PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
MESTRADO
 PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
MESTRADO

DURAÇÃO
O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve concluir as disciplinas exigidas pelo programa:

  • 03 disciplinas de nivelamento (00 créditos cada);
  • 07 disciplinas obrigatórias (03 créditos cada);
  • 03 disciplinas eletivas da área de concentração (03 créditos cada);
  • 01 disciplina eletiva livre (03 créditos cada).

O semestre letivo imediatamente posterior à obtenção dos 33 créditos deverá ser integralmente dedicado à elaboração da dissertação de mestrado. O aluno poderá, então, matricular-se na disciplina ADM 3000 – Dissertação de Mestrado.

CARGA HORÁRIA
495 horas

PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO
De agosto a outubro

INÍCIO DAS AULAS
Março

AULAS/HORÁRIOS
Três a quatro dias na semana, das 13h às 19h

SECRETARIA ACADÊMICA
Secretárias: Gisele Notari e Teresa Campos
E-mail: mestradoacademico@iag.puc-rio.br
Telefone: (21) 2138-9220
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22451-900

LOCAL
Campus Gávea

O curso busca atender os objetivos de alunos interessados em atividades de pesquisa e na carreira docente, além de possibilitar sua atuação em organizações e ambientes de negócios.

EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL
PROGRAMA DETALHADO

DISCIPLINAS

Prevê disciplinas de nivelamento, obrigatórias e eletivas contemplando as quatro áreas de concentração.

Nivelamento: três disciplinas de zero crédito cada, a serem cursadas no verão imediatamente anterior ao início do curso, na modalidade tutoria à distância e avaliadas através de prova a ser aplicada no início das aulas.

Obrigatórias: sete disciplinas obrigatórias de três créditos cada.

Eletivas: conjunto de disciplinas correspondente a quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing, Organizações.

NÚMERO DE CRÉDITOS EXIGIDOS

O Curso de Mestrado exige um total mínimo de 33 créditos.

PALAVRA DA COORDENAÇÃO

DEPOIMENTOS DE EX-ALUNOS

Nivelamento

Conceitos básicos. Teorias administrativas: Administração científica, movimento de relações humanas, behaviorismo, estruturalismo. Teoria dos sistemas e escola sistêmica. Utilização dos conceitos na prática administrativa.

Utilização da Contabilidade no ambiente empresarial como instrumento essencial para todas as decisões econômicas. As quatro demonstrações financeiras básicas. Depreciação e fluxo de caixa. Análise dos efeitos patrimoniais das operações econômicas.

Conceitos básicos, métodos gráficos e numéricos para descrição de dados, cálculo de probabilidades, variáveis aleatórias discretas e variáveis aleatórias contínuas.

Obrigatórias

A lógica da análise estratégica compreendendo definições, desempenho e vantagem competitiva, análise de ameaças/oportunidades e avaliação de pontos fortes/fracos das empresas na ótica da RBV (Resource-Based View). Estratégias de negócios, incluindo liderança de custo, diferenciação de produtos, tipologias de estratégias, benchmarking estratégico, análise de opções reais sob risco e incerteza e conluios tácitos. Estratégias corporativas, com destaque para alianças estratégicas, integração vertical, diversificação e fusões/aquisições.

Objetivos na tomada de decisões finan­cei­ras. Risco, retorno e valor. A administração de ativo e passivo. Análise e planeja­mento financeiro. Orçamento de capital. Decisões de dividendos e estrutura de capital.

Natureza e objetivos de marketing. A integração e inter-relação com as outras funções organizacionais. Ética e responsabilidade social. Mercados e estratégias de marketing. Comportamento do consumidor e comprador organizacional. Pesquisa de marketing e segmentação de mercado. planejamento e desenvolvimento do composto de marketing – produto, preço, distribuição e comunicação integrada de marketing.

O desenvolvimento da teoria gerencial. Teorias gerenciais contemporâneas. Teoria do Estabelecimento de Objetivos. Teoria das Características do Trabalho. Teoria das Expectativas. Teoria do Comprometimento Organizacional. Teoria do Contrato Psicológico. Teoria da Equidade. Teoria de Valores. Teoria da Ação. Gestão do Conhecimento. Teoria da Contingência. Teoria Institucional.

Principais metodologias de pesquisa e suas premissas epistemológicas. Problema e processo de pesquisa. A escolha da metodologia adequada à pesquisa: positivista ou fenomenológica, empírica ou teórica. Pesquisas secundárias (bibliográfica, documental, telematizada), pesquisas de campo (surveys, estudos de caso, pesquisa-ação, observação participante, pesquisa aplicada, pesquisa experimental). Desenvolvimento de referencial teórico (variáveis, construtos, premissas, hipóteses, proposições e suposições). Coleta, tratamento e análise de dados, métodos quantitativos e qualitativos. Construção do projeto de pesquisa.

Modelo de regressão linear clássico. Desenvolvimentos avançados do modelo de regressão linear clássico. Premissas e testes de diagnóstico do modelo de regressão linear clássico. Modelagem e previsão de séries temporais univariadas. Modelos multivariados. Equações simultâneas e modelos VAR. Modelagem de relações de longo prazo: raiz unitária, cointegração e modelos VEC. Modelagem da volatilidade: modelos GARCH univariados e multivariados.  Modelos de variáveis dependentes binárias.  Análise de dados em painel:  efeitos fixos, efeitos aleatórios, testes e diagnósticos.

Amostragem (métodos e distribuições), estimadores, intervalos de confiança, testes de hipóteses, regressão linear simples e múltipla, análise de variância, séries temporais, análise de dados categóricos e estatística não paramétrica.

Eletivas de Estratégia

Teorias e modelos em negócios internacionais. Cultura e negócios internacionais.  Processo de internacionalização. Modos de entrada e operação. Redes. Internacionalização de serviços. Impactos da internacionalização sobre o desempenho das empresas. Internacionalização de empresas de países emergentes. Questões metodológicas para a realização de pesquisas em negócios internacionais.

A crise socioambiental e seus desdobramentos: impactos socioambientais locais e globais decorrentes da ação humana, conceitos de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade corporativa, economia verde. Responsabilidade e gestão ambiental: legislação, licenciamento ambiental, estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ecoeficiência. Sistemas de gestão ambiental: ecoempreendedorismo e empreendedorismo sustentável. Responsabilidade Social Corporativa (RSC): modelos básicos, ética corporativa, RSC e governança corporativa.

Eletivas de Finanças

Princípios e práticas da avaliação de projetos de investimento e aquisição de empresas. Alternativas para seu financiamento, com ênfase nas inovações das técnicas financeiras, tais como fusões e venture capital.

Mercados futuros, a termo e de opções. Determinação de preços destes contratos.   Estratégias de Hedge. Swaps. Apreçamento de opções. Modelos binomiais. Opções de taxas de juros. Derivativos de Crédito. Utilização de Derivativos por Empresas.

Eletivas de Marketing

Determinantes básicos do comportamento do consumidor. Desenvolvimento das percepções, atitudes e comportamento. Necessidades e características psicográficas. Influências do ambiente: cultura e grupos sociais. Modelagem do comportamento do consumidor e do comprador industrial.

Visão contemporânea da pesquisa nas decisões estratégicas de marketing. Principais métodos – qualitativos e quantitativos – em marketing. Concepção e execução de pesquisas em marketing. Mensuração, escalas e instrumentos. Qualidade das medidas. Análise e interpretação. Relatórios e apresentação dos resultados.

Elementos da Difusão de Inovações, Geração de Inovações, Processo de Decisão de Adoção de Inovações, Atributos de Inovações e Taxa de Adoção, Categorias de Adotantes, Redes de Difusão. Marketing na Internet, Website Marketing, Marketing de Ferramenta de Busca, Propaganda Online, Email Marketing, Blog Marketing, Marketing de Mídias Sociais, Marketing Multimídia, Marketing em Plataformas Móveis.

Eletivas de Organizações

Diferença entre clima e cultura organizacional. Definições e características da cultura organizacional. Modelos mentais e imaginário coletivo. A relação cultura e estratégia. Cultura e ciclo de vida organizacional. Manifestações culturais: sagas, símbolos, linguagem, mitos e lendas. A questão do gerenciamento da cultura organizacional. Cultura e liderança. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Importância do alinhamento cultural. Tipologias culturais. Práticas gerenciais para mudança cultural.

Personalidade, valores e atitudes. Satisfação e motivação no trabalho.  Percepção, tomada de decisão e criatividade. Dinâmica de grupos e entre grupos. Formação de equipes. Comunicação organizacional e interpessoal. Liderança. Poder e política. O conflito e o stress no trabalho. Mudança e aprendizagem organizacional. Cultura organizacional. Políticas e práticas de recursos humanos em contextos de diversidade.

Expressões do conhecimento humano: razão instrumental e substantiva, emoção e intuição. Taxonomia de conhecimentos. Aspectos éticos, políticos e ideológicos do conhecimento sobre as organizações. Cognitivismo gerencial e organizacional. Aprendizado organizacional e organização de aprendizagem. Gestão do conhecimento e conhecimento organizacional. Gestão e formação de competências.

Diferentes abordagens sobre comunicação organizacional. Comunicação e organizações no Brasil. Comunicação organizacional, estratégia e poder. Comunicação, ideologia e construção de significado. Abordagens construtivistas sobre a construção da realidade organizacional. Comunicação como constitutiva da organização. Comunicação e discursos organizacionais.

Instrumentais Eletivas

Orçamentos e controle. Custos. Demonstrativos financei¬ros e inflação. Análise de demonstrativos financeiros para decisões de crédito, investi¬mento ou avaliação de desempenho. Sistema de informação gerencial e contabilidade. Fundamentos da contabili¬dade gerencial.

Preparação de dados, análise de fator, regressão múltipla, análise discriminante, regressão logística, análise multivariada da variância, análise conjunta, análise de cluster, escalonamento multidimensional, análise de correspondência e modelagem por equações estruturais.

Dissertação

Elaboração da Dissertação

Professora Alessandra de Sá Mello da Costa é doutora em Administração pela EBAPE/FGV, mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e graduada em Administração e História. Professora Adjunta do Departamento de Administração da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade da PUC-Rio e da FAPERJ (Jovem Cientista do Nosso Estado). Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica de Estudos Organizacionais (EOR) da ANPAD. Coordenadora do Programa de Iniciação Científica do IAG PUC-Rio, com interesse de pesquisa nas áreas de (1) História, Memória e Organizações; (2) Comunicação e Discursos Organizacionais; e (3) Teorias Organizacionais (perspectivas reflexivas sobre organizações e dinâmica organizacional; novas epistemologias e perspectivas críticas).

> Currículo Lattes
alessandra.costa@iag.puc-rio.br

Doutora em Sociologia

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro-IUPERJ (2003), Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1994), possui graduação em Sociologia e Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é coordenadora da área de Organizações, professora dos cursos de graduação e mestrado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Coordenadora do MBA em Gestão de Recursos Humanos da mesma Universidade. Membro do Comitê Científico da área Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (GPR) da ANPAD, desde 2013. Tem realizado pesquisas e publicado artigos em periódicos científicos sobre os seguintes temas: comportamento organizacional, educação e inserção profissional. (Texto informado pelo autor)

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
aheloisa@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Economia

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977). É Doutor em Economia pela Escola de Pós‐Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (EPGE/FGV-Rio, 1985). Atualmente, é professor do IAG PUC-Rio. Tem experiência em trabalhos publicados na área de Administração, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Derivativos, Mercados Financeiros e Administração de Carteiras. Nos anos de 2007 e 2008, esteve licenciado da PUC-Rio e dirigiu, em São Paulo, o Instituto Educacional da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros). Nesse período, dentre as várias atividades das quais participou, foi um dos representantes da BM&F no Grupo de Trabalho coordenado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) responsável pela elaboração da “Estratégia Brasileira de Educação Financeira”. Autor dos livros “Introdução aos Derivativos” e “Finanças Internacionais”, publicados em 2002 e 2008, respectivamente, e de diversos artigos sobre derivativos em congressos nacionais e internacionais e em revistas especializadas.

> Currículo Lattes
figueiredo@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas da PUC-Rio, na linha de pesquisa de Estratégia (2017). Bolsista FAPERJ de Doutorado-Sanduíche entre setembro de 2016 e agosto de 2017, tendo realizado pesquisas acadêmicas na Aalto University School of Business (Helsinque, Finlândia). Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2006). Graduado em Engenharia de Computação pela mesma Universidade (2001). Realiza pesquisas e possui artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais de alto impacto e em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Gestão da Inovação, Estratégia e Redes de Alianças. Gerente de Projetos com certificação PMP, trabalhou como Gerente de Projetos e Processos e foi responsável por treinamento in-company em empresas de várias indústrias, como varejo, comércio exterior, marketing, educação, tecnologia da informação e petróleo e gás por 13 anos. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
fabioop@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutora em Administração

Doutora em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela Virginia Commonwealth University e Mestre em Sociologia do Trabalho pela Eastern Michigan University. Professora na área de Liderança e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. Membro do conselho internacional do Center for the Advancement of Research Methods and Analysis (CARMA) e da Academy of Management.

> Currículo Lattes
flavia.cavazotte@iag.puc-rio.br

Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2009), Mestrado e Doutorado em Administração (área de concentração: Finanças) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS, 2012, e 2016, respectivamente), e pós-doutorado junto ao programa de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2017). Realizou doutorado sanduíche na HEC-Montreal ao longo de 12 meses, e frequentou disciplina no PPGA da FEA/USP. Foi professor no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD/UFSC) e docente convidado em cursos de pós-graduação da UniRitter-Porto Alegre e da Universidade Católica de Pelotas. Também lecionou na UNISC, UNIFIN e IBGEN/SC. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG, A Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Interesses acadêmicos e profissionais: Governança corporativa, Finanças corporativas, Decisões financeiras, Estrutura de capital, Análise de investimentos e Mercado de capitais.

 

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
hcm@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutorado em Administração de Empresas - Marketing

Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ (2010); Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2005); MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG PUC‐Rio (2003); Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC‐Rio (2002); Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‐Rio, 2010 até o presente), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais (Journal of Business Research, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Brazilian Administration Review, Latin American Business Review, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Revista de Administração e Inovação, Revista Brasileira de Marketing, Revista Brasileira de Turismo, Revista FACES, Revista Iberoamericana de Estratégia, entre outros), um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações ‐ editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil (2002); Consultor de  Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio (2004 a 2006); Instrutor oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação (2005 a 2007), tendo lecionado cursos sobre esses três temas para diversas empresas em todo o Brasil. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós‐graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC‐Rio. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Negócios Internacionais (NUPIN) da PUC‐Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing na internet, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

> Currículo Lattes
jorge.brantes@iag.puc-rio.br

Doutorado em Engenharia de Produção

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) , Mestre em Administração de Empresas (1983) e Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Foi diretor da Cobra Tecnologia S/A, Medidata Informática S/A e Vice-Presidente da holding têxtil do Sistema Cataguazes-Leopoldina. Consultor ad hoc do CNPQ e da CAPES , Membro dos Conselhos Editoriais da RAC, Gestão e Sociedade, FACES , Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da PUC-Rio, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Foi Diretor Científico e Presidente da ANPAD de 2009 a 2014.

> Currículo Lattes
shopshop@iag.puc-rio.br

Doutor em Engenharia de Produção com Ênfase em Finanças

Leonardo Lima é professor de finanças e economia da energia do IAG PUC-Rio. Foi conselheiro consultivo da QG energia e Diferencial Energia entre 2008 e 2018 e conselheiro estatutário da Lorenge SA entre 2009 e 2015. Atuou como gerente de comercialização de energia na Neoenergia até 2008, tendo também trabalhado como analista no Cepel e na IBM entre 1996 e 2001. No IAG coordenou MBA´s e cursos in-company para ONS, MME, Vale e Petrobras. Como pesquisador, é um dos coordenadores do NUPEI, Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do Departamento de Administração – PUC-Rio, tendo sido autor e co-autor de 1 livro, 4 capítulos de livros e de mais de 100 artigos científicos em periódicos e conferências nacionais e internacionais em temas relacionados a finanças corporativas, mercados de energia e investimentos em infraestrutura; É graduado em engenharia mecânica e possui mestrado e doutorado em engenharia de produção com ênfase em finanças pela PUC-Rio.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
leonardolima@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Letras

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio. Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios. (Texto informado pelo autor)

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
lpessoa@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Engenharia de Produção

Doutor em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), MBA pela Stanford Graduate School of Business (1979), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Stanford (1977) e graduado em Engenharia Civil na PUC-Rio. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Análise e Avaliação de Projetos e Empresas, Opções Reais e Análise de Risco, É um dos coordenadores do NUPEI – Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura da PUC-Rio com atuação em projetos na área de Energia, Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas e análise de projetos em condições de risco, incerteza e flexibilidade. Foi vencedor do Prêmio ANPAD de melhor trabalho de Finanças de 2007 e orientador da tese de doutorado vencedora do Prêmio CAPES de Teses de 2011. Foi executivo financeiro de empresas e participa ativamente de treinamento e consultoria para empresas públicas e privadas.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
brandao@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutorado em Economia

Possui graduação em Administração - Universität Bayreuth (Alemanha) (1994) e doutorado em Economia - Katholische Universität Eichstatt (Alemanha) (1999). Fez pós-doutorado em Finanças Comportamentais pela McMaster University (Canadá) (2009). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração e Economia, com ênfase em Administração Financeira, Mercado de Capitais e Economia, Finanças Internacionais e Econometria, atuando principalmente nos seguintes temas: economia financeira, finanças comportamentais, mercado de capitais, econometria, finanças internacionais e economia internacional. Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. É coordenador do FINE - Núcleo de Pesquisa em Finanças do IAG PUC-Rio e Pesquisador associado do NUPEI - Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura do IAG PUC-Rio. Foi ganhador do prêmio de melhor working paper em economia do Banco Central do Brasil na Edição de 2018. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Cientista do Nosso Estado - FAPERJ.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
klotzle@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutor em Administração de Empresas

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio , desde Abril de 2007. Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), tendo graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atua como professor assistente do Quadro principal do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É líder de tema sobre Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa na Divisão de Estratégia da ANPAD. Participa do Conselho Consultivo do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio. Desenvolve duas linhas de pesquisa: 1- Estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas 2- Empreendedorismo sustentável. Dentro dessas linhas de Pesquisa tem abordado principalmente os seguintes temas: Linha 1 - Gestão participativa de unidades de conservação ambiental, ecoturismo em parques naturais; Impactos de grandes eventos sobre a Sustentabilidade das cidades; Implementação de estratégias competitivas e colaborativas para a sustentabilidade em empresas ; medição da sustentabilidade empresarial. Linha 2- Mapeamento e análise de redes de Econegócios. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
mcohen@iag.puc-rio.br

Doutor em Administração de Empresas.

Doutor em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) , atuando principalmente nos seguintes temas: marketing para a base da pirâmide, comportamento de consumidores de baixa renda, insatisfação/satisfação de consumo, comportamento de reclamação do consumidor e consumerismo.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

> Currículo Lattes
marcus.hemais@iag.puc-rio.br

[/fusion_text]

Doutora em Administração

Possui doutorado sandwich - New School for Social Research (1986) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 1979. Foi pesquisadora e professora visitante no exterior da Université Jean Moulin de Lyon (1995),da Ecole des Hautes Etudes Commerciales (HEC) de Montreal (1993), École Superieure des Affaires da Université de Sciences Sociales de Grenoble (1996,1992,1990); da Rissho University de Tóquio (1988), da Florida International University (1994) e da Graduate School of Urban Professions, Department of Management and Human Resources da New School for Social Research (1989). Publicou vários artigos no Brasil e no exterior e os seguintes livros: "Cultura Organizacional e Privatizaçäo: A Dimensão Humana", (Makron Books,1993), Inveja nas Organizações , (Makron Books, 1994) , Invidia en las Empresas (McGraw Hill México, 1994), Gestão Participativa (CDRom - CELTEC,1995), Sedução dos Modismos ( Makron Books, 1998), "Cultura e Mudança Organizacional" (organização, Editora PUC-Rio,2008),"Cultura Empreendedora"(Office Book,2008), "Lideranças Empreendedoras Cariocas" ( Editora Dedix,2012).

> Currículo Lattes
patomei@iag.puc-rio.br

Professora e pesquisadora na área de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade Corporativa. Pós-doutorado na Universidade de St. Gallen, Suíça (2017). Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas-EAESP (2011). MBA pela RSM Rotterdam School of Management – Universidade Erasmus Holanda (2005) e graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – EAESP.  Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) em Administração de Empresas do IAG - PUC-Rio.

> Currículo Lattes
renata.brito@iag.puc-rio.br

Doutora em Educação

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Administração Financeira pela FGV-RJ, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências Humanas - Educação - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tema da tese: Modelos de Competências em Educação Profissional. Atualmente é professora assistente do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio. Coordena cursos de graduação e pós-graduação. Possui ampla experiência profissional com atuação em empresas nacionais e transnacionais. Palestrante, consultora de empresas, possui livro e artigos publicados. Pesquisa temas relacionados a: configurações organizacionais; modelos de governança; desenvolvimento de competências; gestão do conhecimento e de competências organizacionais; aprendizado nas organizações. (Texto informado pelo autor)

> Currículo Lattes
sanpin@iag.puc-rio.br

ALUNOS SELECIONADOS – TURMA 2020

As inscrições para o processo seletivo do Mestrado Acadêmico devem ser feitas no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/, no período de agosto a outubro.

PRÉ-REQUISITO

O candidato ao Mestrado Profissional deve satisfazer às seguintes exigências prévias:

  • Ter graduação em qualquer área do saber;
  • Ter realizado o Teste ANPAD ou o GMAT.

DOCUMENTAÇÃO

• Currículo em formato livre;
• Histórico Escolar de Graduação;
• Resultado do GMAT ou do Teste ANPAD.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo seletivo está dividido em duas etapas:

Etapa 1:

  • Análise do CV Lattes, Histórico Escolar e do resultado do Teste ANPAD ou GMAT

Etapa 2:

  • Entrevista

CRONOGRAMA PREVISTO (SUJEITO A ALTERAÇÃO)

Início das inscrições Agosto
Término das inscrições Outubro
Divulgação dos convocados para entrevista Novembro
Período de entrevistas Novembro
Data de divulgação dos selecionados Dezembro
Período de confirmação de participação no curso Dezembro


INVESTIMENTO

Todos os alunos de Dedicação Integral aprovados no processo seletivo recebem bolsa de isenção total de mensalidade e podem se candidatar a bolsas de fomento.

Os alunos de Dedicação Parcial pagam mensalidade até o mês de apresentação da defesa da dissertação de mestrado.

A mensalidade é calculada em função do número de créditos cursados a cada semestre. O aluno deve cursar 12 créditos a cada semestre, até concluir os créditos exigidos pelo Programa. Em 2020, o valor de 1 crédito é de R$256,00.

No último semestre o aluno deve se matricular na disciplina ADM 3000 – Dissertação de Mestrado, cujo valor em 2020 é de R$2.066,00.

Voltar para os cursos de Pós Graduação Acadêmica