PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
DOUTORADO
 PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
DOUTORADO

DURAÇÃO DO PROGRAMA

O programa tem duração de quatro anos. Nesse período, os alunos devem completar 12 disciplinas, fazer teste de proficiência em alemão, francês ou italiano, ser aprovado no exame de qualificação e ser aprovado na defesa da tese de Doutorado. Depois de completar os créditos exigidos pelo programa, os alunos devem se inscrever na disciplina ADM 3100 – Tese de Doutorado, até a apresentação da defesa da tese de Doutorado.

CARGA HORÁRIA

540 horas

SECRETARIA ACADÊMICA

Secretárias: Gisele Notari e Teresa Campos
E-mail: doutorado@iag.puc-rio.br
Telefone: (21) 2138-9220
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ

LOCAL

Campus Gávea

O Curso de Doutorado em Administração da PUC-Rio pretende formar líderes em ensino e pesquisa do fenômeno administrativo. Para isso, está voltado para a formação de professores e pesquisadores que possam efetivamente contribuir para o avanço do conhecimento em Administração.

O Programa se baseia nos seguintes pilares:

  • Forte base metodológica, reconhecendo-se a pluralidade de paradigmas e métodos utilizados pela Administração, provenientes de diversas áreas do saber;
  • Ênfase na filiação dos alunos a Núcleos e Linhas de Pesquisa do Departamento de Administração, de modo a possibilitar maior relevância de suas contribuições, tanto ao Departamento, como ao conhecimento científico na Área de Administração;
  • Exigência de formação básica ampla em Administração como pré-requisito;

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

O curso tem quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações.

EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE DOUTORADO

EDITAL
PROGRAMA DETALHADO

ESTRUTURA CURRICULAR

Módulo Básico:

Totaliza 12 créditos, sendo três na área de concentração do doutorando, três em métodos quantitativos e os seis restantes podendo ser escolhidos entre as demais áreas, conforme ementa. Estes créditos podem ser obtidos no Curso de Mestrado do IAG PUC-Rio ou em outro curso de mestrado ou doutorado de comprovada excelência acadêmica. O aproveitamento de créditos será aprovado mediante análise do curso e do programa da disciplina.

Módulo Metodológico:

Eixo central do curso, o módulo oferece sólida base metodológica, enfatizando a área quantitativa ou qualitativa, dependendo da orientação do projeto. Totaliza 15 créditos composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. Estas podem ser cursadas no IAG, em algum outro departamento da PUC-Rio ou mesmo de outra universidade, desde que recomendado pelo orientador e aprovado pela coordenação.

Módulo da Área:

Oferecido pela área de concentração em que o aluno está matriculado. Proporciona sólida base no conteúdo específico da linha de pesquisa e totaliza seis créditos, composto por duas disciplinas, sendo pelo menos uma do Doutorado. O conteúdo pode variar de um ano para outro e o doutorando pode cursar no próprio no IAG, em algum outro departamento da PUC-Rio ou mesmo de outra universidade, desde que recomendado pelo orientador e aprovado pela coordenação.

Módulo de Pesquisa:

Apoio para o desenvolvimento da pesquisa de tese de doutorado. Totaliza três créditos, composto por três disciplinas, sendo um Seminário de Pesquisa, um Exame de Qualificação e uma Tese de Doutorado. A esta altura, o doutorando já deve ter um professor orientador da tese e deve estar filiado a uma linha de pesquisa do programa, com dedicação à prática da pesquisa.

LINHAS DE PESQUISA

Linha de Pesquisa em Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza

Contempla a modelagem financeira com base na quantificação do impacto das incertezas, focando na análise de risco sob a ótica da Teoria das Opções Reais e Derivativos, e também da área de Economia e Finanças da Energia, com ênfase na tomada de decisões em projetos de Infraestrutura. Os projetos de Econometria Financeira, Valuation e Governança Corporativa completam a base para o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos, juntamente com a Teoria das Finanças Comportamentais que incorpora aos modelos a irracionalidade dos agentes financeiros.

Linha de Pesquisa em Impacto de Mudanças nas Estratégias de Marketing

Inclui as pesquisas e projetos relativos a comportamento do consumidor, relações de consumo, marketing de serviços, marketing internacional, marketing online, comunicação e semiótica, entre outros.

Linha de Pesquisa em Planejamento, Estratégia e Desempenho

Inclui (a) estudos e projetos envolvendo estratégia corporativa, estratégias competitivas e colaborativas, modelagem e mensuração do desempenho organizacional, planejamento estratégico e governança estratégica, entre outros, e (b) pesquisas sobre empresas multinacionais brasileiras, estratégias de internacionalização, internacionalização de clusters empresariais, desempenho de empresas internacionalizadas, bornglobals e empreendedorismo internacional, efeitos made in, entre outros.

Linha de Pesquisa em Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança

Abrange as pesquisas em organizações: teorias, modelos de gestão, estruturas e processos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, negociação, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; sentido e relações de trabalho; gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira; e estudos organizacionais: perspectivas críticas sobre as organizações; comunicação e discursos organizacionais; história, memória e organizações.

Módulo Básico

Objetivos na tomada de decisões finan­cei­ras. Risco, retorno e valor. A administração de ativo e passivo. Análise e planeja­mento financeiro. Orçamento de capital. Decisões de dividendos e estrutura de capital.

Natureza e objetivos de marketing. A integração e inter-relação com as outras funções organizacionais. Ética e responsabilidade social. Mercados e estratégias de marketing. Comportamento do consumidor e comprador organizacional. Pesquisa de marketing e segmentação de mercado. planejamento e desenvolvimento do composto de marketing – produto, preço, distribuição e comunicação integrada de marketing.

O desenvolvimento da teoria gerencial. Teorias gerenciais contemporâneas. Teoria do Estabelecimento de Objetivos. Teoria das Características do Trabalho. Teoria das Expectativas. Teoria do Comprometimento Organizacional. Teoria do Contrato Psicológico. Teoria da Equidade. Teoria de Valores. Teoria da Ação. Gestão do Conhecimento. Teoria da Contingência. Teoria Institucional.

A lógica da análise estratégica compreendendo definições, desempenho e vantagem competitiva, análise de ameaças/oportunidades e avaliação de pontos fortes/fracos das empresas na ótica da RBV (Resource-Based View). Estratégias de negócios, incluindo liderança de custo, diferenciação de produtos, tipologias de estratégias, benchmarking estratégico, análise de opções reais sob risco e incerteza e conluios tácitos. Estratégias corporativas, com destaque para alianças estratégicas, integração vertical, diversificação e fusões/aquisições.

Amostragem (métodos e distribuições), estimadores, intervalos de confiança, testes de hipóteses, regressão linear simples e múltipla, análise de variância, séries temporais, análise de dados categóricos e estatística não paramétrica.

Módulo Metodológico

Introdução ao ferramental para análise de dados multivariada. Preparação de dados. Análise de Fatores. Regressão Múltipla. Análise Discriminante e Regressão Logística. MANOVA.

Análise conjunta. Análise de clusters. Escalagem multidimensional (MDS). Modelagem de Equações Estruturais (SEM): conceito geral, análise confirmatória, análise estrutural, modelos formativos e reflexivos, mediação e moderação.

Modelagem e Previsão de Séries Temporais Univariadas e Multivariada. Modelos de Memória Longa. Modelagem da Volatilidade: Modelos GARCH Univariados e Multivariados.  Modelos Não-Lineares e Suas Aplicações; Análise de Dados em Alta Frequência e Microestrutura de Mercado; Teoria de Valores Extremos.  Análise de Componentes Principais e Modelos Fatoriais; Modelos de Estado-Espaço.

Tomada de decisões em condições de incerteza e flexibilidade. Análise de risco. Processos estocásticos, processos de Markov. Modelagem da flexibilidade. Opções financeiras e opções reais. Processos de tempo contínuo, modelos discretos e modelos de simulação. Equação de Bellman e programação dinâmica estocástica. Modelos de opções reais.  Aplicações.

Introdução ao projeto de experimentos (DOX). Planejamento de experimentos. Técnicas avançadas de ANOVA. Determinação do tamanho de amostras em DOX. Projetos completamente aleatórios, projetos aleatórios blocados, projetos fatoriais, fatores aleatórios em experimentos e projetos aninhados.

Paradigmas na pesquisa científica. Valores e vieses do pesquisador. Validade e confiabilidade em pesquisa científica. Problema de pesquisa. Design da pesquisa. Tipos de dados. Fundamentação teórica. Revisão bibliográfica, estudos bibliométricos e meta-análise.  Meta-triangulação. Modelagem teórica. Perguntas de pesquisa, hipóteses, proposições. Variáveis e construtos. Métodos de coleta e análise de dados. Elaboração e avaliação de trabalhos científicos. Projeto de Pesquisa.

Paradigmas e pesquisa qualitativa.  Entrevista em profundidade. Método do caso. Entrevista em grupo. Relatos: histórias de vida, narrativas, análise de incidentes críticos. Etnografia, entrevista em profundidade e observação participante. Etnografia em administração. Métodos projetivos.

Grounded  theory. Análise documental, análise de conteúdo e análise de discurso. Semiótica. Estudos multi-métodos. Pesquisa multiparadigmática. Ensaios teóricos sobre métodos.

Natureza e tipos de survey. Definição do problema. Determinação do domínio conceitual dos construtos. Desenvolvimento e validação de escalas. Operacionalização das variáveis. Elaboração do instrumento de coleta de dados. Métodos de coleta de dados: correio, telefone, entrevista pessoal, e-mail, internet. Análise de dados. Relatório final da pesquisa.

O propósito deste seminário é desenvolver a capacidade de escrever artigos científicos, para publicação em periódicos científicos de qualidade. O seminário cobrirá, entre outros, os seguintes temas: identificação de veículos apropriados ao conteúdo do artigo; identificação da classificação do periódico; estilo de redação apropriado a periódicos internacionais; finalização do artigo e submissão; crítica e revisões de artigos científicos; o sistema de peer review e suas características; como responder a um parecer de um reviewer. Será elaborado um artigo no decorrer do seminário.

Módulo da Área
Módulo de Pesquisa de Tese

Sem ementa, uma vez que está associado aos temas das teses. Serão realizadas apresentações e discussões sobre o tema escolhido pelo doutorando, no que se refere a sua relevância, inserção teórica e metodologia a ser adotada. Trata-se, portanto, da discussão coletiva de um trabalho individual.

Elaboração da tese.

Professora Alessandra de Sá Mello da Costa é doutora em Administração pela EBAPE/FGV, mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e graduada em Administração e História. Professora Adjunta do Departamento de Administração da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade da PUC-Rio e da FAPERJ (Jovem Cientista do Nosso Estado). Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais (EOR) da ANPAD. Coordenadora do Programa de Iniciação Científica do IAG PUC-Rio, com interesse de pesquisa nas áreas de (1) História, Memória e Organizações; (2) Comunicação e Discursos Organizacionais; e (3) Teorias Organizacionais (perspectivas reflexivas sobre organizações e dinâmica organizacional; novas epistemologias e perspectivas críticas).

> Currículo Lattes
alessandra.costa@iag.puc-rio.br

Doutora em Sociologia

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro-IUPERJ (2003), Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1994), possui graduação em Sociologia e Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é coordenadora da área de Organizações, professora dos cursos de graduação e mestrado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Coordenadora do MBA em Gestão de Recursos Humanos da mesma Universidade. Membro do Comitê Científico da área Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR) da ANPAD, desde 2013. Tem realizado pesquisas e publicado artigos em periódicos científicos sobre os seguintes temas: comportamento organizacional, educação e inserção profissional. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
aheloisa@iag.puc-rio.br

Doutor em Economia

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977). É Doutor em Economia pela Escola de Pós‐Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (EPGE/FGV-Rio, 1985). Atualmente, é professor do IAG PUC-Rio. Tem experiência em trabalhos publicados na área de Administração, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Derivativos, Mercados Financeiros e Administração de Carteiras. Nos anos de 2007 e 2008, esteve licenciado da PUC-Rio e dirigiu, em São Paulo, o Instituto Educacional da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros). Nesse período, dentre as várias atividades das quais participou, foi um dos representantes da BM&F no Grupo de Trabalho coordenado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) responsável pela elaboração da “Estratégia Brasileira de Educação Financeira”. Autor dos livros “Introdução aos Derivativos” e “Finanças Internacionais”, publicados em 2002 e 2008, respectivamente, e de diversos artigos sobre derivativos em congressos nacionais e internacionais e em revistas especializadas.

> Currículo Lattes
figueiredo@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, na linha de pesquisa de Estratégia (2017). Bolsista FAPERJ de Doutorado-Sanduíche entre setembro de 2016 e agosto de 2017, tendo realizado pesquisas acadêmicas na Aalto University School of Business (Helsinque, Finlândia). Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2006). Graduado em Engenharia de Computação pela mesma Universidade (2001). Realiza pesquisas e possui artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais de alto impacto e em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Gestão da Inovação, Estratégia e Redes de Alianças. Gerente de Projetos com certificação PMP, trabalhou como Gerente de Projetos e Processos e foi responsável por treinamento in-company em empresas de várias indústrias, como varejo, comércio exterior, marketing, educação, tecnologia da informação e petróleo e gás por 13 anos. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio.

> Currículo Lattes
fabioop@iag.puc-rio.br

Doutora em Administração

Doutora em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela Virginia Commonwealth University e Mestre em Sociologia do Trabalho pela Eastern Michigan University. Professora na área de Liderança e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. Membro do conselho internacional do Center for the Advancement of Research Methods and Analysis (CARMA) e da Academy of Management.

> Currículo Lattes
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br

Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2009), Mestrado e Doutorado em Administração (área de concentração: Finanças) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS, 2012, e 2016, respectivamente), e pós-doutorado junto ao programa de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2017). Realizou doutorado sanduíche na HEC-Montreal ao longo de 12 meses, e frequentou disciplina no PPGA da FEA/USP. Foi professor no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD/UFSC) e docente convidado em cursos de pós-graduação da UniRitter-Porto Alegre e da Universidade Católica de Pelotas. Também lecionou na UNISC, UNIFIN e IBGEN/SC. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG, A Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Interesses acadêmicos e profissionais: Governança corporativa, Finanças corporativas, Decisões financeiras, Estrutura de capital, Análise de investimentos e Mercado de capitais.

 

> Currículo Lattes
hcm@iag.puc-rio.br

Doutorado em Administração de Empresas - Marketing

Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ (2010); Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2005); MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG PUC‐Rio (2003); Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2002); Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‐Rio, 2010 até o presente), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações ‐ editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil (2002); Consultor de  Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio (2004 a 2006); Instrutor oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação (2005 a 2007), tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós‐graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC‐Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC‐Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing na internet, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

> Currículo Lattes
jorge.brantes@iag.puc-rio.br

Doutorado em Engenharia de Produção

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) , Mestre em Administração de Empresas (1983) e Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Foi diretor da Cobra Tecnologia S/A, Medidata Informática S/A e Vice-Presidente da holding têxtil do Sistema Cataguazes-Leopoldina. Consultor ad hoc do CNPQ e da CAPES , Membro dos Conselhos Editoriais da RAC, Gestão e Sociedade, FACES , Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da PUC-Rio, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Foi Diretor Científico e Presidente da ANPAD de 2009 a 2014.

> Currículo Lattes
shopshop@iag.puc-rio.br

Doutor em Engenharia de Produção com Ênfase em Finanças

Leonardo Lima é professor de finanças e economia da energia do IAG PUC-Rio. Foi conselheiro consultivo da QG energia e Diferencial Energia entre 2008 e 2018 e conselheiro estatutário da Lorenge SA entre 2009 e 2015. Atuou como gerente de comercialização de energia na Neoenergia até 2008, tendo também trabalhado como analista no Cepel e na IBM entre 1996 e 2001. No IAG coordenou MBA´s e cursos in-company para ONS, MME, Vale e Petrobras. Como pesquisador, é um dos coordenadores do NUPEI, Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do Departamento de Administração – PUC-Rio, tendo sido autor e co-autor de 1 livro, 4 capítulos de livros e de mais de 100 artigos científicos em periódicos e conferências nacionais e internacionais em temas relacionados a finanças corporativas, mercados de energia e investimentos em infraestrutura; É graduado em engenharia mecânica e possui mestrado e doutorado em engenharia de produção com ênfase em finanças pela PUC-Rio.

> Currículo Lattes
leonardolima@iag.puc-rio.br

Doutor em Letras

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio. Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
lpessoa@iag.puc-rio.br

Doutor em Engenharia de Produção

Doutor em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), MBA pela Stanford Graduate School of Business (1979), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Stanford (1977) e graduado em Engenharia Civil na PUC-Rio. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Análise e Avaliação de Projetos e Empresas, Opções Reais e Análise de Risco, É um dos coordenadores do NUPEI – Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura da PUC-Rio com atuação em projetos na área de Energia, Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas e análise de projetos em condições de risco, incerteza e flexibilidade. Foi vencedor do Prêmio ANPAD de melhor trabalho de Finanças de 2007 e orientador da tese de doutorado vencedora do Prêmio CAPES de Teses de 2011. Foi executivo financeiro de empresas e participa ativamente de treinamento e consultoria para empresas públicas e privadas.

> Currículo Lattes
brandao@iag.puc-rio.br

Doutorado em Economia

Possui graduação em Administração - Universität Bayreuth (Alemanha) (1994) e doutorado em Economia - Katholische Universität Eichstatt (Alemanha) (1999). Fez pós-doutorado em Finanças Comportamentais pela McMaster University (Canadá) (2009). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração e Economia, com ênfase em Administração Financeira, Mercado de Capitais e Economia, Finanças Internacionais e Econometria, atuando principalmente nos seguintes temas: economia financeira, finanças comportamentais, mercado de capitais, econometria, finanças internacionais e economia internacional. Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. É coordenador do FINE - Núcleo de Pesquisa em Finanças do IAG PUC-Rio e Pesquisador associado do NUPEI - Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do IAG PUC-Rio. Foi ganhador do prêmio de melhor working paper em economia do Banco Central do Brasil na Edição de 2018. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Cientista do Nosso Estado - FAPERJ.

> Currículo Lattes
klotzle@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio , desde Abril de 2007. Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), tendo graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atua como professor assistente do Quadro principal do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É líder de tema sobre Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa na Divisão de Estratégia da ANPAD. Participa do Conselho Consultivo do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio. Desenvolve duas linhas de pesquisa: 1- Estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas 2- Empreendedorismo sustentável. Dentro dessas linhas de Pesquisa tem abordado principalmente os seguintes temas: Linha 1 - Gestão participativa de unidades de conservação ambiental, ecoturismo em parques naturais; Impactos de grandes eventos sobre a Sustentabilidade das cidades; Implementação de estratégias competitivas e colaborativas para a sustentabilidade em empresas ; medição da sustentabilidade empresarial. Linha 2- Mapeamento e análise de redes de Econegócios. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
mcohen@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas.

Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) , atuando principalmente nos seguintes temas: marketing para a base da pirâmide, comportamento de consumidores de baixa renda, insatisfação/satisfação de consumo, comportamento de reclamação do consumidor e consumerismo.

> Currículo Lattes
marcus.hemais@iag.puc-rio.br

Doutora em Administração

Possui doutorado sandwich - New School for Social Research (1986) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 1979. Foi pesquisadora e professora visitante no exterior da Université Jean Moulin de Lyon (1995),da Ecole des Hautes Etudes Commerciales (HEC) de Montreal (1993), École Superieure des Affaires da Université de Sciences Sociales de Grenoble (1996,1992,1990); da Rissho University de Tóquio (1988), da Florida International University (1994) e da Graduate School of Urban Professions, Department of Management and Human Resources da New School for Social Research (1989). Publicou vários artigos no Brasil e no exterior e os seguintes livros: "Cultura Organizacional e Privatizaçäo: A Dimensão Humana", (Makron Books,1993), Inveja nas Organizações , (Makron Books, 1994) , Invidia en las Empresas (McGraw Hill México, 1994), Gestão Participativa (CDRom - CELTEC,1995), Sedução dos Modismos ( Makron Books, 1998), "Cultura e Mudança Organizacional" (organização, Editora PUC-Rio,2008),"Cultura Empreendedora"(Office Book,2008), "Lideranças Empreendedoras Cariocas" ( Editora Dedix,2012).

> Currículo Lattes
patomei@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração

Professor de Marketing da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro nos cursos de mestrado, doutorado e MBA executivo, onde também é diretor do IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio.  É consultor com extensa experiência profissional em organizações públicas e privadas de grande porte no Brasil e no exterior. Já ministrou centenas de cursos de desenvolvimento gerencial em diversas instituições brasileiras e internacionais.  Foi Visiting Scholar na Graduate School of Management, University of Massachusetts, e na Graduate School of Business, Columbia University, New York. Realizou inúmeros seminários e cursos no INA —Instituo Nacional de Administração —  no Centro Cultural de Belém, ambos em Portugal e no Instituto Politécnico de Macau.   Sua formação inclui os títulos de Master of Arts, Master of Science e Philosophy Doctor, obtidos nos EUA, além de cursos na London Business School, no INSEAD, e em outras instituições europeias.

> Currículo Lattes
pcmotta@iag.puc-rio.br

Professora e pesquisadora na área de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade Corporativa. Pós-doutorado na Universidade de St. Gallen, Suíça (2017). Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas-EAESP (2011). MBA pela RSM Rotterdam School of Management – Universidade Erasmus Holanda (2005) e graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – EAESP.  Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - PUC-Rio.

> Currículo Lattes
renata.brito@iag.puc-rio.br

Doutora em Educação

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Administração Financeira pela FGV-RJ, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências Humanas - Educação - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tema da tese: Modelos de Competências em Educação Profissional. Atualmente é professora assistente do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio. Coordena cursos de graduação e pós-graduação. Possui ampla experiência profissional com atuação em empresas nacionais e transnacionais. Palestrante, consultora de empresas, possui livro e artigos publicados. Pesquisa temas relacionados a: configurações organizacionais; modelos de governança; desenvolvimento de competências; gestão do conhecimento e de competências organizacionais; aprendizado nas organizações. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
sanpin@iag.puc-rio.br

ALUNOS SELECIONADOS – TURMA 2020

ALUNOS CURSANDO DOUTORADO

EGRESSOS

As inscrições para o processo seletivo de Doutorado devem ser feitas no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/, no período de agosto a outubro.

Documentação necessária

  • Currículo Lattes atualizado
  • Histórico Escolar de Graduação
  • Histórico Escolar de Mestrado
  • Duas cartas de recomendação
  • Projeto de tese com aceite de um dos professores da Pós-Graduação do Departamento. Veja aqui a orientação para elaboração de projeto de tese.
  • Resultado do Teste Anpad ou do GMAT

Bolsa de Estudos

Todos os alunos aprovados no processo seletivo receberão bolsa de isenção total de mensalidade.

Alunos de dedicação integral poderão se candidatar a bolsas de fomento a partir do segundo ano do curso.

Voltar para os cursos de Pós Graduação Acadêmica