PUC-Rio IAG
Eventos2019-12-18T12:11:19-03:00
EVENTOS
EVENTOS

20 JULHO | WEBINAR
Como criar uma Franquia de Sucesso

Vamos falar dos principais conceitos sobre o sistema de franquias, suas oportunidades e desafios. Conheça os principais aspectos que devem ser considerados ao realizar o diagnóstico de um negócio, identificando o seu potencial para se tornar uma rede de franquias.


Palestrante:

Leila Toledo Martinho

Mestra em Administração pela PUC Rio, com ênfase em Marketing. Coordenadora e professora do Curso de Gestão Estratégica de Franquias no IAG/PUC Rio, onde é doutoranda e pesquisadora em marketing, branding e varejo. 30 anos de experiência executiva, tendo atuado na Coca-Cola e no Grupo Boticário. Consultora empresarial, é sócia da Moldo Negócios e Franquias.

Data: Segunda-feira, 20/07 às 19h

Evento on-line | Gratuito

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+ 55 21 2138 9201 | comunicacao@iag.puc-rio.br

13 JULHO | WEBINAR
Mapeamento de Influências de Compras e Tratamento de Objeções

Aprenda a navegar em um contexto de vendas complexas, reconhecendo cada persona no processo de compras, suas motivações e responsabilidades. Conheça também uma técnica de lidar produtivamente com as objeções que surgem ao longo do processo de vendas.


Palestrantes:

André Machado

Mestre em Administração (IBMEC/RJ) com ênfase em Estratégia e Negócios Internacionais, com publicações no INSEAD-França e na AIB 2011-Japão, engenheiro químico (UFRJ) premiado pela ABEQ, com especialização em engenharia de petróleo e em processos biotecnológicos. Mais de 25 anos de experiência profissional atuando nas áreas de Planejamento Estratégico, Marketing, Vendas, Operações e Comércio Internacional nos segmentos Químico, Óleo & Gás, Bebidas e Alimentos, Serviços e Consultoria Empresarial. Realizou negociações e projetos no mercado brasileiro e em mais de 10 países de 5 continentes.


Data: Segunda-feira, 13/07 às 19h

Evento on-line | Gratuito

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07 JULHO | WEBINAR
Como Gerenciar Conflitos nas Empresas Familiares

Como lidar com conflitos no universo da empresa familiar visando sua longevidade? Por que o gerenciamento de conflitos nas empresas familiares pode ser tão complexo? O que as famílias empresárias precisam saber para administrar seus conflitos agora e no futuro?

Estas e outras questões relevantes serão tratadas pelos professores Marcos Caiado e Renata Barbieri Coutinho com mediação da professora Flavia Cavazotte no webinar oferecido pelo IAG – a Escola de Negócios da PUC Rio.


Palestrantes:

Marcos Caiado

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, onde também cursou MBA Management e graduação em Administração de Empresas. É advogado, mestre em Direito e pós-graduado em Filosofia. É doutorando em Administração de Empresas, onde desenvolve pesquisa sobre liderança. É empresário e professor de pós-graduação no IAG, a Escola de Negócios da PUC-Rio. Foi conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). Atualmente possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)


Renata Barbieri Coutinho
Mestre em Administração de Empresas pelo IAG PUC/RJ e economista pela PUC-Rio. Possui quase 15 anos de experiência no mercado financeiro. Hoje é acionista e conselheira da ELFSM no setor elétrico. Professora de Governança e coordenadora dos cursos Gestão Estratégica de Empresas Familiares e IAG MBA Management. Atualmente também é membro do conselho consultivo da Associação de Memória Empresarial (SP) e de Governança e Compliance da ACRJ. Também faz parte do grupo de empresas familiares do IBGC/RJ.

Mediadora:

Flavia Cavazotte

Doutora em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela Virginia Commonwealth University e Mestre em Sociologia do Trabalho pela Eastern Michigan University. Professora na área de Liderança e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade (NORTE) da PUC-Rio. Membro do conselho internacional do Center for the Advancement of Research Methods and Analysis (CARMA) e da Academy of Management. Coordenadora do MBA em Management e do curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica de Empresas Familiares do IAG PUC-Rio.


Data: Terça-feira, 07/07 às 19h

Evento on-line | Gratuito

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06 JULHO | WEBINAR
Proteção de Dados e Compliance: Perspectiva e Desafios

A segurança de dados pessoais se tornou tema extremamente relevante para as empresas e instituições da maior parte dos países. Com base nessa ideia, o webinar pretende apresentar alguns pontos centrais da Lei Geral de Proteção de Dados brasileira, bem como oferecer uma perspectiva sobre os desafios e oportunidades relacionados a sua efetiva implementação.

Palestrante:

Leonardo Figueiredo Barbosa

Professor, Advogado e Consultor. Doutor e Mestre em Direito (UERJ). Doutor e Mestre em Filosofia (UFRJ). Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Pesquisador na área de Direito e Tecnologia, em especial nos temas relacionados a Transformação Digital, Proteção de Dados e Inteligência Artificial. Membro da Associação Ibero Americana de Inteligência Artificial e da International Association for Philosophy of Law and Social Philosophy (IVR).

Proteção de Dados e Compliance: Perspectivas e Desafios

Data: Segunda-feira, 06/07 às 19h

Evento on-line | Gratuito

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24 JUNHO | WEBINAR
A Gestão de um Produto Digital de sucesso – da concepção ao lançamento

Os negócios digitais oferecerão oportunidades magníficas na economia pós-pandemia. No entanto, sabemos que a maioria das startups digitais fracassa, mesmo quando seu conceito inicial é uma ótima ideia. Um produto digital (apps, sites, software) de sucesso deve resultar da integração de três áreas do conhecimento: Negócios (Business), Criação e Tecnologia. A gestão sólida de sua criação e de seu desenvolvimento é fator crítico de sucesso para definir o destino do empreendimento, exigindo do gestor capacitação multidisciplinar, seja dentro de corporações estabelecidas ou em startups. Venha aprender sobre esse processo com dois experientes e premiados profissionais da área, responsáveis por produtos digitais de grandes empresas, nacionais e internacionais, neste webinar ilustrado com casos reais.


Palestrantes:

Marcello Póvoa

Managing partner da MPP Interativa, agência focada em produtos digitais com clientes como Globo, Ipiranga, Claro, Bradesco, Oi, Coca-Cola e outros.
Foi diretor da Globo.com no Brasil, diretor da IconMediaLab (LBi) em Nova York (eleita durante sua gestão pela Advertising Age como uma das três melhores agências digitais do mundo). Master of Science em Communications Design (PrattInstitute, NY), Pós graduado (Columbia Business School, NY) e M.B.A. Executivo (Coppead / UFRJ).

 

Marcio Leibovitch

General Manager de toda a operação da Work & Co no Brasil, agência premiada focada em produtos digitais, tendo como clientes Apple, Facebook, Google, Disney, GOL, Itaú. Engenheiro eletrônico formado pela PUC-Rio, trabalhou no lançamento da Globo.com antes de ser Diretor de UX no Canadá, responsável por inúmeros projetos de produtos digitais para empresas como Cirque du Soleil, National Bank of Canada, entre outras.


Data: Quarta-feira, 24/06 às 19h

Evento on-line | Gratuito

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15 JUNHO | WEBINAR
O Futuro do Mercado de Franquia após a Crise

Dentro deste cenário de COVID-19 algumas dúvidas surgem no ramo de Franquia e Varejo, como:  quais serão os impactos no varejo em geral? De que modo estes impactos atingirão o sistema de Franquia? Venha conhecer um pouco mais sobre o Franchising antes e depois da crise, com o Professor Rogério Gama.


Palestrante:

Rogério Gama

Professor do Curso de Gestão Estratégica de Franquias do IAG PUC-Rio, Psicólogo, Mestre em Administração pela PUC-RJ, Consultor e Palestrante nas áreas de Gestão, Franchising e Empreendedorismo. Master Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching. Ex-Presidente da ABF-Rio, foi Diretor Geral de Marketing do Grupo CCAA, Diretor de Desenvolvimento da MEGAMATTE e Diretor-Executivo da YES! Idiomas. Mentor em Franchising para Associados da ABF. Coautor dos livros “Franchising nas Linhas e Entrelinhas” e “Franchising – Aprenda com os Especialistas.” É Sócio-Diretor da RG Consultoria & Coaching.

Data: Segunda -feira, 15/06 às 19h

Evento on-line | Gratuito

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8 JUNHO | WEBINAR
Inteligência Comercial – Desafios da Retomada

No momento em que os resultados dos negócios ganham uma dimensão ímpar, refletir sobre o impacto das disrupturas ocasionadas pela pandemia nas atividades comerciais, mais especificamente nos modelos, processos, fases e atividades das vendas B2B, torna-se imperativo. Analisar o que já começa a se solidificar como comportamentos do “novo normal” e como se transformam em desafios emergentes para os profissionais da atividade – em especial os gestores comerciais – é de suma importância.

Mudanças nos mercados, produtos, processo de decisão de compra, etc. significam exigências de, com o uso inteligente de dados, reimaginar e resignificar a pré-venda, a venda e o pós-venda, o que para muitos significa fator crucial para a sobrevivência e retomada do crescimento. Tudo colabora para uma visão diferenciada do principal desafio comercial do momento da retomada: Não desperdiçar as oportunidades geradas pela crise.


Palestrante:

Basílio Castelo Branco

Basilio Castelo Branco Diretor da Área Comercial e de Pessoas da Beez Studio de Negócios Estratégicos e Inovação, titular da Megaservice Assessoria Empresarial Ltda., Vice-Presidente da Fundação Mudes. Professor no MBA em Gestão Comercial e de Vendas da PUC-RJ. Especialista em transformação comercial, atua em Vendas Complexas, em especial nos segmentos B2B, B2B2C e B2G

Data: Segunda -feira, 08/06 às 19h

Evento on-line | Gratuito

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25 MAIO | WEBINAR
Compliance no Mercado Imobiliário

Os bens imóveis ocupam papel central nas preocupações das autoridades em relação aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Todas as normas nacionais e internacionais voltadas para o combate a tais delitos contemplam as transações imobiliárias, as quais vêm sendo cada vez mais alvo de aguda regulação estatal.
 

Venha conhecer um pouco mais sobre o assunto como o Prof. Luis Fernando Marin, na Webinar do próximo dia 25/05/2020, às 19h.


Palestrante:
Luis Fernando Marin

  • Advogado com mais de 20 anos de experiência nas áreas Cível e Imobiliária;
  • Professor de Direito Civil, Direito Imobiliário e Compliance em diversos cursos de pós-graduação e MBA;
  • International Certified Compliance Professional (CCEP-I) pela SCCE (Society of Corporate Compliance & Ethics);
  • Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/R.J;
  • Diretor Jurídico e de Compliance do NEED –  Núcleo de Estudos e Evolução do Direito.

 

Webinar Compliance no Mercado Imobiliário

Data: Segunda -feira, 25/05 às 19h

Evento on-line | Gratuito

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A pandemia transformou o Digital First em Digital Only

A pandemia transformou o Digital First em Digital Only

 

A quarentena mudou o dia a dia da maioria das pessoas, mas uma mudança inquestionável foi o avanço da transformação digital. Nem todas as empresas estavam preparadas, mas precisaram se adaptar e assim surgiram também muitas dúvidas em relação ao trabalho remoto, sobre segurança de dados e o uso de inteligência artificial.

Para o especialista em TI, Francis Berenger, do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, o cenário está se mostrando extremamente positivo para as empresas de tecnologia. “O regime de quarentena resultou em um crescimento imediato de duas atividades suportadas por produtos e serviços tecnológicos: a comunicação remota entre as pessoas e o comércio eletrônico. Empresas como a Zoom, Google e Microsoft estão se beneficiando deste momento. Contudo, outras demandas tecnológicas têm surgido das empresas que tiveram seu modelo de negócio comprometido pelas restrições da quarentena e estão sendo forçadas a buscar modelos alternativos de operação com base na digitalização de atividades”, comenta.

Segundo levantamento da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), com 93 startups, scaleups e negócios consolidados com sede em Santa Catarina e atuação em todo o Brasil, um dos grandes desafios das empresas é o financeiro. Para enfrentar a crise, 40% das empresas de tecnologia ouvidas pela ACATE buscam crédito de até R$ 100 mil. Quase a metade delas (48,8%) tem como objetivo financiar o capital de giro. Mas 80% das empresas em busca de crédito não possuem garantias reais.

Em relação ao cumprimento da alta demanda, Francis alerta que nem todas as empresas estão conseguindo acompanhar o movimento. “Serviços tecnológicos infra estruturais só estão conseguindo oferecer o que já tinham como reserva de crescimento. Não há como expandir a oferta de recursos tecnológicos infra estruturais em curto prazo. Por exemplo, o consumo do uso de internet aumentou por volta de 30%. Para uma empresa de TI ampliar a capacidade da rede significa captar investimentos, o que não é rápido, adquirir equipamentos, muitos não disponíveis em estoques, além de realizar obras infra estruturais complexas como, por exemplo, instalação de cabos e antenas”, analisa.

Em relação ao cenário pós pandemia, o professor Roberto Argento, também especialista em tecnologia do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, tem uma visão otimista. “A pandemia deu um impulso gigantesco à transformação digital. Empresas de todos os setores estão acelerando seus projetos de interação virtual com seus clientes. O que antes era Digital First, agora é praticamente Digital Only. As empresas de tecnologia têm uma enorme oportunidade nessa nova era, mas muitas terão de revisar seus modelos de negócio para isso. Em resumo a Transformação Digital e a Agilidade de Negócio deixaram de ser temas de inovadores ou visionários e passaram a ser condições de sobrevivência das organizações, não importa o setor em que atuem”, analisa.

Link da Matéria: Gene PME

 


 

Pensando nesta rápida transformação digital que profissionais e organizações estão passando, o IAG PUC-Rio criou o
Programa Innovation & ExO: Inovação para Organizações e Líderes do Futuro.

Conheça também os cursos de MBA da PUC-Rio.

20 MAIO | WEBINAR
O Modelo GERO (Gestão Estratégica de Resiliência Organizacional) como instrumento de alinhamento cultural em tempo de COVID-19

Em tempos de COVID-19 é fundamental a gestão da resiliência organizacional.  Neste webinar, vamos responder à seguinte questão: Quais são os pontos chaves que favorecem a gestão da resiliência organizacional e como implementá-los, respeitando o alinhamento cultural? Para tanto, a Profa. Patricia Tomei analisará o que se espera de um alinhamento cultural num mundo disruptivo; a Profa. Denise de Moura apresentará o modelo GERO (Gestão Estratégica de Resiliência Organizacional); e o Sr. Ladmir Carvalho trará o caso da Alterdata Software, com as principais ações estratégicas de resiliência organizacional implementadas durante a pandemia do COVID-19.
Data: 20 de maio 19h | EVENTO ON-LINE – GRATUITO.
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Palestrantes:

Denise de Moura

Possui Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense e atualmente é doutoranda em administração pela PUC-RJ, estudando o tema Resiliência Organizacional. Tem mais de 20 anos de experiência em pequenas, médias e grandes empresas na área de Recursos Humanos e Gestão Estratégica de RH.

 


Ladmir Carvalho
Ladmir Carvalho é presidente e fundador da Alterdata Software. Empresa que completa 31 anos e é a quinta maior do Brasil em software. Possui cerca de 1.800 colaboradores e 50.000 clientes ativos. Já recebeu o prêmio de empreendedor do ano de alguns institutos.

 


 

Patricia A. Tomei

Professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 1982, ao longo dos quais tem pesquisado, lecionado e feito consultoria na área de cultura, mudança e resiliência organizacional.

 


 

Data: 20/05/2020 às 19h

Evento on-line.

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18 MAIO | WEBINAR
Posicionamento e Propósito de Marcas ao Longo e Após a Crise Atual

Num momento em que a sociedade precisou adotar o trabalho a distância, vimos um aumento na necessidade da conveniência na hora de consumir produtos e serviços em casa, ao mesmo tempo buscando economia, em função da incerteza. Neste cenário, surge um novo tipo de concorrência oferecendo produtos e serviços atendendo a estas necessidades. Uma destas necessidades é a busca pela segurança e a saúde.  Este deverá ser o parâmetro que vai determinar a conduta de comportamento e consumo na nova realidade. Diante disso, marcas têm revisto seu propósito e posicionamento para se adequarem ao novo olhar do consumidor.

 

Data: 18 de maio 19h | EVENTO ON-LINE – GRATUITO.
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Palestrante:

Vivian Peuker

Professora de graduação e pós-graduação nos cursos de Marketing e Vendas do IAG/PUC-Rio e Doutoranda em Administração de Empresas na PUC-Rio. Foi executiva de marketing e possui 16 anos de experiência em gestão de marcas em empresas nacionais e multinacionais, como Wella, P&G, Loreal, Niely e Flora.

Data: 18/05/2020 às 19h

Evento on-line.

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13 MAIO | WEBINAR
COVID-19, Finanças das Empresas e Mercados Financeiros: O que podemos esperar?

A pandemia de COVID-19, decretada pela OMS em março de 2020, traz consigo consequências ainda difíceis de quantificar no mundo em geral, e no Brasil em particular. Diante deste cenário, esse webinar pretende discutir com os alunos matriculados nos MBA’s de Finanças Corporativas e Gestão de Investimentos do IAG da PUC-Rio em 2020 desafios e oportunidades que se apresentarão após a dissipação da pandemia, e como podemos nos preparar melhor para responder às demandas que advirão da sociedade a partir de então.
Data: 13 de maio 19h | EVENTO ON-LINE – GRATUITO.
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Palestrantes:

Henrique Martins

Doutor em Finanças pela EA/UFRGS com doutorado sanduíche na HEC-Montreal e pós-doutor em Ciências Contábeis pela Unisinos. Foi professor da UFSC, e lecionou cursos de pós-graduação na UniRitter-Poa, Universidade Católica de Pelotas, UNISC e outras. Hoje, é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado) e coordenador do MBA Finanças Corporativas do  IAG/PUC-Rio.

Augusto Ferreira da Costa Neto
Doutorando em Finanças pela PUC-Rio. Mestre em Engenharia de Produção, ênfase em Análise de Investimentos. Especialização em Gestão de Projetos e em Estratégias de Gestão em Finanças. Experiência em Avaliação de Empresas e Projetos. Atua há dez anos na Finep, onde foi gerente dos Departamentos de Investimento em Fundos e em Participações. Professor dos MBAs do IAG/PUC-Rio, desde 2019 é coordenador adjunto do MBA Gestão de Investimentos.

Data: 13/05/2020 às 19h

Evento on-line.

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Pandemia: Três problemas a lidar na gestão financeira das empresas

Pandemia: Três problemas a lidar na gestão financeira das empresas

 

Com o prof. Henrique Castro, Coordenador do MBA em Finanças Corporativas IAG PUC-Rio

 

Entramos na primeira quinzena de junho, e a pandemia COVID-19 segue presente no mundo todo e nossas atividades pessoais e profissionais seguem alteradas.

Nesse artigo, eu gostaria de discutir três pontos críticos às empresas no cenário atual e passar algumas dicas de como elas, especialmente as pequenas e médias empresas, podem agir frente a eles.

Problema 1: O Caixa é o Rei (“Cash is King”).

O problema mais imediato que as empresas precisam resolver é ter o caixa necessário para honrar todas as obrigações que irão aparecer durante o período da Pandemia. Naturalmente, estou olhando para o futuro aqui, mas se a empresa não honrou dívidas no passado recente, essas dicas continuam válidas.

A primeira ação é olhar para suas contas de Ativo Circulante e identificar as que mais rapidamente podem ser transformadas em caixa. Tipicamente, além do Caixa em si, as empresas possuem três contas de Ativo Circulante: Aplicações financeiras, Contas a receber e Estoque.

O ideal é começar transformando as aplicações financeiras da empresa em caixa. Naturalmente, é preciso avaliar qual a taxa de retorno sacrificada na venda dessas aplicações. Se for muito significativa, pode-se pular ao próximo item da lista. Mas se a taxa for aceitável (que é o mais provável no caso brasileiro), essa será a primeira ação a ser executada.

A segunda alternativa imediata é a antecipação do recebimento das Contas a receber, junto aos seus clientes ou junto a agentes do sistema financeiro.

Naturalmente, assim como a sua empresa, talvez seus clientes também estejam com problemas de liquidez e não terão condições de antecipar pagamentos à sua empresa (em realidade, mais provavelmente, eles também pedirão a postergação dos seus pagamentos).

Nesse caso, sua empresa poderá acessar os players do sistema financeiro, como bancos ou empresas de factoring.

A terceira alternativa é a venda dos seus estoques. Novamente, é necessário ficar atento a possíveis perdas de margem na venda dos estoques. Mas, no cenário emergencial atual, acessar liquidez pode ser mais importante que manter margens, de tal sorte que você pode vender seus estoques a valores relativamente mais baixos que os usuais.

Olhando para o lado do Passivo circulante, tipicamente, as empresas possuem três contas principais: Contas a pagar (aos fornecedores), Empréstimos e financiamentos de curto prazo, e Passivos relacionados à produção (salários e outros).

Negociar prazos mais extensos de pagamentos aos seus fornecedores deverá ser sua primeira opção. Lembre-se, no entanto, que possivelmente seu fornecedor está em situação semelhante à sua. Logo, talvez seja melhor manter a previsão de pagamento ao fornecedor que o ver incapaz de lhe fornecer no futuro.

A segunda alternativa é negociar o pagamento das suas dívidas. Aqui a boa notícia é que, desde o início da pandemia, os grandes players do sistema financeiro (incluindo o BNDES), já viabilizaram mecanismos para postergação do pagamento de dívidas das pequena e média empresas.

Já sobre os passivos relacionados à produção, talvez você queira consultar as Medidas Provisórias 927, 936 e 994 desse ano, que regulamentam questões associadas a tele-trabalho, banco de horas e alterações temporárias nos contratos de trabalho.

Problema 2: aumento da aversão ao risco no nível mundial

O segundo grande problema que as empresas devem atacar nos tempos atuais de crise é o aumento da aversão ao risco por parte de, virtualmente, todos os agentes econômicos da sociedade. Isso leva à decisão, feita pelas empresas, mas também pela sociedade como um todo, de diminuição de gastos e de postergação de investimentos de risco.

É fácil perceber esse problema no nosso dia-a-dia, afinal ninguém sabe quando a crise irá acabar.

Sem conseguir planejar com precisão o momento de fim da crise, as famílias decidem postergar gastos relevantes, como compra de imóveis, viagens e consumo e despesas diversas. Por sua vez, as empresas diminuem seus investimentos em capacidade de prestação de serviços, capacidade produtiva, etc.

Aqui, talvez, a melhor alternativa para pequenas empresas seja desenhar contratos e arranjos que visem o longo prazo e que diminuam a incerteza associada às suas atividades. Por exemplo, idealização de contratos de vendas aos seus clientes de 24 ou 36 meses, substituição de custos fixos por custos variáveis, tomada de novas dívidas a taxas fixas ao invés de taxas variáveis (se possível ou necessário), etc.

Virtualmente, qualquer ação que aumente a previsibilidade de longo prazo da empresa será bem-vinda nos tempos atuais.

O terceiro grande problema que o cenário atual está criando às empresas é o aumento da assimetria informacional no sistema financeiro como um todo. Esse problema nasce da simples constatação de que, em uma transação financeira entre dois agentes quaisquer, cada agente possui limitada informação sobre as condições financeiras do outro agente.

No sistema financeiro, isso tipicamente leva ao aumento das taxas de dívidas, afinal os agentes financeiros nunca conseguirão ter o mesmo nível de informação acerca da empresa que a própria empresa.

Esse problema está particularmente elevado nos tempos atuais. Trocando em miúdos, se as empresas não conseguem visualizar com precisão o seu próprio cenário de amanhã, seriam os bancos capazes de o fazer? Naturalmente não. Em tempos de maior incerteza, como os atuais, a assimetria informacional é maior.

Problema 3: aumento da assimetria informacional

Caberá a empresa tomar iniciativas que diminuam a assimetria informacional. Isso inclui, por exemplo, criação e divulgação aos bancos dos planejamentos financeiros que a empresa tem.

Preparar demonstrações financeiras (se sua empresa não tem, essa é uma boa hora de prepara-las) e disponibilizá-las ao banco é uma boa forma de aumentar a transparência sobre a situação financeira da empresa e tem o benefício adicional de melhorar o seu relacionamento com o próprio banco.

Além disso, aumentar a comunicação interna acerca dos problemas da empresa também facilita na sua reorganização. Em especial, melhorar a divulgação de informação entre os departamentos operacional e financeiro garante que todos estejam na mesma página e possam tomar decisões com critérios convergentes.

 

Por: Henrique Castro Martins, professor de finanças e Coordenador do MBA de Finanças Corporativas do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio

 

Link da Matéria: Jornal Contábil

 


 

Conheça o MBA em Finanças Corporativas, um curso que proporciona uma formação sólida em Finanças que aborda as teorias mais recentes de finanças aplicáveis à gestão financeira com a utilização de ferramentas práticas para a atuação profissional do Gestor Financeiro.

Conheça também os cursos de MBA da PUC-Rio.

11 MAIO | WEBINAR
Como a Área Comercial está sendo impactada pelo Cenário do COVID-19

O IAG PUC – Rio promove seu WEBINAR, dia 11/05, a partir das 19h.
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Nestes tempos de isolamento social, como os vendedores devem atuar para continuar cumprindo metas e objetivos? Que ferramentas facilitam este trabalho? Quais são os maiores desafios? Estes e outros temas serão abordados pelo Professor Túlio Terra nesta webinar.

Data: 11 de maio 19h | EVENTO ON-LINE – GRATUITO.
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Palestrante:

Túlio Terra

MBA em Finanças pelo Ibmec, MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, Pós-graduado em Finanças pela Berkeley University; Professor de Marketing e Vendas do MBA da PUC RJ e IBMEC, também leciona na graduação da Universidade Candido Mendes como professor de Mercado Financeiro e Estratégia Empresarial. Sua carreira profissional é focada na área financeira, marketing e vendas.

 


Data: 11/05/2020 às 19h

Evento on-line.

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29 ABRIL | WEBINAR
Liderança em situações extremas: o papel do líder em ambientes de elevada incerteza.

O IAG PUC – Rio promove seu WEBINAR, dia 29/04, a partir das 18h.
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Como liderar pessoas e equipes em ambientes extremos? O que esperar do líder neste momento? Quais as suas possibilidades de ação e suas limitações? Qual a relação entre liderança e governança nesse contexto? Estas e outras questões relevantes para o exercício de uma liderança possível em ambientes de grande incerteza serão tratadas pelos professores Marcos Caiado e Renata Barbieri Coutinho no webinar oferecido pelo IAG – a Escola de Negócios da PUC Rio.

Data: 29 DE ABRIL às 18h | EVENTO ON-LINE – GRATUITO.
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Palestrantes:

Marcos Caiado

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. É advogado, mestre em Direito e pós-graduado em Filosofia. Doutorando em Administração de Empresas, onde desenvolve pesquisa sobre liderança. Empresário e professor de pós-graduação no IAG PUC-Rio. Atualmente possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

 


Renata Barbieri Coutinho
Mestre em Administração de Empresas e economista pela PUC-Rio. Mais de 14 anos de experiência no mercado financeiro.Acionista e conselheira da ELFS. Professora de Governança e coordenadora do curso Gestão Estratégica de Empresas Familiares e MBA Management. Membro do conselho consultivo da Associação de Memória Empresarial (SP) e de Governança e Compliance da ACRJ. Integra parte do grupo de empresas familiares do IBGC/RJ.

Data: 29/04/2020 às 18h

Evento on-line.

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MAIO 2020 | MANAGEMENT

O MBA Management do IAG PUC-Rio confirma o seu início para o mês de Maio, com seu início online, e em seguida, assim que possível, passando para o presencial.

O objetivo do programa foi estruturado seguindo uma abordagem que explora diferentes áreas da gestão essenciais para o sucesso das empresas, como Estratégia Empresarial, Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas, a fim de preparar os participantes para a tomada de decisões estratégicas.

O curso, ministrado por profissionais com sólida formação acadêmica e extensa vivência de mercado, capacita profissionais e empreendedores para assumir novas responsabilidades e enfrentar os grandes desafios do mundo corporativo.

As aulas tem turmas semanais às terças e quintas, das 19h15 às 22h30.

Inscreva-se já!

Link: https://iag.puc-rio.br/inscricao/

+ 55 21 2138 9201 | comunicacao@iag.puc-rio.br

14 ABRIL | WEBINAR
Painéis sobre Governança e Compliance

O IAG PUC – Rio promove seu primeiro WEBINAR, amanhã 14/04, a partir das 18h.Os painéis serão sobre Governança e Compliance.
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Para participar dos painéis, basta se inscrever uma única vez no link: bit.ly/webinarIAG.
Você receberá, no e-mail de confirmação, o acesso à plataforma.
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Programação:
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🔸️18h – Painel 1:
Reunião do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da ACRJ
– A Pandemia do Coronavírus e o Papel da Governança e do Compliance na busca de soluções sustentáveis;
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🔸️19h – Painel 2:
Compliance em Tempos de Coronavírus.
-Compliance e Redes de Confiança
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Palestrante:

Humberto Motta Filho

 

Consultor Jurídico Sênior do BNDES. Presidente do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Presidente da Comissão de Estudos da Transparência Pública da OAB/RJ. Pesquisador do CEBRAD/UERJ. Editor da Revista Compliance Rio do IC Rio. Professor, Advogado e palestrante.

 


Data: 14/04/2020

Evento on-line.

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17 MARÇO | PAINEL
Compliance nos Esportes

O esporte desempenha papel fundamental na formação de um povo. No Brasil o futebol é dos esportes mais relevantes, envolvendo transações milionárias nem sempre transparentes. Como a prática deste esporte pode ser desenvolvida com gestão profissional e transparente ?

Palestrantes:

Fernando Avelino

Engenheiro civil, Pós-graduado/Lato Sensu, especialização em negócios para Executivos. Participação em diversos cursos de Gestão Financeira, Gestão Administrativa e Gestão de Projetos. Direção geral em diversas entidades governamentais de grande porte, abrangendo setores de infraestrutura, saneamento básico, habitação, logística, trânsito e esportes.

Tema :  O que o Governo tem feito de Compliance nos esportes ?

Como o Governo pode promover a transparência na administração  dos Clubes e Federações ?

A transparência nos Clubes Empresas


Carlos Alberto Santos

Licenciatura plena em Educação Física pela UCB.  Atuou em diversos clubes do Brasil, com maior destaque no Botafogo de Futebol e Regatas. Por 10 anos jogou em alguns Clubes no Japão onde, após este período, foi  Auxiliar Técnico  por 3 temporadas em  times desse País.  Na África também atuou como Auxiliar Técnico.

Tema : Experiência no Japão como profissional de Futebol


Gustavo Hazan

Administrador com MBA em Marketing Executivo. Responsável pela área de esportes na Ernst Young, com projetos em Megaeventos Esportivos, Confederações e Clubes de Futebol. Liderança e Coordenação em Projetos de GRC (Governança, Riscos e Conformidade), Estratégia e Adequação para transformação em Clube Empresa.

Tema : Transformação dos Clubes em Empresas


O evento é gratuito.

Inscreva-se!

(vagas sujeitas a lotação do auditório)

Data: 17/03/2020, terça-feira

Horário: 19h

Local: Auditório do IAG PUC-Rio:

Rua Marquês de São Vicente, 225 Gávea – Rio de Janeiro – RJ

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16 MARÇO | PALESTRA
Novas Formas de Realizar Projetos

A transformação digital produz mudanças nas pessoas, nas empresas e no ambiente de gerenciamento de projetos.

O evento vai apresentar Novas Formas de Realizar Projetos, com três palestrantes jovens. Renan Abreu falará sobre “digital influencer” e a Geração Z. Thassius Veloso, jornalista especializado em tecnologia da GloboNews apresentará o tema “O próximo bilhão de Usuários” e Felipe Mendes apresentará o caso “Uma Só Globo”, na perspectiva de projetos e transformação digital.

Palestrantes:

Renan D’Abreu

Administrador de Empresas pelo IAG/PUC-Rio com pós-graduação em finanças pela Fundação Getulio Vargas. Atuou como consultor em projetos de gestão empresarial antes trocar a vida corporativa por uma mochila. O projeto de dar a volta ao mundo em um ano acabou se tornando um estilo de vida e deu origem ao blog de viagens “Estilo Mochileiro”, que tem como principal objetivo estimular as pessoas a viajar, desconstruindo a ideia de que isso só é possível com muito dinheiro. Baseado numa comunicação que busca atingir diferentes perfis de público, as mensagens combinam planejamento do projeto, execução (a viagem em si) e lições aprendidas.


Felipe Mendes

Engenheiro de Produção pela UERJ (2010), gerente de projetos com Mestrado em Gestão Empresarial pela EBAPE, Fundação Getulio Vargas. Coordenador de Portfólio na Globo com mais de dez anos de experiência em gestão de projetos, melhoria continua de processos e implantação de uma cultura de inovação em empresas públicas e privadas. Cinco anos de experiência como professor de gestão de projetos e inovação em diferentes MBA’s e cursos.


Thássius Veloso

Bacharel em jornalismo pela Faculdade Cásper Líber, jornalista multimídia atuante em todos os meios de comunicação. Presença online no TechTudo, GloboNews e CBN, em parceria com Carlos Alberto Sardenberg; e em publicações como o jornal O Globo e a revista Galileu. O carimbo no passaporte é garantido todos os anos nos principais congressos de tecnologia do mundo – CES em Las Vegas, MWC em Barcelona e IFA em Berlim. Convidado para os eventos mais disputados de tecnologia promovidos pela Apple, Dell, Google, HP, IBM, Microsoft, Samsung e SAP. Indicado quatro vezes ao “Prêmio Comunique-se de Jornalismo”.


O evento é gratuito.

Inscreva-se!

(vagas sujeitas a lotação do auditório)

Data: 16/03/2020, segunda-feira

Horário: 19h

Local: Auditório do IAG PUC-Rio:

Rua Marquês de São Vicente, 225 Gávea – Rio de Janeiro – RJ

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13 MARÇO | MEET UP
Business Agility

Vamos conceituar Business Agility e te mostrar os caminhos possíveis para as organizações. Você irá conhecer a jornada de Business Agility em empresas no Brasil, América Latina e EUA.

Programação:

  • 18:30 – 18:50: Wellcome coffee
    •18:50 – 19:00:  Acomode-se já vai começar!! Acione o rastreamento de seu LinkedIn
    •19:00 – 19:20: Business Agility, os caminhos para chegar lá! – Carla Krieger
    •19:20 – 19:40: Business Agility, experiência em 3 países – Roberto Argento
    •19:40 – 20:10: Painel e perguntas com os convidados
    •20:10 – 20:30: Fique um pouco mais e curta o netweaving!  Simplesmente relacione-se de forma natural e humana! Se você focar em agregar valor primeiro, você terá resultados, não se preocupe!

 

Palestrante 1: Roberto Argento

Pós-Graduado pelo programa “Master of Science in Advanced IT and Business Management” da University of Wales, no Reino Unido. MBA em Marketing pelo IBMEC, Rio de Janeiro. Com mais 30 anos no mercado de tecnologia aplicada nas áreas de automação, BI, Engenharia de Software, PPM e Transformação Digital em empresas como IBM, CA e Planview. Atualmente é CEO da Valueflow, empresa de consultoria focada em criar parcerias com clientes para possibilitar transformações consistentes nas organizações para que elas possam sentir e responder às mudanças e aos desafios do seu negócio.

 


 

Palestrante 2: Carla Krieger

Carla Krieger, DA Agilist, SAFe Agilist, PMP, CSM e ITIL–F, é Consultora de Gestão e Gerenciamento de Projetos, desenvolvimento de liderança, transformação de negócio e transformação digital. Diretora da Aleia – Soluções em Transformação de Negócios, Msc – UFRGS, MBA Executivo – ESPM, Coach Certified – ICC (Institute of Coaching Community), graduada pelo PMI Leadership Institute Master Class e especialista em Transformação Cultural Sistêmica (TCS) pela Transform Action.

 


 

Moderador: Carlos Tristacc

Executivo de TI, responsável pelo Lean Agile Center of Expertise e pelo Value Management Office do Digital Hub na Globo.

Possui mais de 15 anos de experiência em gestão de produtos e desenvolvimento ágil de software,

sendo os últimos 5 anos dedicados a transformação ágil e digital em grandes empresas.

Formado em Administração e especialização em Análise Orientada

a Objetos pelo IESB e Agile Development pela University of Virginia.

 


 

O evento é gratuito.

Inscreva-se!

(vagas sujeitas a lotação do auditório)

Data: 13/03/2020, sexta-feira

Horário: 18h30 às 20h30

Local: IAG PUC-Rio:

Rua Marquês de São Vicente, 225 Gávea – Rio de Janeiro – RJ

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12 MARÇO | PAINEL
Franchising: Dicas e diretrizes para as novas mudanças do Setor de Franquias

Nos dias atuais mudanças disruptivas de vendas e sua gestão ficam mais difíceis e desafiadoras.  Venha participar deste painel e se inteirar de novidades relevantes.

Palestrante: Rogério Gama

O impacto da nova lei de Franchising no relacionamento Franqueador – Franqueado

Psicólogo, Mestre em Administração de Empresas pela PUC-RJ, Professor convidado da FGV-RJ e PUC, Palestrante e Master Coach (SLAC).

Ex-Presidente da ABF-Rio, foi Diretor Geral de Marketing do Grupo CCAA, Diretor de Desenvolvimento da rede de alimentação MEGAMATTE e Diretor-Executivo da rede YES! Idiomas.

Mentor em Franchising para Associados da ABF.

Coautor dos livros FRANCHISING NAS LINHAS E ENTRELINHAS e FRANCHISING – APRENDA COM OS ESPECIALISTAS.

Sócio-Diretor da RG Consultoria & Coaching – empresa voltada para o desenvolvimento humano e empresarial.


Palestrante: Marcelo Lessa Brandão

Como escolher um ponto de loja

Sólida experiência em prospecção, negociação e comercialização de mais de 10 empreendimentos comerciais e mais de 150 lojas para expansão de redes de varejo.

Planejamento e análise de viabilidade econômica de Centros de Conveniências e Serviços

Excelente capacidade de negociação, tendo conseguido alcançar resultados importantes, em negociações consideradas perdidas ou de alta complexidade.

Forte habilidade de apreender e analisar mercados, elaborar soluções ganha-ganha, tendo atuado em todo o território nacional.

Reconhecida habilidade no relacionamento interpessoal e na mediação de conflitos, elaborando e negociando soluções originais para problemas de equipe.

Prêmio de Melhor Funcionário da Regional Noroeste – McDonald’s – 2001, concedido pelos franqueados por sua atuação como gerente de expansão numa época de conflito com o franqueador.

Vivência de moradia no exterior, Bélgica e EUA, além de viagens profissionais ao México e EUA

Inscreva-se!

(vagas sujeitas a lotação do auditório)

Data: 12/03/2020, Quinta-feira

Horário: 19h

Local: Auditório do IAG PUC-Rio:

Rua Marquês de São Vicente, 225 Gávea – Rio de Janeiro – RJ

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24 MARÇO | DEBATE
RH no centro de Inovação

Como são gerados ambientes organizacionais em que as pessoas são livres para experimentar, aprender, colaborar e propor, estimulando o intraempreendedorismo e uma cultura de inovação.

DEBATE:

MAPEANDO DESAFIOS PARA UMA CULTURA DE INOVAÇÃO

Palestrantes:

Renata Correa

Diretora de RH | |  Aliansce Sonae Shopping Centers


Daniel Karrer

Empreendedor  |  Líder Área de Pessoas |  Stone Pagamentos


Juliana Paolucci

Diretora de Inovação  |  LAJE


Moderador:

Carlos Pellon

Professor | MBA-RH | IAG PUC-Rio

O evento é gratuito. Inscreva-se aqui.

(vagas sujeitas a lotação do auditório)

Data: 24/03, terça-feira

Horário( Início e término do evento): 18h às 20h

Local: Auditório do IAG PUC-Rio:

Rua Marquês de São Vicente, 225 Gávea – Rio de Janeiro – RJ

+ 55 21 2138 9201 | comunicacao@iag.puc-rio.br

18 FEVEREIRO | PALESTRA
Como escolher uma franquia

A escolha de uma franquia pelo franqueado é um assunto muito importante e delicado. Será que basta gostar da marca e proposta do franqueador? Todo um futuro do franqueado está em jogo: suas poupanças e tempo. Como reduzir o risco de fracasso pelo franqueado na escolha de uma franquia.

Este e outros temas serão abordados nesta palestra. Compareça!

Palestrantes e seus Temas:

Flávio Maia

Diretor e sócio fundador da BGT-Brasil, empresa de consultoria nas áreas de Marketing, Branding, Varejo, Franchising e Gestão empresarial. Professor de cursos de MBA na FGV e Professor Convidado no IAG-PUC Rio. Palestrante nas áreas citadas acima e produtor e apresentador do programa “eîshow”, com foco em EMPREENDEDORISMO & INOVAÇÃO. É investidor em startups nas áreas de Educação e Tecnologia. Mestre em Engenharia Econômica na COPPE-UFRJ, Pós-Graduado em Gestão em Harvard e em Marketing no IAG-PUC. Foi Diretor de Investimentos na BHG – Brazil Hospitality Group, Diretor Executivo de Marcas e Diretor de Desenvolvimento na BFFC – Brazil Fasf Food Corp., Diretor de Operações, Franquias, Expansão e Marketing do Bob´s no período de grande expansão e revitalização da marca. Alicerçou sua base profissional nas multinacionais Shell, Young & Rubicam e Ogilvy e na Marinha do Brasil. É Diretor da ABF Rio – Associação Brasileira de Franchising – Rio, onde já vem atuando por vários anos como Diretor e também como Vice-Presidente.

 

O evento é gratuito. Inscreva-se aqui.

(vagas sujeitas a lotação do auditório)

Data: 18/02, terça-feira

Horário( Início e término do evento): 19h às 21h

Local: Auditório do IAG PUC-Rio:

Rua Marquês de São Vicente, 225 Gávea – Rio de Janeiro – RJ

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11 FEVEREIRO | PALESTRA
Compliance made in Brazil

O Brasil passa por profundas mudanças no contexto ético empresarial. As organizações estão preparadas para este novo cenário? O que tem sido feito para providenciar maior transparência na gestão pública e privada. Venha conhecer mais sobre o assunto.

Palestrantes e seus Temas:

Sérgio Bocayuva

Experiência profissional de 35 anos atuando como CEO, Diretor e Gestor na elaboração e implantação de projetos multifuncionais (Caterpillar, Bob´s, Citibank e demais), viabilizando o crescimento

sustentado de empresas em diferentes segmentos de mercado com perfil de gestão hands-on com foco em excelência dos resultados. É professor no IAG PUC-Rio e ministra o curso de Estratégia

de Empresas no MBA de Gestão Comercial. Foi CEO do Mundo Verde e executivo da Embelleze. Atualmente é o CEO USAFLEX.

Compliance na Usaflex

Como a Usaflex de uma pequena empresa familiar fabricante de calçados confortáveis conseguiu implantar uma política de compliance para seus stakeholders ?


Humberto Mota Filho

Doutor em Ciência Política (IUPERJ), Mestre em Direito (UCAM). Pós-graduado em Comércio Internacional (Shanghai Business School). Pós-Graduado em Direito da Empresa e da Economia (FGV).

Pós-Graduado em Projetos Financeiros (UERJ). Bacharel em Direito (PUC/Rio). Consultor Jurídico Sênior do BNDES. Presidente do Conselho Empresarial de Governança

e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Presidente da Comissão de Estudos da Transparência Pública da OAB/RJ. Pesquisador do CEBRAD/UERJ.

Editor da Revista Compliance Rio do IC Rio. Professor Convidado da FGV Law Program, advogado e palestrante.

Programas de Integridades Efetivos

Será que os programas de compliance nas suas implantações devem ter a mesma metodologia? O que deve ser observado na implantação de um programa de compliance? O que muda com as novas legislações da área?


Renato Cirne

Advogado, mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI / UFRJ. Diretor de Compliance e Governança Corporativa da FSB Comunicação.

Diretor RJ da Associação Brasileira de Auditoria, Riscos e Conformidade (ABRARC). Conselheiro de Compliance e Governança da Associação

Comercial do Rio de Janeiro. Pesquisador do Grupo de Compliance, Governança e Proteçao de Dados da Mackenzie-SP.

Secretário Geral do Comitê de Assuntos Internacionais (OAB / RJ).

O Papel Estratégico da Comunicação na Cultura de Compliance 

Compliance a importância da Comunicação. Como está o panorama dos avanços da comunicação de compliance no Brasil e no mundo;​ Porque tantos programas de compliance falham?​ Comunicação como ferramenta para fortalecer uma cultura de compliance e evitar crise;


O evento é gratuito. Inscreva-se aqui.

(vagas sujeitas a lotação do auditório)

Data: 11/02, terça-feira

Horário( Início e término do evento): 19h às 21h

Local: Auditório do IAG PUC-Rio:

Rua Marquês de São Vicente, 225 Gávea – Rio de Janeiro – RJ

+ 55 21 2138 9201 | comunicacao@iag.puc-rio.br

13 FEVEREIRO | PALESTRA
A família, a empresa e a cultura brasileira. Uma visão antropológica para compreender os desafios das empresas familiares.

O objetivo da palestra é analisar, por uma perspectiva antropológica,

alguns dos desafios de empresas familiares na sociedade brasileira.

O evento abordará questões relacionadas aos nossos valores,

símbolos e visões de mundo, para pensar seus impactos

nesse tipo de organização.

Palestrante: William Corbo

Professor do Departamento de Antropologia Cultural da UFRJ.

Doutor em Comunicação pela Puc-Rio. Coautor do livro

“O Paraíso do Consumo: Émile Zola, a magia e os grandes magazines”.

Realiza pesquisas nas seguintes áreas: antropologia do consumo;

cultura brasileira; cultura e empresa.

Palestra

O evento é gratuito. Inscreva-se aqui.

(vagas sujeitas a lotação do auditório)

Data:  13/02, quinta-feira

Horário( Início e término do evento): 19h às 21h

Local: Auditório do IAG PUC-Rio:

Rua Marquês de São Vicente, 225 Gávea – Rio de Janeiro – RJ

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