PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
DOUTORADO
PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
DOUTORADO
DURAÇÃO DO PROGRAMA
O programa tem duração de quatro anos. Nesse período, os alunos devem completar 12 disciplinas, fazer teste de proficiência em alemão, espanhol, francês ou italiano, ser aprovado no exame de qualificação e ser aprovado na defesa da tese de Doutorado. Depois de completar os créditos exigidos pelo programa, os alunos devem se inscrever na disciplina ADM 3100 – Tese de Doutorado, até a apresentação da defesa da tese de Doutorado.
CARGA HORÁRIA
540 horas
SECRETARIA ACADÊMICA
Secretárias: Gisele Notari e Flávio Mendonça
E-mail: doutorado@iag.puc-rio.br
Telefone: (21) 2138-9220
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ
SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br
LOCAL
Campus Gávea
E-mail: doutorado@iag.puc-rio.br
Telefone: (21) 2138-9220
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br
O curso de Doutorado em Administração da PUC-Rio pretende formar líderes em ensino e pesquisa do fenômeno administrativo. Para isso, oferece a seus discentes uma forte base metodológica, proveniente de diversas áreas do saber, além de explorar o estado da arte de conhecimentos em Administração. O curso está voltado para a formação de docentes e pesquisadores que possam contribuir não somente para a consolidação, mas também para o avanço da área no Brasil e no exterior.
EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE DOUTORADO
EDITAL – BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2024
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O curso tem quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. São também quatro as suas linhas de pesquisa, todas relacionadas às áreas de concentração:
1) Estratégia, Inovação e Empreendedorismo (relacionada à área de Estratégia):
A linha de pesquisa tem como foco projetos em três áreas temáticas: Estratégia, Inovação e Empreendedorismo. Cada área temática abrange uma diversidade de temas, conforme detalhado a seguir:
- Estratégia: Estratégias competitivas, colaborativas, coalinhamento, ambiente e desempenho; estratégias de marketing; estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas; estratégias de adaptação em ambientes dinâmicos e influência de aspectos socioambientais, percepção de risco e resiliência climática; criação de valor e valoração ESG; e estratégias internacionais e internacionalização de empresas brasileiras.
- Inovação: Gestão dos processos e ecossistemas de inovação; inovação em modelos de negócios; gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia; estratégias para transformação digital; e estratégias de venture capital.
- Empreendedorismo: Empreendedorismo e inovação; empreendedorismo internacional; empreendedorismo sustentável em uma economia circular; empreendedorismo, resiliência e crescimento de pequenos empreendedores; interseccionalidade; e economia criativa.
2) Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza (relacionada à área de Finanças):
A linha de pesquisa tem como foco projetos relacionados a mercado de capitais, criptomoedas e blockchain, derivativos, finanças comportamentais, avaliação de projetos de investimentos e de empresas. A tecnologia atual gera uma grande quantidade de dados advindos de interações comerciais e trocas sociais. O mercado de tecnologia e serviços de análise destes dados representa está em rápido crescimento em todo o mundo e com previsão de aumentar significativamente mais do que o mercado de tecnologia da informação. Dessa forma, essa linha de pesquisa visa estudar
as habilidades, tecnologias, aplicativos e processos usados pelas organizações para obter informações sobre seus negócios e tomar decisões com base na grande quantidade de dados disponíveis e o uso da estatística para orientar o planejamento estratégico. Além disso, essa linha de pesquisa também estuda como financiar e viabilizar investimentos em infraestrutura nas áreas de Energia, Transportes, Logística e outros considerando o risco, a incerteza e a flexibilidade, com foco em Energias Renováveis. Estuda também o potencial de transformação advindo de tecnologias emergentes como blockchain que tem impactos importantes na indústria de serviços financeiros e suas aplicações em fintech, seguros, contratos distribuídos, gerenciamento de gerenciamento da cadeia de suprimentos, identidades digitais e outras.
3) Impacto de Mudanças nas Estratégias de Marketing (relacionada à área de Marketing):
A linha de pesquisa tem como foco projetos relativos a marketing de relacionamento, marketing online, comunicação, consumerismo, place branding, entre outros. Essa linha de pesquisa analisa as diferentes dinâmicas de marketing, o que inclui estudos sobre atuação de empresas e organizações no mercado, adoção de inovações pelo consumidor, economia criativa, customer relationship management (CRM), semiótica, decolonialismo, e estudos críticos em marketing.
4) Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança (relacionada à área de Organizações):
A linha de pesquisa tem como foco projetos sobre estruturas e processos; memória, história e processos discursivos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; relações de trabalho: gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira. Busca explorar ambientes de alta complexidade como oportunidade para o desenvolvimento de uma visão estratégica através da inovação para as organizações modernas, considerando as questões da liderança. Estuda também a maneira pela qual a inovação pode alavancar o crescimento de uma empresa e as melhores formas de desenvolver e trazer para o mercado novos produtos ou serviços inovadores. Explora aspectos associados ao ambiente, às práticas e aos resultados observados em organizações complexas como manifestações do micro e o macro comportamento organizacional. No nível micro organizacional, a linha aborda: a formação de atitudes no trabalho; cognição, emoção e motivação nas organizações; trabalho em equipe e desempenho coletivo; liderança e empreendedorismo. No nível macro organizacional, a linha aborda: a gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional; a gestão de processos e de projetos; poder e identidade nas organizações; comunicação, expressão e discurso nas organizações; carreiras e relações de trabalho; gestão da diversidade; responsabilidade moral, sustentabilidade e governança; cultura e mudança organizacional.
ESTRUTURA CURRICULAR
Módulo Básico:
Totaliza 12 créditos, sendo três na área de concentração do doutorando, três em métodos quantitativos e os seis restantes podendo ser escolhidos entre as demais áreas. Estes créditos podem ser obtidos no curso de Mestrado em Administração de Empresas do Departamento de Administração da PUC-Rio ou em outros cursos de mestrado ou doutorado de comprovada excelência acadêmica. O aproveitamento de créditos será feito mediante análise do curso e do programa da disciplina.
Módulo Metodológico:
Eixo central do curso, o módulo oferece sólida base metodológica, enfatizando a área quantitativa ou qualitativa, dependendo da orientação do projeto. Totaliza 15 créditos composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. Estas podem ser cursadas no Departamento de Administração da PUC-Rio, em algum outro departamento da PUC-Rio ou mesmo de outra universidade, desde que recomendadas pelo orientador e aprovadas pela coordenação.
Módulo da Área:
Oferecido pela área de concentração em que o discente está matriculado. Proporciona sólida base no conteúdo específico da linha de pesquisa e totaliza seis créditos, composto por duas disciplinas. O doutorando pode cursar tais disciplinas no Departamento de Administração da PUC-Rio, em algum outro departamento da PUC-Rio ou mesmo de outra universidade, desde que recomendadas pelo orientador e aprovado pela coordenação.
Módulo de Pesquisa:
Apoio para o desenvolvimento da pesquisa de tese de doutorado. Totaliza três créditos, composto por três disciplinas, sendo um Seminário de Pesquisa, um Exame de Qualificação e uma Tese de Doutorado. A esta altura, o doutorando já deve ter um docente orientador da tese e deve estar filiado a uma linha de pesquisa do programa, com dedicação à prática da pesquisa.
Para obtenção do título de Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, o discente deverá completar um mínimo de 36 créditos, bem como apresentar, defender e ser aprovado em Tese de Doutorado, no prazo de 48 meses.
COORDENAÇÃO
Marcus Wilcox Hemais
Coordenador do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Administração de Empresas
marcus.hemais@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
Módulo Básico |
---|
Módulo Metodológico |
---|
Módulo da Área |
---|
Módulo de Pesquisa de Tese |
---|

Alessandra Baiocchi

Alessandra de Sá Mello da Costa



Fábio de Oliveira Paula


Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Jorge Brantes Ferreira





Marcos Cohen

Marcus Wilcox Hemais

Naielly Lopes Marques


Renata Peregrino de Brito
As inscrições para o processo seletivo de Doutorado devem ser feitas no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/, no período de agosto a outubro.
Documentação necessária
- Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br/)
- Histórico Escolar de Graduação
- Histórico Escolar de Mestrado
- Duas cartas de recomendação (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/folharef.pdf)
- Projeto de tese com aceite de um dos professores da Pós-Graduação do Departamento (nome completo e assinatura digitalizada na folha de rosto do projeto). Veja aqui a orientação para elaboração de projeto de tese.
- Resultado do Teste ANPAD (https://testeanpad.org.br/) ou GMAT (www.mba.com).
Bolsa de Estudos
Os discentes com disponibilidade integral ao curso poderão ser indicados para bolsa VRAc (Vice-Reitoria Acadêmica) que concede isenção total da mensalidade e poderão solicitar bolsa de agência de fomento do CNPq ou da CAPES.
Os discentes com disponibilidade parcial ao curso poderão ser indicados para a bolsa de isenção VRAc ou Capes/Proex II (Taxas).
O valor da mensalidade é calculada multiplicando-se o valor mensal do crédito pelo número de créditos cursados no semestre letivo. O valor do crédito é divulgado anualmente no link https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/bolsas.html (ver valor do Centro de Ciências Sociais – CCS).
DURAÇÃO DO PROGRAMA
O programa tem duração de quatro anos. Nesse período, os alunos devem completar 12 disciplinas, fazer teste de proficiência em alemão, espanhol, francês ou italiano, ser aprovado no exame de qualificação e ser aprovado na defesa da tese de Doutorado. Depois de completar os créditos exigidos pelo programa, os alunos devem se inscrever na disciplina ADM 3100 – Tese de Doutorado, até a apresentação da defesa da tese de Doutorado.
CARGA HORÁRIA
540 horas
SECRETARIA ACADÊMICA
Secretárias: Gisele Notari e Flávio Mendonça
E-mail: doutorado@iag.puc-rio.br
Telefone: (21) 2138-9220
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ
SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br
LOCAL
Campus Gávea
O curso de Doutorado em Administração da PUC-Rio pretende formar líderes em ensino e pesquisa do fenômeno administrativo. Para isso, oferece a seus discentes uma forte base metodológica, proveniente de diversas áreas do saber, além de explorar o estado da arte de conhecimentos em Administração. O curso está voltado para a formação de docentes e pesquisadores que possam contribuir não somente para a consolidação, mas também para o avanço da área no Brasil e no exterior.
EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE DOUTORADO
EDITAL – BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2024
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O curso tem quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. São também quatro as suas linhas de pesquisa, todas relacionadas às áreas de concentração:
1) Estratégia, Inovação e Empreendedorismo (relacionada à área de Estratégia):
A linha de pesquisa tem como foco projetos em três áreas temáticas: Estratégia, Inovação e Empreendedorismo. Cada área temática abrange uma diversidade de temas, conforme detalhado a seguir:
- Estratégia: Estratégias competitivas, colaborativas, coalinhamento, ambiente e desempenho; estratégias de marketing; estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas; estratégias de adaptação em ambientes dinâmicos e influência de aspectos socioambientais, percepção de risco e resiliência climática; criação de valor e valoração ESG; e estratégias internacionais e internacionalização de empresas brasileiras.
- Inovação: Gestão dos processos e ecossistemas de inovação; inovação em modelos de negócios; gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia; estratégias para transformação digital; e estratégias de venture capital.
- Empreendedorismo: Empreendedorismo e inovação; empreendedorismo internacional; empreendedorismo sustentável em uma economia circular; empreendedorismo, resiliência e crescimento de pequenos empreendedores; interseccionalidade; e economia criativa.
2) Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza (relacionada à área de Finanças):
A linha de pesquisa tem como foco projetos relacionados a mercado de capitais, criptomoedas e blockchain, derivativos, finanças comportamentais, avaliação de projetos de investimentos e de empresas. A tecnologia atual gera uma grande quantidade de dados advindos de interações comerciais e trocas sociais. O mercado de tecnologia e serviços de análise destes dados representa está em rápido crescimento em todo o mundo e com previsão de aumentar significativamente mais do que o mercado de tecnologia da informação. Dessa forma, essa linha de pesquisa visa estudar
as habilidades, tecnologias, aplicativos e processos usados pelas organizações para obter informações sobre seus negócios e tomar decisões com base na grande quantidade de dados disponíveis e o uso da estatística para orientar o planejamento estratégico. Além disso, essa linha de pesquisa também estuda como financiar e viabilizar investimentos em infraestrutura nas áreas de Energia, Transportes, Logística e outros considerando o risco, a incerteza e a flexibilidade, com foco em Energias Renováveis. Estuda também o potencial de transformação advindo de tecnologias emergentes como blockchain que tem impactos importantes na indústria de serviços financeiros e suas aplicações em fintech, seguros, contratos distribuídos, gerenciamento de gerenciamento da cadeia de suprimentos, identidades digitais e outras.
3) Impacto de Mudanças nas Estratégias de Marketing (relacionada à área de Marketing):
A linha de pesquisa tem como foco projetos relativos a marketing de relacionamento, marketing online, comunicação, consumerismo, place branding, entre outros. Essa linha de pesquisa analisa as diferentes dinâmicas de marketing, o que inclui estudos sobre atuação de empresas e organizações no mercado, adoção de inovações pelo consumidor, economia criativa, customer relationship management (CRM), semiótica, decolonialismo, e estudos críticos em marketing.
4) Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança (relacionada à área de Organizações):
A linha de pesquisa tem como foco projetos sobre estruturas e processos; memória, história e processos discursivos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; relações de trabalho: gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira. Busca explorar ambientes de alta complexidade como oportunidade para o desenvolvimento de uma visão estratégica através da inovação para as organizações modernas, considerando as questões da liderança. Estuda também a maneira pela qual a inovação pode alavancar o crescimento de uma empresa e as melhores formas de desenvolver e trazer para o mercado novos produtos ou serviços inovadores. Explora aspectos associados ao ambiente, às práticas e aos resultados observados em organizações complexas como manifestações do micro e o macro comportamento organizacional. No nível micro organizacional, a linha aborda: a formação de atitudes no trabalho; cognição, emoção e motivação nas organizações; trabalho em equipe e desempenho coletivo; liderança e empreendedorismo. No nível macro organizacional, a linha aborda: a gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional; a gestão de processos e de projetos; poder e identidade nas organizações; comunicação, expressão e discurso nas organizações; carreiras e relações de trabalho; gestão da diversidade; responsabilidade moral, sustentabilidade e governança; cultura e mudança organizacional.
ESTRUTURA CURRICULAR
Módulo Básico:
Totaliza 12 créditos, sendo três na área de concentração do doutorando, três em métodos quantitativos e os seis restantes podendo ser escolhidos entre as demais áreas. Estes créditos podem ser obtidos no curso de Mestrado em Administração de Empresas do Departamento de Administração da PUC-Rio ou em outros cursos de mestrado ou doutorado de comprovada excelência acadêmica. O aproveitamento de créditos será feito mediante análise do curso e do programa da disciplina.
Módulo Metodológico:
Eixo central do curso, o módulo oferece sólida base metodológica, enfatizando a área quantitativa ou qualitativa, dependendo da orientação do projeto. Totaliza 15 créditos composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. Estas podem ser cursadas no Departamento de Administração da PUC-Rio, em algum outro departamento da PUC-Rio ou mesmo de outra universidade, desde que recomendadas pelo orientador e aprovadas pela coordenação.
Módulo da Área:
Oferecido pela área de concentração em que o discente está matriculado. Proporciona sólida base no conteúdo específico da linha de pesquisa e totaliza seis créditos, composto por duas disciplinas. O doutorando pode cursar tais disciplinas no Departamento de Administração da PUC-Rio, em algum outro departamento da PUC-Rio ou mesmo de outra universidade, desde que recomendadas pelo orientador e aprovado pela coordenação.
Módulo de Pesquisa:
Apoio para o desenvolvimento da pesquisa de tese de doutorado. Totaliza três créditos, composto por três disciplinas, sendo um Seminário de Pesquisa, um Exame de Qualificação e uma Tese de Doutorado. A esta altura, o doutorando já deve ter um docente orientador da tese e deve estar filiado a uma linha de pesquisa do programa, com dedicação à prática da pesquisa.
Para obtenção do título de Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, o discente deverá completar um mínimo de 36 créditos, bem como apresentar, defender e ser aprovado em Tese de Doutorado, no prazo de 48 meses.
COORDENAÇÃO
Marcus Wilcox Hemais
Coordenador do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Administração de Empresas
marcus.hemais@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
Módulo Básico |
---|
Módulo Metodológico |
---|
Módulo da Área |
---|
Módulo de Pesquisa de Tese |
---|

Alessandra Baiocchi

Alessandra de Sá Mello da Costa



Fábio de Oliveira Paula


Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Jorge Brantes Ferreira





Marcos Cohen

Marcus Wilcox Hemais

Naielly Lopes Marques


Renata Peregrino de Brito
As inscrições para o processo seletivo de Doutorado devem ser feitas no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/, no período de agosto a outubro.
Documentação necessária
- Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br/)
- Histórico Escolar de Graduação
- Histórico Escolar de Mestrado
- Duas cartas de recomendação (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/folharef.pdf)
- Projeto de tese com aceite de um dos professores da Pós-Graduação do Departamento (nome completo e assinatura digitalizada na folha de rosto do projeto). Veja aqui a orientação para elaboração de projeto de tese.
- Resultado do Teste ANPAD (https://testeanpad.org.br/) ou GMAT (www.mba.com).
Bolsa de Estudos
Os discentes com disponibilidade integral ao curso poderão ser indicados para bolsa VRAc (Vice-Reitoria Acadêmica) que concede isenção total da mensalidade e poderão solicitar bolsa de agência de fomento do CNPq ou da CAPES.
Os discentes com disponibilidade parcial ao curso poderão ser indicados para a bolsa de isenção VRAc ou Capes/Proex II (Taxas).
O valor da mensalidade é calculada multiplicando-se o valor mensal do crédito pelo número de créditos cursados no semestre letivo. O valor do crédito é divulgado anualmente no link https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/bolsas.html (ver valor do Centro de Ciências Sociais – CCS).
DURAÇÃO DO PROGRAMA
O programa tem duração de quatro anos. Nesse período, os alunos devem completar 12 disciplinas, fazer teste de proficiência em alemão, espanhol, francês ou italiano, ser aprovado no exame de qualificação e ser aprovado na defesa da tese de Doutorado. Depois de completar os créditos exigidos pelo programa, os alunos devem se inscrever na disciplina ADM 3100 – Tese de Doutorado, até a apresentação da defesa da tese de Doutorado.
CARGA HORÁRIA
540 horas
SECRETARIA ACADÊMICA
Secretárias: Gisele Notari e Flávio Mendonça
E-mail: doutorado@iag.puc-rio.br
Telefone: (21) 2138-9220
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
CEP: 22451-900 | Rio de Janeiro / RJ
SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br
LOCAL
Campus Gávea
O curso de Doutorado em Administração da PUC-Rio pretende formar líderes em ensino e pesquisa do fenômeno administrativo. Para isso, oferece a seus discentes uma forte base metodológica, proveniente de diversas áreas do saber, além de explorar o estado da arte de conhecimentos em Administração. O curso está voltado para a formação de docentes e pesquisadores que possam contribuir não somente para a consolidação, mas também para o avanço da área no Brasil e no exterior.
EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE DOUTORADO
EDITAL – BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2024
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O curso tem quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. São também quatro as suas linhas de pesquisa, todas relacionadas às áreas de concentração:
1) Estratégia, Inovação e Empreendedorismo (relacionada à área de Estratégia):
A linha de pesquisa tem como foco projetos em três áreas temáticas: Estratégia, Inovação e Empreendedorismo. Cada área temática abrange uma diversidade de temas, conforme detalhado a seguir:
- Estratégia: Estratégias competitivas, colaborativas, coalinhamento, ambiente e desempenho; estratégias de marketing; estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas; estratégias de adaptação em ambientes dinâmicos e influência de aspectos socioambientais, percepção de risco e resiliência climática; criação de valor e valoração ESG; e estratégias internacionais e internacionalização de empresas brasileiras.
- Inovação: Gestão dos processos e ecossistemas de inovação; inovação em modelos de negócios; gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia; estratégias para transformação digital; e estratégias de venture capital.
- Empreendedorismo: Empreendedorismo e inovação; empreendedorismo internacional; empreendedorismo sustentável em uma economia circular; empreendedorismo, resiliência e crescimento de pequenos empreendedores; interseccionalidade; e economia criativa.
2) Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza (relacionada à área de Finanças):
A linha de pesquisa tem como foco projetos relacionados a mercado de capitais, criptomoedas e blockchain, derivativos, finanças comportamentais, avaliação de projetos de investimentos e de empresas. A tecnologia atual gera uma grande quantidade de dados advindos de interações comerciais e trocas sociais. O mercado de tecnologia e serviços de análise destes dados representa está em rápido crescimento em todo o mundo e com previsão de aumentar significativamente mais do que o mercado de tecnologia da informação. Dessa forma, essa linha de pesquisa visa estudar
as habilidades, tecnologias, aplicativos e processos usados pelas organizações para obter informações sobre seus negócios e tomar decisões com base na grande quantidade de dados disponíveis e o uso da estatística para orientar o planejamento estratégico. Além disso, essa linha de pesquisa também estuda como financiar e viabilizar investimentos em infraestrutura nas áreas de Energia, Transportes, Logística e outros considerando o risco, a incerteza e a flexibilidade, com foco em Energias Renováveis. Estuda também o potencial de transformação advindo de tecnologias emergentes como blockchain que tem impactos importantes na indústria de serviços financeiros e suas aplicações em fintech, seguros, contratos distribuídos, gerenciamento de gerenciamento da cadeia de suprimentos, identidades digitais e outras.
3) Impacto de Mudanças nas Estratégias de Marketing (relacionada à área de Marketing):
A linha de pesquisa tem como foco projetos relativos a marketing de relacionamento, marketing online, comunicação, consumerismo, place branding, entre outros. Essa linha de pesquisa analisa as diferentes dinâmicas de marketing, o que inclui estudos sobre atuação de empresas e organizações no mercado, adoção de inovações pelo consumidor, economia criativa, customer relationship management (CRM), semiótica, decolonialismo, e estudos críticos em marketing.
4) Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança (relacionada à área de Organizações):
A linha de pesquisa tem como foco projetos sobre estruturas e processos; memória, história e processos discursivos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; relações de trabalho: gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira. Busca explorar ambientes de alta complexidade como oportunidade para o desenvolvimento de uma visão estratégica através da inovação para as organizações modernas, considerando as questões da liderança. Estuda também a maneira pela qual a inovação pode alavancar o crescimento de uma empresa e as melhores formas de desenvolver e trazer para o mercado novos produtos ou serviços inovadores. Explora aspectos associados ao ambiente, às práticas e aos resultados observados em organizações complexas como manifestações do micro e o macro comportamento organizacional. No nível micro organizacional, a linha aborda: a formação de atitudes no trabalho; cognição, emoção e motivação nas organizações; trabalho em equipe e desempenho coletivo; liderança e empreendedorismo. No nível macro organizacional, a linha aborda: a gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional; a gestão de processos e de projetos; poder e identidade nas organizações; comunicação, expressão e discurso nas organizações; carreiras e relações de trabalho; gestão da diversidade; responsabilidade moral, sustentabilidade e governança; cultura e mudança organizacional.
ESTRUTURA CURRICULAR
Módulo Básico:
Totaliza 12 créditos, sendo três na área de concentração do doutorando, três em métodos quantitativos e os seis restantes podendo ser escolhidos entre as demais áreas. Estes créditos podem ser obtidos no curso de Mestrado em Administração de Empresas do Departamento de Administração da PUC-Rio ou em outros cursos de mestrado ou doutorado de comprovada excelência acadêmica. O aproveitamento de créditos será feito mediante análise do curso e do programa da disciplina.
Módulo Metodológico:
Eixo central do curso, o módulo oferece sólida base metodológica, enfatizando a área quantitativa ou qualitativa, dependendo da orientação do projeto. Totaliza 15 créditos composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. Estas podem ser cursadas no Departamento de Administração da PUC-Rio, em algum outro departamento da PUC-Rio ou mesmo de outra universidade, desde que recomendadas pelo orientador e aprovadas pela coordenação.
Módulo da Área:
Oferecido pela área de concentração em que o discente está matriculado. Proporciona sólida base no conteúdo específico da linha de pesquisa e totaliza seis créditos, composto por duas disciplinas. O doutorando pode cursar tais disciplinas no Departamento de Administração da PUC-Rio, em algum outro departamento da PUC-Rio ou mesmo de outra universidade, desde que recomendadas pelo orientador e aprovado pela coordenação.
Módulo de Pesquisa:
Apoio para o desenvolvimento da pesquisa de tese de doutorado. Totaliza três créditos, composto por três disciplinas, sendo um Seminário de Pesquisa, um Exame de Qualificação e uma Tese de Doutorado. A esta altura, o doutorando já deve ter um docente orientador da tese e deve estar filiado a uma linha de pesquisa do programa, com dedicação à prática da pesquisa.
Para obtenção do título de Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, o discente deverá completar um mínimo de 36 créditos, bem como apresentar, defender e ser aprovado em Tese de Doutorado, no prazo de 48 meses.
COORDENAÇÃO
Marcus Wilcox Hemais
Coordenador do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Administração de Empresas
marcus.hemais@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
Módulo Básico |
---|
Módulo Metodológico |
---|
Módulo da Área |
---|
Módulo de Pesquisa de Tese |
---|

Alessandra Baiocchi

Alessandra de Sá Mello da Costa



Fábio de Oliveira Paula


Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Jorge Brantes Ferreira





Marcos Cohen

Marcus Wilcox Hemais

Naielly Lopes Marques


Renata Peregrino de Brito
As inscrições para o processo seletivo de Doutorado devem ser feitas no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/, no período de agosto a outubro.
Documentação necessária
- Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br/)
- Histórico Escolar de Graduação
- Histórico Escolar de Mestrado
- Duas cartas de recomendação (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/folharef.pdf)
- Projeto de tese com aceite de um dos professores da Pós-Graduação do Departamento (nome completo e assinatura digitalizada na folha de rosto do projeto). Veja aqui a orientação para elaboração de projeto de tese.
- Resultado do Teste ANPAD (https://testeanpad.org.br/) ou GMAT (www.mba.com).
Bolsa de Estudos
Os discentes com disponibilidade integral ao curso poderão ser indicados para bolsa VRAc (Vice-Reitoria Acadêmica) que concede isenção total da mensalidade e poderão solicitar bolsa de agência de fomento do CNPq ou da CAPES.
Os discentes com disponibilidade parcial ao curso poderão ser indicados para a bolsa de isenção VRAc ou Capes/Proex II (Taxas).
O valor da mensalidade é calculada multiplicando-se o valor mensal do crédito pelo número de créditos cursados no semestre letivo. O valor do crédito é divulgado anualmente no link https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/bolsas.html (ver valor do Centro de Ciências Sociais – CCS).