PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
MESTRADO
 PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
MESTRADO

DURAÇÃO
O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve concluir as disciplinas exigidas pelo programa:

  • 03 disciplinas de nivelamento (00 créditos cada);
  • 07 disciplinas obrigatórias (03 créditos cada);
  • 03 disciplinas eletivas da área de concentração (03 créditos cada);
  • 01 disciplina eletiva livre (03 créditos cada).

O semestre letivo imediatamente posterior à obtenção dos 33 créditos deverá ser integralmente dedicado à elaboração da dissertação de mestrado. O aluno poderá, então, matricular-se na disciplina ADM 3000 – Dissertação de Mestrado.

CARGA HORÁRIA
495 horas

PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO
De agosto a outubro

INÍCIO DAS AULAS
Março

AULAS/HORÁRIOS
Três a quatro dias na semana, das 13h às 19h

SECRETARIA ACADÊMICA
Secretárias: Gisele Notari e Teresa Campos
E-mail: mestradoacademico@iag.puc-rio.br
Telefone: (21) 2138-9220
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22451-900

LOCAL
Campus Gávea

O curso busca atender os objetivos de alunos interessados em atividades de pesquisa e na carreira docente, além de possibilitar sua atuação em organizações e ambientes de negócios.

EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL
PROGRAMA DETALHADO

DISCIPLINAS

Prevê disciplinas de nivelamento, obrigatórias e eletivas contemplando as quatro áreas de concentração.

Nivelamento: três disciplinas de zero crédito cada, a serem cursadas no verão imediatamente anterior ao início do curso, na modalidade tutoria à distância e avaliadas através de prova a ser aplicada no início das aulas.

Obrigatórias: sete disciplinas obrigatórias de três créditos cada.

Eletivas: conjunto de disciplinas correspondente a quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing, Organizações.

NÚMERO DE CRÉDITOS EXIGIDOS

O Curso de Mestrado exige um total mínimo de 33 créditos.

PALAVRA DA COORDENAÇÃO

DEPOIMENTOS DE EX-ALUNOS

Nivelamento

Conceitos básicos. Teorias administrativas: Administração científica, movimento de relações humanas, behaviorismo, estruturalismo. Teoria dos sistemas e escola sistêmica. Utilização dos conceitos na prática administrativa.

Utilização da Contabilidade no ambiente empresarial como instrumento essencial para todas as decisões econômicas. As quatro demonstrações financeiras básicas. Depreciação e fluxo de caixa. Análise dos efeitos patrimoniais das operações econômicas.

Conceitos básicos, métodos gráficos e numéricos para descrição de dados, cálculo de probabilidades, variáveis aleatórias discretas e variáveis aleatórias contínuas.

Obrigatórias

A lógica da análise estratégica compreendendo definições, desempenho e vantagem competitiva, análise de ameaças/oportunidades e avaliação de pontos fortes/fracos das empresas na ótica da RBV (Resource-Based View). Estratégias de negócios, incluindo liderança de custo, diferenciação de produtos, tipologias de estratégias, benchmarking estratégico, análise de opções reais sob risco e incerteza e conluios tácitos. Estratégias corporativas, com destaque para alianças estratégicas, integração vertical, diversificação e fusões/aquisições.

Objetivos na tomada de decisões finan­cei­ras. Risco, retorno e valor. A administração de ativo e passivo. Análise e planeja­mento financeiro. Orçamento de capital. Decisões de dividendos e estrutura de capital.

Natureza e objetivos de marketing. A integração e inter-relação com as outras funções organizacionais. Ética e responsabilidade social. Mercados e estratégias de marketing. Comportamento do consumidor e comprador organizacional. Pesquisa de marketing e segmentação de mercado. planejamento e desenvolvimento do composto de marketing – produto, preço, distribuição e comunicação integrada de marketing.

O desenvolvimento da teoria gerencial. Teorias gerenciais contemporâneas. Teoria do Estabelecimento de Objetivos. Teoria das Características do Trabalho. Teoria das Expectativas. Teoria do Comprometimento Organizacional. Teoria do Contrato Psicológico. Teoria da Equidade. Teoria de Valores. Teoria da Ação. Gestão do Conhecimento. Teoria da Contingência. Teoria Institucional.

Principais metodologias de pesquisa e suas premissas epistemológicas. Problema e processo de pesquisa. A escolha da metodologia adequada à pesquisa: positivista ou fenomenológica, empírica ou teórica. Pesquisas secundárias (bibliográfica, documental, telematizada), pesquisas de campo (surveys, estudos de caso, pesquisa-ação, observação participante, pesquisa aplicada, pesquisa experimental). Desenvolvimento de referencial teórico (variáveis, construtos, premissas, hipóteses, proposições e suposições). Coleta, tratamento e análise de dados, métodos quantitativos e qualitativos. Construção do projeto de pesquisa.

Modelo de regressão linear clássico. Desenvolvimentos avançados do modelo de regressão linear clássico. Premissas e testes de diagnóstico do modelo de regressão linear clássico. Modelagem e previsão de séries temporais univariadas. Modelos multivariados. Equações simultâneas e modelos VAR. Modelagem de relações de longo prazo: raiz unitária, cointegração e modelos VEC. Modelagem da volatilidade: modelos GARCH univariados e multivariados.  Modelos de variáveis dependentes binárias.  Análise de dados em painel:  efeitos fixos, efeitos aleatórios, testes e diagnósticos.

Amostragem (métodos e distribuições), estimadores, intervalos de confiança, testes de hipóteses, regressão linear simples e múltipla, análise de variância, séries temporais, análise de dados categóricos e estatística não paramétrica.

Eletivas de Estratégia

Teorias e modelos em negócios internacionais. Cultura e negócios internacionais.  Processo de internacionalização. Modos de entrada e operação. Redes. Internacionalização de serviços. Impactos da internacionalização sobre o desempenho das empresas. Internacionalização de empresas de países emergentes. Questões metodológicas para a realização de pesquisas em negócios internacionais.

A crise socioambiental e seus desdobramentos: impactos socioambientais locais e globais decorrentes da ação humana, conceitos de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade corporativa, economia verde. Responsabilidade e gestão ambiental: legislação, licenciamento ambiental, estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ecoeficiência. Sistemas de gestão ambiental: ecoempreendedorismo e empreendedorismo sustentável. Responsabilidade Social Corporativa (RSC): modelos básicos, ética corporativa, RSC e governança corporativa.

Eletivas de Finanças

Princípios e práticas da avaliação de projetos de investimento e aquisição de empresas. Alternativas para seu financiamento, com ênfase nas inovações das técnicas financeiras, tais como fusões e venture capital.

Mercados futuros, a termo e de opções. Determinação de preços destes contratos.   Estratégias de Hedge. Swaps. Apreçamento de opções. Modelos binomiais. Opções de taxas de juros. Derivativos de Crédito. Utilização de Derivativos por Empresas.

Eletivas de Marketing

Determinantes básicos do comportamento do consumidor. Desenvolvimento das percepções, atitudes e comportamento. Necessidades e características psicográficas. Influências do ambiente: cultura e grupos sociais. Modelagem do comportamento do consumidor e do comprador industrial.

Visão contemporânea da pesquisa nas decisões estratégicas de marketing. Principais métodos – qualitativos e quantitativos – em marketing. Concepção e execução de pesquisas em marketing. Mensuração, escalas e instrumentos. Qualidade das medidas. Análise e interpretação. Relatórios e apresentação dos resultados.

Elementos da Difusão de Inovações, Geração de Inovações, Processo de Decisão de Adoção de Inovações, Atributos de Inovações e Taxa de Adoção, Categorias de Adotantes, Redes de Difusão. Marketing na Internet, Website Marketing, Marketing de Ferramenta de Busca, Propaganda Online, Email Marketing, Blog Marketing, Marketing de Mídias Sociais, Marketing Multimídia, Marketing em Plataformas Móveis.

Eletivas de Organizações

Diferença entre clima e cultura organizacional. Definições e características da cultura organizacional. Modelos mentais e imaginário coletivo. A relação cultura e estratégia. Cultura e ciclo de vida organizacional. Manifestações culturais: sagas, símbolos, linguagem, mitos e lendas. A questão do gerenciamento da cultura organizacional. Cultura e liderança. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Importância do alinhamento cultural. Tipologias culturais. Práticas gerenciais para mudança cultural.

Personalidade, valores e atitudes. Satisfação e motivação no trabalho.  Percepção, tomada de decisão e criatividade. Dinâmica de grupos e entre grupos. Formação de equipes. Comunicação organizacional e interpessoal. Liderança. Poder e política. O conflito e o stress no trabalho. Mudança e aprendizagem organizacional. Cultura organizacional. Políticas e práticas de recursos humanos em contextos de diversidade.

Expressões do conhecimento humano: razão instrumental e substantiva, emoção e intuição. Taxonomia de conhecimentos. Aspectos éticos, políticos e ideológicos do conhecimento sobre as organizações. Cognitivismo gerencial e organizacional. Aprendizado organizacional e organização de aprendizagem. Gestão do conhecimento e conhecimento organizacional. Gestão e formação de competências.

Diferentes abordagens sobre comunicação organizacional. Comunicação e organizações no Brasil. Comunicação organizacional, estratégia e poder. Comunicação, ideologia e construção de significado. Abordagens construtivistas sobre a construção da realidade organizacional. Comunicação como constitutiva da organização. Comunicação e discursos organizacionais.

Instrumentais Eletivas

Orçamentos e controle. Custos. Demonstrativos financei¬ros e inflação. Análise de demonstrativos financeiros para decisões de crédito, investi¬mento ou avaliação de desempenho. Sistema de informação gerencial e contabilidade. Fundamentos da contabili¬dade gerencial.

Preparação de dados, análise de fator, regressão múltipla, análise discriminante, regressão logística, análise multivariada da variância, análise conjunta, análise de cluster, escalonamento multidimensional, análise de correspondência e modelagem por equações estruturais.

Dissertação

Elaboração da Dissertação

Alessandra de Sá Mello da Costa

Doutora em Administração de Empresas

Ana Heloisa da Costa Lemos

Doutora em Sociologia

Antonio Carlos Figueiredo Pinto

Doutor em Economia

Fábio de Oliveira Paula

Doutor em Administração de Empresas

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Doutora em Administração de Empresas

Henrique Castro Martins

Doutor em Administração com ênfase em Finanças

Jorge Brantes Ferreira

Doutor

Jorge Ferreira da Silva

Doutor

Leonardo Lima Gomes

Doutor em Engenharia de Produção com Ênfase em Finanças

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Doutor em Letras

Luiz Eduardo Brandão

Doutor em Engenharia de Produção

Marcelo Cabús Klötzle

Doutor em Economia

Marcos Cohen

Doutor em Administração de Empresas

Marcus Wilcox Hemais

Doutor em Administração de Empresas.

Patrícia Amélia Tomei

Doutora em Administração

Renata Peregrino de Brito

Doutora em Administração de Empresas

Sandra Regina da Rocha Pinto

Doutora em Educação

Alunos

+

Egressos

+




As inscrições para o processo seletivo do Mestrado Acadêmico devem ser feitas no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/, no período de agosto a outubro.

PRÉ-REQUISITO

O candidato ao Mestrado Profissional deve satisfazer às seguintes exigências prévias:

  • Ter graduação em qualquer área do saber;
  • Ter realizado o Teste ANPAD ou o GMAT.

DOCUMENTAÇÃO

• Currículo em formato livre;
• Histórico Escolar de Graduação;
• Resultado do GMAT ou do Teste ANPAD.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo seletivo está dividido em duas etapas:

Etapa 1:

  • Análise do CV Lattes, Histórico Escolar e do resultado do Teste ANPAD ou GMAT

Etapa 2:

  • Entrevista

CRONOGRAMA PREVISTO (SUJEITO A ALTERAÇÃO)

Início das inscrições Agosto
Término das inscrições Outubro
Divulgação dos convocados para entrevista Novembro
Período de entrevistas Novembro
Data de divulgação dos selecionados Dezembro
Período de confirmação de participação no curso Dezembro


INVESTIMENTO

Todos os alunos de Dedicação Integral aprovados no processo seletivo recebem bolsa de isenção total de mensalidade e podem se candidatar a bolsas de fomento.

Os alunos de Dedicação Parcial pagam mensalidade até o mês de apresentação da defesa da dissertação de mestrado.

A mensalidade é calculada em função do número de créditos cursados a cada semestre. O aluno deve cursar 12 créditos a cada semestre, até concluir os créditos exigidos pelo Programa. Em 2020, o valor de 1 crédito é de R$256,00.

No último semestre o aluno deve se matricular na disciplina ADM 3000 – Dissertação de Mestrado, cujo valor em 2020 é de R$2.066,00.

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