisa, um Exame de Qualificação e uma Tese de Doutorado. A esta altura, o doutorando já deve ter um professor orientador da tese e deve estar filiado a uma linha de pesquisa do programa, com dedicação à prática da pesquisa.

LINHAS DE PESQUISA

Linha de Pesquisa em Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza

Contempla a modelagem financeira com base na quantificação do impacto das incertezas, focando na análise de risco sob a ótica da Teoria das Opções Reais e Derivativos, e também da área de Economia e Finanças da Energia, com ênfase na tomada de decisões em projetos de Infraestrutura. Os projetos de Econometria Financeira, Valuation e Governança Corporativa completam a base para o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos, juntamente com a Teoria das Finanças Comportamentais que incorpora aos modelos a irracionalidade dos agentes financeiros.

Linha de Pesquisa em Impacto de Mudanças nas Estratégias de Marketing

Inclui as pesquisas e projetos relativos a comportamento do consumidor, relações de consumo, marketing de serviços, marketing internacional, marketing online, comunicação e semiótica, entre outros.

Linha de Pesquisa em Planejamento, Estratégia e Desempenho

Inclui (a) estudos e projetos envolvendo estratégia corporativa, estratégias competitivas e colaborativas, modelagem e mensuração do desempenho organizacional, planejamento estratégico e governança estratégica, entre outros, e (b) pesquisas sobre empresas multinacionais brasileiras, estratégias de internacionalização, internacionalização de clusters empresariais, desempenho de empresas internacionalizadas, bornglobals e empreendedorismo internacional, efeitos made in, entre outros.

Linha de Pesquisa em Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança

Abrange as pesquisas em organizações: teorias, modelos de gestão, estruturas e processos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, negociação, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; sentido e relações de trabalho; gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira; e estudos organizacionais: perspectivas críticas sobre as organizações; comunicação e discursos organizacionais; história, memória e organizações.

Módulo Básico

Objetivos na tomada de decisões finan­cei­ras. Risco, retorno e valor. A administração de ativo e passivo. Análise e planeja­mento financeiro. Orçamento de capital. Decisões de dividendos e estrutura de capital.

Natureza e objetivos de marketing. A integração e inter-relação com as outras funções organizacionais. Ética e responsabilidade social. Mercados e estratégias de marketing. Comportamento do consumidor e comprador organizacional. Pesquisa de marketing e segmentação de mercado. planejamento e desenvolvimento do composto de marketing – produto, preço, distribuição e comunicação integrada de marketing.

O desenvolvimento da teoria gerencial. Teorias gerenciais contemporâneas. Teoria do Estabelecimento de Objetivos. Teoria das Características do Trabalho. Teoria das Expectativas. Teoria do Comprometimento Organizacional. Teoria do Contrato Psicológico. Teoria da Equidade. Teoria de Valores. Teoria da Ação. Gestão do Conhecimento. Teoria da Contingência. Teoria Institucional.

A lógica da análise estratégica compreendendo definições, desempenho e vantagem competitiva, análise de ameaças/oportunidades e avaliação de pontos fortes/fracos das empresas na ótica da RBV (Resource-Based View). Estratégias de negócios, incluindo liderança de custo, diferenciação de produtos, tipologias de estratégias, benchmarking estratégico, análise de opções reais sob risco e incerteza e conluios tácitos. Estratégias corporativas, com destaque para alianças estratégicas, integração vertical, diversificação e fusões/aquisições.

Amostragem (métodos e distribuições), estimadores, intervalos de confiança, testes de hipóteses, regressão linear simples e múltipla, análise de variância, séries temporais, análise de dados categóricos e estatística não paramétrica.

Módulo Metodológico

Introdução ao ferramental para análise de dados multivariada. Preparação de dados. Análise de Fatores. Regressão Múltipla. Análise Discriminante e Regressão Logística. MANOVA.

Análise conjunta. Análise de clusters. Escalagem multidimensional (MDS). Modelagem de Equações Estruturais (SEM): conceito geral, análise confirmatória, análise estrutural, modelos formativos e reflexivos, mediação e moderação.

Modelagem e Previsão de Séries Temporais Univariadas e Multivariada. Modelos de Memória Longa. Modelagem da Volatilidade: Modelos GARCH Univariados e Multivariados.  Modelos Não-Lineares e Suas Aplicações; Análise de Dados em Alta Frequência e Microestrutura de Mercado; Teoria de Valores Extremos.  Análise de Componentes Principais e Modelos Fatoriais; Modelos de Estado-Espaço.

Tomada de decisões em condições de incerteza e flexibilidade. Análise de risco. Processos estocásticos, processos de Markov. Modelagem da flexibilidade. Opções financeiras e opções reais. Processos de tempo contínuo, modelos discretos e modelos de simulação. Equação de Bellman e programação dinâmica estocástica. Modelos de opções reais.  Aplicações.

Introdução ao projeto de experimentos (DOX). Planejamento de experimentos. Técnicas avançadas de ANOVA. Determinação do tamanho de amostras em DOX. Projetos completamente aleatórios, projetos aleatórios blocados, projetos fatoriais, fatores aleatórios em experimentos e projetos aninhados.

Paradigmas na pesquisa científica. Valores e vieses do pesquisador. Validade e confiabilidade em pesquisa científica. Problema de pesquisa. Design da pesquisa. Tipos de dados. Fundamentação teórica. Revisão bibliográfica, estudos bibliométricos e meta-análise.  Meta-triangulação. Modelagem teórica. Perguntas de pesquisa, hipóteses, proposições. Variáveis e construtos. Métodos de coleta e análise de dados. Elaboração e avaliação de trabalhos científicos. Projeto de Pesquisa.

Paradigmas e pesquisa qualitativa.  Entrevista em profundidade. Método do caso. Entrevista em grupo. Relatos: histórias de vida, narrativas, análise de incidentes críticos. Etnografia, entrevista em profundidade e observação participante. Etnografia em administração. Métodos projetivos.

Grounded  theory. Análise documental, análise de conteúdo e análise de discurso. Semiótica. Estudos multi-métodos. Pesquisa multiparadigmática. Ensaios teóricos sobre métodos.

Natureza e tipos de survey. Definição do problema. Determinação do domínio conceitual dos construtos. Desenvolvimento e validação de escalas. Operacionalização das variáveis. Elaboração do instrumento de coleta de dados. Métodos de coleta de dados: correio, telefone, entrevista pessoal, e-mail, internet. Análise de dados. Relatório final da pesquisa.

O propósito deste seminário é desenvolver a capacidade de escrever artigos científicos, para publicação em periódicos científicos de qualidade. O seminário cobrirá, entre outros, os seguintes temas: identificação de veículos apropriados ao conteúdo do artigo; identificação da classificação do periódico; estilo de redação apropriado a periódicos internacionais; finalização do artigo e submissão; crítica e revisões de artigos científicos; o sistema de peer review e suas características; como responder a um parecer de um reviewer. Será elaborado um artigo no decorrer do seminário.

Módulo da Área
Módulo de Pesquisa de Tese

Sem ementa, uma vez que está associado aos temas das teses. Serão realizadas apresentações e discussões sobre o tema escolhido pelo doutorando, no que se refere a sua relevância, inserção teórica e metodologia a ser adotada. Trata-se, portanto, da discussão coletiva de um trabalho individual.

Elaboração da tese.

Alessandra de Sá Mello da Costa

Doutora em Administração de Empresas

Ana Heloisa da Costa Lemos

Doutora em Sociologia

Antonio Carlos Figueiredo Pinto

Doutor em Economia

Fábio de Oliveira Paula

Doutor em Administração de Empresas

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Doutora em Administração de Empresas

Henrique Castro Martins

Doutor em Administração com ênfase em Finanças

Jorge Brantes Ferreira

Doutor

Jorge Ferreira da Silva

Doutor

Leonardo Lima Gomes

Doutor em Engenharia de Produção com Ênfase em Finanças

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Doutor em Letras

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção

Marcelo Cabús Klötzle

Doutor em Economia

Marcos Cohen

Doutor em Administração de Empresas

Marcus Wilcox Hemais

Doutor em Administração de Empresas.

Patrícia Amélia Tomei

Doutora em Administração

Paulo Cesar de Mendonça Motta

Doutor em Administração

Sandra Regina da Rocha Pinto

Doutora em Educação

Alunos

+

Egressos

+




As inscrições para o processo seletivo de Doutorado devem ser feitas no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/, no período de agosto a outubro.

Documentação necessária

  • Currículo Lattes atualizado
  • Histórico Escolar de Graduação
  • Histórico Escolar de Mestrado
  • Duas cartas de recomendação
  • Projeto de tese com aceite de um dos professores da Pós-Graduação do Departamento. Veja aqui a orientação para elaboração de projeto de tese.
  • Resultado do Teste Anpad ou do GMAT

Bolsa de Estudos

Todos os alunos aprovados no processo seletivo receberão bolsa de isenção total de mensalidade.

Alunos de dedicação integral poderão se candidatar a bolsas de fomento a partir do segundo ano do curso.

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