PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
MESTRADO
PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICA
MESTRADO
DURAÇÃO
O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve concluir as disciplinas exigidas pelo programa:
- 03 disciplinas de nivelamento (00 créditos cada);
- 07 disciplinas obrigatórias (03 créditos cada);
- 03 disciplinas eletivas da área de concentração (03 créditos cada);
- 01 disciplina eletiva livre (03 créditos cada).
O semestre letivo imediatamente posterior à obtenção dos 33 créditos deverá ser integralmente dedicado à elaboração da dissertação de mestrado. O aluno poderá, então, matricular-se na disciplina ADM 3000 – Dissertação de Mestrado.
CARGA HORÁRIA
495 horas
PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO
De agosto a outubro
INÍCIO DAS AULAS
Março
AULAS/HORÁRIOS
Três a quatro dias na semana, das 13h às 19h
SECRETARIA ACADÊMICA
Secretárias: Gisele Notari e Flávio Mendonça
E-mail: mestradoacademico@iag.puc-rio.br
Telefone: (21) 2138-9220
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22451-900
SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br
LOCAL
Campus Gávea
O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve concluir as disciplinas exigidas pelo programa:
495 horas
De agosto a outubro
Março
Três a quatro dias na semana, das 13h às 19h
Secretárias: Gisele Notari e Flávio Mendonça
E-mail: mestradoacademico@iag.puc-rio.br
Telefone: (21) 2138-9220
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22451-900
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br
Campus Gávea
O curso de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-Rio busca oferecer a seus discentes conhecimentos extensivos em Administração, que lhes permitam obter uma visão holística do fenômeno empresarial e organizacional, além de uma forte base de conteúdo em áreas de concentração específicas. Desta forma, atende aos objetivos daqueles interessados tanto em desenvolver atividades de pesquisa e carreira docente quanto em atuar em organizações e ambientes de negócios.
EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O curso tem quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. São também quatro as suas linhas de pesquisa, todas relacionadas às áreas de concentração:
1) Estratégia, Inovação e Empreendedorismo (relacionada à área de Estratégia):
A linha de pesquisa tem como foco projetos em três áreas temáticas: Estratégia, Inovação e Empreendedorismo. Cada área temática abrange uma diversidade de temas, conforme detalhado a seguir:
- Estratégia: Estratégias competitivas, colaborativas, coalinhamento, ambiente e desempenho; estratégias de marketing; estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas; estratégias de adaptação em ambientes dinâmicos e influência de aspectos socioambientais, percepção de risco e resiliência climática; criação de valor e valoração ESG; e estratégias internacionais e internacionalização de empresas brasileiras.
- Inovação: Gestão dos processos e ecossistemas de inovação; inovação em modelos de negócios; gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia; estratégias para transformação digital; e estratégias de venture capital.
- Empreendedorismo: Empreendedorismo e inovação; empreendedorismo internacional; empreendedorismo sustentável em uma economia circular; empreendedorismo, resiliência e crescimento de pequenos empreendedores; interseccionalidade; e economia criativa.
2) Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza (relacionada à área de Finanças):
A linha de pesquisa tem como foco projetos relacionados a mercado de capitais, criptomoedas e blockchain, derivativos, finanças comportamentais, avaliação de projetos de investimentos e de empresas. A tecnologia atual gera uma grande quantidade de dados advindos de interações comerciais e trocas sociais. O mercado de tecnologia e serviços de análise destes dados representa está em rápido crescimento em todo o mundo e com previsão de aumentar significativamente mais do que o mercado de tecnologia da informação. Dessa
forma, essa linha de pesquisa visa estudar as habilidades, tecnologias, aplicativos e processos usados pelas organizações para obter informações sobre seus negócios e tomar decisões com base na grande quantidade de dados disponíveis e o uso da estatística para orientar o planejamento estratégico. Além disso, essa linha de pesquisa também estuda como financiar e viabilizar investimentos em infraestrutura nas áreas de Energia, Transportes, Logística e outros considerando o risco, a incerteza e a flexibilidade, com foco em Energias Renováveis. Estuda também o potencial de transformação advindo de tecnologias emergentes como blockchain que tem impactos importantes na indústria de serviços financeiros e suas aplicações em fintech, seguros, contratos distribuídos, gerenciamento de gerenciamento da cadeia de suprimentos, identidades digitais e outras.
3) Impacto de Mudanças nas Estratégias de Marketing (relacionada à área de Marketing):
A linha de pesquisa tem como foco projetos relativos a marketing de relacionamento, marketing online, comunicação, consumerismo, place branding, entre outros. Essa linha de pesquisa analisa as diferentes dinâmicas de marketing, o que inclui estudos sobre atuação de empresas e organizações no mercado, adoção de inovações pelo consumidor, economia criativa, customer relationship management (CRM), semiótica, decolonialismo, e estudos críticos em marketing.
4) Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança (relacionada à área de Organizações):
A linha de pesquisa tem como foco projetos sobre estruturas e processos; memória, história e processos discursivos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; relações de trabalho: gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira. Busca explorar ambientes de alta complexidade como oportunidade para o desenvolvimento de uma visão estratégica através da inovação para as organizações modernas, considerando as questões da liderança. Estuda também a maneira pela qual a inovação pode alavancar o crescimento de uma empresa e as melhores formas de desenvolver e trazer para o mercado novos produtos ou serviços inovadores. Explora aspectos associados ao ambiente, às práticas e aos resultados observados em organizações complexas como manifestações do micro e o macro comportamento organizacional. No nível micro organizacional, a linha aborda: a formação de atitudes no trabalho; cognição, emoção e motivação nas organizações; trabalho em equipe e desempenho coletivo; liderança e empreendedorismo. No nível macro organizacional, a linha aborda: a gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional; a gestão de processos e de projetos; poder e identidade nas organizações; comunicação, expressão e discurso nas organizações; carreiras e relações de trabalho; gestão da diversidade; responsabilidade moral, sustentabilidade e governança; cultura e mudança organizacional.
ESTRUTURA CURRICULAR
Disciplinas Obrigatórias
As disciplinas obrigatórias abordam as bases do pensamento contemporâneo em Administração de Empresas. Totalizam 21 créditos e contam com disciplinas em cada uma das áreas de concentração e instrumentais. Servem para oferecer uma visão holística do fenômeno administrativo aos discentes, preparando-os para as disciplinas eletivas seguintes.
Disciplinas Eletivas
As disciplinas desta natureza são divididas em eletivas da área de concentração (que somam 9 créditos) e em disciplinas eletivas livres (que somam 3 créditos). Totalizam 12 créditos e contam com disciplinas de conteúdos específicos, que auxiliem discentes na elaboração da dissertação de mestrado.
Disciplina Dissertação de Mestrado
Esta disciplina serve para a elaboração da dissertação de mestrado dos discentes.
Para obtenção do título de Mestre em Administração de Empresas da PUC-Rio, os discentes deverão completar um mínimo de 33 créditos, bem como apresentar, defender e ser aprovado em Dissertação de Mestrado, no prazo de 24 meses.
COORDENAÇÃO
Marcus Wilcox Hemais
Coordenador do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Administração de Empresas
marcus.hemais@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
Nivelamento |
---|
Obrigatórias |
---|
Eletivas de Estratégia |
---|
Eletivas de Finanças |
---|
Eletivas de Marketing |
---|
Eletivas de Organizações |
---|
Instrumentais Eletivas |
---|
Dissertação |
---|

Alessandra Baiocchi

Alessandra de Sá Mello da Costa



Fábio de Oliveira Paula


Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Jorge Brantes Ferreira





Marcos Cohen

Marcus Wilcox Hemais

Naielly Lopes Marques


Renata Peregrino de Brito
As inscrições para o processo seletivo do Mestrado Acadêmico devem ser feitas no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/, no período de agosto a outubro.
PRÉ-REQUISITO
O candidato ao Mestrado Acadêmico deve satisfazer às seguintes exigências prévias:
- Ter graduação em qualquer área do saber;
- Ter realizado o Teste ANPAD ou o GMAT.
DOCUMENTAÇÃO
• Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br/)
• Histórico Escolar de Graduação;
• Resultado do Teste ANPAD (https://testeanpad.org.br/) ou GMAT (www.mba.com)
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
O processo seletivo está dividido em duas etapas:
Etapa 1:
- Análise do Currículo Lattes, Histórico Escolar e do resultado do Teste ANPAD ou GMAT
Etapa 2:
- Entrevista
CRONOGRAMA PREVISTO (SUJEITO A ALTERAÇÃO)
Início das inscrições | Agosto |
Término das inscrições | Outubro |
Divulgação dos convocados para entrevista | Novembro |
Período de entrevistas | Novembro |
Data de divulgação dos selecionados | Dezembro |
Período de confirmação de participação no curso | Dezembro |
INVESTIMENTO
Os discentes com disponibilidade integral ao curso poderão ser indicados para bolsa VRAc (Vice-Reitoria Acadêmica) que concede isenção total da mensalidade e poderão solicitar bolsa de agência de fomento do CNPq ou da CAPES.
Os discentes com disponibilidade parcial ao curso poderão ser indicados para a bolsa de isenção VRAc ou Capes/Proex II (Taxas).
O valor da mensalidade é calculada multiplicando-se o valor mensal do crédito pelo número de créditos cursados no semestre letivo. O valor do crédito é divulgado anualmente no link https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/bolsas.html (ver valor do Centro de Ciências Sociais – CCS).
DURAÇÃO
O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve concluir as disciplinas exigidas pelo programa:
- 03 disciplinas de nivelamento (00 créditos cada);
- 07 disciplinas obrigatórias (03 créditos cada);
- 03 disciplinas eletivas da área de concentração (03 créditos cada);
- 01 disciplina eletiva livre (03 créditos cada).
O semestre letivo imediatamente posterior à obtenção dos 33 créditos deverá ser integralmente dedicado à elaboração da dissertação de mestrado. O aluno poderá, então, matricular-se na disciplina ADM 3000 – Dissertação de Mestrado.
CARGA HORÁRIA
495 horas
PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO
De agosto a outubro
INÍCIO DAS AULAS
Março
AULAS/HORÁRIOS
Três a quatro dias na semana, das 13h às 19h
SECRETARIA ACADÊMICA
Secretárias: Gisele Notari e Flávio Mendonça
E-mail: mestradoacademico@iag.puc-rio.br
Telefone: (21) 2138-9220
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22451-900
SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br
LOCAL
Campus Gávea
O curso de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-Rio busca oferecer a seus discentes conhecimentos extensivos em Administração, que lhes permitam obter uma visão holística do fenômeno empresarial e organizacional, além de uma forte base de conteúdo em áreas de concentração específicas. Desta forma, atende aos objetivos daqueles interessados tanto em desenvolver atividades de pesquisa e carreira docente quanto em atuar em organizações e ambientes de negócios.
EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O curso tem quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. São também quatro as suas linhas de pesquisa, todas relacionadas às áreas de concentração:
1) Estratégia, Inovação e Empreendedorismo (relacionada à área de Estratégia):
A linha de pesquisa tem como foco projetos em três áreas temáticas: Estratégia, Inovação e Empreendedorismo. Cada área temática abrange uma diversidade de temas, conforme detalhado a seguir:
- Estratégia: Estratégias competitivas, colaborativas, coalinhamento, ambiente e desempenho; estratégias de marketing; estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas; estratégias de adaptação em ambientes dinâmicos e influência de aspectos socioambientais, percepção de risco e resiliência climática; criação de valor e valoração ESG; e estratégias internacionais e internacionalização de empresas brasileiras.
- Inovação: Gestão dos processos e ecossistemas de inovação; inovação em modelos de negócios; gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia; estratégias para transformação digital; e estratégias de venture capital.
- Empreendedorismo: Empreendedorismo e inovação; empreendedorismo internacional; empreendedorismo sustentável em uma economia circular; empreendedorismo, resiliência e crescimento de pequenos empreendedores; interseccionalidade; e economia criativa.
2) Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza (relacionada à área de Finanças):
A linha de pesquisa tem como foco projetos relacionados a mercado de capitais, criptomoedas e blockchain, derivativos, finanças comportamentais, avaliação de projetos de investimentos e de empresas. A tecnologia atual gera uma grande quantidade de dados advindos de interações comerciais e trocas sociais. O mercado de tecnologia e serviços de análise destes dados representa está em rápido crescimento em todo o mundo e com previsão de aumentar significativamente mais do que o mercado de tecnologia da informação. Dessa
forma, essa linha de pesquisa visa estudar as habilidades, tecnologias, aplicativos e processos usados pelas organizações para obter informações sobre seus negócios e tomar decisões com base na grande quantidade de dados disponíveis e o uso da estatística para orientar o planejamento estratégico. Além disso, essa linha de pesquisa também estuda como financiar e viabilizar investimentos em infraestrutura nas áreas de Energia, Transportes, Logística e outros considerando o risco, a incerteza e a flexibilidade, com foco em Energias Renováveis. Estuda também o potencial de transformação advindo de tecnologias emergentes como blockchain que tem impactos importantes na indústria de serviços financeiros e suas aplicações em fintech, seguros, contratos distribuídos, gerenciamento de gerenciamento da cadeia de suprimentos, identidades digitais e outras.
3) Impacto de Mudanças nas Estratégias de Marketing (relacionada à área de Marketing):
A linha de pesquisa tem como foco projetos relativos a marketing de relacionamento, marketing online, comunicação, consumerismo, place branding, entre outros. Essa linha de pesquisa analisa as diferentes dinâmicas de marketing, o que inclui estudos sobre atuação de empresas e organizações no mercado, adoção de inovações pelo consumidor, economia criativa, customer relationship management (CRM), semiótica, decolonialismo, e estudos críticos em marketing.
4) Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança (relacionada à área de Organizações):
A linha de pesquisa tem como foco projetos sobre estruturas e processos; memória, história e processos discursivos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; relações de trabalho: gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira. Busca explorar ambientes de alta complexidade como oportunidade para o desenvolvimento de uma visão estratégica através da inovação para as organizações modernas, considerando as questões da liderança. Estuda também a maneira pela qual a inovação pode alavancar o crescimento de uma empresa e as melhores formas de desenvolver e trazer para o mercado novos produtos ou serviços inovadores. Explora aspectos associados ao ambiente, às práticas e aos resultados observados em organizações complexas como manifestações do micro e o macro comportamento organizacional. No nível micro organizacional, a linha aborda: a formação de atitudes no trabalho; cognição, emoção e motivação nas organizações; trabalho em equipe e desempenho coletivo; liderança e empreendedorismo. No nível macro organizacional, a linha aborda: a gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional; a gestão de processos e de projetos; poder e identidade nas organizações; comunicação, expressão e discurso nas organizações; carreiras e relações de trabalho; gestão da diversidade; responsabilidade moral, sustentabilidade e governança; cultura e mudança organizacional.
ESTRUTURA CURRICULAR
Disciplinas Obrigatórias
As disciplinas obrigatórias abordam as bases do pensamento contemporâneo em Administração de Empresas. Totalizam 21 créditos e contam com disciplinas em cada uma das áreas de concentração e instrumentais. Servem para oferecer uma visão holística do fenômeno administrativo aos discentes, preparando-os para as disciplinas eletivas seguintes.
Disciplinas Eletivas
As disciplinas desta natureza são divididas em eletivas da área de concentração (que somam 9 créditos) e em disciplinas eletivas livres (que somam 3 créditos). Totalizam 12 créditos e contam com disciplinas de conteúdos específicos, que auxiliem discentes na elaboração da dissertação de mestrado.
Disciplina Dissertação de Mestrado
Esta disciplina serve para a elaboração da dissertação de mestrado dos discentes.
Para obtenção do título de Mestre em Administração de Empresas da PUC-Rio, os discentes deverão completar um mínimo de 33 créditos, bem como apresentar, defender e ser aprovado em Dissertação de Mestrado, no prazo de 24 meses.
COORDENAÇÃO
Marcus Wilcox Hemais
Coordenador do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Administração de Empresas
marcus.hemais@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
Nivelamento |
---|
Obrigatórias |
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Eletivas de Estratégia |
---|
Eletivas de Finanças |
---|
Eletivas de Marketing |
---|
Eletivas de Organizações |
---|
Instrumentais Eletivas |
---|
Dissertação |
---|

Alessandra Baiocchi

Alessandra de Sá Mello da Costa



Fábio de Oliveira Paula


Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Jorge Brantes Ferreira





Marcos Cohen

Marcus Wilcox Hemais

Naielly Lopes Marques


Renata Peregrino de Brito
As inscrições para o processo seletivo do Mestrado Acadêmico devem ser feitas no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/, no período de agosto a outubro.
PRÉ-REQUISITO
O candidato ao Mestrado Acadêmico deve satisfazer às seguintes exigências prévias:
- Ter graduação em qualquer área do saber;
- Ter realizado o Teste ANPAD ou o GMAT.
DOCUMENTAÇÃO
• Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br/)
• Histórico Escolar de Graduação;
• Resultado do Teste ANPAD (https://testeanpad.org.br/) ou GMAT (www.mba.com)
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
O processo seletivo está dividido em duas etapas:
Etapa 1:
- Análise do Currículo Lattes, Histórico Escolar e do resultado do Teste ANPAD ou GMAT
Etapa 2:
- Entrevista
CRONOGRAMA PREVISTO (SUJEITO A ALTERAÇÃO)
Início das inscrições | Agosto |
Término das inscrições | Outubro |
Divulgação dos convocados para entrevista | Novembro |
Período de entrevistas | Novembro |
Data de divulgação dos selecionados | Dezembro |
Período de confirmação de participação no curso | Dezembro |
INVESTIMENTO
Os discentes com disponibilidade integral ao curso poderão ser indicados para bolsa VRAc (Vice-Reitoria Acadêmica) que concede isenção total da mensalidade e poderão solicitar bolsa de agência de fomento do CNPq ou da CAPES.
Os discentes com disponibilidade parcial ao curso poderão ser indicados para a bolsa de isenção VRAc ou Capes/Proex II (Taxas).
O valor da mensalidade é calculada multiplicando-se o valor mensal do crédito pelo número de créditos cursados no semestre letivo. O valor do crédito é divulgado anualmente no link https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/bolsas.html (ver valor do Centro de Ciências Sociais – CCS).
DURAÇÃO
O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve concluir as disciplinas exigidas pelo programa:
- 03 disciplinas de nivelamento (00 créditos cada);
- 07 disciplinas obrigatórias (03 créditos cada);
- 03 disciplinas eletivas da área de concentração (03 créditos cada);
- 01 disciplina eletiva livre (03 créditos cada).
O semestre letivo imediatamente posterior à obtenção dos 33 créditos deverá ser integralmente dedicado à elaboração da dissertação de mestrado. O aluno poderá, então, matricular-se na disciplina ADM 3000 – Dissertação de Mestrado.
CARGA HORÁRIA
495 horas
PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO
De agosto a outubro
INÍCIO DAS AULAS
Março
AULAS/HORÁRIOS
Três a quatro dias na semana, das 13h às 19h
SECRETARIA ACADÊMICA
Secretárias: Gisele Notari e Flávio Mendonça
E-mail: mestradoacademico@iag.puc-rio.br
Telefone: (21) 2138-9220
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22451-900
SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES
E-mail: coordpos@iag.puc-rio.br
LOCAL
Campus Gávea
O curso de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-Rio busca oferecer a seus discentes conhecimentos extensivos em Administração, que lhes permitam obter uma visão holística do fenômeno empresarial e organizacional, além de uma forte base de conteúdo em áreas de concentração específicas. Desta forma, atende aos objetivos daqueles interessados tanto em desenvolver atividades de pesquisa e carreira docente quanto em atuar em organizações e ambientes de negócios.
EDITAL E REGULAMENTOS DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O curso tem quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. São também quatro as suas linhas de pesquisa, todas relacionadas às áreas de concentração:
1) Estratégia, Inovação e Empreendedorismo (relacionada à área de Estratégia):
A linha de pesquisa tem como foco projetos em três áreas temáticas: Estratégia, Inovação e Empreendedorismo. Cada área temática abrange uma diversidade de temas, conforme detalhado a seguir:
- Estratégia: Estratégias competitivas, colaborativas, coalinhamento, ambiente e desempenho; estratégias de marketing; estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas; estratégias de adaptação em ambientes dinâmicos e influência de aspectos socioambientais, percepção de risco e resiliência climática; criação de valor e valoração ESG; e estratégias internacionais e internacionalização de empresas brasileiras.
- Inovação: Gestão dos processos e ecossistemas de inovação; inovação em modelos de negócios; gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia; estratégias para transformação digital; e estratégias de venture capital.
- Empreendedorismo: Empreendedorismo e inovação; empreendedorismo internacional; empreendedorismo sustentável em uma economia circular; empreendedorismo, resiliência e crescimento de pequenos empreendedores; interseccionalidade; e economia criativa.
2) Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza (relacionada à área de Finanças):
A linha de pesquisa tem como foco projetos relacionados a mercado de capitais, criptomoedas e blockchain, derivativos, finanças comportamentais, avaliação de projetos de investimentos e de empresas. A tecnologia atual gera uma grande quantidade de dados advindos de interações comerciais e trocas sociais. O mercado de tecnologia e serviços de análise destes dados representa está em rápido crescimento em todo o mundo e com previsão de aumentar significativamente mais do que o mercado de tecnologia da informação. Dessa
forma, essa linha de pesquisa visa estudar as habilidades, tecnologias, aplicativos e processos usados pelas organizações para obter informações sobre seus negócios e tomar decisões com base na grande quantidade de dados disponíveis e o uso da estatística para orientar o planejamento estratégico. Além disso, essa linha de pesquisa também estuda como financiar e viabilizar investimentos em infraestrutura nas áreas de Energia, Transportes, Logística e outros considerando o risco, a incerteza e a flexibilidade, com foco em Energias Renováveis. Estuda também o potencial de transformação advindo de tecnologias emergentes como blockchain que tem impactos importantes na indústria de serviços financeiros e suas aplicações em fintech, seguros, contratos distribuídos, gerenciamento de gerenciamento da cadeia de suprimentos, identidades digitais e outras.
3) Impacto de Mudanças nas Estratégias de Marketing (relacionada à área de Marketing):
A linha de pesquisa tem como foco projetos relativos a marketing de relacionamento, marketing online, comunicação, consumerismo, place branding, entre outros. Essa linha de pesquisa analisa as diferentes dinâmicas de marketing, o que inclui estudos sobre atuação de empresas e organizações no mercado, adoção de inovações pelo consumidor, economia criativa, customer relationship management (CRM), semiótica, decolonialismo, e estudos críticos em marketing.
4) Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança (relacionada à área de Organizações):
A linha de pesquisa tem como foco projetos sobre estruturas e processos; memória, história e processos discursivos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; relações de trabalho: gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira. Busca explorar ambientes de alta complexidade como oportunidade para o desenvolvimento de uma visão estratégica através da inovação para as organizações modernas, considerando as questões da liderança. Estuda também a maneira pela qual a inovação pode alavancar o crescimento de uma empresa e as melhores formas de desenvolver e trazer para o mercado novos produtos ou serviços inovadores. Explora aspectos associados ao ambiente, às práticas e aos resultados observados em organizações complexas como manifestações do micro e o macro comportamento organizacional. No nível micro organizacional, a linha aborda: a formação de atitudes no trabalho; cognição, emoção e motivação nas organizações; trabalho em equipe e desempenho coletivo; liderança e empreendedorismo. No nível macro organizacional, a linha aborda: a gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional; a gestão de processos e de projetos; poder e identidade nas organizações; comunicação, expressão e discurso nas organizações; carreiras e relações de trabalho; gestão da diversidade; responsabilidade moral, sustentabilidade e governança; cultura e mudança organizacional.
ESTRUTURA CURRICULAR
Disciplinas Obrigatórias
As disciplinas obrigatórias abordam as bases do pensamento contemporâneo em Administração de Empresas. Totalizam 21 créditos e contam com disciplinas em cada uma das áreas de concentração e instrumentais. Servem para oferecer uma visão holística do fenômeno administrativo aos discentes, preparando-os para as disciplinas eletivas seguintes.
Disciplinas Eletivas
As disciplinas desta natureza são divididas em eletivas da área de concentração (que somam 9 créditos) e em disciplinas eletivas livres (que somam 3 créditos). Totalizam 12 créditos e contam com disciplinas de conteúdos específicos, que auxiliem discentes na elaboração da dissertação de mestrado.
Disciplina Dissertação de Mestrado
Esta disciplina serve para a elaboração da dissertação de mestrado dos discentes.
Para obtenção do título de Mestre em Administração de Empresas da PUC-Rio, os discentes deverão completar um mínimo de 33 créditos, bem como apresentar, defender e ser aprovado em Dissertação de Mestrado, no prazo de 24 meses.
COORDENAÇÃO
Marcus Wilcox Hemais
Coordenador do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Administração de Empresas
marcus.hemais@iag.puc-rio.br
> Currículo Lattes
Nivelamento |
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Obrigatórias |
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Eletivas de Estratégia |
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Eletivas de Finanças |
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Eletivas de Marketing |
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Eletivas de Organizações |
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Instrumentais Eletivas |
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Dissertação |
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Alessandra Baiocchi

Alessandra de Sá Mello da Costa



Fábio de Oliveira Paula


Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte

Jorge Brantes Ferreira





Marcos Cohen

Marcus Wilcox Hemais

Naielly Lopes Marques


Renata Peregrino de Brito
As inscrições para o processo seletivo do Mestrado Acadêmico devem ser feitas no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/, no período de agosto a outubro.
PRÉ-REQUISITO
O candidato ao Mestrado Acadêmico deve satisfazer às seguintes exigências prévias:
- Ter graduação em qualquer área do saber;
- Ter realizado o Teste ANPAD ou o GMAT.
DOCUMENTAÇÃO
• Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br/)
• Histórico Escolar de Graduação;
• Resultado do Teste ANPAD (https://testeanpad.org.br/) ou GMAT (www.mba.com)
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
O processo seletivo está dividido em duas etapas:
Etapa 1:
- Análise do Currículo Lattes, Histórico Escolar e do resultado do Teste ANPAD ou GMAT
Etapa 2:
- Entrevista
CRONOGRAMA PREVISTO (SUJEITO A ALTERAÇÃO)
Início das inscrições | Agosto |
Término das inscrições | Outubro |
Divulgação dos convocados para entrevista | Novembro |
Período de entrevistas | Novembro |
Data de divulgação dos selecionados | Dezembro |
Período de confirmação de participação no curso | Dezembro |
INVESTIMENTO
Os discentes com disponibilidade integral ao curso poderão ser indicados para bolsa VRAc (Vice-Reitoria Acadêmica) que concede isenção total da mensalidade e poderão solicitar bolsa de agência de fomento do CNPq ou da CAPES.
Os discentes com disponibilidade parcial ao curso poderão ser indicados para a bolsa de isenção VRAc ou Capes/Proex II (Taxas).
O valor da mensalidade é calculada multiplicando-se o valor mensal do crédito pelo número de créditos cursados no semestre letivo. O valor do crédito é divulgado anualmente no link https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/bolsas.html (ver valor do Centro de Ciências Sociais – CCS).